Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_07NUM05
Recursos
- Necessários: Um meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail, ou envio de atividades impressas.
Opcionais: Régua, papel quadriculado ou caderno do aluno; Convite aos pais.
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal.
Atividade principal
Para esta atividade, o ideal é que os alunos recebam a atividade impressa, ou que tenham possibilidade de imprimir eles mesmos, pois envolve medidas de comprimento, e eles poderiam confundir os intervalos da reta numerada com medidas reais.
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), você pode compartilhar com os alunos sua tela do computador. Mas quando for apresentar o slide 3 para eles, e se for pedir que desenhem a reta numerada no caderno, é importante falar que os intervalos da reta não precisam corresponder aos centímetros reais da régua. Explique que a reta não caberia no caderno, pois precisariam de um papel muito grande, de 200 cm, isto é, dois metros. Eles podem usar papel quadriculado, fazendo a relação de cada intervalo de 10 cm da reta numerada corresponder a um quadradinho do papel quadriculado. Antes de ler o problema com eles, garanta que todos tenham desenhado sua reta. Se for possível, peça que abram a câmera de vídeo e mostrem para você como ficou. Se achar melhor, você pode enviar o documento da atividade principal para que os alunos façam a impressão da reta. Faça perguntas que levem os alunos a analisar os dados do problema e deixe que criem estratégias de resolução:
- Sobre o que o problema fala?
- O que o problema quer saber?
Se não estiver com todos ao mesmo tempo, você pode tirar um print da tela do slide da reta numerada e compartilhar com os alunos via WhatsApp, e pedir que reproduzam em seus cadernos. Neste caso, lembre de chamar a atenção quanto a representação dos intervalos na reta e a não correspondência dos valores representados nela com as medidas reais. Você também pode gravar um áudio com as orientações e outro com o texto do problema. Peça que circulem e escrevam as respostas das questões na própria reta, depois tirem foto dela e enviem para você por WhatsApp.
Caso não tenha Internet, você pode imprimir o documento da atividade e combinar com os pais para buscar e devolver na escola. Explique que podem responder às questões na própria reta enviada.
Discussão das soluções
Proporcione meios para que seus alunos possam compartilhar as respostas com a turma. Se puder fazer isto de forma síncrona, incentive a participação de todos, pedindo que expliquem as estratégias deles, e as formas que usaram para encontrar as respostas na reta. Faça os questionamentos sugeridos nas orientações que estão na parte da discussão das soluções.
- Como você fez para descobrir o comprimento do trem antigo de Felipe?
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
Valorize o cálculo mental e todas as outras estratégias usadas por eles. Pergunte:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar?
Você encontra nos slides 4, 5, 6, 7, 8 e 9, sugestões de cálculos. Se alguma delas não foi apresentada por seus alunos, compartilhe com eles mais essas formas.
Você também pode compartilhar as estratégias utilizadas pelos alunos e os questionamentos usando o WhatsApp, por meio de bate-papo e gravação de áudios ou envio de mensagens de textos. Eles podem tirar fotos das suas retas e enviar no grupo.
No caso das tarefas serem físicas, você pode inserir esta questão junto com o problema enviado:
- Como você fez para descobrir o comprimento do trem antigo de Felipe?
O importante é dar espaço para todos fazerem suas reflexões e expressarem suas ideias.
Encerramento
Após discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade, valide todas as respostas dando devolutivas aos alunos. É importante que eles percebam que existem jeitos diferentes de chegar ao resultado, por isso no caso das tarefas terem sido enviadas impressas, reúna as diferentes estratégias usadas pela turma e envie com a correção.
Convite às famílias
Os pais podem ajudar seus filhos com a leitura do problema e com a reprodução da reta no papel e manuseio da régua, se este for o caso. É importante explicar aos pais que os valores em centímetros usados na reta, não correspondem às medidas reais. Oriente que ressaltem essa informação aos filhos. O apoio dos familiares é sempre muito importante para o sucesso da aprendizagem dos alunos, por isso incentive a participação e o envolvimento deles. Você pode escrever um pequeno texto e enviar junto com a tarefa, ou gravar e enviar um áudio fazendo o convite e dando sugestões de apoio aos filhos.