GEO2_06UND01 - Ação propositiva - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Diferentes Profissões
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções de dinâmicas espaciais por meio de atividades cotidianas nos lugares de vivência.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02GE06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Nesta aula você vai separar os alunos em duplas e entregar imagens de algumas profissões para que classifiquem em diurna, noturna ou ambas, pois, algumas profissões são realizadas durante a noite e o dia. Caso você não consiga imprimir as imagens, pode utilizar desenhos de outros livros ou apenas os nomes das profissões. Para sistematização final você pode imprimir a tabela para cada dupla preencher com as profissões dos adultos que moram com eles e classificá-las. Ao final você pode fazer uma tabela coletiva no quadro para que todos visualizem as informações adquiridas pelas duplas.
Material complementar:
Imagens das profissões para que os alunos classifiquem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VnFZgcbTKFcNmXRgjZcvCgeWGYRWfwZtp2zHgXpFAwgQwHqCcayg4SVwzQzr/geo2-06und01-acao-propositiva-imagem.pdf
Modelo de tabela para o trabalho em dupla:
Contextos prévios: Garanta que os alunos saibam as profissões dos adultos que vivem com eles antes de aplicar este plano, peça para casa uma pesquisa ou estimule um dia das profissões com os responsáveis na escola. Você pode aproveitar o dia da reunião e fazer uma atividade coletiva com os alunos, cada pai ou responsável fala da sua
profissão e importância, ou durante as aulas, agende com os adultos a apresentação de sua profissão.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro e pergunte aos alunos se todos sabem o que são profissões? Ouça as respostas e se necessário defina o conceito de profissões. Depois disso, pergunte se conhecem alguém que trabalhe a noite? Relacione o horário de dormir das crianças ao início do trabalho de alguns adultos, talvez algum deles tenha pais ou responsáveis que trabalham durante a noite, não explore ainda esta informação, teremos a sistematização para tal fim.
Para você saber mais:
A definição de profissão é a atividade que as pessoas realizam em troca de remuneração econômica. Caso necessite ler mais um pouco, segue link: https://conceito.de/profissao
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia para os alunos a situação descrita no slide, uma garota ficou com febre na madrugada e seus responsáveis foram levá-la ao hospital. Há uma proposta para orientar a conversa, no caso o relato desta experiência por parte dos alunos.
Você pode perguntar diretamente se esta situação já aconteceu com algum deles. Caso a respostas seja positivas, busque conduzir a reflexão para apreender a possibilidade de que tenham percebido algum diferencial na dinâmica em seus lugar de vivência durante a noite. questione: O que eles observaram no caminho?
Você pode explorar a situação exposta no slide e criar a continuação dela, por exemplo: os responsáveis por Aninha não tinham carro e tiveram que chamar um táxi até o hospital. No caminho tinham farmácias, lanchonetes, postos policiais e outros estabelecimentos abertos. Ao chegar no hospital, centenas de pessoas estavam ali trabalhando (seguranças, enfermeiros, médicos e atendentes) e Aninha ficou impressionada com a quantidade de pessoas trabalhando, enquanto ela estaria dormindo.
Você pode utilizar alguma história contada pelos próprios alunos se preferir, o importante é destacar a variedade de profissões inclusive noturnas.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete a pergunta problematizadora ou escreva no quadro e escute as considerações dos alunos. Provavelmente a situação descrita na etapa anterior já destaque para os alunos que algumas profissões são importantes durante a noite, pois algumas emergências podem acontecer e sempre é necessário ter profissionais dispostos a ajudar. De qualquer maneira, utilize perguntas para a reflexão dos alunos, mas busque não oferecer respostas prontas.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Com imagens de algumas profissões, os alunos devem recortá-las e agrupá-las de acordo com a frequência que observam a presença desses profissionais no seu cotidiano. Solicite a classificação em ALTA (quando observam diariamente esses profissionais), MÉDIA (quando observam uma vez ou outra esses profissionais) ou Baixa (quando nunca ou raramente observam essa profissão). Por exemplo, eles podem agrupar nas profissões de alta frequência, pois, estão em contato diário com você. Pode deixá-los realizar a atividade em dupla, para que um colega auxilie o outro. Caso não consiga imprimir as imagens, utilize fotografias de livros ou escreva o nome das profissões para que possam agrupar nos cadernos.
