Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Antes de propor o jogo “Bingo da Subtração”, retome com seus alunos algumas subtrações e peça que as resolvam utilizando estratégias pessoais de cálculo. Diga-lhes que a agilidade na realização desses cálculos os ajudará no jogo que terão a seguir.
Propósito: Relembrar as subtrações para que as crianças possam calculá-las, rapidamente, em situação de jogo.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )
Orientação:
- Organize, previamente, os materiais necessários para o jogo.
- Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada aluno para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras no quadro e leia para as crianças.
- Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: O que eu farei primeiro? E depois? O que vocês deverão fazer com os dois números sorteados? Quem ganhará o jogo?
- Se você preferir, pode combinar com a turma que, ganhará o jogo, quem preencher primeiro três casas, lado a lado, na horizontal, vertical ou diagonal.
Propósito: Exercitar os fatos da subtração em situação lúdica.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Guia de Intrevenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )
Orientação:
- Organize, previamente, os materiais necessários para o jogo.
- Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada aluno para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras no quadro e leia para as crianças.
- Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: O que eu farei primeiro? E depois? O que vocês deverão fazer com os dois números sorteados? Quem ganhará o jogo?
- Se você preferir, pode combinar com a turma que, ganhará o jogo, quem preencher primeiro três casas, lado a lado, na horizontal, vertical ou diagonal.
Propósito: Exercitar os fatos da subtração em situação lúdica.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )
Orientação:
- Organize, previamente, os materiais necessários para o jogo.
- Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada aluno para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras no quadro e leia para as crianças.
- Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: O que eu farei primeiro? E depois? O que vocês deverão fazer com os dois números sorteados? Quem ganhará o jogo?
- Se você preferir, pode combinar com a turma que, ganhará o jogo, quem preencher primeiro três casas, lado a lado, na horizontal, vertical ou diagonal.
Propósito: Exercitar os fatos da subtração em situação lúdica.
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação:
- Peça para que alguns alunos relatem as estratégias que utilizaram para realizar os cálculos de maneira rápida e correta e que expliquem como fizeram o cálculo mental. Promova discussões acerca das diferentes maneiras de calcular.
Propósito: Oportunizar a utilização dos fatos básicos da subtração em situação lúdica.
Discuta com a turma:
- Quem é que completou primeiro a cartela?
- Como fizeram para encontrar, rapidamente, o resultado das subtrações?
- Teve algum aluno que gritou BINGO, e que não tinha acertado o cálculo?
Encerramento.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia para as crianças o slide. Pergunte aos alunos que conhecimentos matemáticos eles utilizaram enquanto estavam jogando e que estratégias foram utilizadas durante o jogo. Estas perguntas permitem que o aluno identifique que houve um aprendizado matemático por trás do jogo.
Propósito: Encerrar a aula, retomando as aprendizagens realizadas.