Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Antes de propor o jogo “Cubra a diferença”, retome com seus alunos algumas subtrações e peça que as resolvam utilizando estratégias pessoais de cálculo. Diga-lhes que a agilidade na realização desses cálculos os ajudará no jogo que terão a seguir.
Propósito: Relembrar as subtrações para que as crianças possam calculá-las, rapidamente, em situação de jogo.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )
Orientação:
- Organize, previamente, os materiais necessários para o jogo.
- No dia da atividade, organize a sala em grupos de quatro alunos.
- Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
- Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Quantos dados cada jogador deverá jogar na sua vez? O que ele fará com os números obtidos? O que ele fará com o resultado obtido? Caso o resultado já tenha sido coberto, o que ele deverá fazer? Quem ganhará o jogo?
- Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem números você já cobriu? Você lembra quais valores tirou no dado quando cobriu o número “x”? Há outros números que podem ser tirados para que você chegue ao mesmo resultado? Quais?
Propósito: Exercitar os fatos da subtração em situação lúdica.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6 )
Orientação:
- Organize, previamente, os materiais necessários para o jogo.
- No dia da atividade, organize a sala em grupos de quatro alunos.
- Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
- Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Quantos dados cada jogador deverá jogar na sua vez? O que ele fará com os números obtidos? O que ele fará com o resultado obtido? Caso o resultado já tenha sido coberto, o que ele deverá fazer? Quem ganhará o jogo?
- Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Que números você já cobriu? Você lembra quais valores tirou no dado quando cobriu o número “x”? Há outros números que podem ser tirados para que você chegue ao mesmo resultado? Quais?
Propósito: Exercitar os fatos da subtração em situação lúdica.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6 )
Orientação:
- Organize, previamente, os materiais necessários para o jogo.
- No dia da atividade, organize a sala em grupos de quatro alunos.
- Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
- Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Quantos dados cada jogador deverá jogar na sua vez? O que ele fará com os números obtidos? O que ele fará com o resultado obtido? Caso o resultado já tenha sido coberto, o que ele deverá fazer? Quem ganhará o jogo?
- Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem números você já cobriu? Você lembra quais valores tirou no dado quando cobriu o número “x”? Há outros números que podem ser tirados para que você chegue ao mesmo resultado? Quais?
Propósito: Exercitar os fatos da subtração em situação lúdica.
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação:
- Peça que cada grupo relate que estratégias utilizaram para realizar os cálculos de maneira rápida e correta. Procure identificar maneiras diferentes de cálculo e peça que registrem no quadro, se for o caso. Se usaram cálculo mental, peça que contem como fizeram.
Propósito: Oportunizar a utilização dos fatos básicos da subtração em situação lúdica.
Discuta com a turma:
- Como fizeram para encontrar, rapidamente, o resultado das subtrações?
Encerramento.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Leia para as crianças o slide. Pergunte aos alunos que conhecimento matemático eles utilizaram enquanto estavam jogando, que raciocínio ajudou quem venceu, que estratégias matemáticas foram utilizadas. Estas perguntas permitem que o aluno identifique que houve um aprendizado matemático por trás do jogo.
Propósito: Encerrar a aula, retomando as aprendizagens realizadas.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando cálculo mental e estimativa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Verificar as aprendizagens realizadas tendo em vista o cálculo mental e a estimativa para operações de subtração.
Materiais Complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio X
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando cálculo mental e estimativa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Verificar as aprendizagens realizadas tendo em vista o cálculo mental e a estimativa para operações de subtração.