Guia de intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Subtração na reta numerada - Parte I
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Representação e movimentação na reta numerada
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rejane Bianchini
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidades da BNCC
(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1 000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias.
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos específicos
Utilizar os conhecimentos sobre o funcionamento da reta numerada para resolver e representar problemas associando o deslocamento à esquerda, ao conceito de subtração.
Conceito-chave
Representação na reta numerada (números e operações).
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Atividades Fotocopiadas (se achar conveniente).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar os conhecimentos sobre o funcionamento da reta numerada para resolver e representar problemas associando o deslocamento à esquerda, ao conceito de subtração.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)
Orientações: Depois de compartilhar o objetivo com seus alunos, inicie a atividade com a leitura do slide, que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente. Ou passe a proposta no quadro. Em seguida, peça para que os alunos pensem em possíveis soluções para este desafio. Enquanto os alunos pensam nas soluções, você pode ir desenhando retas no quadro que servirão de suporte para a discussão das ideias dos alunos. Em seguida, permita que os alunos expliquem o que pensaram. É importante neste momento da aula, que os alunos relembrem a representação e a subtração na reta numerada. Se necessário, você pode criar outros cálculos com valores menores ou maiores, conforme a necessidade da turma.
Propósito: Retomar o procedimento de subtração na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Me conte o que você entendeu desta atividade.
- Como você pensa iniciar a resolução dela? Por quê?
- Alguém lembra como faz para subtrair na reta numerada? Gostaria de dar ou fazer um exemplo?
- E se a gente se deslocar para o lado contrário, o que ocorre?
- Existe uma única maneira de fazer este cálculo na reta numerada?
- Existem outras maneiras? Quais? Permita que os alunos deem exemplos.
- Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual a mais prática? Por quê?
- Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
Materiais Complementares:
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Se os intervalos na reta fossem de quatro em quatro, seria possível utilizar a estratégia de contar de dez em dez? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Se os intervalos na reta fossem de quatro em quatro, seria possível utilizar a estratégia de contar de dez em dez? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Se os intervalos na reta fossem de quatro em quatro, seria possível utilizar a estratégia de contar de dez em dez? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientações: Apresente o problema aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia a cada um. Deixe que os estudantes leiam e dê tempo para que tentem resolvê-lo individualmente; depois peça que discutam com um colega. Neste primeiro momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, para em seguida questioná-los a respeito disso. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Aprimorar os conhecimentos da sequência numérica na reta numerada, explorar o cálculo mental envolvendo subtrações e fixar os movimentos na reta numerada relacionado à subtração.
Discuta com a turma:
- Sobre o que o problema fala?
- O que o problema quer saber?
- O que você pensou em fazer primeiro? Por quê?
- Em qual sentido você acha que devem ser os movimentos na reta numerada? E se forem ao contrário, o que acontece?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Para você saber mais sobre a resolução de problemas acesse aqui.
Para você saber mais sobre a importância de trabalhar com o erro nas aulas de matemática acesse aqui.
Para você saber mais sobre a brincadeira carrinho de mão acesse aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que compartilhem o que aprenderam nesta aula. Você pode ir realizando um registro das aprendizagens no quadro. Então, encerre a atividade lendo o resumo do que aprenderam hoje. Você pode pedir que eles copiem esta síntese no caderno.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a reta numerada para resolvê-la. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de subtração na reta numerada para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos deslocamentos na reta numerada associados ao conceito de subtração.
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_07NUM04
Recursos
- Necessários: Um meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail, ou envio de atividades impressas.
Opcionais: Régua, papel quadriculado ou caderno do aluno; Convite aos pais.
Para este plano, foque na etapa Atividade principal
Atividade principal
Para os alunos fazerem a atividade devem ter acesso ao documento impresso que está na aba dos materiais e atividades, ou ao conteúdo do slide 6.
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode iniciar a aula apresentando os slides de retomada 2, 3, 4 e 5, para explicar, ou retomar, se você já tiver trabalhado com eles o procedimento de subtração na reta numerada. Se achar que eles já compreendem bem esta estratégia, vá direto ao slide 6 e apresente o problema aos alunos. Você pode pedir que eles desenhem a reta numerada no caderno usando uma régua, ou se preferir, papel quadriculado. O papel quadriculado facilita demarcar igualmente os intervalos entre os números, mas eles também podem ser marcados usando os centímetros da régua. Ao desenhar eles devem ficar atentos ao número de intervalos e identificação dos metros, o nome e a posição correta do Roberto e da Ana, já representadas na reta numerada. Antes de ler o problema com eles, garanta que todos tenham desenhado sua reta. Se achar melhor, você pode enviar o documento da atividade principal para que os alunos façam a impressão da reta. No primeiro momento, deixe que eles analisem sozinhos os dados do problema, interpretem e elaborem suas estratégias. Você pode também pode ajudar na leitura e fazer as perguntas:
- Sobre o que o problema fala?
- O que o problema quer saber?
- O que você pensou em fazer primeiro? Por quê?
- Em qual sentido você acha que devem ser os movimentos na reta numerada? E se forem ao contrário, o que acontece?
Diga que depois terão um tempo para compartilhar suas estratégias.
Se não estiver online com todos alunos em simultâneo, você pode tirar um print da tela do slide da reta numerada e compartilhar com eles via WhatsApp, em um grupo formado para a turma toda, e pedir que reproduzam em seus cadernos. Neste caso, oriente sobre o uso da régua para a construção da reta numerada e a identificação correta do número de intervalos. Você também pode gravar áudios com as orientações, com o texto do problema e as questões. Para facilitar, permita que registrem somente a reta numerada com as respostas das questões, sem precisar copiar as perguntas, e depois peça que tirem foto e enviem para você por WhatsApp. Oriente que leiam e tentem resolvê-lo individualmente, e depois discutam com um colega. Envie as perguntas no grupo da turma para ajudá-los na discussão.
Caso não tenha Internet, você pode imprimir o documento da atividade e combinar com os pais para buscar e devolver na escola. Neste caso, envie também as questões abaixo, impressas junto com a atividade:
- Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Discussão das soluções
Proporcione meios para que seus alunos possam compartilhar as respostas com a turma. Se puder fazer isto de forma síncrona incentive a participação de todos e peça que compartilhem as estratégias deles. Faça as perguntas sugeridas na discussão das soluções, e caso alguma das formas apresentadas nos slides do plano seja diferente das que seus alunos usaram, apresente para eles compartilhando sua tela com os slides correspondentes.
Você também pode compartilhar das estratégias utilizadas pelos alunos e os questionamentos usando o WhatsApp, por meio de bate-papo e gravação de áudios, ou envio de mensagens de texto. Eles podem fotografar as suas retas usadas e enviar no grupo.
No caso das tarefas serem físicas, os alunos podem responder às questões enviadas com o problema.
Encerramento
É importante que eles tenham analisado as possíveis formas de se deslocar na reta para realizar subtrações, percebendo que existem jeitos diferentes de chegar ao resultado. Valide todas as respostas dando devolutivas aos alunos. No caso das tarefas terem sido disponibilizadas impressas, reúna as diferentes estratégias usadas pela turma e envie junto com a correção.
Raio X
Se você quiser verificar se os alunos são capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada aluno a respeito dos deslocamentos na reta numerada associados ao conceito de subtração, aplique a atividade do Raio X em uma outra aula. Disponibilize o desafio proposto no plano da forma que for possível, enviando um documento por e-mail, imagem no celular, compartilhamento de tela, ou impressa; e peça que respondam individualmente.
Convite às famílias
Os pais podem ajudar seus filhos com a leitura do problema e do desafio do raio x, com a reprodução das retas no papel, e manuseio da régua, se este for o caso. O apoio dos familiares é sempre muito importante para o sucesso da aprendizagem dos alunos, por isso incentive o envolvimento deles. Você pode escrever um pequeno texto e enviar junto com a tarefa, ou gravar e enviar um áudio fazendo o convite e dando sugestões de apoio aos filhos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rejane Bianchini
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidades da BNCC
(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1 000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias.
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos específicos
Utilizar os conhecimentos sobre o funcionamento da reta numerada para resolver e representar problemas associando o deslocamento à esquerda, ao conceito de subtração.
Conceito-chave
Representação na reta numerada (números e operações).
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Atividades Fotocopiadas (se achar conveniente).