Guia de Intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Aprendendo a adicionar e subtrair na reta numerada
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Representação e movimentação na reta numerada
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rejane Bianchini
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidades da BNCC
(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias.
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos específicos
Compreender o funcionamento da reta numerada associando os deslocamentos (à direita e à esquerda) aos conceitos de adição e subtração, respectivamente.
Conceito-chave
Representação na reta numerada (números e operações).
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Dados,
- Fichas Numeradas,
- Atividades Fotocopiadas (se achar conveniente),
- Tabuleiros,
- Tampinhas de garrafa,
- Fitas adesivas ou Papel pardo.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender o funcionamento da reta numerada associando os deslocamentos (à direita e à esquerda) aos conceitos de adição e subtração, respectivamente.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientações: Antes da aula iniciar:
- Prepare uma reta numerada para colocar no chão, em papel pardo, (ou desenhada com giz, com fita durex colorida, com fita crepe ou outro material de sua preferência). Faça as marcações, em intervalos iguais, de 10 em 10, ou 5 em 5, mas não coloque os números.
- Prepare fichas com números de zero a cem para serem colocados na reta numerada, mas você não irá usar todas as fichas, pois isso irá demandar muito tempo. Escolha números estratégicos (dezenas exatas, números próximos de dezenas exatas, como o 29 ou o 31, números que estão no meio das dezenas exatas, como o 45 ou 65 e alguns números aleatórios, como 23 ou 77, por exemplo) para entregar aos alunos.
- Organize a sala de aula, de forma que favoreça a atividade (Ex.: classes em semicírculo, onde todos os alunos possam visualizar amplamente a reta numerada e interagir com a mesma).
Propósito: Promover a familiaridade com a reta numerada e localizar números naturais na reta numerada.
Durante a aula:
- Distribua as fichas selecionadas previamente aos alunos. Solicite que um de cada vez posicione na reta numerada a ficha que recebeu na ordem numérica e na posição que julgar mais adequada. Neste momento não faça interferências, apenas observe como os alunos irão posicionar suas fichas, se irão ou não seguir a sequência numérica e se vão perceber os valores dos intervalos. Após todas as fichas serem colocadas na reta numerada, faça a discussão com a turma, corrigindo, se necessário, o posicionamento das fichas após os questionamentos.
Discuta com a turma:
- O que vocês conseguem observar nesta reta numerada?
- Vocês acham que todos as fichas estão colocadas no lugar correto? Se não, explique qual e porquê.
- O que vocês podem dizer a respeito dos números que estão mais à direita? E os números que estão mais à esquerda? (Para esta pergunta é importante posicionar todos os alunos no mesmo lado da reta, como se ela estivesse desenhada no quadro, para que todos percebam que os números à direita são os que vão aumentando e os números à esquerda são os que vão diminuindo. Lembre-se que nem todas as crianças têm bem construída a noção de lateralidade nessa fase).
- Qual o maior número representando nesta reta? E o menor?
- Qual o número que está a frente do 10? E atrás? Pode fazer essa mesma pergunta em relação a outros números.
- Que números estão localizados nas marcações feitas pela professora?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 17 minutos.
Orientações: Antes do início da aula:
Jogo “Andando para frente, Andando para trás”*
Organização da turma: Grupos de dois jogadores. Cada dupla recebe um tabuleiro (reta numerada de zero a cem), dados, marcadores e fichas numeradas das dezenas exatas.
Recursos necessários: Reta numerada de zero a cem, dado com as cores azul (indicará os “passos” para frente) e vermelho (indicará os “passos” para trás), e dois dados normais, marcadores (podem ser tampinhas de garrafa), fichas numeradas das dezenas exatas. Caso não disponha de dados em sua escola ou de material para impressão colorida, disponibilizamos moldes de dados que podem ser confeccionados com os alunos, seja pintando suas faces ou numerando-as.
Meta: Ao final do jogo, ter o marcador no maior número da reta numerada.
Regras do jogo:
- Coloca-se as fichas numeradas das dezenas exatas embaralhadas e viradas para baixo. Cada jogador escolhe uma, que indicará onde deve colocar seu marcador para começar o jogo. Elas serão usadas apenas para indicar onde cada jogador inicia o jogo, pois se iniciasse em um dos extremos, isso impediria uma das operações.
- Após cada jogador colocar seu marcador no número correspondente ao da sua ficha, começa-se o jogo combinando previamente a duração do jogo: se será por um tempo determinado ou por um certo número de jogadas (sugere-se cinco rodadas).
- A movimentação na reta numerada ocorrerá em função da soma das quantidades tiradas nos dois dados normais e será direcionada pela cor do dado colorido: azul anda para a direita ou “para frente”, vermelha anda para esquerda ou “para trás”.
- Cada jogador, na sua vez, joga os dois dados normais e o dado colorido e se movimenta na reta, conforme as orientações dos dados. Por exemplo, se um jogador está no número 9 e ao jogar os dados cair face azul, face três e face quatro, deve se deslocar na reta para frente, sete números, parando no número 16.
- Cada jogador, só pode movimentar seu marcador para números que estão sem marcador e no valor exato tirado nos dados. Por exemplo, se o marcador estiver no número 3, e ao jogar os dados cair face vermelha, face cinco e face seis, como o jogador não tem como voltar onze casas nesta reta, deve passar a vez.
Propósito: Aprimorar os conhecimentos da sequência numérica na reta numerada, explorar o cálculo mental envolvendo adições e subtrações e associar os movimentos na reta numerada às operações de adição e subtração.
Durante a aula:
Organize a turma em duplas, distribua o material e faça a explicação das regras do jogo. Você pode ler coletivamente com a turma ou permitir uma leitura silenciosa, solicitando em seguida que alguns alunos expliquem do seu jeito as regras do jogo à turma . Após, faça uma ou duas simulações de jogadas, certificando-se de que todos tenham compreendido as regras do jogo. Em seguida, enquanto os alunos jogam, caminhe pelos grupos, observando quais as estratégias utilizadas pelos alunos para movimentar seus marcadores. Quando terminar o tempo estipulado para o jogo faça uma discussão com a turma a respeito do mesmo.
Discuta com a turma:
- Como vocês descobriram para onde seus marcadores deveriam ir? Me contem o que pensaram.
- O que acontece quando cai a face azul do dado das cores? E a vermelha? Qual das duas é melhor para quem deseja vencer o jogo? Por quê?
- Alguém tem algum “segredo” ou “truque” que usou durante o jogo para fazer a jogada mais rapidamente? Qual?
- Você consegue criar estratégias para ganhar o jogo?
Materiais Complementares:
____________________________
* Adaptado de SMOLE, K. S.; Diniz, M. I.; CÂNDICO, P. Jogos de matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
- O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
- Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
- Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
- O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
- Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
- Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
- O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
- Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
- Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
- O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
- Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
- Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
- O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
- Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
- Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
- O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
- Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
- Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito retomando com os estudantes a relação das movimentações na reta numerada com as operações de adição e subtração. Peça para que alguns alunos expliquem como a reta funciona e faça alguns exercícios como se fossem uma continuação do jogo, só que sem sorteio. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula ou passe este resumo no quadro para que registrem em seus cadernos.
Propósito: Retomar os conhecimentos trabalhados, sistematizando-os e apresentar o conceito central trabalhado na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a atividade lendo o resumo do que aprenderam hoje. Projete ou escreva o resumo no quadro e peça que eles copiem no caderno.
Propósito: Fechar a aula, sistematizando a aprendizagem central.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a reta numerada para resolvê-la. Circule para verificar como os alunos estão utilizando os conceitos de adição e subtração na reta numerada para chegarem ao resultado. O Raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos deslocamentos (à direita e à esquerda) na reta numerada associados aos conceitos de adição e subtração, respectivamente.
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_07NUM01
Recursos
- Necessários: Régua, papel ou caderno do aluno, Regras do jogo e tabela para anotação das jogadas e dados enviados para confecção; meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Opcionais: Papel quadriculado; link de vídeo: Somar e subtrair: Somar usando a reta numérica; convite aos pais.
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal.
Atividade principal
O jogo Andando para frente, andando para trás, proposto na atividade principal deste plano foi adaptado para que os alunos consigam jogar sozinhos de suas casas. A ideia é que resolvam de forma lúdica adições e subtrações associando os deslocamentos para frente e para trás na reta numerada.
Para aplicar este jogo aos alunos, eles precisam ter:
- Cinco retas numeradas, identificadas com o início e o último ponto delas, usando 0 e 25, respectivamente. Você pode enviar a imagem de uma reta (está no slide 2) para que possam reproduzir cinco iguais;
- Um dado de bolinhas e um colorido (ou para colorir se não tiver impressão colorida) estão disponíveis na aba de materiais e atividades;
- As regras do jogo e tabela (estão neste documento).
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide 2 para os alunos e deixar que eles desenhem as retas numeradas no caderno usando uma régua e, se preferir, papel quadriculado. O papel quadriculado facilita os intervalos entre os números, mas eles podem ser marcados usando os centímetros da régua. Eles devem desenhar cinco retas, uma para cada jogada. Mesmo que o jogo seja realizado individualmente, agrupe o nome dos alunos de quatro em quatro, para que ao final das jogadas possa haver comparação e estabelecer os vencedores de cada grupo. Garanta que todos tenham o material para o início do jogo. Os dados confeccionados, as retas reproduzidas, tabela impressa, lápis e régua. Leia as regras do jogo para os alunos e se certifique que todos tenham entendido. Sinalize o jogo e dê um tempo para que todos possam terminar as cinco jogadas.
Se não estiver com todos ao mesmo tempo, você pode tirar um print da tela do slide da reta numerada, fotografar as regras do jogo, as tabelas e os dados e compartilhar com os alunos via WhatsApp, e pedir que reproduzam o material antes de iniciarem o jogo. Chame atenção para o uso da régua para a construção da reta numerada. Você também pode gravar um áudio com as regras do jogo e outras orientações para a confecção do material. Ou ainda, se for possível, encaminhar o material por e-mail para que eles possam fazer a impressão. Peça que fotografem sua tabela e a reta usada para cada jogada e enviem para você por WhatsApp. Caso não tenha Internet, você pode imprimir todo o material e combinar com os pais para buscar e devolver na escola. Neste caso, explique que saberão o nome dos vencedores do jogo quando receberem devolutivas de suas tarefas.
JOGO ANDANDO PARA FRENTE, ANDANDO PARA TRÁS
REGRAS:
- GRUPOS DE QUATRO JOGADORES. CADA JOGADOR RECEBERÁ NÚMEROS DIFERENTES DE INÍCIO DE JOGADA.
- PARA CADA JOGADA SERÁ USADO UMA RETA NUMERADA COM INTERVALO NUMÉRICO DE ZERO A 25.
- MARQUE OS NÚMEROS DO INÍCIO DE CADA JOGADA EM CADA UMA DAS RETAS.
- JOGUE O DADO COLORIDO E ESCREVA O SINAL DA OPERAÇÃO NA TABELA. SE CAIR A FACE AZUL, SINAL DE ADIÇÃO; SE CAIR A FACE VERMELHA, SINAL DE SUBTRAÇÃO.
- JOGUE O DADO DAS BOLINHAS. O NÚMERO QUE CAIR DEVE SER ESCRITO NA TABELA.
- SE O SINAL DA JOGADA FOR DE SUBTRAÇÃO, USE UMA SETA E VOLTE NA RETA NUMERADA TANTOS INTERVALOS IGUAIS AO NÚMERO QUE SAIU NO DADO ANTERIOR.
- SE O SINAL DA SUA JOGADA FOR DE ADIÇÃO USE UMA SETA E VÁ PARA FRENTE NA RETA NUMERADA TANTOS INTERVALOS IGUAIS AO NÚMERO QUE SAIU NO DADO ANTERIOR.
- OBSERVE NA RETA NUMERADA EM QUE NÚMERO PAROU E ANOTE ESTE RESULTADO NA TABELA.
- VOCÊ DEVE FAZER CINCO JOGADAS.
- O VENCEDOR DO JOGO SERÁ AQUELE QUE O RESULTADO DA ÚLTIMA JOGADA FOR UM NÚMERO MAIOR, DESDE QUE NÃO TENHA ERRADO NENHUM RESULTADO. EM CASO DE ERRO, OUTRO PARTICIPANTE QUE TIVER O MAIOR NÚMERO NA ÚLTIMA JOGADA VENCE.
Nome do jogador:
Cada participante do grupo deve receber a tabela com os números de início de jogada diferentes uns dos outros. Por isso, ao enviar o material, mude os números na coluna do “Número do início da jogada” de acordo com as opções abaixo. Eles devem estar necessariamente no intervalo de 6 a 19.
Opções: (7 - 13 - 9- 16 - 6); (6- 12 - 7- 17- 9); (8 - 14 - 16 - 19 - 10)
Discussão das soluções
No caso de atividade com jogo, a riqueza maior está na discussão pós jogadas. Assim, proporcione meios de compartilhar as respostas e faça questionamentos. Você pode fazer isto de forma síncrona, se for possível, facilitando a interação. Mas pode ser também por WhatsApp através de bate-papo e gravação de áudios ou envio de mensagens de textos. No caso das tarefas serem físicas, você pode inserir algumas questões junto com as atividades enviadas. O importante é dar espaço para todos fazerem suas reflexões. Pergunte:
- O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo. Pergunte:
Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número na tabela inicialmente? Por que isso ocorre?
Sistematização
Valide todas as respostas dando devolutivas aos alunos. Sistematize o conceito retomando a relação das movimentações na reta numerada com as operações de adição e subtração. No caso das tarefas físicas, reúna as respostas com as conclusões, o nome dos vencedores e envie a sistematização junto com a correção das tarefas.
Raio X
Aplique a tarefa do Raio X, que pode ser em uma outra aula, para verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um deles a respeito dos deslocamentos (para frente e para trás) na reta numerada associados aos conceitos de adição e subtração, respectivamente.
Convite às famílias
Fale aos pais da importância dos jogos para a aprendizagem, especialmente nas aulas de matemática. Para que eles incentivem seus filhos na realização da tarefa, é importante que valorizem as atividades propostas. Assim, vale a pena gravar um áudio aos familiares, falando um pouco sobre a aprendizagem e o seu objetivo com a aplicação do jogo. Você também pode escrever um pequeno texto e enviar junto com o material impresso. Envie também o link do vídeo sobre a reta numérica para que disponibilizem o acesso aos seus filhos, se for possível.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rejane Bianchini
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidades da BNCC
(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias.
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos específicos
Compreender o funcionamento da reta numerada associando os deslocamentos (à direita e à esquerda) aos conceitos de adição e subtração, respectivamente.
Conceito-chave
Representação na reta numerada (números e operações).
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Dados,
- Fichas Numeradas,
- Atividades Fotocopiadas (se achar conveniente),
- Tabuleiros,
- Tampinhas de garrafa,
- Fitas adesivas ou Papel pardo.