Plano de Aula

Plano de aula: Onde tem criança… tem brinquedo!

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Preservação de objetos e documentos

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a impressão da atividade para o fichamento dos brinquedos dos alunos (folha sulfite) e para a atividade da Sistematização: papel 60k (Jogo da Memória), canetas hidrocor, lápis de cor.
  • Caso você ou sua escola possuírem brinquedos antigos, leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos . Faça o fichamento desses brinquedos.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o ensino de História e sobre brinquedos e brincadeiras de todos os tempos para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite previamente que os alunos levem para a sala de aula um de seus brinquedos.

Peça que eles busquem com algum adulto da família algum brinquedo deles (“antigo”: pião, peteca, bolita (bolinha de gude, peca, baleba, bilosca, biloca, birosca,....), cavalo de pau e também levem para a sala de aula.

  • Juntamente com os brinquedos o aluno deverá preencher e levar para a sala de aula as Fichas dos Brinquedos (uma para cada brinquedo). Esta ficha deverá ser preenchida com a ajuda de um adulto. Caso não tenham o brinquedo “antigo” , podem pedir para que esse adulto preencha uma das fichas dando exemplo de um brinquedo de quando era criança.
  • Faça a impressão desta ficha utilizando o documento HIS2_09UND04 - Ficha do Brinquedo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y8gTEKvMewCWCVK5MrTxt6TrsJCjrErUvdC4bbcYKqgQzEgEXZ8SYN2RXkhA/his2-09und04-ficha-do-brinquedo.pdf
  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa dizendo aos alunos que os brinquedos também podem ajudar a contar a história da humanidade, pois desde a antiguidade foram criados brinquedos para acalmar, divertir e ensinar as crianças, cada um utilizando os materiais e recursos disponíveis de sua época.

Para você saber mais:

  • “A história do brinquedo é tão antiga quanto a história do homem! Acredita? Pois é, muitos brinquedos que existem hoje nasceram nas grandes civilizações antigas, e vários deles permaneceram inalterados ao longo do tempo. Do Egito, herdamos o jogo-da-velha, boneca e as bolinhas de gude. Da China, o dominó, os cata-ventos e as pipas. Da Grécia e da Roma, vieram as pernas-de-pau e as marionetes.

A viagem pela história dos brinquedos nos permite percorrer culturas, estilos, modos de vida, regras sociais, uso de materiais e ferramentas, relações pessoais. É uma história recheada de curiosidades, inventores criativos, brinquedos que fazem sucesso e fábricas que lutam para se aperfeiçoar.” (Conheça a origem e curiosidades de alguns brinquedos. Disponível em:

http://www.ebc.com.br/infantil/ja-sou-grande/2014/02/conheca-a-origem-e-curiosidades-de-alguns-brinquedos . Acesso em: 21 de outubro de 2018.)

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados