Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientação:
- Retome, com seus alunos, os fatos básicos da adição.
- Escreva na lousa o número 10 e peça para as crianças apontarem diferentes formas de compor esse número, utilizando parcelas diferentes.
- Anote as opções apontadas pelas crianças e certifique-se de que todas as possibilidades foram contempladas.
- Explique que essas adições serão necessárias para um jogo que irão realizar na sequência.
- Espera-se que as crianças encontrem as seguintes soluções: 1 + 9; 2 + 8; 3+7; 4+6; 5+ 5; 6+4; 7+3; 8+2; 9+1.
Propósito: Retomar os fatos básicos da adição para que possam ser utilizados na situação lúdica proposta.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slide 4 e 5)
Orientação:
Organize a sala em grupos de quatro alunos, sendo duas duplas em cada.
Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras no quadro e leia para as crianças.
Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo. Reforce a necessidade de que as duplas façam, juntas, os cálculos.
Circule entre os grupos fazendo perguntas.
Discuta com a turma:
- O que faremos primeiro? E depois?
- Para descobrir quantos pontos cada dupla fez em cada jogada, o que vocês precisarão fazer?
- Quem ficará com as cartas?
- Quem ganhará o jogo?
- Quem ganhou essa rodada? Por que?
- Como você fez para descobrir o resultado da adição dos valores das duas cartas?
Propósito: Oportunizar a utilização dos fatos básicos da adição em situação lúdica.
Para saber mais, leia sobre” Estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 1.º ano de escolaridade” clique aqui.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Guia de Intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slide 4 e 5)
Orientação:
Organize a sala em grupos de quatro alunos, sendo duas duplas em cada.
Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras no quadro e leia para as crianças.
Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo. Reforce a necessidade de que as duplas façam, juntas, os cálculos.
Circule entre os grupos fazendo perguntas.
- Discuta com a turma:
- O que faremos primeiro? E depois?
- Para descobrir quantos pontos cada dupla fez em cada jogada, o que vocês precisarão fazer?
- Quem ficará com as cartas?
- Quem ganhará o jogo?
- Quem ganhou essa rodada? Por que?
- Como você fez para descobrir o resultado da adição dos valores das duas cartas?
Propósito: Oportunizar a utilização dos fatos básicos da adição em situação lúdica.
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação:
- Peça que, cada dupla, relate que estratégias utilizou para realizar os cálculos de maneira rápida e correta. Procure identificar três maneiras diferentes. Divida o quadro em três partes e peça para que cada uma das três duplas coloque o caminho utilizado. Peça que contem como pensaram para fazer os cálculos mentalmente.
- Lance o desafio de descobrirem quem fez mais pontos. As crianças já decidiram qual foi a dupla vencedora com base no número de cartas. Algumas vezes, quem tem mais cartas, não é quem tem mais pontos. Nesse caso, peça para as crianças tentarem calcular o número de pontos. Para isso, podem utilizar materiais concretos, registros pessoais ou cálculo mental. Se houver tempo, é interessante socializar as estratégias e soluções encontradas.
Propósito: Oportunizar a utilização dos fatos básicos da adição em situação lúdica.
Discuta com a turma:
- Como fizeram para encontrar, rapidamente, o resultado das adições?
- Que estratégias foram utilizadas no jogo? Quais delas são mais eficazes?
- Como fizeram para calcular a quantidade de pontos obtidos por cada jogador?
- Por que nem sempre aquele que tem mais cartas é aquele que fez mais pontos?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia para as crianças o slide. Pergunte aos alunos que conhecimento matemático eles utilizaram enquanto estavam jogando, que raciocínio ajudou quem venceu, que estratégias matemáticas foram utilizadas. Estas perguntas permitem que o aluno identifique que houve um aprendizado matemático por trás do jogo.
Propósito: Retomar o objetivo da aula, resumindo as aprendizagens.
Atividade de Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando ou, as cartas do baralho ou, registros pessoais. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos realizem, mentalmente ou utilizando estratégias pessoais de registro, a adição do número 10 com diferentes parcelas, a fim de encontrar um número maior do que 13.
Discuta com a turma:
- Que números podem ser adicionados ao número 10 para que Maria ganhe essa partida?
- Que número fará com que ela fique empatada com Bruno?
- Que números fariam que Bruno fosse o vencedor dessa rodada?
Materiais complementares para impressão:
Atividade de Raio X
Resolução do Raio X
Atividade Complementar
Resolução da Atividade Complementar