Plano de Aula

Plano de aula: Profissões: muitas histórias!

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Contando Histórias da família e da comunidade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Fotografias ou imagens de profissões do passado; fotografias da caixinha de leite e da leiteira; folhas de sulfite, lápis de cor, canetas hidrográficas.

Material complementar: Fotografias para impressão, caso você não consiga projetar as imagens dos slides - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G6EmvU8CjUBkrUmnp28ryYE8cTPkBaXshfaKHdf6wAp7mevfg9JTARY5ajeW/his208und02-fotografias-para-impressao.pdf

Sugestão de modelo de cartaz: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDz4934wdUzvvSuESkfu4cm95fE9jYE5MkhkPH7M4NVcescC3mhdDW5h45pJ/his208und02-modelo-de-cartaz.pdf

Sugestão de modelo de álbum: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZbyDsXGtWxPcB9sH7PqKmaPPqGFN7TQWCSx5P5KFR4MRG8hgJV5JdZAjFa3z/his208und02-modelo-de-album-de-profissoes.pdf

Para você saber mais:

Para ficar por dentro do que é importante ensinar História, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, leia a matéria de Nova Escola: “O que ensinar em História”

https://novaescola.org.br/conteudo/1791/o-que-ensinar-em-historia - Acesso em: 10 de novembro de 2018.

O vídeo BNCC Como ficam as disciplinas de História e Geografia, do Canal Futura, traz importantes reflexões sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=a0z0V2ECFdg - Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Professor, sugere-se que apresente o objetivo da aula lendo com os alunos, escrevendo no quadro e/ou se possível projetando o slide e fazendo uma leitura coletiva. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de falar sobre profissões que conhecem ou fazem parte do seu meio, comparando-as com profissões do passado, que são pouco comuns na atualidade ou até mesmo que deixaram de existir.

Para você saber mais:

Professor, caso julgue necessário, acesse a reportagem “8 Profissões antigas que não existem mais ou estão em transformação”, do Instituto de Longevidade, para ter mais informações e exemplos a ser utilizados durante a aula: ttps://institutohmongeralaegon.org/entretenimento/na-minha-epoca/relembre-8-profissoes-que-nao-existem-mais-ou-estao-em-transformacao Acesso em: 9 de novembro de 2018.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA