Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_04NUM07
Recursos:
Necessários: Algum meio de comunicação com os alunos que pode ser por meio de seus responsáveis (atividades impressas) ou pela internet (Google Classroom; WhatsApp; Meet; Zoom …); Material do aluno.
Para este plano, foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
A atividade principal consiste em um jogo para criação de estratégias pessoais para o cálculo dos fatos da subtração. Os alunos devem ter acesso ao documento da atividade principal adaptada, isto é, já com os números incluídos na segunda coluna, os que você “ditaria” em sala de aula. Envie aos alunos ou poste na página do Google Classroom o documento com a atividade e orientações. Se você tiver comunicação com os alunos através de WhatsApp, pode enviar a imagem dos slides 4 e 5 e pedir que reproduzam a tabela para registro no caderno. Neste caso, envie no grupo os números que eles devem escrever na segunda coluna. Você pode gravar áudio dando orientações para a turma. Explique que na primeira coluna da tabela constam os quadros de dezenas. Oriente para que anotem os números enviados por você na segunda coluna e o resultado, na terceira. Peça que expliquem por escrito como foi que fizeram para chegar nas respostas. Eles também podem enviar foto no grupo com o quadro preenchido. As diferentes estratégias usadas pela turma poderão ser analisadas e discutidas depois quando todos tiverem enviado suas respostas.
Painel de soluções
Permita que os alunos socializem e discutam as diferentes estratégias utilizadas para encontrar os números que faltavam para completar o valor. Eles podem enviar fotos de possíveis registros que fizeram para calcular. Depois pergunte:
- A estratégia utilizada por todos foi a mesma?
- Existe um jeito único de realizar essa atividade?
- Há um estratégia que torne a realização dessa atividade mais fácil?
Se a discussão não for possível, procure identificar as respostas diferentes apresentadas por eles, reúna-as e encaminhe-as junto com a devolutiva da tarefa, para que todos tenham oportunidade de ampliar as estratégias de cálculo.
Sistematização e Encerramento
Apresente para os alunos o conteúdo dos slides 8 e 9 e peça que manifestem suas impressões sobre a aula. Retome as estratégias utilizadas por eles para encontrar os números que faltavam para chegar ao número dado. Você pode compartilhar a imagem dos slides no grupo de WhatsApp, ou encaminhar impresso junto com a devolutiva da tarefa de cada um, ou ainda inserir comentários na página do Google Classroom.
Raio X
O Raio X é um momento para você verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar a aprendizagem da aula. Pode postar o documento do raio x na sua página no Google Classroom, ou ainda pode entregar a atividade impressa. Você pode também enviar o texto e a imagem do slide 10 e pedir que realizem em seus cadernos e depois encaminhem as respostas para você.
Convite às famílias
Envie um pequeno texto aos responsáveis dos alunos, explicando o objetivo de aprendizagem esperado com a realização das atividades. Você pode também gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp, se esse for seu caso de comunicação com os familiares. Aproveite e dê sugestões de envolvimento dos familiares na realização das atividades e peça apoio para a leitura das atividades.