Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Adicionando com tampinhas
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Construção dos fatos básicos da adição e subtração
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.
Objetivos específicos
Resolver adições com números de até dois algarismos, utilizando estratégias pessoais de cálculo.
Conceito-chave
Composição de números.
Adição.
Recursos necessários
- Tampinhas de garrafa de seis cores diferentes (de acordo com o que está dado na atividade principal);
- Atividades impressas;
- Datashow ( opcional ).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver adições com números de até dois algarismos, utilizando estratégias pessoais de cálculo.
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Antes de propor a atividade com tampinhas, proponha para seus alunos algumas adições de duas parcelas, para que sejam resolvidas oralmente.
Propósito: Oportunizar a utilização dos fatos básicos da adição para a realização de cálculos com números maiores.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )
Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.
- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.
Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.
Discuta com a turma:
Faça perguntas do tipo:
- Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
- Quais escolheu primeiro? Por que?
- Que tampinhas escolheu depois?
- Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )
Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.
- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.
Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.
Discuta com a turma:
Faça perguntas do tipo:
- Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
- Quais escolheu primeiro? Por que?
- Que tampinhas escolheu depois?
- Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )
Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.
- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.
Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.
Discuta com a turma:
Faça perguntas do tipo:
- Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
- Quais escolheu primeiro? Por que?
- Que tampinhas escolheu depois?
- Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )
Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.
- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.
Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.
Discuta com a turma:
Faça perguntas do tipo:
- Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
- Quais escolheu primeiro? Por que?
- Que tampinhas escolheu depois?
- Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )
Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.
- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.
Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.
Discuta com a turma:
Faça perguntas do tipo:
- Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
- Quais escolheu primeiro? Por que?
- Que tampinhas escolheu depois?
- Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )
Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.
- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.
Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.
Discuta com a turma:
Faça perguntas do tipo:
- Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
- Quais escolheu primeiro? Por que?
- Que tampinhas escolheu depois?
- Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a composição dos números, utilizando tampinhas.
Orientação: Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e identifique três formas de resolução diferentes.No momento da discussão das soluções, peça que as três crianças que criaram essas soluções, contem como e porque fizeram dessa maneira.Registre as soluções relatadas no quadro para que possam ser visualizadas e discutidas. Espera-se que os alunos percebam que, se agruparem as tampinhas que tem o mesmo valor, o cálculo fica mais fácil. No entanto, outras estratégias podem e devem ser validadas.
Discuta com a turma:
- Há uma forma única de resolver as questões propostas? Por que?
- Há uma forma de tornar mais fácil o cálculo mental das adições?
- Materiais Complementares:
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre a aula de hoje.
Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 12 e 13 )
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as pedrinhas ou estratégias pessoais de registro.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em diferentes possibilidades de composição de um determinado valor, a partir da adição de diferentes parcelas.
Discuta com a turma:
- João poderia ter pago a vaca utilizando pedrinhas de apenas uma cor? Por quê?
- Há alguma forma de realizar o pagamento utilizando apenas dois tipos de pedrinhas? Como?
- Como seria feito o pagamento de modo a utilizar o menor número de pedrinhas? E o maior?
Materiais Complementares:
Raio X
Tempo sugerido:10 minutos..( slides 12 e 13 )
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as pedrinhas ou estratégias pessoais de registro.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em diferentes possibilidades de composição de um determinado valor, a partir da adição de diferentes parcelas.
Discuta com a turma:
- João poderia ter pago a vaca utilizando pedrinhas de apenas uma cor? Por que?
- Há alguma forma de realizar o pagamento utilizando apenas dois tipos de pedrinhas? Como?
- Como seria feito o pagamento de modo a utilizar o menor número de pedrinhas? E o maior?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_04NUM05
Recursos:
Necessários: Algum meio de comunicação com os alunos que pode ser por meio de seus responsáveis (atividades impressas) ou pela internet (Google Classroom; WhatsApp; Meet; Zoom, …); Material do aluno.
