Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Equivalência com frutas na balança
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sentido de igualdade em operação numérica
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor/Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.
Objetivos específicos
Interpretar e exemplificar uma equivalência
Conceito-chave
Igualdade e equivalência
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Datashow ( opcional ).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Interpretar e exemplificar uma equivalência
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhe o objetivo da aula com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Peça para que os alunos observem a balança apresentada. Possivelmente eles dirão que a balança está desequilibrada, e observarão os elementos que estão em cada prato. Faça perguntas que os incentive a entender o porquê deste desequilíbrio.
Propósito: Estimular a interpretação de um contexto: visualizar a balança e notar o desequilíbrio e justificar.
Discuta com a turma:
- Esta balança está equilibrada ou desequilibrada?
- De que forma podemos saber se ela está ou não em equilíbrio?
- Por que a balança está desequilibrada? Isso se deve ao fato de haver mais elementos na primeira balança?
- Os elementos possuem o mesmo peso ou pesos diferentes.?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 16 minutos. (slide 4 e 5 )
Orientação: Apresente a balança para a turma. Se houver possibilidade, leve uma balança de pratos para a sala de aula. Caso não haja possibilidade, apresente no quadro, através de projeção ou folhas impressas. Faça as perguntas necessárias para que a turma perceba a relação entre igualdade x diferença expressa no equilíbrio e desequilíbrio.
Propósito: A intenção é que os alunos compreendam a relação entre equivalência, representada tanto pelas frutas (maçã e pera), como pelo peso de cada uma.
Discuta com a turma:
- De que forma podemos equilibrar esta balança?
- É necessário que as frutas do primeiro prato sejam os mesmos do segundo prato?
- É possível outras combinações de frutas para equilibrar esta balança? Que informação pode ajudar a resolver esta questão?
- É possível retirar alguma fruta do primeiro prato, e colocá-la no segundo prato a fim de equilibrá-la?
Se partirmos algumas dessas frutas ao meio, há possibilidade de conseguirmos o equilíbrio? - Algum conceito aprendido anteriormente ou ideia matemática lhe auxilia na resolução deste problema?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 16 minutos. (slide 4 e 5 )
Orientação: Apresente a balança para a turma. Se houver possibilidade, leve uma balança de pratos para a sala de aula. Caso não haja possibilidade, apresente no quadro, ou através de projeção, ou em folhas impressas. Faça as perguntas necessárias para que a turma perceba a relação entre igualdade x diferença expressa no equilíbrio e desequilíbrio.
Propósito: A intenção é que os alunos compreendam a relação entre equivalência, representada tanto pelas frutas (maçãs e peras), como pelo peso de cada uma.
Discuta com a turma:
- Para que a balança fique desequilibrada, como podemos partilhar as frutas nos pratos?
- O que devemos levar em consideração na hora de decidir como equilibrar/desequilibrar a balança?
- Algum conceito aprendido anteriormente ou ideia matemática lhe auxilia na resolução deste problema?
- Para equilibrar a balança que você deixou desequilibrada, como podemos proceder?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos.( slides de 6 a 8 )
Orientação: Após a turma chegar às conclusões parciais, convide alguns alunos para compartilhar suas ideias e como conseguiram deixar a balança em desequilíbrio. Caso algum aluno apresente uma solução equivocada, peça auxílio dos colegas da turma para deixar a balança desequilibrada: adicionando ou retirando alguns dos elementos. Lembre-se de levar em consideração o peso das frutas. É importante destacar que alguns alunos se atentarão à quantidade de frutas, enquanto outros perceberão que o peso de cada uma influencia no equilíbrio ou não da balança. Dessa forma, é possível trabalhar a questão da equivalência: o peso de duas maçãs é equivalente ao peso de duas peras? Por quê?
Discuta com a turma:
- Na primeira balança, como podemos equilibrar os pratos?
- Para manter a balança em equilíbrio, que fatores devemos levar em consideração?
- O peso de uma maçã é equivalente ao peso de um pera?
- De que formas podemos tornar os pesos de algumas maçãs ao de algumas peras? O que devemos levar em consideração? Que conceito devemos acionar?
- Na segunda balança, de que forma podemos deixá-la desequilibrada?
- Quantas maçãs equivalem ao peso de duas peras? Como você consegue compreender a relação de equivalência?
Material Complementar:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos.( slides de 6 a 8 )
Orientação: Após a turma chegar às conclusões parciais, convide alguns alunos para compartilhar suas ideias e como conseguiram deixar a balança em desequilíbrio. Caso algum aluno apresente uma solução equivocada, peça auxílio dos colegas da turma para deixar a balança desequilibrada: adicionando ou retirando alguns dos elementos. Lembre-se de levar em consideração o peso das frutas. É importante destacar que alguns alunos se atentarão à quantidade de frutas, enquanto outros perceberão que o peso de cada uma influencia no equilíbrio ou não da balança. Dessa forma, é possível trabalhar a questão da equivalência: o peso de duas maçãs é equivalente ao peso de duas peras? Por quê?
Discuta com a turma:
- Na primeira balança, como podemos equilibrar os pratos?
- Para manter a balança em equilíbrio, que fatores devemos levar em consideração?
- O peso de uma maçã é equivalente ao peso de um pera?
- De que formas podemos tornar os pesos de algumas maçãs ao de algumas peras? O que devemos levar em consideração? Que conceito devemos acionar?
- Na segunda balança, de que forma podemos deixá-la desequilibrada?
- Quantas maçãs equivalem ao peso de duas peras? Como você consegue compreender a relação de equivalência?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos.( slides de 6 a 8 )
Orientação: Após a turma chegar às conclusões parciais, convide alguns alunos para compartilhar suas ideias e como conseguiram deixar a balança em desequilíbrio. Caso algum aluno apresente uma solução equivocada, peça auxílio dos colegas da turma para deixar a balança desequilibrada: adicionando ou retirando alguns dos elementos. Lembre-se de levar em consideração o peso das frutas. É importante destacar que alguns alunos se atentarão à quantidade de frutas, enquanto outros perceberão que o peso de cada uma influencia no equilíbrio ou não da balança. Dessa forma, é possível trabalhar a questão da equivalência: o peso de duas maçãs é equivalente ao peso de duas peras? Por quê?
Discuta com a turma:
- Na primeira balança, como podemos equilibrar os pratos?
- Para manter a balança em equilíbrio, que fatores devemos levar em consideração?
- O peso de uma maçã é equivalente ao peso de um pera?
- De que formas podemos tornar os pesos de algumas maçãs ao de algumas peras? O que devemos levar em consideração? Que conceito devemos acionar?
- Na segunda balança, de que forma podemos deixá-la desequilibrada?
- Quantas maçãs equivalem ao peso de duas peras? Como você consegue compreender a relação de equivalência?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação entre equivalência e equilíbrio. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula.
Propósito: Encerrar a atividade da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete o exercício acima ou entregue folhas impressas.
Propósito: Exercitar as aprendizagens da aula.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Complementar
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_13ALG06
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Jogo: Balança lógica
Jogos físicos: JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA ÁLGEBRA
Artigo: Álgebra nos anos iniciais
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
Apesar de o foco ser a atividade principal, o aquecimento retoma a situação de equilíbrio na balança presente no plano 03, portanto, se algum aluno ainda ficou com dúvidas ou apresentou problemas na aula anterior, pode começar com a atividade de aquecimento. Você pode enviá-la por WhatsApp, e-mail ou outro meio de comunicação e interação que você estiver utilizando. Os alunos podem respondê-la por esse mesmo meio.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a demonstração de equivalência através de uma balança. Os alunos precisam ter acesso à imagem da balança e das frutas da atividade principal que está dividida em duas partes. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para a turma e explicar a atividade. Eles devem copiar a situação problema desenhando a balança e escrevendo os nomes das frutas e a massa de cada uma delas. Caso a aula não seja síncrona ou não tenha acesso à transmissão por vídeo, você pode fotografar ou tirar um print da balança do slide ou da atividade principal para imprimir; pode compartilhar a imagem com os alunos via WhatsApp ou e-mail e o enunciado por texto ou áudio; você pode também gravar um vídeo efetuando a leitura da situação problema e mostrando a atividade também. Eles também devem copiar o enunciado e a balança no caderno. A princípio, os alunos devem pensar individualmente na resolução da situação. Você pode guiar a ação dos alunos enviando alguns questionamentos:
- De que forma podemos equilibrar esta balança?
- É necessário que as frutas do primeiro prato sejam os mesmos do segundo prato?
- É possível outras combinações de frutas para equilibrar esta balança? Que informação pode ajudar a resolver esta questão?
- É possível retirar alguma fruta do primeiro prato, e colocá-la no segundo prato a fim de equilibrá-la?
- Se partirmos algumas dessas frutas ao meio, há possibilidade de conseguirmos o equilíbrio?
- Algum conceito aprendido anteriormente ou ideia matemática lhe auxilia na resolução deste problema?
Depois, os alunos podem compartilhar a sua resolução com toda a turma através de vídeos, fotografias, áudios ou textos. Você pode organizar um álbum de fotografias virtual para postagem de fotografias e, assim, compartilhar com todos os alunos e com as famílias.
Discussão das soluções
A discussão das soluções desta atividade pode ser compartilhada através dos slides ou das imagens dos slides, mas o importante é que os alunos confrontem as suas respostas e conclusões com as que foram mostradas nos slides. Eles podem opinar concordando ou discordando do que foi mostrado no slide.
Encerramento
Levante junto com os alunos os conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito. Leia ou compartilhe o slide de encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização, escolha as que melhor se adéquam à sua turma. Eles podem fotografar as atividades e você pode montar um portfólio de atividades dos alunos.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos é brincando com balanças caso tenham alguma em casa ou com sacolas e produtos que tenham sua massa registrada como arroz, feijão, macarrão... Se não tiverem, podem fazer uma balança com palito de churrasco e barbante. A família também pode incentivar os alunos a jogarem os jogos indicados.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor/Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.
Objetivos específicos
Interpretar e exemplificar uma equivalência
Conceito-chave
Igualdade e equivalência
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Datashow ( opcional ).