Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Fatos básicos da adição na calculadora
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Construção dos fatos básicos da adição e subtração
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Tenuta.
Habilidade da BNCC
(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.
Objetivos específicos
Recorrer à decomposição dos números e ao cálculo mental para resolver adições em uma calculadora.
Conceito-chave
Adição - decomposição de números - Uso da calculadora.
Recursos necessários
- Uma calculadora para cada aluno;
- Atividades impressas;
- Datashow(opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Recorrer à decomposição dos números e ao cálculo mental para resolver adições em uma calculadora.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Garanta que, no dia da atividade, todos os alunos tenham, em mãos, uma calculadora. Ela pode ser providenciada por você ou, trazida por eles (pode ser a do celular). Se possível, projete a calculadora do seu computador para que todos os seus alunos possam ver o que você está mostrando e fazendo. Inicie a atividade fazendo um levantamento prévio sobre o que eles já sabem sobre a calculadora, com perguntas do tipo:
- Quem aqui já utilizou uma calculadora?
- Para que você já a utilizou? Em qual(is) situação(ões)?
- Você já viu alguém usando uma calculadora? Com qual finalidade? Em qual situação?
Ensine para seus alunos como utilizar uma calculadora: as teclas, os sinais matemáticos, a memória. Proponha alguns cálculos para que sejam feitos utilizando as diferentes teclas. Simule a composição dos números na calculadora, para facilitar a atividade posterior com as teclas proibidas.
Propósito: Apresentar a calculadora para os alunos para utilizá-la como instrumento facilitador da realização de cálculos matemáticos.
Discuta com a turma:
- A calculadora facilita os cálculos matemáticos?
- Devemos sempre confiar nela? (Espera-se que as discussões levem à percepção de que como instrumento tecnológico, a calculadora pode ter algum defeito ou, que podemos digitar um valor/sinal errado e, consequentemente, obter um resultado errado.
- É possível fazer cálculos se a calculadora tiver alguma tecla quebrada?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Garanta que, no dia da atividade, todos os alunos tenham, em mãos, uma calculadora. Ela pode ser providenciada por você ou, trazida por eles (pode ser a do celular). Se possível, projete a calculadora do seu computador para que todos os seus alunos possam ver o que você está mostrando e fazendo. Inicie a atividade fazendo um levantamento prévio sobre o que eles já sabem sobre a calculadora, com perguntas do tipo:
- Quem aqui já utilizou uma calculadora?
- Para que você já a utilizou? Em qual(is) situação(ões)?
- Você já viu alguém usando uma calculadora? Com qual finalidade? Em qual situação?
Ensine para seus alunos como utilizar uma calculadora: as teclas, os sinais matemáticos, a memória. Proponha alguns cálculos para que sejam feitos utilizando as diferentes teclas.
Propósito: Apresentar a calculadora para os alunos para utilizá-la como instrumento facilitador da realização de cálculos matemáticos.
Discuta com a turma:
- A calculadora facilita os cálculos matemáticos?
- Devemos sempre confiar nela? (Espera-se que as discussões levem à percepção de que como instrumento tecnológico, a calculadora pode ter algum defeito ou, que podemos digitar um valor/sinal errado e, consequentemente, obter um resultado errado.
- É possível fazer cálculos se a calculadora tiver alguma tecla quebrada?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: No dia da atividade, peça para que os alunos tragam para a sala de aula uma calculadora (pode ser a do celular). Organize os alunos em duplas e peça para que, em um primeiro momento, realizem as atividades propostas, individualmente. Ofereça a cada aluno um pedaço de fita crepe ou durex colorido para que ocultem a tecla que não pode ser utilizada em cada um dos cálculos. Peça que registrem, na tabela, os cálculos utilizados para que chegassem ao resultado. Oportunize, em um primeiro momento, uma socialização das estratégias utilizadas, em duplas. Peça que cada indivíduo da dupla registre a estratégia utilizada pelo colega. Faça perguntas enquanto circula pela sala, durante a realização da atividade e interfira quando for necessário.
Propósito: Oportunizar a realização de cálculos de adição utilizando a calculadora.
Utilizar a decomposição de números para a realização de cálculos,desenvolvendo estratégias de cálculo mental.
Discuta com a turma:
- Como você está fazendo para substituir a tecla proibida?
- Por que você escolheu fazer isso?
- Há outras possibilidades de substituí-la? Como?
Sugestão de leitura: Decomposição de números com a calculadora "quebrada"
Materiais complementares para impressão:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 8 )
Orientação: Peça que algumas duplas relatem como resolveram a situação proposta. Aqui você encontra possíveis soluções, porém só as apresente caso não aparecerem. Incentive os alunos para falarem sobre o processo de resolução e as diferenças encontradas em relação às soluções adotadas pelos colegas. Registre as soluções relatadas no quadro para que possam ser visualizadas. Dê créditos aos alunos, escrevendo o nome na resolução apresentada.
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições com o uso da calculadora, sem usar uma das teclas.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para resolver sem usar as teclas proibidas?
- Foi difícil?
- Como pensaram para resolver?
- Tem outras teclas que podemos usar , diferentes da que pensaram?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 8 )
Orientação: Peça que algumas duplas relatem como resolveram a situação proposta. Aqui você encontra possíveis soluções, porém só as apresente caso não aparecerem. Incentive os alunos para falarem sobre o processo de resolução e as diferenças encontradas em relação às soluções adotadas pelos colegas. Registre as soluções relatadas no quadro para que possam ser visualizadas. Dê créditos aos alunos, escrevendo o nome na resolução apresentada.
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições com o uso da calculadora, sem usar uma das teclas.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para resolver sem usar as teclas proibidas?
- Foi difícil?
- Como pensaram para resolver?
- Tem outras teclas que podemos usar , diferentes da que pensaram?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 8 )
Orientação: Peça que algumas duplas relatem como resolveram a situação proposta. Aqui você encontra possíveis soluções, porém só as apresente caso não aparecerem. Incentive os alunos para falarem sobre o processo de resolução e as diferenças encontradas em relação às soluções adotadas pelos colegas. Registre as soluções relatadas no quadro para que possam ser visualizadas. Dê créditos aos alunos, escrevendo o nome na resolução apresentada.
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições com o uso da calculadora, sem usar uma das teclas.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para resolver sem usar as teclas proibidas?
- Foi difícil?
- Como pensaram para resolver?
- Tem outras teclas que podemos usar , diferentes da que pensaram?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre o uso da calculadora e a aula de hoje.
Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.
Encerramento
Tempo Sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete e leia o slide para os alunos, ou escreva o resumo no quadro.
Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a calculadora. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos utilizem estratégias pessoais para realizar a atividade proposta, mobilizando as aprendizagens construídas durante a aula.
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_04NUM04
Recursos:
Necessários: Algum meio de comunicação com os alunos que pode ser por meio de seus responsáveis (atividades impressas) ou pela internet (Google Classroom; WhatsApp; Meet; Zoom …); Material do aluno; Calculadora.
Opcional: Calculadora Completa
Para este plano, foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
A atividade principal consiste em cálculos de adições usando uma calculadora, mas evitando algumas teclas. Assim espera-se que os alunos sejam capazes de decompor os números que constam nas teclas proibidas. Faça um adaptação na atividade de modo que seja possível os alunos resolverem em suas casas e individualmente. Dessa forma exclua a última coluna do quadro de registros que envolve as estratégias dos colegas. As diferentes estratégias usadas pela turma poderão ser analisadas e discutidas depois quando todos tiverem enviado seus registros dos cálculos. Envie aos alunos ou poste na página do Google Classroom o documento com a atividade e as consignas. Explique que usem a calculadora que tiverem disponível, de seus familiares, calculadora virtual, de seus celulares ou computadores. Você pode enviar um áudio dando orientações e fazendo questionamentos que permitem uma reflexão sobre as ações que devem fazer.
- Como você pode fazer para substituir a tecla proibida?
- Existe outra forma de representar o número da tecla proibida?
Peça que depois de cada cálculo, registrem no quadro a estratégia usada para substituir a tecla proibida.
Se você tiver comunicação com os alunos através de WhatsApp, pode enviar a imagem do quadro e pedir que reproduzam em seus cadernos antes de fazerem os cálculos. Depois, após os cálculos, eles também podem enviar foto no grupo de seus registros.
Discussão das soluções
Espera-se que os alunos sejam capazes de decompor os números que constam nas teclas proibidas, utilizando a adição. Permita que socializem as estratégias de decomposição de números para substituir as teclas proibidas. Todas as possibilidades devem ser analisadas e valorizadas. Promova comparações observando os quadros de registros enviados pela turma. Se isto não for possível, procure identificar as maneiras diferentes apresentadas por eles e encaminhe junto com a devolutiva da tarefa, para que todos tenham oportunidade de ampliar as estratégias de cálculo. As soluções apresentadas nos slides 6 e 7 são algumas possibilidades. Perceba as que diferirem das apresentadas por eles e envie também.
Sistematização e Encerramento
Apresente para os alunos o conteúdo dos slides 8 e 9 com a sistematização da aprendizagem e o encerramento da atividade. Você pode compartilhar a imagem dos slides no grupo de whatsApp, ou encaminhar impresso junto com a devolutiva da tarefa de cada um, ou ainda inserir comentários na página do Google Classroom.
Raio X
O Raio X é um momento para você verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar a aprendizagem da aula. Você pode enviar a imagem do slide 10 e pedir que realizem em seus cadernos e depois encaminhem o quadro com as respostas para você. Pode postar na sua página no Google Classroom, ou ainda pode entregar a atividade impressa.
Convite às famílias
Envie um pequeno texto aos responsáveis dos alunos, explicando o objetivo de aprendizagem esperado com a realização das atividades. Você pode também gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp, se esse for seu caso de comunicação com os familiares. Aproveite e dê sugestões de envolvimento dos familiares na realização das atividades e peça apoio quanto a permissão do uso da calculadora.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Tenuta.
Habilidade da BNCC
(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.
Objetivos específicos
Recorrer à decomposição dos números e ao cálculo mental para resolver adições em uma calculadora.
Conceito-chave
Adição - decomposição de números - Uso da calculadora.
Recursos necessários
- Uma calculadora para cada aluno;
- Atividades impressas;
- Datashow(opcional).