Vai e Vem das Estações - Palavra Cantada 2
Plano de Aula
Plano de aula: Como ocorrem as estações do ano?
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Observação do céu
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: projetor, globo terrestre, lâmpada ou lanterna, bolas de isopor de tamanho médio, palitos de churrasco, tintas ou canetinhas.
Materiais de apoio:
https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244
Terra, Lua e Sol - Disponível em: https://www.sciencea-z.com/main/UnitResource/unit/27/earth-space-science/grades-k-2/earth-moon-and-sun - acessado em 15 de setembro de 2018.
Vídeo: De onde vem: os dias e as noites? - Diponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nux_3PVdo9U - acessado em 15 de setembro de 2018.
Movimentos da Terra - Disponível em: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html - acessado em 15 de setembro de 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão fazer uma investigação de como ocorrem as estações do ano.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Em seguida, projete o slide com a letra e mostre o vídeo da música “O vai e vem das estações” do grupo Palavra Cantada. Caso não consiga projetar o slide ou o vídeo pode imprimir a letra da música ou copiá-la no quadro. Pergunte:
- Quais as estações do ano que aparecem na música?
- Quais as características de cada uma?
- De quanto em quanto tempo cada uma delas acontece?
- Por que será que elas acontecem?
- Tem a ver com a Terra e com o Sol?
- De que forma?
Materiais necessários para a aula: letra e vídeo da música “Vai e vem das estações” de grupo Palavra Cantada.
- Letra: disponível emhttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6wpjQtyee7THkxPbhEktTZJFJseTWYa76ZcDXu2kHtwAuJ7U7FKXUBuhHacG/atividade-para-impressao-letra-da-musica-cie3-08tu05.pdf
- Música: o vai e vem da estação - Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jlNoF8GEGWc - Acessado em 15 de setembro de 2018.
CONTEXTO
Orientações: Continuação da letra da música.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e retomem as hipóteses que levantaram durante o contexto. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Ainda em semicírculo, mostre um globo terrestre para a turma, questione sobre a forma da Terra, relembre o movimento de rotação e a formação dos dias e das noites. Chame a atenção para o eixo inclinado da Terra. Apague a luz. Acenda a lanterna ou a lâmpada e gire o globo terrestre. Pergunte o que acontece com a Terra durante o movimento de rotação.
Materiais necessários para a aula: globo terrestre e lanterna ou lâmpada.
Textos de apoio para o professor:
- O globo terrestre e seu uso no ensino da geografia. - Disponível em http://www.ead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos%20-%20Material/Leituras_Cartograficas_II/Le_Ca_II_A06_MZ_GR_260809.pdf - Acessado em 7 de setembro de 2018.
- Globo terrestre de papel machê - Disponível em http://convivencia3.blogspot.com/2012/06/na-semana-que-passou-realizamos-uma.html - Acessado em 7 de setembro de 2018.
- Maquete de globo terrestre - Disponível em https://suportegeografico77.blogspot.com/2017/11/maquete-do-globo-terrestre_24.html - Acessado em 7 de setembro de 2018.
MÃO NA MASSA
Orientações: Peça que os alunos façam duplas. Projete o slide e entregue uma bolinha de isopor espetada em um palito de churrasco para cada dupla. O palito deve estar espetado de forma inclinada para representar o eixo inclinado da Terra. Coloque uma lâmpada ou uma lanterna no meio da sala em cima de um banco. A lâmpada é melhor do que a lanterna porque emite luz em todas as direções.
Peça que os alunos levantem hipóteses de como a Terra pode se movimentar para que ela receba diferentes formas de luz para que as estações do ano sejam formadas.
Cada dupla deve ir até o centro da sala e demonstrar suas ideias. Cada dupla além de demonstrar deve explicar como pensou.
Apague a luz. Peça que as duplas se posicionem diante da lâmpada (lanterna) e que comecem a circular posicionando a bolinha da forma em que está no slide (inclinada). Cada dupla marca com uma bolinha de tinta onde a luz está batendo de forma mais direta (a parte mais iluminada), peça que deem una passos para a esquerda, inclinem o palito para o outro lado e marquem novamente. Peça que andem novamente e marquem. E mais uma vez e marquem. As duplas devem ter 4 marcações diferentes.
Materiais necessários para a aula: bolinhas de isopor e palitos de churrasco (1 para cada dupla), tintas, lanterna ou lâmpada e ficha para preencher.
Textos de apoio para o professor:
- O globo terrestre e seu uso no ensino da geografia. - Disponível em http://www.ead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos%20-%20Material/Leituras_Cartograficas_II/Le_Ca_II_A06_MZ_GR_260809.pdf - Acessado em 7 de setembro de 2018.
- Globo terrestre de papel machê - Disponível em http://convivencia3.blogspot.com/2012/06/na-semana-que-passou-realizamos-uma.html - Acessado em 7 de setembro de 2018.
- Maquete de globo terrestre - Disponível em https://suportegeografico77.blogspot.com/2017/11/maquete-do-globo-terrestre_24.html - Acessado em 7 de setembro de 2018.
MÃO NA MASSA
Orientações: Em duplas os alunos irão discutir e responder as questões que foram colocadas no quadro oralmente e, se houver tempo, podem realizá-las em uma ficha disponível para impressão aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zpcCvyKKmFWNVSBGV6aBgvKYVq2QZVpaZEh94k45Txju27XrTM6bDw8Gmg54/atividade-para-impressao-desenho-comparativo-cie3-08tu05.pdf
Depois da discussão, uma dupla deve trocar ideias com uma outra dupla e verificar se suas ideias mudaram com relação ao que haviam discutido antes. Oriente que observem as marcas nas bolinhas para ajudar a chegar às suas conclusões.
Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como as duplas e os grupos conseguem contribuir com os outros. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva. Indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante de cada grupo compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a observação e com a discussão com os outros grupos. Retome as hipóteses iniciais que os alunos levantaram sobre a relação entre as estações do ano e o movimento da Terra, a questão disparadora e a observação que fizeram. Destaque o que os alunos aprenderam na aula. Peça que os alunos façam um desenho comparativo em seu caderno sobre o movimento de rotação e o de translação no seu caderno ilustrando o que aprenderam sobre esses movimentos. Atividade disponível para impressão aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z4ukJBenFxDVWkR4MpJKfVu2fbSvuBy6M7RFNWY32k2qXJmE7RcvE9j8s7rT/atividade-para-impressao-perguntas-para-responder-cie3-08tu05.pdf
SISTEMATIZAÇÃO
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que conseguimos observar que a Terra não está parada no universo, ela se move. O movimento que ela faz em torno dela mesma faz com que enquanto uma parte dela está sendo iluminada pelo Sol, a outra não está. Esse movimento, portanto dá origem aos dias e às noites. Além desse movimento, a Terra gira em torno do Sol. O eixo da Terra é inclinado, por isso, enquanto uma parte da Terra recebe uma grande incidência solar, a outra não recebe. Nessa parte que recebe muito sol é verão e na outra é inverno. Esse movimento dura um ano. Peça que os alunos colem seus desenhos de conclusão no caderno.
Material complementar para o professor:
Vídeo: De onde vem: os dias e as noites? - Diponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nux_3PVdo9U - acessado em 15 de setembro de 2018.
Vídeo: Estações do Ano - mais um efeito da translação - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aMT9MoVC8x8 - acessado em 18 de setembro de 2018.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Plataforma de partilha de vídeos: Flipgrid.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto do plano através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet e faça uma apresentação de slides para a aula. Projete a letra e mostre o vídeo da música “O vai e vem das estações”, do grupo Palavra Cantada. Questione os alunos de acordo com o slide 3 e leia a questão disparadora. Lembre-se de deixar as crianças compartilharem opiniões sobre o tema e retomarem as hipóteses que levantaram durante o contexto.
Mão na massa
Antes de entrar em detalhes sobre o experimento, questione os alunos em relação a forma da Terra, a posição e movimentos. Use o momento da videoconferência para explicar a montagem que devem realizar em casa e oriente-os a pedirem a ajuda de um adulto. Substitua os materiais necessários para a prática por outros disponíveis na casa dos estudantes. Faça sugestões para trocarem a lanterna pela luz de um smartphone e, se não houver bola de isopor, sugira bolinha de papel ou de massinha. O palito também pode ser substituído por lápis ou caneta. Faça um vídeo tutorial montando o experimento sugerido pelo plano e envie o link para os alunos. Use o canal de comunicação usual da turma para compartilhar o arquivo (Whatsapp, e-mail ou classroom). Oriente as crianças a fazerem vídeos curtos dos testes e compartilharem-nos na plataforma de vídeos Flipgrid. Envie o acesso da plataforma para toda a turma com antecedência.
Sistematização
Agende uma nova videochamada com a turma e pergunte se todos conseguiram fazer as montagens e testes em casa. Projete alguns vídeos produzidos pelos alunos e aponte situações (nos vídeos) que possam gerar debate entre eles. Siga as orientações dos slides finais para finalizar a aula.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na etapa “mão na massa” do plano e na postagem dos vídeos no Flipgrid.
Como ocorrem as estações do ano?
3º ano
Objetivos de aprendizagem
Relacionar o movimento de translação e o eixo inclinado da Terra com a ocorrência das estações do ano.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
Professor-autor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Mentor: Aline Soares Silva
Especialista: Margareth Polido
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a quinta aula sobre a temática e deve ser utilizada preferencialmente na sequência das aulas da unidade para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhado.