Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Decomposição numérica
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Composição e decomposição de números naturais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Barreto Maia Santos
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC:
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos específicos
Decompor números naturais por meio de diversas estratégias.
Conceito-chave
Sistema de numeração decimal,
Decomposição
Recursos necessários
- Lápis, borracha;
- Atividades impressas em folhas A4.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Decompor números naturais por meio de diversas estratégias.
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Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:
Professor(a) deve questionar os(as) alunos(as) sobre o texto do objetivo da aula, sobre o conceito de decomposição, agrupamentos, fazendo perguntas como “Quem entendeu o que o objetivo dessa aula significa? O que é decompor um número? “
Ouvir as hipóteses das crianças e levá-los a compreender que nesta aula faremos decomposição dos números, que é o mesmo que “desmontar” um número em grupos menores.
Mostrar no quadro alguns exemplos de decomposição, como 250 = 200 + 50 ou 230 + 20 ou 100 + 100 + 50 ou 2 centenas e 5 dezenas.
Discuta com a turma:
- Existe uma única forma de decompor um número?
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
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