Atividade para impressão - Fotografias
Plano de Aula
Plano de aula: Movimento aparente do Sol - A formação das sombras
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Observação do céu
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
A atividade de mão na massa dessa aula, necessitará que os alunos observem a formação de sombras no pátio da escola conforme o movimento aparente do Sol, portanto, grupos de alunos terão que sair da sala de 30 em 30 minutos para observar e marcar a sombra no meio do pátio, se possível, as turmas da tarde podem continuar a atividade, ou vice-versa.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte os vídeos da série abc da astronomia e o site Acervo Ciências.
https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244
Materiais necessários para a aula: Folhas com as atividades impressas para o desenho das sombras, vara de pelo menos 1 metro, pode ser um cabo de vassoura, um suporte para a vara que pode ser de isopor, plástico ou de madeira. O importante é que a vara não incline, que fique reta. Fita crepe ou giz colorido para anotações. Folha para o registro da atividade.
Materiais de apoio:
- Orientação - http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1a.html - Acesso em 27 de Agosto de 2018.
- Instrumentos antigos de astronomia - http://www.iag.usp.br/siae98/astroinstrum/antigos.htm - Acesso em 27 de Agosto de 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão fazer uma investigação de como as sombras são formadas
CONTEXTO
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Em seguida, projete o slide com as fotografias, caso não consiga projetar, você pode imprimir as fotografias (disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rvBJh33Kx8wtjZvvtdtupQEGbBRdAhVh2d6wD8tQ84spGqQSN4KzVKgFsTjh/atividade-para-impressao-fotografias-cie3-08tu03.pdf) ou recortar fotografias de revistas onde apareçam sombras de pessoas e objetos, mas não o Sol.
Pergunte:
- Você já parou para observar as sombras de pessoas e objetos?
Peça que apontem as sombras nas imagens.
- Você já observou a sua sombra quando vem para escola e quando volta da escola?
- As sombras estão no mesmo lugar?
- As sombras têm alguma relação com o sol?
- E com a luz?
- Por que será que as sombras ficam em diferentes posições ao longo do dia?
Materiais necessários para a aula: Fotografias com a presença de sombras.
CONTEXTO
Orientações: Organize os alunos em grupos de 4 alunos, projete o slide no quadro e entregue uma atividade para cada grupo (Disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YKJ8TDBmufNYdb8PQUAbbMAzrKjtcBePThqXB9n36Bb7hfDnZkTd4vdvj5hv/atividade-para-impressao-a-posicao-do-sol-cie3-08tu03.pdf). Caso não consiga projetar, você pode ampliar a imagem e imprimir ou desenhar. Peça que cada grupo discuta entre si e complete a atividade observando a posição do Sol e desenhando a sombra de Sofia no local correto. Eles precisam avaliar que a sombra se forma no lado oposto à luz do Sol.
Pergunte:
- O que vocês consideraram para formar as sombras?
- As sombras foram formadas no mesmo lugar?
- Por que isso aconteceu?
- E o Sol? Esteve no mesmo lugar o tempo todo ou mudou de lugar?
- Por que isso aconteceu?
Depois, comente sobre a atividade que eles irão realizar: Hoje iremos realizar uma atividade no pátio da escola. Teremos que passar a manhã/tarde fazendo observações.
Materiais necessários para a aula: Folhas com as atividades impressas para o desenho das sombras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YKJ8TDBmufNYdb8PQUAbbMAzrKjtcBePThqXB9n36Bb7hfDnZkTd4vdvj5hv/atividade-para-impressao-a-posicao-do-sol-cie3-08tu03.pdf
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Ainda em grupos, leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e retomem as hipóteses que levantaram durante o contexto. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Ainda em grupos de 4 alunos, leve a turma para o pátio da escola. Deve ser um local onde o Sol bata o dia inteiro. Coloque a vara fixada em um apoio bem firme, de modo que fique na vertical e reta (não fique inclinada). Peça que os alunos observem onde está a sombra da vara e trace com o giz ou cole fita crepe na sombra da vara. Com o giz, devem anotar a hora.
De 30 em 30 minutos, um grupo deve ir até o pátio, verificar onde está a sombra, desenhá-la ou marcá-la. Eles devem continuar marcando o horário da observação. Se a aula for pela manhã, você pode entrar em acordo com a professora da tarde e continuar marcando. Se for à tarde. Pode combinar com a professora da manhã. Quanto mais medições, melhor.
Materiais necessários para a aula: Vara de pelo menos 1 metro, pode ser um cabo de vassoura, um suporte para a vara que pode ser de isopor, plástico ou de madeira. O importante é que a vara não incline, que fique reta. Fita crepe ou giz colorido para anotações.
Textos de apoio:
- O Sol como fonte de luz - http://somos.tigtag.com.br/film/o-sol-e-as-sombras-PRM00008/ - Acesso em 28 de Agosto de 2018.
- Por que temos sombra? - http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2016/06/por-que-temos-sombra - Acesso em 28 de Agosto de 2018.
MÃO NA MASSA
Orientações: No dia seguinte, leve a turma para o pátio para verificar as marcações feitas. Faça grupos de quatro alunos e entregue a ficha (disponível aqui:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F7Xu7397D73xYn3EUvPuxWXmf9Fd4wzrDF2jTqzEd7gnCMeHXZEeZrBs65Ta/atividade-para-impressao-ficha-cie3-08tu03.pdf) para que façam anotações do que observaram.
Peça que desenhem as sombras da vara de acordo com o horário em que foram marcadas. Os alunos além dos desenhos devem tentar descobrir onde estava o Sol no momento de cada sombra. Eles também podem desenhar o sol na ficha na posição em que imaginam que ele estaria.
Após o preenchimento da ficha, volte para a sala com a turma, mantenha-os em grupos. Peça que os grupos discutam as questões dentro do grupo e, depois compartilhe suas conclusões com outro grupo. Faça a projeção com o slide, imprima ou escreva no quadro as perguntas para orientar um pouco a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo. É importante a limitação do tempo para que o foco não se perca e que a sistematização e conclusão da aula sejam realizadas.
Materiais necessários para a aula: Folha para o preenchimento da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F7Xu7397D73xYn3EUvPuxWXmf9Fd4wzrDF2jTqzEd7gnCMeHXZEeZrBs65Ta/atividade-para-impressao-ficha-cie3-08tu03.pdf
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante de cada grupo compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a observação e com a discussão com os outros grupos. Retome as hipóteses iniciais que os alunos levantaram sobre as constelações, a questão disparadora e a observação que fizeram. Destaque o que os alunos aprenderam na aula. Peça para que cada grupo sistematize o que aprenderam com um texto seu caderno. Os alunos, além de escreverem o parágrafo com suas conclusões podem fazer uma ilustração do texto.
SISTEMATIZAÇÃO
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, como conseguimos observar, a formação das sombras está relacionada com o movimento aparente do Sol. Dependendo de onde o Sol estiver no céu, as sombras irão se formar na parte oposta porque os corpos impedem a passagem da luz e onde a luz não passa, as sombras são formadas e têm o formato do corpo que está na sua frente. Como o Sol ocupa posições diferentes no céu, as sombras também mudam de posição.
Termine a aula mostrando os questionamentos sobre o movimento aparente do Sol e quais são os astros que se movimentam no universo. Essas questões têm como objetivo instigar os alunos e fazer com que eles pensem a respeito dos movimentos dos astros. Os alunos devem levantar hipóteses sobre os “movimentos” do Sol no céu, se questionar se é o Sol mesmo que se move, se a Terra se move também… Essas questões farão uma ligação com as próximas aulas que trabalharão os movimentos da Terra.
Essa aula é a terceira de uma unidade que aborda o tema de observação do céu.
Material de apoio:
Movimento aparente do Sol - http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_movimentoaparentedosolmo_2 - Acessado em 28 de Agosto de 2018.
Movimentos da Terra - http://www.planetariodorio.com.br/movimentos-da-terra/ - Acessado em 28 de Agosto de 2018.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Flipgrid: Ferramenta de partilha de vídeos.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet e siga as orientações presentes no slide 3, para questionar os alunos. Faça uma apresentação de slides e partilhe sua tela, mostrando as imagens dos slides 3 e 4 para ilustrar o contexto da aula e instigá-los a partilharem as ideias. Em seguida, leia a questão disparadora.
Mão na massa
Para adaptar o “mão na massa”, proponha aos alunos que façam o teste de sombra em casa, com o auxílio de um adulto. Durante os testes, as crianças devem filmar o experimento de 30 em 30 minutos, para verificar as mudanças de posição da sombra. Esses vídeos deverão ser postados na plataforma de partilha de vídeos chamada “Flipgrid”. Encaminhe o link de postagem para todos os alunos através do meio de comunicação usual da turma (Whatsapp, e-mail, classroom).
Sistematização
Agende uma nova videochamada com a turma e projete alguns vídeos enviados pelos alunos. Em seguida, faça os questionamentos sugeridos no slide 7 para promover uma discussão entre as crianças. Siga as orientações dos slides seguintes para sistematizar as informações com a turma.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na etapa “mão na massa” e postagem dos vídeos no Flipgrid.
Movimento aparente do Sol - A formação das sombras
3º ano
Objetivos de aprendizagem
Observar o movimento aparente do Sol e a formação das sombras em locais diferentes.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
Professor-autor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Mentor: Aline Soares Silva
Especialista: Margareth Polido
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a terceira aula sobre a temática e deve ser utilizada preferencialmente na sequência das aulas da unidade para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhado.
A atividade de mão na massa dessa aula, necessitará que os alunos observem a formação de sombras no pátio da escola conforme o movimento aparente do Sol, portanto, grupos de alunos terão que sair da sala de 30 em 30 minutos para observar e marcar a sombra no meio do pátio, se possível, as turmas da tarde podem continuar a atividade, ou vice-versa.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte os vídeos da série abc da astronomia e o site Acervo Ciências.
https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244