Para este plano, foque nas etapas da Atividade Principal e da Discussão das soluções.
Atividade principal
A atividade principal consiste em fazer cálculos usando tampinhas de diferentes valores. Os alunos devem ter acesso ao documento da atividade principal ou aos slides 3, 4, 5, 6 7 e 8. Envie aos responsáveis ou poste na página do Google Classroom o documento com a atividade e as consignas. Peça que consultem a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas sempre que necessário. Você pode enviar a imagem do slide 5, impressa, postada no grupo de WhatsApp, ou no Google Classroom para facilitar os cálculos. Se você tiver comunicação com os alunos através de WhatsApp, pode enviar a imagem dos slides e pedir que reproduzam em seus cadernos antes de fazerem os cálculos. Depois, após terem feito os cálculos, eles também podem enviar foto no grupo com os seus registros. Os alunos podem ter dificuldades para visualizar as diferentes formas de compor o número dado. Ajude-os a perceber que a organização espacial das tampinhas facilita essa visualização. Você pode enviar um áudio dando orientações e fazendo questionamentos que permitem uma reflexão sobre as ações que devem fazer. Encaminhe perguntas do tipo: - Você acha que organizando as tampinhas de uma maneira diferente, você consegue encontrar mais facilmente a solução do problema? - De que maneira você pode organizar as tampinhas para que consiga perceber a melhor forma de compor esse número?
O objetivo da aprendizagem é que os alunos sejam capazes de resolver adições com números de até dois algarismos, utilizando estratégias pessoais de cálculo. As diferentes estratégias usadas pela turma poderão ser analisadas e discutidas depois quando todos tiverem enviado seus registros dos cálculos.
Discussão das soluções
Permita que os alunos socializem e discutam as diferentes estratégias utilizadas pelos colegas para a composição dos números, utilizando tampinhas. Todas as possibilidades devem ser analisadas e valorizadas. Promova comparações observando os registros enviados pela turma para que os alunos pensem em diferentes possibilidades de composição de um determinado valor, a partir da adição de diferentes parcelas.
- Há uma forma única de resolver as questões propostas? Por quê?
- Há uma forma de facilitar o cálculo mental das adições?
Espera-se que os alunos sejam capazes de perceber que se agruparem as tampinhas que têm o mesmo valor, o cálculo fica mais fácil. No entanto, outras estratégias podem e devem ser validadas. Se a discussão não for possível, procure identificar as maneiras diferentes apresentadas por eles e encaminhe junto com a devolutiva da tarefa, para que todos tenham oportunidade de ampliar as estratégias de cálculo.
Encerramento
Apresente para os alunos o conteúdo do slide 10 com o encerramento da atividade. Você pode compartilhar a imagem do slide no grupo de WhatsApp, ou encaminhar impresso junto com a devolutiva da tarefa de cada um, ou ainda inserir comentários na página do Google Classroom.
Raio X
O Raio X é um momento para você verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar a aprendizagem da aula. Pode postar o documento do raio x na sua página no Google Classroom, ou ainda pode entregar a atividade impressa. Você pode também enviar o texto e a imagem dos slides 11 e 12 e peça que realizem em seus cadernos e depois encaminhem as respostas para você. Avalie se eles perceberam que há diferentes maneiras de pagar a compra.
Convite às famílias
Envie um pequeno texto aos responsáveis dos alunos, explicando o objetivo de aprendizagem esperado com a realização das atividades. Você pode também gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp, se esse for seu caso de comunicação com os familiares. Aproveite e dê sugestões de envolvimento dos familiares na realização das atividades e peça apoio para a leitura das atividades.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.
Objetivos específicos
Resolver adições com números de até dois algarismos, utilizando estratégias pessoais de cálculo.
Conceito-chave
Composição de números.
Adição.
Recursos necessários
- Tampinhas de garrafa de seis cores diferentes (de acordo com o que está dado na atividade principal);
- Atividades impressas;
- Datashow ( opcional ).