Plano de aula: Onde tem criança… tem brinquedo!

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Preservação de objetos e documentos

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

• Será necessária a impressão da atividade para o fichamento dos brinquedos dos alunos (folha sulfite) e para a atividade da Sistematização: papel 60k (Jogo da Memória), canetas hidrocor, lápis de cor.
  • Caso você ou sua escola possuírem brinquedos antigos, leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos . Faça o fichamento desses brinquedos.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o ensino de História e sobre brinquedos e brincadeiras de todos os tempos para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Orientações:

• Solicite previamente que os alunos levem para a sala de aula um de seus brinquedos.

Peça que eles busquem com algum adulto da família algum brinquedo deles (“antigo”: pião, peteca, bolita (bolinha de gude, peca, baleba, bilosca, biloca, birosca,....), cavalo de pau e também levem para a sala de aula.

• Juntamente com os brinquedos o aluno deverá preencher e levar para a sala de aula as Fichas dos Brinquedos (uma para cada brinquedo). Esta ficha deverá ser preenchida com a ajuda de um adulto. Caso não tenham o brinquedo “antigo” , podem pedir para que esse adulto preencha uma das fichas dando exemplo de um brinquedo de quando era criança.
  • Faça a impressão desta ficha utilizando o documento HIS2_09UND04 - Ficha do Brinquedo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y8gTEKvMewCWCVK5MrTxt6TrsJCjrErUvdC4bbcYKqgQzEgEXZ8SYN2RXkhA/his2-09und04-ficha-do-brinquedo.pdf
  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa dizendo aos alunos que os brinquedos também podem ajudar a contar a história da humanidade, pois desde a antiguidade foram criados brinquedos para acalmar, divertir e ensinar as crianças, cada um utilizando os materiais e recursos disponíveis de sua época.

Para você saber mais:

• “A história do brinquedo é tão antiga quanto a história do homem! Acredita? Pois é, muitos brinquedos que existem hoje nasceram nas grandes civilizações antigas, e vários deles permaneceram inalterados ao longo do tempo. Do Egito, herdamos o jogo-da-velha, boneca e as bolinhas de gude. Da China, o dominó, os cata-ventos e as pipas. Da Grécia e da Roma, vieram as pernas-de-pau e as marionetes.

A viagem pela história dos brinquedos nos permite percorrer culturas, estilos, modos de vida, regras sociais, uso de materiais e ferramentas, relações pessoais. É uma história recheada de curiosidades, inventores criativos, brinquedos que fazem sucesso e fábricas que lutam para se aperfeiçoar.” (Conheça a origem e curiosidades de alguns brinquedos. Disponível em:

http://www.ebc.com.br/infantil/ja-sou-grande/2014/02/conheca-a-origem-e-curiosidades-de-alguns-brinquedos . Acesso em: 21 de outubro de 2018.)

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA