Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_04NUM04
Recursos:
Necessários: Algum meio de comunicação com os alunos que pode ser por meio de seus responsáveis (atividades impressas) ou pela internet (Google Classroom; WhatsApp; Meet; Zoom …); Material do aluno; Calculadora.
Opcional: Calculadora Completa
Para este plano, foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
A atividade principal consiste em cálculos de adições usando uma calculadora, mas evitando algumas teclas. Assim espera-se que os alunos sejam capazes de decompor os números que constam nas teclas proibidas. Faça um adaptação na atividade de modo que seja possível os alunos resolverem em suas casas e individualmente. Dessa forma exclua a última coluna do quadro de registros que envolve as estratégias dos colegas. As diferentes estratégias usadas pela turma poderão ser analisadas e discutidas depois quando todos tiverem enviado seus registros dos cálculos. Envie aos alunos ou poste na página do Google Classroom o documento com a atividade e as consignas. Explique que usem a calculadora que tiverem disponível, de seus familiares, calculadora virtual, de seus celulares ou computadores. Você pode enviar um áudio dando orientações e fazendo questionamentos que permitem uma reflexão sobre as ações que devem fazer.
- Como você pode fazer para substituir a tecla proibida?
- Existe outra forma de representar o número da tecla proibida?
Peça que depois de cada cálculo, registrem no quadro a estratégia usada para substituir a tecla proibida.
Se você tiver comunicação com os alunos através de WhatsApp, pode enviar a imagem do quadro e pedir que reproduzam em seus cadernos antes de fazerem os cálculos. Depois, após os cálculos, eles também podem enviar foto no grupo de seus registros.
Discussão das soluções
Espera-se que os alunos sejam capazes de decompor os números que constam nas teclas proibidas, utilizando a adição. Permita que socializem as estratégias de decomposição de números para substituir as teclas proibidas. Todas as possibilidades devem ser analisadas e valorizadas. Promova comparações observando os quadros de registros enviados pela turma. Se isto não for possível, procure identificar as maneiras diferentes apresentadas por eles e encaminhe junto com a devolutiva da tarefa, para que todos tenham oportunidade de ampliar as estratégias de cálculo. As soluções apresentadas nos slides 6 e 7 são algumas possibilidades. Perceba as que diferirem das apresentadas por eles e envie também.
Sistematização e Encerramento
Apresente para os alunos o conteúdo dos slides 8 e 9 com a sistematização da aprendizagem e o encerramento da atividade. Você pode compartilhar a imagem dos slides no grupo de whatsApp, ou encaminhar impresso junto com a devolutiva da tarefa de cada um, ou ainda inserir comentários na página do Google Classroom.
Raio X
O Raio X é um momento para você verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar a aprendizagem da aula. Você pode enviar a imagem do slide 10 e pedir que realizem em seus cadernos e depois encaminhem o quadro com as respostas para você. Pode postar na sua página no Google Classroom, ou ainda pode entregar a atividade impressa.
Convite às famílias
Envie um pequeno texto aos responsáveis dos alunos, explicando o objetivo de aprendizagem esperado com a realização das atividades. Você pode também gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp, se esse for seu caso de comunicação com os familiares. Aproveite e dê sugestões de envolvimento dos familiares na realização das atividades e peça apoio quanto a permissão do uso da calculadora.