Plano de aula: Era uma vez… um mundo sem luz!

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Preservação de objetos e documentos

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

• Será necessária a impressão do documento que contém imagens de objetos relacionados com a energia elétrica e a atividade da Sistematização.
  • Caso você ou sua escola possuírem objetos antigos relacionados com a energia elétrica leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos .

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre a trajetória da humanidade com base na descoberta e utilização da eletricidade, para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Orientações:

• Para iniciar esta aula, você deverá deixar sua sala de aula o mais escura possível. Afaste todas as carteiras, deixando um espaço bem aberto para que os alunos possam se sentar assim que entrarem.
  • Caso você, ou sua escola, possua algum objeto antigo (como lampião, lamparina, ferro de passar roupa a carvão ou outros objetos que eram usados sem o uso da energia elétrica e que hoje foram substituídos) leve para a sala de aula e mostre aos alunos.
  • Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA