Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Multiplicação e adição de parcelas iguais
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de multiplicação e divisão através de estratégias pessoais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 ,5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculos e registros.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
- Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
- Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimento de cálculos para resolver problemas.
- Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.
Objetivos específicos
Resolver operações através de estratégias pessoais, associando a multiplicação a ideia de adição de parcelas iguais.
Conceito-chave:
Multiplicação associada a ideia de adição de parcelas iguais.
Recursos necessários:
- Cartaz;
- data-show;
- ábaco;
- material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha);
- material manipulativo (tampinhas ou palitinhos);
- jogo com palitinhos de fósforo coloridos ou varetas pretas, vermelhas e azuis e um dado para cada grupo;
- material impresso com as atividades.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver operações através de estratégias pessoais, associando a multiplicação a ideia de adição de parcelas iguais.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Antecipar o objetivo da aula aos alunos.
Orientação: É muito importante que fique claro para seus alunos o objetivo de suas aulas. Além de atribuir sentido ao que se propõe, possibilita a compreensão dos alunos frente ao objeto de estudo . Explicite de maneira simples e com linguagem clara o assunto que será tratado.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA