Plano de Aula

Plano de aula: Decomposição numérica

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Composição e decomposição de números naturais

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Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos  

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Decompor números naturais por meio de diversas estratégias.

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal,

Decomposição

Recursos necessários

  • Lápis, borracha;
  • Atividades impressas em folhas A4.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Decompor números naturais por meio de diversas estratégias.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:

Professor(a) deve questionar os(as) alunos(as) sobre o texto do objetivo da aula, sobre o conceito de decomposição, agrupamentos, fazendo perguntas como “Quem entendeu o que o objetivo dessa aula significa? O que é decompor um número? “

Ouvir as hipóteses das crianças e levá-los a compreender que nesta aula faremos decomposição dos números, que é o mesmo que “desmontar” um número em grupos menores.

Mostrar no quadro alguns exemplos de decomposição, como 250 = 200 + 50 ou 230 + 20 ou 100 + 100 + 50 ou 2 centenas e 5 dezenas.

Discuta com a turma:

  • Existe uma única forma de decompor um número?

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.

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