Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Utilizar unidades de medidas de massa.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre a utilização das medidas de capacidade que conhecem. Anote na lousa ou em um cartaz.
Propósito: Refletir sobre as medidas de capacidade presentes em nosso dia a dia e suas funções e usualidades.
Discuta com a turma:
- O que indicam esses pequenos riscos?
- Como devem ser usados?
Atividade principal
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientação: Peça para que os alunos se dividam em trios ou duplas e entregue, para cada grupo, uma garrafa pet cheia de água e copos descartáveis. Questione-os sobre a quantidade de copos que ficarão cheios após esvaziar a garrafa. Anote as hipóteses. É importante entregar para grupos distintos copos com capacidades diferentes, mas sem avisá-los e garrafas pet que possuam capacidades iguais. Peça para que comecem a encher os copos até esgotar a garrafa, com cuidado para não derramar água e discutam, no grupo, do por que aquela garrafa encheu aquela quantidade de copos. Peça que registrem com desenho, no caderno, a proposta, com a resolução. Passe nos grupos e ouça as elaborações. Auxilie no desenvolvimento do registro, após a parte prática da atividade.
Propósito: Desenvolver a conceituação e equivalência das medidas de litros e mililitros.
Discuta com a turma:
- Quantos copos ficarão cheios no final da atividade em cada grupo?
- Todos os grupos encheram a mesma quantidade de copos?
- Por que tiveram diferenças?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Discussão da solução (slides 5 a 8)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que os grupos exponham suas elaborações. Deixe que falem quantos copos encheram e por que motivo acham que foi possível encher essa quantidade. Possivelmente começarão a notar que alguns grupos encheram quantidades diferentes de copos, e deixe-os elaborar as hipóteses sobre o motivo. Ao final da discussão, pode ser apresentado a sequência de slides de discussão das soluções, apresentando a capacidade diferente dos copos. Faça os cálculos da capacidade com os alunos (lembre-se do objetivo do plano, que neste momento não tem foco em resolução de cálculos) e registre no caderno as diferenças entre os grupos.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre a capacidade de um copo.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos encheram as mesmas quantidades de copos?
- O que houve?
- Por que isso ocorreu?
- Como podemos saber quanto significa um litro?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Discussão da solução (slides 5 a 8)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que os grupos exponham suas elaborações. Deixe que falem quantos copos encheram e por que motivo acham que foi possível encher essa quantidade. Possivelmente começarão a notar que alguns grupos encheram quantidades diferentes de copos, e deixe-os elaborar as hipóteses sobre o motivo. Ao final da discussão, pode ser apresentado a sequência de slides de discussão das soluções, apresentando a capacidade diferente dos copos. Faça os cálculos da capacidade com os alunos (lembre-se do objetivo do plano, que neste momento não tem foco em resolução de cálculos) e registre no caderno as diferenças entre os grupos.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre a capacidade de um copo.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos encheram as mesmas quantidades de copos?
- O que houve?
- Por que isso ocorreu?
- Como podemos saber quanto significa um litro?
Materiais complementares:
Discussão da solução (slides 5 a 8)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que os grupos exponham suas elaborações. Deixe que falem quantos copos encheram e por que motivo acham que foi possível encher essa quantidade. Possivelmente começarão a notar que alguns grupos encheram quantidades diferentes de copos, e deixe-os elaborar as hipóteses sobre o motivo. Ao final da discussão, pode ser apresentado a sequência de slides de discussão das soluções, apresentando a capacidade diferente dos copos. Faça os cálculos da capacidade com os alunos (lembre-se do objetivo do plano, que neste momento não tem foco em resolução de cálculos) e registre no caderno as diferenças entre os grupos.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre a capacidade de um copo.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos encheram as mesmas quantidades de copos?
- O que houve?
- Por que isso ocorreu?
- Como podemos saber quanto significa um litro?
Materiais complementares:
Discussão da solução (slides 5 a 8)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que os grupos exponham suas elaborações. Deixe que falem quantos copos encheram e por que motivo acham que foi possível encher essa quantidade. Possivelmente começarão a notar que alguns grupos encheram quantidades diferentes de copos, e deixe-os elaborar as hipóteses sobre o motivo. Ao final da discussão, pode ser apresentado a sequência de slides de discussão das soluções, apresentando a capacidade diferente dos copos. Faça os cálculos da capacidade com os alunos (lembre-se do objetivo do plano, que neste momento não tem foco em resolução de cálculos) e registre no caderno as diferenças entre os grupos.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre a capacidade de um copo.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos encheram as mesmas quantidades de copos?
- O que houve?
- Por que isso ocorreu?
- Como podemos saber quanto significa um litro?
Materiais complementares:
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Nesse momento, a ideia é retomar o conceito aprendido, focando nas diversas formas de saber a capacidade de algo: utilizando instrumentos de medir padronizados ou não padronizados e suas nomenclaturas.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as formas de saber a capacidade e as nomenclaturas da situação problema (litros e mililitros). Peça para que registrem essas equivalências no caderno.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a medida de capacidade e suas nomenclaturas. Solicite exemplos de produtos que conhecem que apresentam a capacidade em suas embalagens.
Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.
Discuta com a turma:
- O que conhecem que é apresentado com medida de capacidade?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver este problema?
- Vamos registrar as diferentes formas que utilizaram?
- Como podemos saber a capacidade do aquário?
- Se o balde fosse maior em capacidade, seria necessário transportar mais ou menos para encher o aquário?
Materiais complementares: