Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo estimado: 2 minutos
Orientações para o professor:
- Leia com a turma o objetivo da aula e reflita sobre o significado, perguntando “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”
- Pergunte: “O que significa decompor um número? E Compor?
- Ouça as respostas dos alunos e faça perguntas como: “É correto dizer que ao juntar 200 com 100 terei a composição de 300? Por quê?”, “E se eu decompuser 500 assim 250 +250, está correto? Explique, por favor!”, “Quem sabe um exemplo de decomposição de um valor?” “E um exemplo de composição?”
- As perguntas têm o objetivo de levá-los a concluir que decompor um valor pode ser conforme as ordens dos algarismos (234 = 200 + 30 + 4) ou da forma que preferir (230 + 4, 100+100+15+15+4, 150 + 50 + 20 + 14…).
- Assim, já é possível coletar os conhecimentos prévios acerca do tema.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação:
Realize a atividade oralmente com a turma.
Motive os alunos a exporem suas estratégias de resolução e principalmente dê ênfase à justificativa da mudança de 2 para 3 dezenas devido a quando juntam 8 com 5 obtém 13 que é mais de uma dezena (10).
Discuta com a turma:
- Quantas unidades representam 2 dezenas?
- Ao final do mês de março, quantos alunos o professor tinha?
- E ao final do mês de abril?
- Quantas dezenas têm agora na quantidade final de alunos?
- Por que passou de 2 dezenas para 3 dezenas?
Propósito: Retomar a formação das dezenas e centenas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação:
Os alunos devem estar organizados em duplas ou trios.
Distribua um jogo de fichas para cada grupo. As fichas devem ser impressas previamente.
Deixe que as crianças manuseiem as fichas livremente para familiarização com o material (por aproximadamente 2 minutos).
Pergunte: “O que é possível perceber ao manusear as fichas?”, “Por que existem fichas com cores diferentes?”
Deixe que falem sobre suas impressões, leve-os a perceber que as fichas amarelas são as unidades, que as fichas rosa são as dezenas e as fichas azuis são as centenas; que ao sobrepor as fichas, podemos formar números de até três ordens.
Explique que devemos sobrepor as fichas colocando a ficha amarela sobre a unidade da ficha rosa ou da azul. Assim, se colocar a ficha 2 sobre a unidade da ficha 200, formará o número 202.
Peça que formem alguns números com as fichas: um aluno da dupla fala um valor e o outro deve formá-lo. Pergunte, por exemplo: “Com as fichas 300, 50 e a ficha 4 podemos formar qual valor?”
Discuta com a turma:
- Podemos formar números de até quantas ordens? (Até 3 ordens: centena, dezena e unidade)
- Podemos formar qualquer número com essas fichas? (Sim, todos os números de até 3 ordens)
Propósito: Ler e escrever números de até 3 ordens com o uso das fichas sobrepostas.
Materiais complementares para impressão:
Atividade para impressão
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Fichas sobrepostas
Quadro numérico
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação:
Os alunos devem estar organizados em duplas ou trios.
Distribua um jogo de fichas para cada grupo. As fichas devem ser impressas previamente.
Deixe que as crianças manuseiem as fichas livremente para familiarização com o material (por aproximadamente 2 minutos).
Pergunte: “O que é possível perceber ao manusear as fichas?”, “Por que existem fichas com cores diferentes?”
Deixe que falem sobre suas impressões, leve-os a perceber que as fichas amarelas são as unidades, que as fichas rosa são as dezenas e as fichas azuis são as centenas; que ao sobrepor as fichas, podemos formar números de até três ordens.
Explique que devemos sobrepor as fichas colocando a ficha amarela sobre a unidade da ficha rosa ou da azul. Assim, se colocar a ficha 2 sobre a unidade da ficha 200, formará o número 202.
Peça que formem alguns números com as fichas: um aluno da dupla fala um valor e o outro deve formá-lo. Pergunte, por exemplo: “Com as fichas 300, 50 e a ficha 4 podemos formar qual valor?”
Para imprimir a atividade, clique aqui.
Para imprimir a atividade com as respostas, clique aqui.
Veja outras orientações no guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Podemos formar números de até quantas ordens? (Até 3 ordens: centena, dezena e unidade)
- Podemos formar qualquer número com essas fichas? (Sim, todos os números de até 3 ordens)
Propósito: Ler e escrever números de até 3 ordens com o uso das fichas sobrepostas.
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: S
Com os alunos ainda organizados em duplas, peça que realizem a atividade individualmente, antes de conversar com a dupla sobre como resolver a situação proposta.
Peça que utilizem as fichas em todas as atividades.
Circule entre as carteiras para perceber se há necessidade de fazer intervenções. Caso seja necessário faça perguntas que levem a criança à resposta. Por exemplo, ao juntar as fichas, o aluno coloca a ficha rosa, sobre a ficha amarela. Você pode perguntar: “É possível ver o valor da ficha que ficou embaixo? Então como você deve fazer para que as todas as fichas fiquem visíveis e os valores delas também?”
Para imprimir a atividade, clique aqui.
Para imprimir a atividade com as respostas, clique aqui.
Veja outras orientações no guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- O uso das fichas sobrepostas facilita o processo de compor e decompor os valores? Por quê?
- Qual a importância do zero nas fichas? Se ele representa a ausência de valor, poderia deixar nas fichas apenas os algarismos que representam uma quantidade? (Não, pois o zero na ordem das unidades, por exemplo, representa que nessa ordem não há quantidade. Nesse caso teríamos uma dezena inteira, como no caso do 30, 70, 80…)
Propósito: Realizar a leitura e escrita de números de até 3 ordens com o uso das fichas sobrepostas.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientação:
Convide as crianças para mostrar como fizeram, podem fazer registro no quadro. Peça à turma que valide as respostas, que manifeste se concordam ou não e por quê.
Dê uma atenção especial para a escrita dos números. Chame a atenção para seiscentos, por exemplo, diga que todos os números que têm cento no nome estão se referindo à centena, portanto devem ser escritos com a letra c.
Este é um bom momento para construir coletivamente um cartaz com a escrita correta dos nomes dos números: liste os números de 1 a 10 com a grafia á frente de cada um deles, depois registre os nomes das dezenas exatas (com algarismos e por extenso), em seguida as centenas inteiras. Deixe o cartaz fixado no mural para consulta ao longo do ano.
Conversem sobre a formação dos números, sobrepondo as fichas.
Discuta com a turma:
- As fichas facilitam a formação dos números? Como fazer para não cometer o mesmo erro que Mário, na atividade principal?
- Quando um algarismo ocupa uma posição diferente no número o que significa?
Propósito: Perceber o das fichas sobrepostas como ferramenta de aprendizagem e socializar e discutir as soluções encontradas para a atividade principal.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação:
Peça a alguns alunos que leiam o texto e pergunte se concordam com a escrita, se querem acrescentar algo.
Propósito: Fazer o fechamento da aula, valorizando o uso das fichas sobrepostas para ajudar a compreender a escrita dos números.
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação:
Peça que resolvam individualmente, depois comparem suas produções e estratégias.
Faça a correção coletiva da atividade, com participação ativa das crianças: convide-as para mostrar como fizeram e peça à turma para validar!
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números, no valor de cada algarismo que compõe os números, utilizando as ordens do sistema de numeração decimal.