Plano de aula: Profissões e o futuro

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Novas percepções de dinâmicas espaciais por meio de atividades cotidianas nos lugares de vivência.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário um quadro branco ou lousa, caneta ou giz para desenhar. Será necessário também o uso das imagens do slide 4, se não for possível projetar estas imagens o professor deve trazê-las impressas. Já para a ação propositiva (slide 5) será necessário o uso de massa de modelar para todos os alunos da sala.

Contextos prévios: Para o melhor aproveitamento deste plano de aula seria interessante que os alunos já tivessem compreendido a idéia de profissão e quais as mais conhecidas.

Tema da aula

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Comece a aula perguntando se os alunos já pensaram no que gostariam de ser quando crescerem. Depois de organizar as falas e todos se expressarem, refaça a pergunta de uma outra maneira, no que gostariam de trabalhar quando crescerem. A idéia de fazer a pergunta de dois modos diferentes é para que os alunos percebam que podemos ser uma coisa e trabalhar em outra. Por exemplo: eu gostaria de ser escritor e trabalhar na TV.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA