Tabela de resumo

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo estimado: 2 minutos
Orientação: Ler com a turma o objetivo da aula e refletir sobre o significado, perguntando: “quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.
Aquecimento
Tempo Previsto: 3 minutos
Orientação para o professor: Explicar que receberão fichas com os símbolos para manusear. Essas fichas deverão ser impressas em papel mais firme e recortadas com antecedência. Poderão também ser plastificadas para maior durabilidade e uso em outras atividades.
Propósito: Perceber que os valores podem ser representados de diferentes maneiras e com diversos símbolos.
Aquecimento
Tempo Previsto: 3 minutos
Orientação para o professor: Os alunos devem estar organizados em duplas ou trios. Disponibilizar fichas com os símbolos impressas em papel firme (pode ser cartolina, papel cartão ou outros materiais), para que todas elas tornem-se conhecidas pelo alunos.O ideal é que cada grupo tenha 10 fichas de 5 unidades, 10 fichas de 10 unidades, 10 fichas de 20 unidades, 10 fichas de 50 unidades, 5 fichas de 50 unidades e 5 fichas de 100 unidades. Antes de iniciar a atividade, propor oralmente uma atividade em forma de brincadeira, perguntando:
“Tenho 1 coração e 1 círculo! Que valor eu tenho?"
"Agora tenho 1 quadrado e 1 coração! Quanto tenho?”
Dessa forma, a familiarização se inicia!
Discuta com a turma:
- Que valores é possível formar com essas fichas?
Propósito: Familiarização com as fichas.
Atividade Principal
Tempo Previsto: 20 minutos (slides 5 - 7)
Orientação para o professor: Utilizar as fichas impressas, para que os alunos manuseiem um pouco mais e formem os valores, primeiro oralmente:
- Quais fichas podemos usar para formar 10 unidades? (dar um tempo mínimo para os grupos se pronunciarem).
- Para formar 50 unidades, quais fichas posso usar?
- Para formar 100 unidades, que combinações de fichas podemos fazer?
Discuta com a turma:
- Existe uma só maneira de compor um determinado valor? Por quê?
Propósito: Perceber que existem diversas alternativas para somar os valores utilizados no dia a dia.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade Principal
Tempo Previsto: 20 minutos (slides 5 - 7)
Orientação para o professor: Utilizar as fichas impressas para formar os valores. O(a) professor(a) deve circular entre as carteiras enquanto os alunos realizam as atividades para perceber as dificuldades e fazer as intervenções, nunca dando respostas, apenas fazendo perguntas que os levam às conclusões e tomada de decisões, ou seja, que os leve a perceber o motivo pelo qual a composição dos valores ocorre daquela forma ou outras possibilidades. Pode perguntar: “Por que escolheu começar por essa figura?”. “ E depois da primeira, como pensou para escolher as seguintes?” “Faz diferença mudarmos a ordem das fichas?”. Deixar que as duplas socializem suas composições, a dupla da frente pode se comunicar com a dupla de trás.
Discuta com a turma:
- Existe uma só maneira de compor um determinado valor? Por quê?
Propósito: Perceber que existem diversas alternativas para somar os valores utilizados no dia a dia.
<title> Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo Previsto: 20 minutos (slides 5 - 7)
Orientação para o professor: Utilizar as fichas impressas para formar os valores. Deixar que as duplas socializem suas composições, a dupla da frente pode se comunicar com a dupla de trás.
Discuta com a turma:
- Você pode perceber que não existe uma só maneira de compor um determinado valor. Então como pensou para escolher as fichas que usaria?
- Qual a diferença entre a estratégia que você usou e do seu colega? (Se utilizaram a mesma estratégia, pois estão conversando e aprendendo juntos, observar a estratégia de outra dupla).
Propósito: Perceber que existem diversas alternativas para somar os valores utilizados no dia a dia.
Painel de Soluções
Tempo Previsto: 12 minutos.
Orientação: Escolher um dos valores da atividade e convidar um aluno para mostrar como o compôs. Perguntar “Quem fez diferente?” e convidar para representar no quadro com desenhos ou adição dos valores.Neste momento valorizar o registro dos alunos, desenho das figuras ou substituí-lo por uma adição. Se mais alguém quiser mostrar sua formação, desde que seja diferente, deixar que o faça. Pedir que registrem no caderno mais uma formação de valor que seja diferente da sua, junto com o nome do autor.
Discuta com a turma:
- Podemos utilizar diversas formações de valores. Nesta atividade alguma formação se destacou para você? Qual foi? Por quê?
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compará-las e aprimorar o cálculo mental.
Sistematização do Conceito
Tempo Previsto: 4 minutos.
Orientação: Conversar sobre a importância do cálculo mental nesta atividade. Que muitas vezes não conseguimos calcular mentalmente, mas quando temos dezenas inteiras para somar (20, 40, 60, 50…) é mais fácil que somar 17 com 25, 33, 45. Retomar a formação da dezena, perguntando que valores da unidade dos números pode ajudar a formar mais uma dezena inteira, como por exemplo: Ao somar 17 + 25 + 44 + 23 + 55 + 16, facilita agrupar os valores cujas unidades formem uma nova dezena.
17 + 23 = 40
44 + 16 = 60
25 + 55 = 70
40 + 60 = 100
70 + 100 = 170
O(a) professor(a) deve sempre explorar as possibilidades de compor uma valor, somando diferentes parcelas, isso contribui para o desenvolvimento do cálculo mental.
Discuta com a turma:
- Que estratégia ajudou na hora de somar os valores parciais? (Perguntar quem quer mostrar, anotar no quadro a fala desse(a) aluno(a) ou pedir que ele mesmo anote.)
Propósito: Sistematizar o conceito matemático de composição de números.
<title> Encerramento
Encerramento
Tempo Previsto: 3 minutos.
Orientação: Elaborar coletivamente um pequeno texto coletivo (uma frase que sintetize a ideia) sobre como proceder ao compor valores. Lançar a pergunta (O que facilita o cálculo mental, ao somar várias parcelas?) e ouvir o que os alunos aprenderam, então perguntar: “o que eu devo escrever aqui no quadro então? Como vamos escrever essa regra de composição?”. Pedir que escolham as palavras que represente melhor a regra, perguntar: “o que fica melhor na frase? Vamos decidir o que devo escrever e só depois vocês farão o registro no caderno!”. Ao terminar o registro no quadro, pedir que um(a) aluno(a) leia e perguntar se alguém sugere alterações. O(a) professor(a) observam se é necessário fazer alguma intervenção e explicar, se estiver tudo certo, pedir que escrevam em seus cadernos. Enquanto os alunos escrevem, o(a) professor(a) pode copiar o texto no papel kraft e deixar registrado no mural da sala para ser retomado sempre que necessário ao longo do ano.
Propósito: Compreender a formação dos números de 3 ordens e comparar valores.
Raio X
Tempo Previsto: 7 minutos
Orientação: Pedir que façam individualmente e após um tempo, comparar com a produção do colega da dupla. Socializar a estratégias, perguntando quem quer mostrar como fez, registrando no quadro. Perguntar se alguém fez diferente e pedir que registre também. Conferir e validar a estratégia com a turma. Perguntar: “Será que se Maria tivesse colocado os símbolos amarelos no início teria ajudado? Colocar os valores em ordem decrescente é importante? A resposta é não, pois a pessoa pode querer agrupar valores que facilitem a soma e assim, não ficarão em ordem crescente ou decrescente. Exemplo: 200 + 120 + 80 (somar primeiro 120+80 facilita muito!)
Discuta com a turma:
- Qual será a causa do erro da Maria? O que faltou na estratégia dela?
- Levá-los a compreender que pode ter sido uma simples distração ou que ela
Propósito: Compreender que existem diversas possibilidades de compor um valor e muitas caminhos para chegar a ele.
Materiais Complementares:
Atividade raio x
Atividades complementares
Resolução raio x
Resolução das atividades complementares