Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Composição e decomposição
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Composição e decomposição de números naturais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Barreto Maia Santos
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC:
EF02MA04 - Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos específicos
Reconhecer a formação dos números de até três ordens por meio de diferentes formas de compor e decompor.
Conceito-chave
Sistema de numeração decimal, cálculo mental e composição e decomposição.
Recursos necessários
Lápis e borracha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer a formação dos números de até três ordens por meio de diferentes formas de compor e decompor.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Peça que os alunos leiam o texto do objetivo e pense em seu significado.
Pergunte quem entendeu e pergunte se alguém deseja complementar a explicação do aluno.
Pergunte à turma se concordam com a fala do aluno e solicite que justifiquem.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.
Discuta com a turma:
- O que significa decompor um número?
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação:
- Os alunos devem estar organizados em duplas.
- Peça que pensem individualmente por uns minutos
- Retome com a turma as formas de decompor um valor, no exemplo do slide tem duas maneiras, explique que podemos encontrar infinitas formas de decomposição, escreva outras no quadro ou peça que ajudem dando ideias ou complementando o que o(a) professor(a) iniciar.
Discuta com a turma:
- Podemos definir uma quantidade exata de possibilidades de decomposição de um valor?
Propósito: Perceber que existem diferentes maneiras de decompor um valor.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Os alunos devem estar organizados em duplas, para promover a socialização dos resultados obtidos ao longo da aula.
- Peça que pensem individualmente por uns minutos.
- Retome com a turma as formas de compor um valor, no exemplo do slide tem duas maneiras. Explique que podemos encontrar infinitas formas de composição, escreva outras no quadro ou peça que ajudem dando ideias ou complementando o que o(a) professor(a) iniciar.
- Os alunos podem registrar suas composições em uma folha pequena, aproximadamente 10 cm x 8, depois essas fichas podem ser afixadas no mural da sala. Esta estratégia proporciona ao alunos diversificar suas estratégias de cálculo e permitir que utilizem elas em outras situações.
- Explique que compor um número é o mesmo que encontrar as partes que o compõe e decompor é dividir o valor em várias partes que podem ou não ser iguais.
Discuta com a turma:
- Podemos definir uma quantidade exata de possibilidades de decomposição de um valor?
Propósito: Perceber que existem diferentes maneiras de decompor um valor.
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientação: Alunos organizados em duplas, devem fazer a atividades individualmente.
- Como há duas linhas para registrar a decomposição do valor central de cada tabela, a criança pode usar uma delas para registrar a decomposição que encontrou e a outra para escrever a decomposição registrada pelo colega da dupla, caso tenha feito diferente.
- Circule entre as carteiras para observar as dificuldades encontradas pelos alunos, faça perguntas que os auxiliem a encontrar os valores corretos, como: “precisamos utilizar todos os valores da tabela rosa? Será que não ultrapassa o valor em destaque?” Ou “será que somar dois números de cada vez para se aproximar do valor que procuramos nos ajuda, ou devemos somar de três em três? O que é mais fácil?”
Discuta com a turma:
- De quantas maneiras podemos fazer uso em cada tabela?
- Aqui são infinitas as formas de decomposição?
Propósito: Perceber que existem diferentes maneiras de decompor um valor.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 e 7)
Orientação:
- Alunos organizados em duplas, devem fazer a atividades individualmente.
- Circule entre as carteiras para observar as dificuldades encontradas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- De quantas maneiras podemos fazer uso em cada tabela?
- Aqui são infinitas as formas de decomposição?
Propósito: Perceber que existem diferentes maneiras de decompor um valor
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientação: Após a turma realizar a atividade, peça que contem como fizeram, convide algum aluno para vir ao quadro ou que o(a) professor(a) registre na lousa a estratégia da criança.
- Pergunte se alguém fez diferente e registre da mesma forma no quadro. Como os valores são poucos, as possibilidade ficam limitadas em duas ou três possibilidades. Mesmo assim, questione a turma se nesta atividade as possibilidades são infinitas como ocorreu no aquecimento.
- Pergunte se alguém errou, neste caso tratar o erro como parte do processo de aprendizagem, pedindo que o aluno explicite sua estratégia que pode ter sido a de outros alunos também. Ou o(a) professor(a) pode colocar na lousa alguma situação de erro que tenha visto ao circular pela sala para exemplificar um caminho que pode conduzir ao erro, ou ainda, um erro que tenha sido comum entre muitos alunos da turma.
- É importante que a turma faça a validação de cada uma das estratégias, assim não é o professor que dirá se está correto ou não, são os alunos que o farão, dizendo o porquê.
Discuta com a turma:
- Existem outras maneiras de decompor o valor no centro de cada tabela, além das utilizadas nesta atividade? São limitadas ou infinitas?
Propósito: Socializar e discutir que existem diferentes maneiras de decompor um valor.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação:
- Leia com a turma o texto do slide e pergunte se concordam ou se desejam complementar algo.
- Caso manifestem o desejo de mudar o texto, registre no quadro e peça que registrem no caderno a aprendizagem desta aula.
Discuta com a turma:
- Decompor um número significa escrevê-lo em partes menores, é como “desmanchá-lo”. Concordam com esta afirmação? Por que?
Propósito: Compreender as diferentes maneiras de decompor um valor numérico.
Raio X
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação:
- Oriente os alunos que deverão realizar a atividade individualmente, para verificar o progresso na aprendizagem deste tema.
- Depois poderão socializar as respostas com o colega da dupla, registrando no caderno a estratégia utilizada por ele, caso tenha sido diferente da sua e tenha chamado a atenção.
Propósito: Compreender que existem diversas possibilidades de decompor um valor.
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 10 ao 12).
Orientações: Explique que a situação apresentada é uma adaptação de um dos problemas do livro “Os problemas da Família Gorgonzola”, escrito por Eva Furnari. Posteriormente, seria interessante apresentar o livro para a turma, ler para eles e pedir que resolvam os problemas que são bem simples e atrativos, pode ser um por dia.
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e formas de representar a solução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números, fazendo os agrupamentos, decompondo o valor total das bolachas.
Discuta com a turma:
- O que foi mais trabalhoso na hora de decompor a quantidade de bolachas para cada dia?
- Podemos decompor os números em diferentes agrupamentos. Como foi decompor 100 em grupos de 20?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 10 ao 12).
Orientações: Explique que a situação apresentada é uma adaptação de um dos problemas do livro Os problemas da Família Gorgonzola, escrito por Eva Furnari. Posteriormente, seria interessante apresentar o livro para a turma, ler para eles e pedir que resolvam os problemas que são bem simples e atrativos, pode ser um por dia.
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e formas de representar a solução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números, fazendo os agrupamentos, decompondo o valor total das bolachas.
Discuta com a turma:
- O que foi mais trabalhoso na hora de decompor a quantidade de bolachas para cada dia?
- Podemos decompor os números em diferentes agrupamentos. Como foi decompor 100 em grupos de 20?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 10 ao 12).
Orientações: Explique que a situação apresentada é uma adaptação de um dos problemas do livro Os problemas da Família Gorgonzola, escrito por Eva Furnari. Posteriormente, seria interessante apresentar o livro para a turma, ler para eles e pedir que resolvam os problemas que são bem simples e atrativos, pode ser um por dia.
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e formas de representar a solução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números, fazendo os agrupamentos, decompondo o valor total das bolachas.
Discuta com a turma:
- O que foi mais trabalhoso na hora de decompor a quantidade de bolachas para cada dia?
- Podemos decompor os números em diferentes agrupamentos. Como foi decompor 100 em grupos de 20?
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_03NUM04
Recursos
- Essenciais: atividade impressa, WhatsApp ou e-mail.
- Optativas: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets, Whiteboard ou o Jamboard,
Este plano pode ser aplicado em duas aulas. Foque nas etapas da Atividade Principal e do Raio X.
Atividade principal
Se você estiver em um momento de aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar os slides da atividade principal para os alunos e deixar que eles resolvam. Caso tenha acesso a quadros virtuais como o Whiteboard ou o Jamboard, você pode compartilhar a tela e fazer as anotações das respostas por meio dele. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou tirar um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles podem copiar a situação no caderno, resolvê-la e colocar as suas conclusões no caderno e devolver pela mesma via de comunicação e interação. Se essas opções não forem possíveis, você pode imprimir a atividade e colocar alguns questionamentos para que respondam e devolvam. Neste caso, peça que se for possível, via WhatsApp troquem informações e compartilhem a resposta com pelo menos um colega. Inclua na atividade a questão:”Seu colega usou uma maneira diferente para decompor os números? Qual?”.
Discussão das soluções
É fundamental que os alunos tenham oportunidade de socializar e discutir as diferentes maneiras de decompor um valor. Após a turma realizar a atividade, peça aos alunos que gravem áudio e compartilhem contando como fizeram para encontrar as respostas, conversem por meio do bate-papo. Ou ainda que registrem e enviem imagens de como ficaram seus quadros. Valide a estratégia usada por cada um. Depois promova a discussão utilizando a pergunta: "Existem outras maneiras de decompor o valor no centro de cada tabela, além das utilizadas nesta atividade?"
Sistematização
Dê uma devolutiva aos alunos, via texto, mensagem ou áudio, finalizando a atividade.
Se tiver possibilidade de reunir seus alunos usando uma ferramenta síncrona, apresente o quadro com as respostas enviadas por todos e sistematize a aprendizagem.
Raio X
A atividade de Raio X pode ser usada em uma próxima aula. Você pode enviar, impressa ou online, compartilhar sua tela, tirar print dos slides e encaminhar as imagens via WhatsApp, ou seja, recorra à ferramenta que for possível. Você pode ainda gravar um áudio contando a história, e depois enviar aos seus alunos. O importante é os alunos terem acesso ao texto da história adaptada e à situação problema envolvida. Explique que a situação apresentada é uma adaptação de um dos problemas do livro “Os problemas da Família Gorgonzola”, escrito por Eva Furnari. Se você tiver o livro, mostre a imagem da capa para ficar mais atrativo. Você encontra esta imagem facilmente na internet. Peça que, individualmente, com os colegas ou com apoio dos pais, de acordo com a sua realidade, os alunos leiam a atividade e a realizem. Depois oriente que discutam com um colega, ou uma pessoa da sua família formas de representar a solução da atividade. Faça com que os alunos pensem na formação dos números, fazendo os agrupamentos, decompondo o valor total das bolachas e preenchendo o quadro. Depois promova uma discussão das soluções e proponha as questões:
“O que foi mais trabalhoso na hora de decompor a quantidade de bolachas para cada dia?”, “Podemos decompor os números em diferentes agrupamentos. Como foi decompor 100 em grupos de 20?”
Valide as estratégias utilizadas pela turma, valorizando o esforço de cada um. Da mesma forma que na atividade principal, sistematize e dê devolutivas.
Convite às famílias
Convide os familiares a se envolverem nas atividades propostas, de acordo com as suas possibilidades. Peça que ajudem seus filhos na leitura dos enunciados das questões, da história e no preenchimento do quadro com as respostas. Este pode ser um momento muito divertido, de interação e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Barreto Maia Santos
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC:
EF02MA04 - Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos específicos
Reconhecer a formação dos números de até três ordens por meio de diferentes formas de compor e decompor.
Conceito-chave
Sistema de numeração decimal, cálculo mental e composição e decomposição.
Recursos necessários
Lápis e borracha.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA