Quantas vezes eu vou ter que pedir silêncio?

POR:
Paula Peres
Crédito: Duda Oliva

Olá!

Quem disser que não perde tempo de aula pedindo para os alunos pararem de falar alto, fazer bagunça ou correr pela sala de aula está mentindo.

Ok, pode não estar mentindo, mas vive uma realidade bem diferente da média nacional. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os professores brasileiros gastam 20% do tempo da aula para controlar os alunos (isso equivale a oito minutos de uma aula de 40) e 50% afirmam que a interrupção da aula acontece com frequência.

Neste texto, o diretor Cláudio Marques da Silva Neto explica que os professores sofrem com a indisciplina dos alunos mas não são ensinados, em nenhum momento de sua formação, a lidar com ela. E reflete sobre o dilema: como tornar os alunos mais disciplinados na sala de aula sem fazer uso do castigo para educá-los? Leia aqui o texto na íntegra.

Matemática da vida real

No ano passado, a professora Ivonete Bento da Silva Dezinho foi uma das 10 vencedoras do Prêmio Educador Nota 10 com um projeto sobre a Matemática das profissões. Ela mostrou para os alunos como há elementos dessa área de conhecimento nas profissões de suas famílias: padeiro, garçom, arquiteto, pediatra… o cotidiano das atividades desses e de outros profissionais foi o gancho para Ivonete trabalhar cálculos, unidades de medida, juros, porcentagem e orçamento com sua turma do 9º ano.

Ficou com vontade de fazer o mesmo? Nesta reportagem, você pode conhecer melhor o passo a passo do projeto de Ivonete com o seu tempo de duração e os insumos necessários para realizá-lo.

O projeto de Ivonete me lembrou outro que também ganhou o Prêmio, só que em 2019: o da professora Jussara Schmitz. Ela partiu de uma pesquisa censitária com sua turma de 4º ano e verificou que 60% de seus alunos eram filhas e filhos de costureiras, a principal atividade na cidade deles (Gaspar - Santa Catarina). A profissão, então, serviu de base para que a turma refletisse sobre a Matemática presente nesse dia a dia e encontrasse diferentes soluções para os desafios da costura. A reportagem sobre o projeto está disponível para assinantes, neste link.

Um abraço e até amanhã,

Paula Peres
Repórter de Nova Escola

Tags

Guias