Ficha do Brinquedo
Plano de Aula
Plano de aula: Onde tem criança… tem brinquedo!
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Preservação de objetos e documentos
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Será necessária a impressão da atividade para o fichamento dos brinquedos dos alunos (folha sulfite) e para a atividade da Sistematização: papel 60k (Jogo da Memória), canetas hidrocor, lápis de cor.
- Caso você ou sua escola possuírem brinquedos antigos, leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos . Faça o fichamento desses brinquedos.
Material complementar:
- Documento contendo a ficha dos brinquedos dos alunos HIS2_09UND04 - Ficha do Brinquedo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y8gTEKvMewCWCVK5MrTxt6TrsJCjrErUvdC4bbcYKqgQzEgEXZ8SYN2RXkhA/his2-09und04-ficha-do-brinquedo.pdf
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Contextualização: HIS2_09UND04 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p33JKGR9NKXgueCzC9WMTNXta2h42BBghxbaqx6RSeKNF9AJTPPcH6heFuUD/his2-09und04-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento contendo um breve relato sobre a história do brinquedo: HIS2_09UND09UND04 - História do brinquedo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3BAXQDrGJyAnb9zUVDznRsXXq7hBWQWby2RWzBzpPC2wjMAewsDgkDKNKYVP/his2-09und04-historia-do-brinquedo.pdf
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Problematização:HIS2_09UND04 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnSw9xvhxhy7NAVdGF9xrR25W4cfzaEUd3GbWSSBC5q6wRxZjCky7wGx2ujC/his2-09und04-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento contendo modelo de um jogo da memória para a Sistematização: HIS2_09UND04 - Jogo da Memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TnAbDWaxRHMyVvFPgYNu7nBZd7aahShtumZgP2WUDJqwWKknJ9uK5AyHgAdD/his2-09und04-jogo-da-memoria.pdf
- Documento contendo características de alguns brinquedos - HIS2_09UND04 - Brinquedos e suas características: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xWNECFN3U7v5u3jkybTdFE7vfvaWbsH3yDqW6cyUUZwAptxwDFvHMuPwU2Vc/his2-09und04-brinquedos-e-suas-caracteristicas.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o ensino de História e sobre brinquedos e brincadeiras de todos os tempos para você se preparar para a aula:
- Isabel Barca fala sobre o ensino de História. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/930/isabel-barca-fala-sobre-o-ensino-de-historia . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- O passado que não está nos livros de História. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2378/o-passado-que-nao-esta-nos-livros-de-historia . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Memória: fonte de pesquisa. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2376/memoria-fonte-de-pesquisa . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- A origem e curiosidades dos nossos brinquedos de infância. Disponível em: https://ncultura.pt/a-origem-e-curiosidades-dos-nossos-brinquedos-de-infancia/ . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Conheça a origem e curiosidades de alguns brinquedos. Disponível em: http://www.ebc.com.br/infantil/ja-sou-grande/2014/02/conheca-a-origem-e-curiosidades-de-alguns-brinquedos . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- História dos brinquedos. Disponível em: https://criancas.uol.com.br/especiais/ult2631u3.jhtm . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Projeto Território do Brincar. Disponível em: http://territoriodobrincar.com.br/o-projeto/ . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Manifesto da brincadeira. Disponível em: http://bartoitaucultural.org/manifesto-da-brincadeira/ . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- A história dos patins. Disponível em: http://animais.hosk.info/historia-dos-patins/ . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- VON, Cristina. A História do Brinquedo Para as crianças conhecerem e os adultos se lembrarem. São Paulo. Editora Alegro. 2001
Fonte das imagens:
Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Solicite previamente que os alunos levem para a sala de aula um de seus brinquedos.
Peça que eles busquem com algum adulto da família algum brinquedo deles (“antigo”: pião, peteca, bolita (bolinha de gude, peca, baleba, bilosca, biloca, birosca,....), cavalo de pau e também levem para a sala de aula.
- Juntamente com os brinquedos o aluno deverá preencher e levar para a sala de aula as Fichas dos Brinquedos (uma para cada brinquedo). Esta ficha deverá ser preenchida com a ajuda de um adulto. Caso não tenham o brinquedo “antigo” , podem pedir para que esse adulto preencha uma das fichas dando exemplo de um brinquedo de quando era criança.
- Faça a impressão desta ficha utilizando o documento HIS2_09UND04 - Ficha do Brinquedo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y8gTEKvMewCWCVK5MrTxt6TrsJCjrErUvdC4bbcYKqgQzEgEXZ8SYN2RXkhA/his2-09und04-ficha-do-brinquedo.pdf
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
- Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa dizendo aos alunos que os brinquedos também podem ajudar a contar a história da humanidade, pois desde a antiguidade foram criados brinquedos para acalmar, divertir e ensinar as crianças, cada um utilizando os materiais e recursos disponíveis de sua época.
Para você saber mais:
- “A história do brinquedo é tão antiga quanto a história do homem! Acredita? Pois é, muitos brinquedos que existem hoje nasceram nas grandes civilizações antigas, e vários deles permaneceram inalterados ao longo do tempo. Do Egito, herdamos o jogo-da-velha, boneca e as bolinhas de gude. Da China, o dominó, os cata-ventos e as pipas. Da Grécia e da Roma, vieram as pernas-de-pau e as marionetes.
A viagem pela história dos brinquedos nos permite percorrer culturas, estilos, modos de vida, regras sociais, uso de materiais e ferramentas, relações pessoais. É uma história recheada de curiosidades, inventores criativos, brinquedos que fazem sucesso e fábricas que lutam para se aperfeiçoar.” (Conheça a origem e curiosidades de alguns brinquedos. Disponível em:
http://www.ebc.com.br/infantil/ja-sou-grande/2014/02/conheca-a-origem-e-curiosidades-de-alguns-brinquedos . Acesso em: 21 de outubro de 2018.)
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA