Plano de Aula

Plano de aula: Multiplicação e adição de parcelas iguais

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de multiplicação e divisão através de estratégias pessoais

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 ,5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculos e registros.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimento de cálculos para resolver problemas.
  • Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

Objetivos específicos

Resolver operações através de estratégias pessoais, associando a multiplicação a ideia de adição de parcelas iguais.

Conceito-chave:

Multiplicação  associada a ideia de adição de parcelas iguais.

Recursos necessários:

  • Cartaz;
  • data-show;
  • ábaco;
  • material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha);
  • material manipulativo (tampinhas ou palitinhos);
  • jogo com palitinhos de fósforo coloridos ou varetas pretas, vermelhas e azuis e um dado para cada grupo;
  • material impresso com as atividades.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver operações através de estratégias pessoais, associando a multiplicação a ideia de adição de parcelas iguais.