Plano de Aula

Plano de aula: Multiplicação e adição de parcelas iguais

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de multiplicação e divisão através de estratégias pessoais

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 ,5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculos e registros.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimento de cálculos para resolver problemas.
  • Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

Objetivos específicos

Resolver operações através de estratégias pessoais, associando a multiplicação a ideia de adição de parcelas iguais.

Conceito-chave:

Multiplicação  associada a ideia de adição de parcelas iguais.

Recursos necessários:

  • Cartaz;
  • data-show;
  • ábaco;
  • material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha);
  • material manipulativo (tampinhas ou palitinhos);
  • jogo com palitinhos de fósforo coloridos ou varetas pretas, vermelhas e azuis e um dado para cada grupo;
  • material impresso com as atividades.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver operações através de estratégias pessoais, associando a multiplicação a ideia de adição de parcelas iguais.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Antecipar o objetivo da aula aos alunos.

Orientação: É muito importante que fique claro para seus alunos o objetivo de suas aulas. Além de atribuir sentido ao que se propõe, possibilita a compreensão dos alunos frente ao objeto de estudo . Explicite de maneira simples e com linguagem clara o assunto que será tratado.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA