Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Litros ou mililitros?
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Relações entre unidades de medida padronizadas ou não
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriana Cecília Silva
Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC:
(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma).
Objetivos específicos
Compreender ideias de medidas de capacidade com unidades padronizadas ou não em diferentes situações do cotidiano.
Conceito-chave
Diferentes instrumentos de medidas padronizados ou não.
Recursos necessários
- Lápis colorido e grafite.
- Caderno.
- Atividades impressas.
- Copos descartáveis com medidas de capacidade diferentes (200 ml, 250 ml e outros disponíveis).
- Garrafas pet (será utilizada uma por trios ou duplas).
- Cola.
- Água (não é necessário ser mineral).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender ideias de medidas de capacidade com unidades padronizadas ou não em diferentes situações do cotidiano.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Utilizar unidades de medidas de massa.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA