Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Decomposição numérica
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Composição e decomposição de números naturais
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Barreto Maia Santos
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC:
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos específicos
Decompor números naturais por meio de diversas estratégias.
Conceito-chave
Sistema de numeração decimal,
Decomposição
Recursos necessários
- Lápis, borracha;
- Atividades impressas em folhas A4.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Decompor números naturais por meio de diversas estratégias.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:
Professor(a) deve questionar os(as) alunos(as) sobre o texto do objetivo da aula, sobre o conceito de decomposição, agrupamentos, fazendo perguntas como “Quem entendeu o que o objetivo dessa aula significa? O que é decompor um número? “
Ouvir as hipóteses das crianças e levá-los a compreender que nesta aula faremos decomposição dos números, que é o mesmo que “desmontar” um número em grupos menores.
Mostrar no quadro alguns exemplos de decomposição, como 250 = 200 + 50 ou 230 + 20 ou 100 + 100 + 50 ou 2 centenas e 5 dezenas.
Discuta com a turma:
- Existe uma única forma de decompor um número?
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação:
Levar a turma a relembrar as relações entre Unidade, Dezena e Centena.Caso a criança julgue necessário, pode fazer registros no caderno para responder com segurança.
Propósito: Perceber o uso das fichas como ferramenta de aprendizagem.
ATIVIDADE PRINCIPAL (slides e a 11)
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientação:
Pedir que pensem na decomposição apresentada, no slide temos uma centena decomposta em 10 grupos de 10 bolinhas. Os 10 grupos (dezenas) formam a centena.
Perguntar: “Será que existe outra forma de decompor uma centena?
Deixar que falem e o(a) professor(a) registra no quadro para que relembrem as possibilidades de decompor uma centena.
Propósito: Compreender e relembrar a decomposição de uma centena.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade principal
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientação:
Pedir que um aluno leia o que a imagem apresenta, perguntar “5 grupos de 10 bolinhas formam quantas unidades?”
Pedir que pensem na segunda decomposição apresentada.
No slide temos uma centena decomposta em 2 grupos de 50 bolinhas (agrupadas em 5 grupos de 10).
Perguntar: “Será que existe mais outra forma de decompor uma centena?
Propósito: Compreender e relembrar a decomposição de uma centena.
ATIVIDADE PRINCIPAL (slides e a 11)
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientação:
Pedir que um aluno leia o que a imagem apresenta, perguntar “2 grupos de 10 bolinhas formam quantas unidades?”
Pedir que pensem na terceira decomposição apresentada.
No slide temos uma centena decomposta em 5 grupos de 20 bolinhas.
Perguntar: “Será que existe mais outra forma de decompor uma centena?
Conversar sobre outras decomposições, perguntando “Para decompor o número 300, quais agrupamentos podemos usar?”
Pedir que pensem, se necessário podem registrar no caderno.
Professor(a) registra as decomposições que os alunos disserem, algumas serão iguais ou parecidas. Refletir sobre as possibilidades disponíveis.
Discuta com a turma:
- Quantas formas existem para decompor um número?
Propósito: Sistematizar a decomposição de uma centena e realizar a decomposição de números de 3 ordens.
Atividade principal (slides e a 11)
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientação:
Alunos devem estar organizados em duplas.
Pedir que os alunos leiam a situação, cada um lê um trecho.
Refletir sobre esta primeira parte da tarefa.
Propósito: Compreender a decomposição de valores com diversas estratégias.
Atividade principal (slides e a 11)
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientação:
Alunos devem estar organizados em duplas.
Pedir que os alunos leiam a situação, cada um lê um trecho.
Perguntar se entenderam o que a situação-problema está pedindo, caso haja dúvidas, reler o texto explicando por etapas.
Devem fazer individualmente, no primeiro momento, depois compartilhar e comparar a solução com o colega da dupla.
Pedir que façam os registros para justificar a respostas.
Circular entre as mesas e observar se há necessidade de fazer algum tipo de intervenção, com perguntas organizadoras do pensamento, sem apontar qual é a estratégia mais rápida. Pedir que releia e localize o que o problema pede, circulando as informações relevantes “O que é importante destacar no texto? Quais as informações que precisamos para chegar à resposta?”
É importante valorizar as variadas formas de fazer os registros, pode ser desenhos, esquemas. Nem sempre é necessário fazer uma operação com algoritmo usual (a conta armada) para que se tenha o registro.
Os alunos terão que decompor o número total de brinquedos em 3 agrupamentos, que podem ser feitos de diversas formas. Podem começar por uma subtração, para saber quantos brinquedos sobraram na caixa e decompor o restante (180 - 60 = 120 que deverá ser repartido em dois grupos: 60 + 60, 60 + 70 …). Podem também usar a adição de duas a duas parcelas, iguais (60 + 60 = 120 + 60 = 180, 70 + 70 = 140 + 40 = 180…).
Para usar adição podem fazer por tentativas, somando valores e observando se chegou ao total.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dificuldades e outras formas e possibilidades de registro decomposição dos valores.
Para imprimir esta atividade clique aqui.
Para imprimir esta atividade com as respostas clique aqui.
Propósito: Decompor de números de 3 ordens.
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Atividade principal (slides e a 11)
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientação:
Alunos devem estar organizados em duplas.
Pedir que os alunos leiam a situação, cada um lê um trecho e perguntar se entenderam o conteúdo dessa parte da situação-problema, caso haja dúvidas, reler o texto explicando por etapas.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dificuldades e outras formas e possibilidades de registro da decomposição dos valores.
Para imprimir esta atividade clique aqui.
Para imprimir esta atividade com as respostas clique aqui.
Propósito: Decompor de números de 3 ordens.
Atividade principal (slides e a 11)
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientação:
Alunos devem estar organizados em duplas.
Pedir que os alunos leiam a situação, cada um lê um trecho e perguntar se entenderam o que a situação-problema está pedindo.
Devem fazer individualmente, no primeiro momento, depois compartilhar e comparar a solução com o colega da dupla.
Pedir que façam os registros para justificar suas respostas.
Circular entre as mesas e observar se há necessidade de fazer algum tipo de intervenção, com perguntas organizadoras do pensamento, sem apontar qual é a melhor estratégia. Pedir que releia e localize o que o problema pede, circulando as informações relevantes “O que é importante destacar no texto? Quais as informações que precisamos para chegar à resposta?”
É importante valorizar variadas formas de fazer os registros, pode ser desenhos, esquemas, nem sempre é necessário fazer uma operação com algoritmo usual (a conta armada) para que se tenha o registro.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dificuldades e outras formas e possibilidades de registro decomposição dos valores.
Para imprimir esta atividade clique aqui.
Para imprimir esta atividade com as respostas clique aqui.
Propósito: Decompor de números de 3 ordens.
Atividade principal (slides e a 11)
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientação:
Alunos devem estar organizados em duplas.
Pedir que os alunos leiam a situação, cada um lê um trecho e perguntar se entenderam o que a situação-problema está pedindo.
Devem fazer individualmente, no primeiro momento, depois compartilhar e comparar a solução com o colega da dupla.
Pedir que façam os registros para justificar a respostas.
Circular entre as mesas e observar se há necessidade de fazer algum tipo de intervenção, com perguntas organizadoras do pensamento, sem apontar qual é a melhor estratégia. Pedir que releia e localize o que o problema pede, circulando as informações relevantes “O que é importante destacar no texto? Quais as informações que precisamos para chegar à resposta?”
É importante valorizar variadas formas de fazer os registros, pode ser desenhos, esquemas, nem sempre é necessário fazer uma operação com algoritmo usual (a conta armada) para que se tenha o registro.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dificuldades e outras formas e possibilidades de registro decomposição dos valores.
Para imprimir esta atividade clique aqui.
Para imprimir esta atividade com as respostas clique aqui.
Propósito: Decompor de números de 3 ordens.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientação:
Pedir aos alunos que demonstrem suas estratégias de cálculo, convidá-los a vir fazer no quadro: uma criança faz e a turma valida sua estratégia e a resposta.
Convidar outras crianças que queiram demonstrar como fizeram, mesmo que os resultados sejam diferentes, pois assim, a turma pode refletir onde está o problema: se é uma dificuldade sobre decomposição (aí a própria turma pode ajudá-lo a compreender ao discutir a resposta - lembrando que discutir a solução não é o mesmo que apontar o erro apenas, devem conversar sobre o que levou esse aluno a ele) ou se foi um erro por distração, falta de atenção para algum detalhe importante.
Solicitar que depois de exploradas todas as estratégias utilizadas pela turma, pedir que registrem no caderno uma das resoluções que seja diferente da sua e que tenham achado interessante, anotando o nome do autor.
Discuta com a turma:
- Existe uma forma de decompor que seja a mais correta ou melhor que as outras?
- Para que é importante saber decompor um número?
Propósito: Refletir sobre as formas de realizar a decomposição numérica.
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:
Ler com as crianças o texto da sistematização e refletir sobre ela.
Verificar se entenderam a função do desenho no texto. A imagem representa a decomposição em duas partes, que somadas formam a figura da placa de trânsito.
Perguntar se alguém quer complementar o texto, neste caso, o(a) professor(a) deve registrar no quadro o complemento, depois pedir que registrem o texto completo no caderno.
Propósito: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro.
Encerramento
Tempo Previsto: 2 Minutos
Orientação:
Pedir que os alunos leiam a texto do slide e perguntar se concordam com ele, se aprenderam, compreenderam algo além do que o texto expõe.
Discuta com a turma:
- O que mais foi possível aprender com esta aula?
Pedir que exponham suas percepções e conversem sobre.
Propósito: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Pedir que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixar que discutam com o colega da dupla as soluções obtidas.
No momento da correção coletiva, o(a) professor(a) deve pedir para a turma que socialize suas descobertas, que alguns alunos falem uma das operações que registrou no primeiro exercício e anotar no quadro. Registrar por volta de 10 possibilidades e pedir que escolham algumas para anotar na folha, logo abaixo das que fez, são outras opções de formação do número 297.
Para o segundo exercício pedir que façam cálculos auxiliares no caderno para encontrar o valor no topo da tabela, caso julguem necessário. Porém é importante dizer que tentem fazer o cálculo mentalmente antes de partir para as operações no papel.
Pedir que evitem o uso de algoritmo usual, estimulando que utilizem outras estratégias de cálculo. Mostrá-las no quadro. Veja alguns exemplos de estratégias alternativas:
- Composição do valor pela adição de várias parcelas, até completar os valor desejado: 210 + 40 = 250 + 50 = 300, assim o valor em busca é 90 (40 + 50 ). Para formar 200, usar 90 + 10 = 100 + 100= 200, resposta 110 (10 +100).
Deixar que escolham a estratégia que preferir, mas é importante incentivar o uso de diferentes possibilidades.
Como retomada, numa aula posterior, discutir:
- Quais dificuldades encontrou no momento de compor os valores?
- É possível usar adição ou subtração para encontrar os valores das atividades realizadas nesta aula, qual o caminho mais curto e fácil? Por quê?
Para fazer o download desta atividade e imprimir para os alunos clique aqui.
Para imprimir a atividade com as respostas clique aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dificuldades e outras formas e possibilidades de registro decomposição dos valores.
Para acessar e imprimir atividades complementares clique aqui.
Para acessar e imprimir atividades complementares com as respostas clique aqui.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números e tomem ciência da diversidade de possibilidades de compor um mesmo valor.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_03NUM02
Recursos
- Necessários: atividade impressa, e-mail ou WhatsApp.
- Opcionais: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets, Whiteboard, Jamboard.
Para este plano, foque nas etapas da Atividade Principal e do Raio X, que podem ser desenvolvidas em duas aulas.
Atividade principal
Se você estiver em um momento de aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar para os alunos os slides com os agrupamentos e fazer a leitura das situações problema uma a uma. A atividade original sugere que seja feita em duplas, porém há outras possibilidades. Peça, por exemplo, que compartilhem as suas hipóteses e conclusões com todos os colegas durante o momento conversando ou por meio do bate-papo. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou fazer um print das telas do slides com as diferentes formas de agrupamentos apresentadas no início da atividade e com as situações problema, e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles podem copiar a situação no caderno e fazer o levantamento de hipóteses, explicar seu raciocínio e colocar as suas conclusões no caderno e enviar pela mesma via de comunicação e interação. Se essas opções não forem possíveis, você pode imprimir a atividade e colocar os questionamentos para que respondam e devolvam. Peça que façam os registros para justificar as respostas. Neste caso, para que eles compreendam que podem fazer a decomposição de valores com diversas estratégias, é interessante enviar impresso também os agrupamentos contidos nos slides 3, 4 e 5.
Discussão das soluções
É importante valorizar as variadas formas de fazer os registros, podendo ser desenhos, esquemas ou algoritmos. Por isso, ao compartilhar as diferentes estratégias, ressalte que nem sempre é necessário fazer uma operação com algoritmo usual. Discuta com a turma:
- Existe uma forma de decompor que seja a mais correta, ou melhor que as outras?
- Para que é importante saber decompor um número?
Após explorar todas as estratégias utilizadas pela turma, solicite que registrem no caderno uma das resoluções que difira da sua e que tenham achado interessante, anotando o nome do autor. Caso tenha acesso a quadros virtuais como o Whiteboard ou o Jamboard, você pode compartilhar a tela e fazer as anotações do que os alunos forem conversando por meio dele. Se a discussão com todos juntos não for possível, peça aos alunos que compartilhem e comparem a solução com um colega por meio do WhatsApp, e enviem a resposta para você.
Sistematização
Dê uma devolutiva aos alunos via texto, mensagem, vídeo ou áudio, validando suas respostas e estratégias utilizadas. Sistematize a aprendizagem dizendo que há diversas estratégias de decomposição de números.
Raio X
A atividade proposta no Raio x pode ser realizada em uma segunda aula. Neste caso, volte ao início da aula com a discussão das diferentes estratégias de decomposição dos números. Compartilhe a discussão e as respostas do Raio x da mesma forma que realizou a atividade principal. Se preferir, esta atividade de Raio x pode ser usada como tarefa de casa e verificação individual da aprendizagem, como é o propósito original dela.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a participar fazendo a leitura das situações problema aos seus filhos. Se for possível, oriente que incentivem o levantamento de hipóteses das diferentes estratégias de decomposição dos números. Você pode enviar um áudio aos familiares ou um pequeno texto de incentivo e orientações.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Barreto Maia Santos
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC:
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos específicos
Decompor números naturais por meio de diversas estratégias.
Conceito-chave
Sistema de numeração decimal,
Decomposição
Recursos necessários
- Lápis, borracha;
- Atividades impressas em folhas A4.