Atividade para impressão - Letra da música
Plano de Aula
Plano de aula: Rotação da Terra: como se formam dias e noites
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Observação do céu
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte os vídeos da série ABC da Astronomia e o site Acervo Ciências:
https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244
Materiais necessários para a aula: Baixar o vídeo Dia e Noite da Pixar (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ZxFlN-yHES0 - Acesso em 4 de setembro de 2018), projetor, globo terrestre, letra da poesia “Bola Bailarina”, bolinhas de isopor e palitos de churrasco (1 para cada dupla), canetinhas, lanterna ou lâmpada, massinha e fichas para preencher.
Materiais de apoio:
Movimentos da Terra - disponível em: https://escolakids.uol.com.br/movimentos-da-terra.htm - Acesso em 7 de setembro de 2018.
Movimentos da Terra - disponível em: http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Movimentos/ - Acesso em 7 de setembro de 2018.
Vídeo: Rotação - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=GI3rBwqwDbw - Acesso em 7 de setembro de 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão fazer uma investigação de como ocorrem os dias e as noites.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Em seguida, exiba o vídeo Dia e Noite da Pixar. Após o vídeo, pergunte:
- Quais as características do dia? E da noite?
- O que eles tinham em comum?
- O que tinham de diferente?
- O que podia ser observado durante o dia?
- E durante a noite?
- Como eles se relacionavam?
- O que mudou essa relação?
- Em que momento essa relação mudou?
- Por que existe o dia? E a noite?
Caso não consiga colocar o vídeo, você pode trabalhar com a análise de imagens do dia e da noite, coisas que podemos fazer de dia e de noite que podem ser recortadas de revistas.
Materiais necessários para a aula: Baixar o vídeo Dia e Noite da Pixar (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ZxFlN-yHES0 - Acesso em 4 de setembro de 2018) e projetor.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e retomem as hipóteses que levantaram durante o contexto. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Ainda em semicírculo, projete o slide e mostre um globo terrestre. Caso não consiga projetar o slide, pode imprimir a letra da música (disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jZ2nqbVzETC5wwseFhwA6eybrunEzM9GrSDnrHN8JH3hd4rCE3NSRW4kKS3K/atividade-para-impressao-letra-da-musica-cie3-08tu04.pdf) ou copiá-la no quadro. Caso não tenha um globo terrestre, você pode fazer um com uma bola de isopor ou com papel machê. Pergunte:
- Vocês conhecem esse objeto?
- O que ele representa?
- Qual é a sua forma?
- Onde nós moramos?
Peça que os alunos localizem o Brasil no planeta Terra e coloquem uma bolinha de massinha nele.
Leia a poesia a Bola Bailarina. Deixe que os alunos manipulem o globo para que percebam que ele gira.
- O que é a “bola bailarina” que a poesia fala?
- Por que nosso planeta foi chamado de bola bailarina?
- Ele faz movimentos? Qual?
- O que acontece com a massinha quando ele gira?
- O nosso planeta é iluminado?
Materiais necessários para a aula: projetor, globo terrestre e letra da música “A Bola Bailarina” de Thelma Chan e uma bolinha de massinha..
Materiais de apoio:
- O globo terrestre e seu uso no ensino da geografia. - Disponível em http://www.ead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos%20-%20Material/Leituras_Cartograficas_II/Le_Ca_II_A06_MZ_GR_260809.pdf - Acessado em 7 de setembro de 2018.
- Globo terrestre de papel machê - Disponível em http://convivencia3.blogspot.com/2012/06/na-semana-que-passou-realizamos-uma.html - Acessado em 7 de setembro de 2018.
- Maquete de globo terrestre - Disponível em https://suportegeografico77.blogspot.com/2017/11/maquete-do-globo-terrestre_24.html - Acessado em 7 de setembro de 2018.
MÃO NA MASSA
Orientações: Peça que os alunos façam duplas, projete o slide e entregue uma bolinha de isopor espetada em um palito de churrasco para cada dupla. Coloque uma lâmpada ou uma lanterna no meio da sala em cima de um banco. A lâmpada é melhor do que a lanterna porque emite luz em todas as direções. Se utilizar a lanterna as duplas deverão se alternar na frente dela.
Apague a luz. Peça que as duplas se aproximem da lâmpada. Um dos alunos irá colocar a bolinha em frente da lâmpada e outro aluno irá marcar com a canetinha preta a área que foi iluminada na bolinha. Não se esqueça de pedir que os alunos inclinem um pouco o palito para simular o eixo da Terra que é inclinado. Acenda a luz. As duplas irão pintar com a canetinha amarela a parte que estava iluminada. Peça que colem uma bolinha de massinha em algum ponto dessa parte colorida.
Apague a luz novamente. Peça que as duplas se aproximem outra vez da lâmpada e que girem a bolinha. Os alunos devem observar o que acontece com a parte que foi colorida e com a bolinha de massinha que ficou colada na bolinha.
Acenda a luz.
Materiais necessários para a aula: bolinhas de isopor e palitos de churrasco (1 para cada dupla), canetinhas, lanterna ou lâmpada, massinha e ficha para preencher.
MÃO NA MASSA
Orientações: Em duplas os alunos irão discutir sobre as questões que foram colocadas no quadro e preencher uma ficha, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sP4cM2Qwqx8wCaDHpVhJwFytrbtaes8brBHYWX9XDbggeZ88UeTSzapkvXgb/atividade-para-impressao-ficha-cie3-08tu04.pdf. Depois de preenchida, uma dupla deve trocar ideias com uma outra dupla e verificar se suas ideias mudaram com relação ao que haviam discutido antes. Orientem que observem as bolinhas que foram desenhadas para ajudar a chegar às suas conclusões.
Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como as duplas e os grupos conseguem contribuir com os outros. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva. Indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo.
Materiais necessários para a aula: Ficha para preencher: https://docs.google.com/document/d/13LipMvKwpuN2OATor8KBBborWsbSv9PiFr7h3dalLdM/edit
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante de cada grupo compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a observação e com a discussão com os outros grupos. Retome as hipóteses iniciais que os alunos levantaram sobre o movimento da Terra, a questão disparadora e a observação que fizeram. Destaque o que os alunos aprenderam na aula. Peça que os alunos façam um desenho no seu caderno ilustrando o que aprenderam sobre o movimento da Terra em torno dela mesma.
SISTEMATIZAÇÃO
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que conseguimos observar que a Terra não está parada no universo, ela se move e o movimento que ela faz em torno dela mesma faz com que enquanto uma parte dela está sendo iluminada pelo Sol, a outra não está. Esse movimento, portanto dá origem aos dias e às noites. Por isso, enquanto em uma parte do planeta é dia, na parte oposta é noite. Você pode dar como exemplo jogos de futebol ou eventos que estão acontecendo em outros países e naquele país é noite, enquanto no Brasil ainda é dia e vice-versa. Nesse ponto, nomeie o movimento de Rotação.
Termine a aula exibindo o vídeo Rotação, que mostra esse movimento visto do espaço. Questione se a Terra executa apenas esse movimento, se ela executa outros. Deixe que os alunos levantem hipóteses. Não dê respostas pois essas questões farão uma ligação com a próxima aula que trabalhará o movimento de Translação da Terra. Essa aula é a quarta de uma unidade que aborda o tema de observação do céu.
Material complementar para o professor:
Vídeo: Rotação - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=GI3rBwqwDbw - Acessado em 7 de setembro de 2018.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Álbum de fotos virtual: Google fotos.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet, e faça uma apresentação de slides para partilhar as informações e imagens com a turma. Exiba o vídeo “Dia e Noite”, da Pixar, e questione os alunos de acordo com o slide 3. Em seguida, leia e questão disparadora e dê um tempo para que partilhem as ideias.
Mão na massa
Antes de iniciar a proposta, siga as orientações do slide 5. Use o momento da videoconferência para explicar a montagem que os alunos devem realizar em casa. Tente adaptar os materiais necessários para a prática por outros disponíveis nas casas dos alunos. Faça sugestões para substituirem a lanterna por luz de um smartphone e, se não houver bola de isopor, sugira bolinha de papel ou de massinha. O palito também pode ser substituído por lápis ou caneta. Faça um vídeo tutorial montando o experimento sugerido pelo plano com materiais alternativos e envie o link para os alunos. Use o canal de comunicação usual da turma para compartilhar o arquivo (Whatsapp, e-mail ou classroom). Oriente as crianças a tirarem fotos do processo de construção do modelo e dos testes, e enviarem para você.
Sistematização
Agende uma nova videochamada com a turma e pergunte se todos conseguiram fazer as montagens e testes em casa. Peça para ficarem com os trabalhos em mãos e promova situações teste ao vivo com a turma. Faça questionamentos retomando a questão disparadora para avaliar a aprendizagem das crianças. Siga as orientações dos slides finais e, antes de finalizar a aula, projete para a turma as fotos enviadas pelos alunos. Peça para alguns compartilharem o que acharam do trabalho.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na etapa “mão na massa” do plano e envio das fotos ao professor.
Movimento de rotação da Terra e a formação dos dias e das noites
3º ano
Objetivos de aprendizagem
Relacionar o movimento de rotação à formação dos dias e das noites.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
Professor-autor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Mentor: Aline Soares Silva
Especialista: Margareth Polido
Sobre esta aula
Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a quarta aula sobre a temática e deve ser utilizada preferencialmente na sequência das aulas da unidade para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhado.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte os vídeos da série ABC da Astronomia e o site Acervo Ciências:
https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244