Atividade de Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Fatos básicos da adição e subtração
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fatos básicos da adição e subtração a partir do sistema de numeração decimal
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentor: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) - Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
1-Utilizar o pensamento matemático com a utilização dos fatos básicos;
2-Resolver situação problema da adição e subtração a partir de registros pessoais.
Conceito-chave:
Fatos básicos da adição e subtração.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Fatos básicos, adição e subtração.
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Material impresso das atividades;
- Caixa e pedrinhas.
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientações:
- Em um primeiro momento, distribua a cópia da tabela para os alunos, ou projete-a para a turma.
- Leia a comanda;
- Realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva;
Durante o momento das discussões coletivas, realize intervenções a partir de perguntas que façam o raciocínio do aluno avançar, que assim possam justificar suas hipóteses.
Propósito: Resolver situação problema utilizando os fatos básicos da adição.
Discuta com a turma:
- Quantas são as balas de morango que Guilherme ganhou?
- Em quantos bolsos ele deverá colocá-las?
- Quantas maneiras diferentes de organizar as balas nos bolsos vocês conseguiram fazer?
- E se o número de balas fossem 12 balas? Quais seriam as possíveis maneiras de organizá-las?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 a 9)
Orientações: Comunique aos alunos que farão uma atividade que consiste no "Jogo das pedrinhas”;
Divida-os em duplas. Leia no link abaixo como fazer isso de uma forma mais produtiva.Você encontra as regras e as tabelas para usar durante o jogo na Atividade principal.
Propósito: Pensar na questão dos fatos básicos, utilizando estratégias próprias.
Para saber mais sobre como os Jogos podem auxiliar no aprendizado, clique aqui.
Para saber como agrupar seus alunos de uma forma mais produtiva clique aqui.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 a 9)
Orientações: Informe aos alunos que farão uma atividade que consiste no "Jogo das pedrinhas”;
Divida-os em duplas. Leia no link abaixo como fazer isso de uma forma mais produtiva. Você encontra as regras e as tabelas para imprimir na Atividade principal. Separe uma caixa e pedrinhas.
Propósito: Apresentar o Jogo das Pedrinhas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 a 9)
Orientação: Entregue para os alunos por escrito as regras do jogo. Leia com a turma. Pergunte se as regras estão claras.
Neste 1º momento do jogo, você poderá realizar até 5 rodadas, ou seja, chamar 5 duplas. Entregue as regras do jogo e uma tabela para cada dupla. As duplas que jogaram, não precisam registrar suas jogadas, só as dos colegas.
Prepare a tabela e vá registrando você também o nome dos componentes da dupla, o total de pedrinhas que o 1º jogador depositou na caixa e também a quantidade que o 2º jogador depositou na caixa.Peça que os alunos registrem também. A cada jogada, dê um tempo para as duplas calcularem o resultado. Circule pela sala e perceba como resolvem. Faça as perguntas e interfira quando for necessário. Explique que depois de terminado o jogo, eles apresentarão para a turma os resultados, e explicarão as estratégias utilizadas.
Propósito: Pensar na questão dos fatos básicos, utilizando estratégias próprias.
Discuta com a turma:
- Quantas pedrinhas cada jogador colocou na caixa?
- Quantas pedrinhas ficaram na caixa?
- Como vocês fizeram para descobrir?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9)
Orientação: Entregue para os alunos por escrito as regras do jogo. Leia com a turma. Pergunte se as regras estão claras.
Neste 1º momento do jogo, você poderá realizar até 5 rodadas, ou seja, chamar 5 duplas. Entregue as regras do jogo e uma tabela para cada dupla. As duplas que jogaram, não precisam registrar suas jogadas, só as dos colegas.
Prepare a tabela e vá registrando você também o nome dos componentes da dupla, o total de pedrinhas que o 1º jogador depositou na caixa e também a quantidade que o 2º jogador depositou na caixa.Peça que os alunos registrem também. A cada jogada, dê um tempo para as duplas calcularem o resultado. Circule pela sala e perceba como resolvem. Faça as perguntas e interfira quando for necessário.Explique que depois de terminado o jogo, eles apresentarão para a turma os resultados, e explicarão as estratégias utilizadas.
Propósito: Pensar na questão dos fatos básicos, utilizando estratégias próprias.
Discuta com a turma:
- Quantas pedrinhas cada jogador colocou na caixa?
- Quantas pedrinhas ficaram na caixa?
- Como vocês fizeram para descobrir?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9)
Regras do jogo - 2º encaminhamento.
Orientação: Leia com os alunos as regras do jogo (2º procedimento; 2º momento do jogo). Pergunte para a turma se as regras estão claras.
Neste 2º momento do jogo, o professor poderá realizar até 3 rodadas, ou seja, chamar 3 duplas;
Proceda da mesma forma que do 1º momento, porém agora você que dirá quantas pedrinhas o 2º jogador deve retirar da caixa. Vá registrando o nome dos componentes da dupla, o total de pedrinhas que o 1º jogador depositou na caixa e também a quantidade que o 2º jogador retirou da caixa.
Propósito: Pensar na questão dos fatos básicos, utilizando estratégias próprias.
Discuta com a turma:
- Quantas pedrinhas o jogador depositou na caixa?
- Quantas foram retiradas?
- Como fazer para descobrir quantas ficaram na caixa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9)
Regras do jogo - 2º encaminhamento.
Orientação: Leia com os alunos as regras do jogo (2º procedimento; 2º momento do jogo). Pergunte para a turma se as regras estão claras.
Neste 2º momento do jogo, o professor poderá realizar até 3 rodadas, ou seja, chamar 3 duplas;
Proceda da mesma forma que do 1º momento, porém agora você que dirá quantas pedrinhas o 2º jogador deve retirar da caixa. Vá registrando o nome dos componentes da dupla, o total de pedrinhas que o 1º jogador depositou na caixa e também a quantidade que o 2º jogador retirou da caixa.
Propósito: Pensar na questão dos fatos básicos, utilizando estratégias próprias.
Discuta com a turma:
- Quantas pedrinhas o jogador depositou na caixa?
- Quantas foram retiradas?
- Como fazer para descobrir quantas ficaram na caixa?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 10 a 14)
Orientações: As resoluções a seguir (slides 11 a 14), são apenas exemplos de possíveis jogadas, porém você deve trabalhar com os números das jogadas reais de seus alunos. Peça que expliquem acerca de cada resolução. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósitos: Incentivar que os alunos expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas.
É esperado que uma atividade assim, os alunos exploram inicialmente as ideias aditivas e subtrativas e constroem simultaneamente os fatos básicos da adição e da subtração com seus próprios recursos e estratégias.
Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 10 a 14)
Orientações: As três resoluções a seguir (slides 11 a 14), são apenas exemplos de possíveis jogadas, porém você deve trabalhar com os números das jogadas reais de seus alunos. Peça que expliquem acerca de cada resolução. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósitos: Incentivar que os alunos expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas.
É esperado que uma atividade assim, os alunos exploram inicialmente as ideias aditivas e subtrativas e constroem simultaneamente os fatos básicos da adição e da subtração com seus próprios recursos e estratégias.
Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 10 a 14)
Orientações: As três resoluções a seguir (slides 11 a 14), são apenas exemplos de possíveis jogadas, porém você deve trabalhar com os números das jogadas reais de seus alunos. Peça que expliquem acerca de cada resolução. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósitos: Incentivar que os alunos expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas.
É esperado que uma atividade assim, os alunos exploram inicialmente as ideias aditivas e subtrativas e constroem simultaneamente os fatos básicos da adição e da subtração com seus próprios recursos e estratégias.
Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 10 a 14)
Orientações: As três resoluções a seguir (slides 11 a 14), são apenas exemplos de possíveis jogadas, porém você deve trabalhar com os números das jogadas reais de seus alunos. Peça que expliquem acerca de cada resolução. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósitos: Incentivar que os alunos expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas.
É esperado que uma atividade assim, os alunos exploram inicialmente as ideias aditivas e subtrativas e constroem simultaneamente os fatos básicos da adição e da subtração com seus próprios recursos e estratégias.
Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 10_14)
Orientações: As três resoluções a seguir (slides 11 a 14), são apenas exemplos de possíveis jogadas, porém você deve trabalhar com os números das jogadas reais de seus alunos. Peça que expliquem acerca de cada resolução. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósitos: Incentivar que os alunos expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas.
É esperado que uma atividade assim, os alunos exploram inicialmente as ideias aditivas e subtrativas e constroem simultaneamente os fatos básicos da adição e da subtração com seus próprios recursos e estratégias.
Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia e retome o conteúdo relacionando-o com a atividade realizada..
Propósito: Apresentar o conceito da utilização dos fatos básicos da adição e subtração.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que nesta aula eles aprenderam que quando em uma operação empregamos números de um só algarismo, estamos diante de um fato básico, ou seja, são os cálculos de uma operação que devem ser realizados mentalmente. Aos poucos, os alunos devem memorizar estes resultados e serem capazes de aplicá-los em outras situações de cálculo matemático.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do Raio X. Apresente a nova situação e peça que os alunos pintem as operações que o total corresponde ao da coluna do resultado individualmente.
O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos fatos básicos da adição e subtração.
Materiais complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do Raio X. Apresente a nova situação e peça que os alunos pintem as operações que o total corresponde ao da coluna do resultado individualmente.
O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos fatos básicos da adição e subtração.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_05NUM01
Recursos
Necessários: Atividades impressas ou encaminhadas pela internet (WhatsApp, e-mail)
Optativos: Zoom, Meet.
Para este plano, foque nas etapas do Aquecimento e na do Raio X.
Estas atividades podem ser aplicadas em duas aulas.
Aquecimento
Para desenvolver esta atividade, encaminhe para seus alunos (impressa, por imagem ou documento) esta outra parte abaixo, junto com a atividade do aquecimento. Ela foi criada para envolver também os fatos básicos da subtração. Envie junto com as atividades, as perguntas sugeridas nas orientações. Você pode gravar um áudio com as perguntas e orientações e enviar aos seus alunos por WhatsApp. Pode sugerir que reproduzam o quadro para registro em seus cadernos. No caso do jogo, peça que compartilhem com um colega suas jogadas, pelo WhatsApp, e respondam às perguntas pós jogo. Se isto não for possível, retire as duas últimas perguntas da atividade. Depois peça que devolvam para você as respostas, por imagem no grupo de WhatsApp ou impressas, entregues por seus pais, conforme a realidade de cada um.
Se você estiver em momento síncrono com sua turma, compartilhe sua tela com o slide 2 e faça as perguntas sugeridas nas orientações. Para ampliar a atividade, copie em outro slide a sugestão criada abaixo, compartilhe com a turma, dê tempo para as jogadas e depois compare as respostas. Cada aluno deve jogar sozinho, porém forme duplas para poder decidir o vencedor, conferindo o total de pontos feitos por cada um nas cinco jogadas.
JOGO DAS PEDRINHAS
REGRAS:
- SEPARE 10 PEDRINHAS E UMA CAIXA DE SAPATO.
- COLOQUE AS 10 PEDRINHAS DENTRO DA CAIXA DE SAPATO E RETIRE COM A MÃO ALGUMAS DELAS SEM OLHAR.
- CONTE QUANTAS VOCÊ TIROU E ANOTE NO QUADRO.
- PENSE E REGISTRE QUANTAS DEVEM TER SOBRADO NA CAIXA.
- CONFIRA SUA RESPOSTA CONTANDO AS PEDRINHAS QUE RESTARAM NA CAIXA. SE ACERTAR MARQUE UM PONTO, SE ERRAR APAGUE SUA ESTIMATIVA E ANOTE A RESPOSTA CERTA.
- FAÇA CINCO JOGADAS, NO CASO DE RETIRAR O MESMO NÚMERO DE PEDRINHAS DE OUTRA JOGADA, DEVOLVA-AS NA CAIXA E COMECE NOVAMENTE.
- O VENCEDOR SERÁ O QUE FIZER MAIS PONTOS.
RESPONDA:
QUE ESTRATÉGIA VOCÊ USOU PARA ESTIMAR O NÚMERO DE PEDRINHAS QUE SOBRARAM NA CAIXA EM CADA JOGADA?
QUANTOS PONTOS VOCÊ FEZ?
QUANTOS PONTOS SEU COLEGA FEZ?
QUEM FOI O VENCEDOR?
Discussão das soluções
É esperado que em uma atividade assim, os alunos explorem inicialmente as ideias aditivas e subtrativas e construam simultaneamente os fatos básicos da adição e da subtração com seus próprios recursos e estratégias. Por isso a discussão com a turma é muito importante. Se tiver em momento síncrono com os alunos, incentive que expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas. Você pode pedir que gravem áudio explicando as jogadas, como pensaram para estimar os resultados, a comparação feita com os colegas; e depois enviem para o grupo da turma. Pode usar as perguntas sugeridas na discussão das soluções:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que você criou?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
Se não tiver nenhuma destas possibilidades de compartilhamento entre os alunos, selecione algumas respostas enviadas para você e encaminhe para a turma, junto com as devolutivas das tarefas.
Sistematização
É importante validar todas as respostas dos alunos. Por isso dê devolutivas gerais para a turma toda ou individualmente. Encerre a atividade sistematizando que a habilidade de memorizar os fatos básicos da adição e subtração, isto é, os resultados das somas e subtrações, agiliza os cálculos e podem obter os resultados com mais rapidez.
Raio X
Esta atividade pode ser aplicada em uma outra aula. Utilize o documento do Raio x para avaliar os conhecimentos adquiridos por cada um, a respeito dos fatos básicos da adição e subtração. Entregue aos alunos a atividade impressa ou encaminhe a eles de acordo com a sua realidade. Peça que resolvam individualmente e devolvam para você.
Convite às famílias
Os pais devem ser envolvidos na aprendizagem de seus alunos dentro da possibilidade de cada família. Neste caso, eles podem ser convidados a ajudar seus filhos com a leitura das regras e preenchimento dos quadros. Você pode encaminhar um áudio às famílias, explicando a importância das atividades, falando um pouco sobre a aprendizagem envolvida como, por exemplo, o desenvolvimento na destreza de cálculos. Pode também escrever um pequeno texto e enviar com as tarefas. Para que os resultados sejam positivos, é sempre importante incentivar a participação dos responsáveis pelos alunos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentor: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) - Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
1-Utilizar o pensamento matemático com a utilização dos fatos básicos;
2-Resolver situação problema da adição e subtração a partir de registros pessoais.
Conceito-chave:
Fatos básicos da adição e subtração.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Fatos básicos, adição e subtração.
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Material impresso das atividades;
- Caixa e pedrinhas.