Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_06NUM03
Recursos:
- Essenciais: Meio de comunicação com os alunos: ( Zoom, Meet, Google sala de aula; WhatsApp ou por intermédio dos responsáveis dos alunos).
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
A atividade original tem como objetivo ampliar a fluência no cálculo mental trazendo uma situação-problema que além de propor a resolução, ainda traz resoluções com diferentes estratégias pessoais de cálculo sugerindo que os alunos analisem e comparem com a sua estratégia utilizada. Esta atividade faz com que os alunos compreendam que há várias possibilidades de cálculos, e constrói o conhecimento necessário para que sejam capazes de fazer escolhas e optar pela melhor estratégia de cálculos em diferentes situações.
Use o meio de comunicação que for possível. Você pode fotografar a atividade para os alunos em partes, e enviar as imagens no grupo de WhatsApp para que eles reproduzam em seus cadernos; compartilhar a tela do seu computador com os slides 4, 5, 6 e 7; ou ainda pode postar na página da sua turma no Google sala de aula. Se você tiver em momento síncrono com seus alunos ou no caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp, grave áudio com as orientações. Explique o propósito da aula, que é fazer com que eles desenvolvam fluência no cálculo mental, por isso incentive o uso de estratégias pessoais e comparem com as apresentadas. Oriente, mas com o cuidado para não dar a resposta, a se atentarem às resoluções apresentadas para verificar se estão corretas. Para enxergarem o erro do personagem da situação-problema por exemplo, eles deverão atentar-se as ações dele.
Discussão das soluções
Disponibilize um meio em que os alunos possam discutir com os colegas, socializar as estratégias utilizadas no cálculo mental e apresentar as respostas. Faça as comparações das estratégias usadas na resolução das questões. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, permita que eles expliquem como fizeram para calcular. No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto à tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas estratégias diferentes usadas pela turma e enviar para todos. Dessa forma eles poderão conhecer diversas formas de calcular, possibilitando uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão. Pergunte, por exemplo:
- Quais estratégias de cálculo você usou?
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
Deixe que os alunos compartilhem, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou também eles podem enviar fotos pelo WhatsApp dos seus cálculos. Se não aparecerem estratégias diferentes, apresente aos alunos as três possibilidades de resoluções que estão nos slides 8, 9, 10, 11 e 12. Você pode entregá-las impressas, compartilhar pelo computador ou celular. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as possibilidades, destacando as semelhanças e diferenças. Depois reúna essas e as apresentadas por eles, e envie no WhatsApp, ou ainda produza um arquivo de forma que todos possam ter acesso. O importante é que eles percebam várias possibilidades de cálculos.
Encerramento
Conclua a atividade reforçando com a turma que devemos conhecer mais sobre os diversos procedimentos de cálculo, e escolher o mais adequado a cada situação. Você também pode usar o texto do slide 13 e enviar no grupo. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto à devolutiva, enfatizando o que eles aprenderam.
Raio X
A atividade proposta na atividade de Raio X tem a finalidade de avaliar a aprendizagem da aula. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 15 e peça que os alunos resolvam.
Convite às famílias
Você pode dar sugestões de apoio a realização da tarefa, enviando aos responsáveis dos alunos um pequeno texto junto à atividade; ou ainda gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.