Ficha do Brinquedo
Plano de Aula
Plano de aula: Onde tem criança… tem brinquedo!
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Preservação de objetos e documentos
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Será necessária a impressão da atividade para o fichamento dos brinquedos dos alunos (folha sulfite) e para a atividade da Sistematização: papel 60k (Jogo da Memória), canetas hidrocor, lápis de cor.
- Caso você ou sua escola possuírem brinquedos antigos, leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos . Faça o fichamento desses brinquedos.
Material complementar:
- Documento contendo a ficha dos brinquedos dos alunos HIS2_09UND04 - Ficha do Brinquedo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y8gTEKvMewCWCVK5MrTxt6TrsJCjrErUvdC4bbcYKqgQzEgEXZ8SYN2RXkhA/his2-09und04-ficha-do-brinquedo.pdf
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Contextualização: HIS2_09UND04 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p33JKGR9NKXgueCzC9WMTNXta2h42BBghxbaqx6RSeKNF9AJTPPcH6heFuUD/his2-09und04-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento contendo um breve relato sobre a história do brinquedo: HIS2_09UND09UND04 - História do brinquedo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3BAXQDrGJyAnb9zUVDznRsXXq7hBWQWby2RWzBzpPC2wjMAewsDgkDKNKYVP/his2-09und04-historia-do-brinquedo.pdf
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Problematização:HIS2_09UND04 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnSw9xvhxhy7NAVdGF9xrR25W4cfzaEUd3GbWSSBC5q6wRxZjCky7wGx2ujC/his2-09und04-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento contendo modelo de um jogo da memória para a Sistematização: HIS2_09UND04 - Jogo da Memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TnAbDWaxRHMyVvFPgYNu7nBZd7aahShtumZgP2WUDJqwWKknJ9uK5AyHgAdD/his2-09und04-jogo-da-memoria.pdf
- Documento contendo características de alguns brinquedos - HIS2_09UND04 - Brinquedos e suas características: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xWNECFN3U7v5u3jkybTdFE7vfvaWbsH3yDqW6cyUUZwAptxwDFvHMuPwU2Vc/his2-09und04-brinquedos-e-suas-caracteristicas.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o ensino de História e sobre brinquedos e brincadeiras de todos os tempos para você se preparar para a aula:
- Isabel Barca fala sobre o ensino de História. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/930/isabel-barca-fala-sobre-o-ensino-de-historia . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- O passado que não está nos livros de História. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2378/o-passado-que-nao-esta-nos-livros-de-historia . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Memória: fonte de pesquisa. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2376/memoria-fonte-de-pesquisa . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- A origem e curiosidades dos nossos brinquedos de infância. Disponível em: https://ncultura.pt/a-origem-e-curiosidades-dos-nossos-brinquedos-de-infancia/ . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Conheça a origem e curiosidades de alguns brinquedos. Disponível em: http://www.ebc.com.br/infantil/ja-sou-grande/2014/02/conheca-a-origem-e-curiosidades-de-alguns-brinquedos . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- História dos brinquedos. Disponível em: https://criancas.uol.com.br/especiais/ult2631u3.jhtm . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Projeto Território do Brincar. Disponível em: http://territoriodobrincar.com.br/o-projeto/ . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Manifesto da brincadeira. Disponível em: http://bartoitaucultural.org/manifesto-da-brincadeira/ . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- A história dos patins. Disponível em: http://animais.hosk.info/historia-dos-patins/ . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- VON, Cristina. A História do Brinquedo Para as crianças conhecerem e os adultos se lembrarem. São Paulo. Editora Alegro. 2001
Fonte das imagens:
Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Solicite previamente que os alunos levem para a sala de aula um de seus brinquedos.
Peça que eles busquem com algum adulto da família algum brinquedo deles (“antigo”: pião, peteca, bolita (bolinha de gude, peca, baleba, bilosca, biloca, birosca,....), cavalo de pau e também levem para a sala de aula.
- Juntamente com os brinquedos o aluno deverá preencher e levar para a sala de aula as Fichas dos Brinquedos (uma para cada brinquedo). Esta ficha deverá ser preenchida com a ajuda de um adulto. Caso não tenham o brinquedo “antigo” , podem pedir para que esse adulto preencha uma das fichas dando exemplo de um brinquedo de quando era criança.
- Faça a impressão desta ficha utilizando o documento HIS2_09UND04 - Ficha do Brinquedo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y8gTEKvMewCWCVK5MrTxt6TrsJCjrErUvdC4bbcYKqgQzEgEXZ8SYN2RXkhA/his2-09und04-ficha-do-brinquedo.pdf
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
- Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa dizendo aos alunos que os brinquedos também podem ajudar a contar a história da humanidade, pois desde a antiguidade foram criados brinquedos para acalmar, divertir e ensinar as crianças, cada um utilizando os materiais e recursos disponíveis de sua época.
Para você saber mais:
- “A história do brinquedo é tão antiga quanto a história do homem! Acredita? Pois é, muitos brinquedos que existem hoje nasceram nas grandes civilizações antigas, e vários deles permaneceram inalterados ao longo do tempo. Do Egito, herdamos o jogo-da-velha, boneca e as bolinhas de gude. Da China, o dominó, os cata-ventos e as pipas. Da Grécia e da Roma, vieram as pernas-de-pau e as marionetes.
A viagem pela história dos brinquedos nos permite percorrer culturas, estilos, modos de vida, regras sociais, uso de materiais e ferramentas, relações pessoais. É uma história recheada de curiosidades, inventores criativos, brinquedos que fazem sucesso e fábricas que lutam para se aperfeiçoar.” (Conheça a origem e curiosidades de alguns brinquedos. Disponível em:
http://www.ebc.com.br/infantil/ja-sou-grande/2014/02/conheca-a-origem-e-curiosidades-de-alguns-brinquedos . Acesso em: 21 de outubro de 2018.)
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS2_09UND04 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p33JKGR9NKXgueCzC9WMTNXta2h42BBghxbaqx6RSeKNF9AJTPPcH6heFuUD/his2-09und04-slide-da-contextualizacao.pdf .
- Inicie a aula fazendo a pergunta do slide. Deixe que os alunos levantem suas hipóteses.
- Após esta conversa diga aos alunos que os brinquedos contam a história da humanidade e sua evolução, pois através da observação que se pode fazer deles é possível saber de suas características e destas identificar a sua origem e importância em sua época. Diga também que a invenção e a confecção dos brinquedos influenciaram o comportamento, as relações, o dia a dia, a indústria e o comércio por todo o mundo. Acrescente a esta fala exemplos de alguns brinquedos e sua representatividade na História.
- Acesse o documento que disponibiliza um breve relato sobre a história do brinquedo para se preparar para este momento: HIS2_09UND09UND04 - História do brinquedo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3BAXQDrGJyAnb9zUVDznRsXXq7hBWQWby2RWzBzpPC2wjMAewsDgkDKNKYVP/his2-09und04-historia-do-brinquedo.pdf. Consulte também as indicações de leitura no primeiro slide.
Fonte das imagens:
Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Coloque os alunos sentados no chão, em roda e com os seus brinquedos e fichas para que apresentem aos colegas.
- Apresente o slide para iniciar a atividade.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS2_09UND04 - Slide da Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnSw9xvhxhy7NAVdGF9xrR25W4cfzaEUd3GbWSSBC5q6wRxZjCky7wGx2ujC/his2-09und04-slide-da-problematizacao.pdf
- Inicie este momento levantando hipóteses sobre o que vem a ser “antigo” e “novo”. Deixe que os alunos coloquem em discussão suas ideias.
- Após estas colocações peça que os alunos apresentem para a turma os brinquedos que trouxeram e explique sobre eles. Se for necessário faça algumas intervenções durante as explicações dos alunos, tais como: Com que se parecem? Em que se diferenciam? Que materiais variam? É antigo ou novo?
- Após todos falarem proponha que eles, juntamente com você, separem os brinquedos em “antigo” e “novo”: os critérios usados serão os levantados em sala ou os citados no texto abaixo.
- Permita que eles troquem informações sobre os brinquedos e brinquem durante um breve tempo.
Para você saber mais:
- Um bom exercício para os alunos do ensino fundamental é o que demanda a classificação de objetos. Num primeiro momento, os alunos tentam distinguir “antigos” e “novos” de acordo com seus próprios pressupostos. Depois, ao investigarem os objetos um pouco mais, procuram diferenciar os “desgastados” e os que estão “em bom estado de conservação”, os que ainda são “úteis” e os “inutilizáveis”. Essas classificações ajudam na percepção da antiguidade de cada objeto. Por último, os objetos podem ser classificados em “antigos” e “novo”’ a partir de uma definição determinada dos conceitos “antigo” e “novo”, que pode ser, por exemplo: “antigo é tudo aquilo que foi produzido antes da data de nascimento da criança” e “novo é aquilo que foi produzido na mesma data ou depois do nascimento da criança”. [...] O critério para definir o que é antigo e o que é novo não deve ser imposto pelo professor, e sim ser fruto de discussão na sala de aula (a partir de um desafio proposto pelo mestre), sendo importante ressaltar que sempre pode haver novas possibilidades de classificação. (FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de História para o Fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014. p. 57. Acesso em: 21 de outubro de 2018.)
Fonte das imagens:
Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
- Proponha para a turma criarem um jogo da memória dos brinquedos “antigos” e “novos”.
- Faça a impressão do jogo usando o documento HIS2_09UND04 - Jogo da Memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TnAbDWaxRHMyVvFPgYNu7nBZd7aahShtumZgP2WUDJqwWKknJ9uK5AyHgAdD/his2-09und04-jogo-da-memoria.pdf
- Divida a turma em grupos (o número de alunos por grupo dependerá do número de alunos da turma).
- Instrua os alunos quanto a forma de produção:
- Cada criança receberá quatro quadradinhos;
- Eles deverão desenhar e escrever do lado branco do quadrinho.
- Em dois destes quadradinhos eles deverão desenhar um brinquedo “antigo” e um brinquedo “novo”;
- Nos outros dois quadradinhos eles deverão escrever uma característica do brinquedo;
- Assim que terminarem de desenhar e escrever eles poderão jogar uma partida de Jogo da Memória.
- Informe as regras deste jogo casa os alunos não conheçam esse jogo.
- Atente-se para que haja variedade entre brinquedos “antigos” e “novos”.
- Caso necessite, utilize o documento que contém as características de alguns brinquedos para poder auxiliá-lo nesta etapa: HIS2_09UND04 - Brinquedos e suas características: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xWNECFN3U7v5u3jkybTdFE7vfvaWbsH3yDqW6cyUUZwAptxwDFvHMuPwU2Vc/his2-09und04-brinquedos-e-suas-caracteristicas.pdf
- Os conjuntos de jogo da memória confeccionados pelos alunos poderão fazer parte do acervo de brinquedos da sala de aula ou da escola.
Como adequar à sua realidade:
- Caso sua turma ainda se encontre no processo de alfabetização e ainda não se sinta seguro para fazer a atividade , você poderá adequá-la da seguinte forma:
- Os alunos farão apenas os desenhos, ou seja, eles farão pares de desenhos (um par de brinquedo “antigo” e um par de brinquedo “novo”);
- Você poderá escrever no quadro as características dos brinquedos que os alunos forem representar e desta forma você poderá seguir a sequência acima. Neste caso circule entre os grupos para oferecer o auxílio e intervenções necessários.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom. Google View, Print e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a importância dos brinquedos para a memória histórica de um povo. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Leia e faça um breve relato sobre o que o arquivo “História do Brinquedo” traz, via arquivo de áudio. Questione os estudantes se já conheciam a história de algum brinquedo que você contou. As respostas devem ser gravadas em áudios de 1 minuto.
Problematização
Envie para os estudantes o arquivo de problematização ou prints das imagens. Peça que, ao visualizarem cada brinquedo, elejam um para responder as questões abaixo:
- Você já teve contato com esse brinquedo?
- Esse brinquedo é novo ou antigo?
- Você acha que os seus pais, quando crianças, brincavam com esses brinquedos?
Se a atividade for realizada em momento assíncrono, as respostas devem ser escritas no caderno e compartilhadas através de fotografias das atividades. Caso não sejam alfabetizados, os estudantes podem enviar áudios com as respostas. Caso realize em momento síncrono, peça que compartilhem as respostas e faça a mediação do debate on-line.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização. Peça que eles leiam o arquivo. Para os que não são alfabetizados, grave um vídeo ou faça um arquivo de áudio com as informações. Peça que escolham uma das brincadeiras e produzam um vídeo executando ela. O vídeo deve ser postado no grupo da escola. Dê retorno das atividades aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Brincadeiras antigas e divertidas”, “Brincadeiras antigas” e as leituras “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina” e “17 brincadeiras tradicionais para se divertir”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI06 e habilidades conexas entre outros componentes EF15LP01, EF15AR03, EF15AR04, EF15AR05, EF15AR06, EF15AR07 e EF15AR08.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As formas de registrar as experiências da comunidade.
Objeto (s) de conhecimento: As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
Palavras-Chave: Fonte oral; Brinquedos; Brinquedos Antigos; Memória histórica