Plano de Aula

Plano de aula: Da matéria-prima ao descarte

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O ciclo de um produto

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Esse slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 planos de aula interdependentes, com duração de 3 aulas cada (150 minutos). Ela propõe que a turma de estudantes investigue o ciclo de um produto e produza materiais sobre consumo e descarte consciente, para compartilhar com os familiares. No primeiro plano de aula, os estudantes devem levar, de casa, embalagens de produtos de consumo doméstico para simular o contexto de venda desses produtos. Nele, os alunos são desafiados a calcular o consumo de uma família. No segundo plano, escolhem um desses produtos e investigam todo o ciclo de produção. No terceiro, colocam em pauta o descarte e a reciclagem, construindo uma produção textual sobre o assunto.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de 3 aulas (totalizando 150 minutos), esse plano dá continuidade ao anterior, intitulado “O que consumimos em casa?” Nas primeiras aulas da sequência, a turma vivenciou uma simulação de compra, venda e/ou troca de produtos de consumo cotidiano e escolheu um único produto para conhecer mais a fundo. É isso que os alunos farão a partir das orientações desse plano de aula, que propõe que a turma, organizada em grupos, investigue o ciclo desse produto e proponha formas para o consumo consciente e para o descarte adequado da embalagem - conhecimentos que serão sistematizados com apoio do professor.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF03MA06, EF03MA24, EF03MA07, EF03GE05, EF03GE08, EF04GE08 e EF05CI05, de Geografia, Matemática e Ciências, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1, 2, 4, 7 e 10.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Geografia, Matemática ou Ciências) ou combinar encontros de dois ou três deles. Sugerimos que cada plano de aula seja realizado em aulas sequenciadas, no mesmo dia, por exemplo, casando um horário de Geografia com outros de Matemática ou Ciências. Se não for possível, os professores podem organizar as aulas de outra forma, tendo em conta os objetivos e as especificidades da sequência.

Ação prévia: decida com a turma de estudantes, com antecedência, qual será o produto que conhecerão mais a fundo nessa aula. Por isso, foi solicitado no plano de aula anterior que fizessem essa escolha a partir de alguns questionamentos, como:

  • Qual desses produtos que entraram nas listas é mais essencial para o nosso dia a dia?
  • Sobre qual deles vocês gostariam de saber mais, como são produzidos, consumidos e como são descartadas as embalagens?

De acordo com a escolha da turma quanto ao produto a ser estudado, será necessário formular perguntas para um roteiro de investigação guiada (algumas questões que ajudem a turma a problematizar o ciclo do produto) e selecionar um conjunto de textos, vídeos e reportagens que versem sobre o assunto em pauta e que sirvam de subsídio para os grupos (ver exemplo sobre o ciclo do arroz, mais adiante).

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em pauta sustentabilidade, responsabilidade e ética nas relações de consumo. A autonomia e o protagonismo são trabalhados na medida em que os estudantes têm um forte papel na escolha do produto em foco no plano de aula 2 e na formulação da sensibilização prevista no plano de aula 3. Também incentiva o desenvolvimento da iniciativa e do pensamento crítico no trabalho por busca de informações na investigação guiada. Por fim, o último plano de aula trabalha competências, tais como criatividade e imaginação, para que a turma construa um modo de sensibilizar os familiares.

Materiais necessários: conjunto de materiais selecionados pelo professor para a investigação guiada. Eles podem ser impressos, xerocados e, se forem digitais, é importante que o laboratório de informática da escola seja reservado para que a turma possa acessá-los. Papel, canetas hidrocor e lápis de cor para que cada grupo ilustre uma das fases do ciclo do produto escolhido.

Material complementar: exemplo de Roteiro de Investigação Guiada, disponível nos materiais complementares.

Para você saber mais:

Planos de aula que podem ser utilizados como referência ou complementar a este:

- Planos de aula sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no ciclo de produção. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/aprofundamento-de-aprendizagens-sobre-integracao-campocidade-no-ciclo-de-producao/936. Acesso em: 12 dez. 2019.

- Planos de aula sobre Reciclagem. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/reciclagem/316. Acesso em: 12 dez. 2019.

- Planos de aula sobre Cuidados com os lugares de vivência. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/cuidados-com-os-lugares-de-vivencia/925. Acesso em: 12 dez. 2019.

Materiais para leitura sobre ciclo do arroz, que pode ser utilizado pelo professor como exemplo do ciclo de um produto.

- Da lavoura ao supermercado, como é fabricado o arroz Urbano. Fonte: Exame. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/da-lavoura-ao-supermercado-como-e-fabricado-o-arroz-urbano/. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Como o Arroz Sepé chega até sua mesa? Fonte: Sepé. Disponível em: https://www.arrozsepe.com.br/blog/como-o-arroz-sepe-chega-ate-sua-mesa/. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Processo de beneficiamento do arroz! Fonte: Aline Leonhardt. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1uodMa0Ovic. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Caminhos do Arroz: Colheita do grão chega com desafios para produtores. Fonte: RBS Notícias. Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/t/edicoes/v/caminhos-do-arroz-colheita-do-grao-chega-com-desafios-para-produtores/6534329/. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Arroz Tio João - Processo de produção do arroz | Legendado. Fonte: JosaparOficial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OXFRj1EjVQc. Acesso em: 11 dez. 2019.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: acolha a turma e relembre qual foi o produto escolhido anteriormente para a continuação da sequência. Explique que nas próximas aulas a turma estará organizada em grupos para realizar uma investigação guiada sobre o ciclo desse produto e propor formas de consumo e descarte consciente das embalagens.

Explique que nessa aula eles vão desenvolver habilidades importantes. Além de experimentar aspectos da investigação científica, discutirão sobre:

- Como animais, minerais, vegetais e demais recursos da natureza (ou seja, as matérias-primas) podem ser transformados em produtos que nós consumimos.

- A importância de cuidarmos do lixo e dos resíduos que produzimos, além de reciclar embalagens.

- Como processos amplos, como os agrícolas (plantação e colheita) e industriais (transformação das matérias-primas) dizem respeito a uma relação entre campo e cidade.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA