Atividade 1 - Desenhos no céu - constelações
Plano de Aula
Plano de aula: Desenhos no céu - constelações
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Observação do céu
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a segunda aula sobre a temática e deve ser utilizada preferencialmente na sequência das aulas da unidade para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhado.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, consulte os vídeos da série ABC da Astronomia e o site Acervo Ciências.
https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244
Materiais necessários para a aula: Fichas com o jogo de ligar pontos, computador (tablet) com o site Cartas celestes http://www.planetariodorio.com.br/astronomia/cartas-celestes/?cid=Rio%20de%20Janeiro&lat=-22.90278&long=-43.2075&elev=5&ano=2018&mes=08&dia=10&hora=22&min=37&seg=11&qtdest=4.0&est=S&lincon=S&nomcon=S&plansolu=S&cor=C&tam=800&fh=-3.0&lang=pt (Acesso em: 10 de agosto de 2018), projetor para mostrar as constelações que são vistas naquela cidade, papel preto e lápis de cor branco ou prateado. Caso o computador ou tablet não estiver disponível para o professor e os alunos, fazer as cartas celestes em papel preto ou o professor pode imprimir as cartas celestes e entregar para os grupos.
Outras opções de sites, aplicativos e programas com cartas celestes são:
- Heavens-Above - https://heavens-above.com/main.aspx?lat=-23.5505&lng=-46.6333&loc=S%C3%A3o+Paulo&alt=767&tz=EBST - Acesso em: em 16 de agosto de 2018.
- Cartas celestes - http://cartascelestes.com/ - Acesso em: 16 de agosto de 2018.
- Skyview free - Para Android - https://skyview-free.br.uptodown.com/android - Acesso em: 06 de outubro de 2016
- Para IOS - https://itunes.apple.com/br/app/skyview-lite/id413936865?mt=8 - Acesso em: 06 de outubro de 2016
- Star Walk 2 - Para Android - https://star-walk-2-free.br.uptodown.com/android - Acesso em: 06 de outubro de 2016
- Para IOS - https://itunes.apple.com/br/app/star-walk-2-c%C3%A9u-estrelado/id892279069?mt=8 - Acesso em: 06 de outubro de 2016
- Programa: Stellarium (gratuito) - https://stellarium.org/ - Acesso em: 16 de agosto de 2018.
Textos de apoio para o professor:
- O céu no celular - https://novaescola.org.br/conteudo/8727/o-ceu-no-celular - Acesso em: 12 de agosto de 2018.
- Quais planetas podem ser vistos da Terra a olho nu e como posso diferenciá-los das estrelas? https://novaescola.org.br/conteudo/166/quais-planetas-podem-ser-vistos-terra-olho-nu-como-posso-diferencia-los-estrelas-astronomia
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão fazer uma observação da carta celeste da sua cidade para verificar as constelações que são vistas na sua cidade ou região.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize os alunos em grupos de quatro. Em seguida, leia o texto e entregue os jogos de ligar os pontos para os grupos. Pergunte:
- Alguém já brincou de “ligar pontos” com as estrelas no céu?
- Por que será que os homens criavam as constelações? (Aqui pode surgir a sugestão de localização.)
- Você conhece alguma constelação? Consegue localizá-la no céu?
- Que constelações podem ser observadas no céu de sua cidade?
- Após ligar os pontos, você consegue identificar os animais representados?
Peça para os alunos que desenhem, utilizando como base os pontos que ligaram, o contorno dos animais representados nas constelações.
- E agora, vocês conseguiram identificar os animais?
Passe para o próximo slide e mostre a forma que os homens imaginaram estas constelações.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Mostre o slide para que os alunos observem as constelações como os homens as imaginaram. Caso não consiga projetar as imagens, pode levá-las impressas e mostrar para os alunos.
- Vocês imaginaram as constelações desta forma?
- O que há de diferente?
Depois, comente sobre a atividade que eles irão realizar. Hoje vocês irão localizar algumas constelações no céu de sua cidade utilizando uma carta celeste.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Ainda em grupos, leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e retomem as hipóteses que levantaram durante o Contexto. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Ainda em grupos de quatro alunos, se possível no laboratório de informática ou com um tablet para o grupo, disponibilize o link abaixo, do Planetário do Rio de Janeiro. Caso não seja possível, as cartas celestes podem ser projetadas no quadro ou ainda copiadas em cartolina preta e colocadas no quadro. Entregue também quatro cartões de cartolina preta e um lápis de cor branco para cada grupo.
Os alunos devem entrar no site, clicar no nome da capital do seu estado e na primeira data e horário do slide (21 de dezembro - 22 horas). Enquanto alguns componentes do grupo localizam as constelações e os planetas, outro faz o desenho das constelações e dos planetas no cartão preto e coloca a data. Deve ter cuidado com o posicionamento das constelações e dos planetas no céu de acordo com a data pedida. Os papéis de “localizadores” e de “desenhistas” podem ser revezados dentro do grupo.
Materiais necessários para a aula: Fichas com o jogo de ligar pontos, computador (tablet) com o site Cartas celestes http://www.planetariodorio.com.br/astronomia/cartas-celestes/?cid=Rio%20de%20Janeiro&lat=-22.90278&long=-43.2075&elev=5&ano=2018&mes=08&dia=10&hora=22&min=37&seg=11&qtdest=4.0&est=S&lincon=S&nomcon=S&plansolu=S&cor=C&tam=800&fh=-3.0&lang=pt (Acesso em: 10 de agosto de 2018), projetor para mostrar as constelações que são vistas naquela cidade, papel preto e lápis de cor branco ou prateado. Caso o computador ou tablet não estiver disponível para o professor e os alunos, fazer as cartas celestes em papel preto com tinta branca ou levar as cartas celestes impressas para disponibilizar para os grupos.
Outras opções de sites com cartas celestes são:
- Heavens-Above - https://heavens-above.com/main.aspx?lat=-23.5505&lng=-46.6333&loc=S%C3%A3o+Paulo&alt=767&tz=EBST - Acesso em: 16 de agosto de 2018.
- Cartas celestes - http://cartascelestes.com/ - Acesso em: 16 de agosto de 2018.
- Caso o tablet seja usado os aplicativos: Skyview free ou Star Walk 2.
- Programa: Stellarium (gratuito) - https://stellarium.org/ - Acesso em: 16 de agosto de 2018.
Textos de apoio para o professor:
- O céu no celular - https://novaescola.org.br/conteudo/8727/o-ceu-no-celular - Acesso em: 12 de agosto de 2018
- Quais planetas podem ser vistos da Terra a olho nu e como posso diferenciá-los das estrelas? https://novaescola.org.br/conteudo/166/quais-planetas-podem-ser-vistos-terra-olho-nu-como-posso-diferencia-los-estrelas-astronomia
Mão na massa
Orientações: Peça que cada dois grupos compartilhem os desenhos uns com os outros. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como os grupos conseguem contribuir com os outros. Faça a projeção com o slide ou escreva no quadro as perguntas para orientar um pouco a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo. É importante a limitação do tempo para que o foco não se perca e a Sistematização e a conclusão da aula sejam realizadas.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante de cada grupo compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a observação e com a discussão com os outros grupos. Retome as hipóteses iniciais que os alunos levantaram sobre as constelações, a Questão disparadora e a observação que fizeram. Destaque o que os alunos aprenderam na aula. Peça para que cada grupo sistematize em uma tabela (material complementar) ou em seu caderno, da forma que desejarem, suas descobertas. Os desenhos que os grupos fizeram podem ser expostos na sala ou nos corredores da escola para despertar a curiosidade de outras turmas.
Sistematização
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, como conseguimos comprovar pela observação, as constelações e os planetas mudam de lugar no céu, mas, na verdade, estes movimentos dependem da posição em que nos encontramos na Terra e dos movimentos de rotação e de translação deste planeta.
Termine a aula mostrando a bandeira do Brasil e questionando o que representam as estrelas da bandeira. Pergunte se eles reconhecem algumas das constelações mostradas no círculo azul. Explique que, além de representar os 26 estados e o Distrito Federal, ele mostra o céu da cidade do Rio de Janeiro no dia e na hora da Proclamação da República, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889, às 08h30min. Neste horário, não havia estrelas visíveis no céu, somente o nosso Sol, mas, mesmo assim, os astrônomos sabiam as constelações que estavam no céu naquele momento.
Esta aula é a segunda de uma unidade que aborda o tema de observação do céu. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que utilizem a observação dos astros no céu para identificar os movimentos de rotação e de translação da Terra.
Texto complementar para o professor:
- Constelações - https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Universo/constelacoes.php - Acesso em: 16 de agosto de 2018.
- Constelações invisíveis - https://nossaciencia.com.br/colunas/as-constelacoes-invisiveis/ - Acesso em: 16 de agosto de 2018.
- Conhecendo as constelações - http://www.observatorio.ufmg.br/dicas13.htm - Acesso em: 16 de agosto de 2018.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Lousa virtual: Google Jamboard.
- Cartas celestes: Programa Stellarium.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Faça uma apresentação de slides e partilhe sua tela com as crianças, para que todas vejam as imagens dos slides 3 e 4. Siga as orientações sugeridas no plano para instigar os alunos antes de apresentar a questão disparadora.
Mão na massa
Para adaptar o “mão na massa”, divida os alunos em grupos menores durante a aula ao vivo e projete o programa Stellarium na tela, para que todos vejam. Faça, você mesmo, as questões pensadas para as crianças, orientando-as sobre como utilizar o programa e, ao mesmo tempo, instigando a observação e discussão entre os grupos. Tire “prints” dos astros apontados pelos alunos e monte um documento colaborativo com essas imagens. Disponibilize o material para os grupos menores e siga os questionamentos do slide 7, para finalizar a etapa “mão na massa”.
Sistematização
Após a discussão entre a turma, peça para que um representante de cada grupo compartilhe as conclusões, retomando a pergunta disparadora. Oriente os alunos a usarem o Google Jamboard para registrarem o que aprenderam na aula, e siga as orientações dos últimos slides para finalizar.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças durante o acesso às plataformas digitais.
3º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar no céu as constelações mais conhecidas: Cruzeiro do Sul, Órion e Escorpião, alguns planetas e astros, e seus movimentos no céu.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Mentor: Aline Soares Silva
Especialista: Margareth Polido