Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários: atividades impressas ou encaminhadas pela internet (via WhatsApp, e-mail etc.).
Optativos: Zoom, Meet.
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e do Raio X, elas podem ser desenvolvidas em duas aulas.
Atividade principal
Encaminhe aos alunos os problemas dos slides 7 e 8 impressos, por imagem ou documento, que estão disponíveis na aba materiais e atividades. Junto, envie as perguntas sugeridas nas orientações. Você pode gravar um áudio com elas e outras orientações e enviar por Whatsapp. Depois, peça para devolverem para você as respostas pela internet, através de imagem, ou impressas e entregues pelos pais, conforme a realidade de cada aluno.
Se você estiver em momento síncrono com a turma, compartilhe sua tela com os slides. Dê um tempo para que respondam e faça as perguntas de intervenção sugeridas nas orientações, conforme achar necessário.
Discussão das soluções
É esperado que, em uma atividade assim, os alunos explorem diferentes formas de resolução que, quando compartilhadas com os colegas, podem ampliar o repertório de estratégias de resolução. Por isso, a discussão com a turma é muito importante.
Se estiver em momento síncrono com os alunos, incentive que expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os problemas. Você pode pedir para gravarem áudio explicando como fizeram para encontrar cada resposta. Valorize e registre todas as formas apresentadas por eles que forem diferentes. Proponha a comparação utilizando as perguntas sugeridas na discussão das soluções:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que você criou?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos colegas?
Se não tiver possibilidades de compartilhamento entre os alunos, selecione algumas respostas enviadas para você e encaminhe para a turma junto com as devolutivas das tarefas.
Encerramento
Valide todas as respostas dos alunos. Dê devolutivas gerais para a turma ou individualmente: escritas, por áudio, imagens, do jeito que for possível. O importante é garantir que todos recebam seu retorno.
Junto com sua avaliação, faça a sistematização da aprendizagem. Ressalte que com esta atividade eles puderam ampliar os conhecimentos sobre os fatos básicos da adição e subtração e agora serão capazes de aplicá-los em diversas situações de cálculo matemático.
Raio X
Esta atividade pode ser utilizada em uma próxima aula. Se você quiser proporcionar outra oportunidade para ampliar os conhecimentos dos alunos em relação aos fatos básicos, peça para resolverem as atividades dos slides 21, 22 e 23, e depois promova uma discussão entre os alunos. Você pode usar os mesmos meios que usou na aula anterior. Utilize as perguntas propostas nas orientações dos slides. Não se esqueça de validar e dar as devolutivas de todas as respostas.
Se quiser usar a atividade para avaliar os conhecimentos adquiridos por cada um dos alunos, encaminhe o documento com as atividades, peça para resolverem individualmente e depois retornarem para você.
Convite às famílias
Peça aos pais que, dentro da possibilidade de cada um, ajudem os filhos com a leitura dos problemas e comandas. Para que os resultados sejam positivos, é sempre importante incentivar a participação dos responsáveis pelos alunos. Você pode encaminhar um áudio às famílias explicando a importância das atividades e falando um pouco sobre a aprendizagem envolvida, como, por exemplo, o desenvolvimento da destreza de cálculos. Pode também escrever um pequeno texto e enviar junto com as tarefas.