As imagens selecionadas neste plano podem ser classificadas da seguinte forma: alta frequência (cozinheiro, homem de negócios ou administrador, atendente/ garçonete e professora) média frequência (policial, bombeiro e médica) baixa frequência (bailarina, pintora e astronauta).
Material complementar
Acesse a imagem dos slides no documento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VnFZgcbTKFcNmXRgjZcvCgeWGYRWfwZtp2zHgXpFAwgQwHqCcayg4SVwzQzr/geo2-06und01-acao-propositiva-imagem.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Na mesma dupla da ação propositiva, peça para que os alunos façam uma tabela com as profissões dos adultos que moram com eles e classifiquem a frequência de visualização da profissão e se os pais trabalham de manhã ou a noite. Ao final, peça para que as duplas falem sobre as profissões do colega e você pode montar uma tabela com as informações no quadro para que todos acompanhem as informações.
Material complementar:
Tabela modelo para as duplas classificarem as diferentes profissões. Cada colega fala o nome do adulto, a profissão, a frequência que a profissão é analisada e o período de trabalho (manhã, tarde ou noite):
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_06UND01
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, Youtube.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes identifiquem profissionais que exercem seus trabalhos de dia e de noite no lugar de viver dos alunos. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material.Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e pergunte aos alunos se todos sabem o que são profissões? (peça que as respostas sejam encaminhadas por áudio, ou mensagens de texto no grupo de WhatsApp da turma).
Contextualização (30minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Leia para os alunos a situação descrita no slide, uma garota ficou com febre na madrugada e seus responsáveis foram levá-la ao hospital. Há uma proposta para orientar a conversa, no caso o relato desta experiência por parte dos alunos.
Você pode perguntar diretamente se esta situação já aconteceu com algum deles. Caso a respostas seja positivas, busque conduzir a reflexão para apreender a possibilidade de que tenham percebido algum diferencial na dinâmica em seus lugar de vivência durante a noite. Questione: O que eles observaram no caminho? (peça que as respostas sejam registradas em áudios curtos de no máximo um minuto).
Você pode explorar a situação exposta no slide e criar a continuação dela, por exemplo: os responsáveis por Aninha não tinham carro e tiveram que chamar um táxi até o hospital. No caminho tinham farmácias, lanchonetes, postos policiais e outros estabelecimentos abertos. Ao chegar no hospital, centenas de pessoas estavam ali trabalhando (seguranças, enfermeiros, médicos e atendentes) e Aninha ficou impressionada com a quantidade de pessoas trabalhando, enquanto ela estaria dormindo.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, e faça a pergunta que consta no slide do plano original, destaque para os alunos que algumas profissões são importantes durante a noite, pois algumas emergências podem acontecer e sempre é necessário ter profissionais dispostos a ajudar. De qualquer maneira, utilize perguntas para a reflexão dos alunos, mas busque não oferecer respostas prontas. Oriente que eles respondam por mensagens de texto no grupo da turma.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Com imagens de algumas profissões, os alunos devem recortá-las e agrupá-las de acordo com a frequência que observam a presença desses profissionais no seu cotidiano. Solicite a classificação em ALTA (quando observam diariamente esses profissionais), MÉDIA (quando observam uma vez ou outra esses profissionais) ou Baixa (quando nunca ou raramente observam essa profissão). Por exemplo, eles podem agrupar nas profissões de alta frequência, pois, estão em contato diário com você. Caso eles não consigam imprimir as imagens, utilize fotografias de livros ou escreva o nome das profissões para que possam agrupar nos cadernos.
Acesse a imagem dos slides no documento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VnFZgcbTKFcNmXRgjZcvCgeWGYRWfwZtp2zHgXpFAwgQwHqCcayg4SVwzQzr/geo2-06und01-acao-propositiva-imagem.pdf. Acesso em 24/06/2020.
Sistematização (60 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa peça para que os alunos façam uma tabela com as profissões dos adultos que moram com eles e classifiquem a frequência de visualização da profissão e se os pais trabalham de manhã ou à noite.
Tabela modelo para classificarem as diferentes profissões. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NJaugS8b3Y75pDENYCRdMW3hhrYUQeghWxaT8fh9pJ5bKtVSGZG5NVG3Ya9u/geo2-06und01-sistematizacao-tabela.pdf. Acesso em 24/06/2020.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem os estudantes na ação propositiva e sistematização deste plano de aula adaptado.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Barbara Silva
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar profissionais que exercem seus trabalhos de dia e de noite no lugar de viver dos alunos.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).