Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Resolução de Problemas de Combinação
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas: disposição retangular e combinações
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
Objetivos específicos
Resolver situações-problema por meio raciocínio combinatório.
Conceito-chave
Resolução de situações-problemas com: multiplicação e divisão.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Quadro ou flip chart para socialização dos registro;
- Datashow (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver situações-problema por meio raciocínio combinatório.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Orientação: Leia com os alunos o objetivo da aula, antes de iniciar o Aquecimento da Aula.Discuta com a turma: Questione:
- Vocês têm ideia do que a aula vai tratar?
- Pelo título da aula, como ela será?
- O que podemos fazer para realizarmos as atividades propostas?
- Vocês gostam de trocar ideias com seus amigos?
- O trabalho em equipe pode ajudá-los a resolver as atividades durante as aulas?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Contextualizar o conceito a ser desenvolvido na aula com situações significativas do cotidiano do aluno.
Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia-a-dia que combinamos diversas coisas.
Discuta com a turma:
- O que vocês acham do assunto, é interessante?
- Vocês vivem situações como essa em casa, de ter que combinar as coisas?
Questione a turma se acha que haverá dificuldades com este assunto, peça que justifiquem o porquê.
Você pode realizar algumas perguntas com a turma também, como:
- Quais as combinações que vocês fazem quando preparam um lanche? Colocam presunto, queijo, tomate, salame, maionese, manteiga?
- O que você combinam?
- Ao passear vocês escolhem as roupas que irão vestir? Escolhem a cor do sapato de acordo com a cor da blusa, colocam um boné, ou laço de fita nos cabelos?
- Falem um pouco dessas escolhas?
Este momento coletivo, que estamos contextualizando o conceito que iremos estudar na aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Contextualizar o conceito a ser desenvolvido na aula com situações significativas do cotidiano do aluno.
Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia-a-dia que combinamos diversas coisas.
Discuta com a turma:
- O que vocês acham do assunto, é interessante?
- Vocês vivem situações como essa em casa, de ter que combinar as coisas?
Questione a turma se acha que haverá dificuldades com este assunto, peça que justifiquem o porquê.
Você pode realizar algumas perguntas com a turma também, como:
- Quais as combinações que vocês fazem quando preparam um lanche? Colocam presunto, queijo, tomate, salame, maionese, manteiga?
- O que você combinam?
- Ao passear vocês escolhem as roupas que irão vestir? Escolhem a cor do sapato de acordo com a cor da blusa, colocam um boné, ou laço de fita nos cabelos?
- Falem um pouco dessas escolhas?
Este momento coletivo, que estamos contextualizando o conceito que iremos estudar na aula.
Atividade Principal (slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema de combinação.
Orientação: Oriente as crianças a lerem o problema e pensarem em possíveis combinações para o almoço do Marcelo. Proporcione um momento individual para que cada aluno pense em suas próprias estratégias e depois os coloque em duplas para discutirem suas ideias sobre como resolver a situação-problema.
Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá perguntá-los sobre o que eles acham que pode ter facilitado encontrarem a resposta correta.
Questione a dupla se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que ela reflita sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria. Questione se estar em dupla facilitou o encontro da resposta correta.
Materiais Complementares:
Sugestão de leitura de estudo:
Para aprofundar o conceito e saber mais sobre a natureza Multiplicação, clique AQUI. Esse link tem textos do Caderno da TV Escola - PCN na Escola - sugestão de leitura dos textos: “A natureza da multiplicação” - p.13 e “Algoritmo de multiplicação e divisão” - p. 24.
Para aprofundar o saber sobre os estudos de Gérard Vergnaud , clique AQUI.· Para ler a entrevista da revista Nova Escola com Gérard Vergnaud sobre a importância de saber como os alunos aprendem para ensiná-los e seus estudos sobre os Campos Conceituais Aditivos e Multiplicativos.
Para aprofundar o saber como trabalhar com situações-problema de multiplicação e divisão, clique AQUI.· Texto da Nova Escola sobre Multiplicação e Divisão nas séries iniciais.
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Atividade Principal (slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema de combinação.
Orientação: Oriente as crianças a lerem o problema e pensarem em possíveis combinações para o almoço do Marcelo. Proporcione um momento individual para que cada aluno pense em suas próprias estratégias e depois os coloque em duplas para discutirem suas ideias sobre como resolver a situação-problema.
Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá perguntá-los sobre o que eles acham que pode ter facilitado encontrarem a resposta correta.
Questione a dupla se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que ela reflita sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria. Questione se estar em dupla facilitou o encontro da resposta correta.
Painel De Soluções (Slides de 7 a 10)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Painel De Soluções (Slides de 7 a 10)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Painel De Soluções (Slides de 7 a 10)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Painel De Soluções (Slides de 7 a 10)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Propósito: Reforçar e formalizar as aprendizagens da aula.
Orientação: Retome com a turma o aprendizado do dia, que a multiplicação é uma solução prática e econômica para situações-problema com ideia de combinatória.
Relacione a adição de parcelas iguais ao algoritmo da multiplicação. Explicar que 3 + 3 = 6 corresponde a 2 x 3 = 6. Oriente que temos dois tipos de comida que combinam com três tipos de sobremesa (2x3=6), mas poderia também ser o contrário 3 sobremesas combinando com dois tipos de comida (3x2=6).
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.
Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.
Discuta com a turma:
- O tema foi fácil?
- Ficou alguma dúvida?
- Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema, como por exemplo,desenho, esquemas, tabelas de dupla entrada, adição de parcelas iguais etc. Mas, a operação da multiplicação é uma solução prática, econômica e mais ágil. O que você acham sobre esta operação com resolução desse problema?
Atividade de Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos. Propósito: Fazer com que os alunos pensem que a forma mais simples de resolver a situação-problema com ideia combinação é o algoritmo da multiplicação.
Orientações: Oriente as crianças que as casinhas devem ser construídas com triângulos de telhados e o quadradinho de parede, seguindo o modelo pensado por Paulinho. Em seguida, você pode solicitar que, as crianças individualmente, leiam a atividade e a realizem. Enquanto elas solucionam a situação-problema, você pode circular pela sala e analisar se as crianças compreenderam a ideia de combinação e observe os procedimentos que usam para chegarem a solução. Sugerimos que escolha entre a turma as crianças que apresentarem os procedimentos diferentes para que sejam socializados no quadro. Proporcione na correção um momento que o aluno justifique seus procedimentos com a turma.Você pode instigar a turma a discutir as soluções com seus colegas e analisarem qual procedimento é mais interessante, prático. Nesta atividade as crianças terão que realizar possíveis combinações com as diferentes peças utilizando suas próprias estratégias. É de extrema importância que, você professor, favoreça a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.
Discuta com a turma:
- Como você chegou ao resultado?
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_09NUM01
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Artigo: Combinação de objetos
Jogo: Guarda-roupa da Mônica
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano deve ser na atividade principal, entretanto, como este é o primeiro plano da sequência, é interessante fazer essa introdução mesmo que seja de forma oral se estiver fazendo uma videoconferência, live por Meet ou Zoom, ou em forma de texto ou áudio se estiver interagindo por Whatsapp ou similar. Os alunos podem responder às questões pelos mesmos meios que forem usados.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a resolução de problemas de combinação utilizando a multiplicação. Os alunos precisam ter acesso pelo menos à ilustração do cardápio do slide 5 da atividade principal. A parte escrita do slide pode ser enviada por um áudio ou em forma de texto. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide ou o cardápio para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou fazer um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a situação no caderno. É importante que eles identifiquem as duas partes do cardápio: prato principal e sobremesa e que identifiquem quantas opções são apresentadas para cada um deles. Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade e oriente que eles podem representar sua resolução em forma de cálculos, desenhos ou por escrito. Peça que os alunos compartilhem as suas resoluções com os colegas por escrito, áudio ou fotografia. Peça que expliquem como pensaram para realizar a atividade. A impressão e entrega para os alunos deve ser a última opção devido ao momento que estamos vivendo.
Painel de soluções
É importante mostrar o painel de soluções, pois mostra, através de desenhos, como resolver o problema. Portanto, as imagens dos slides podem ser disponibilizadas pela via de comunicação e interação que sua escola está utilizando. Os alunos podem escrever, fotografar ou enviar áudios respondendo ou comentando as soluções encontradas.
Sistematização
É interessante que os alunos tenham a anotação do slide de sistematização em seus cadernos para consultas posteriores.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é através de desafios utilizando fatos do dia a dia: perguntar sobre combinações de alimentos na mesa do almoço, no lanche da tarde ou no jantar; vendo quantas combinações de alimentos são possíveis.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
Objetivos específicos
Resolver situações-problema por meio raciocínio combinatório.
Conceito-chave
Resolução de situações-problemas com: multiplicação e divisão.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Quadro ou flip chart para socialização dos registro;
- Datashow (opcional).