Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Era uma vez… um mundo sem luz!
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Preservação de objetos e documentos
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Será necessária a impressão do documento que contém imagens de objetos relacionados com a energia elétrica e a atividade da Sistematização.
- Caso você ou sua escola possuírem objetos antigos relacionados com a energia elétrica leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos .
Material complementar:
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Contextualização: HIS2_09UND05 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gWub87mzvc2CWyuUUPZcpCr6MfUahG5R2cz2tpMBk8UdRvxA9MXncUEbKCmt/his2-09und05-slide-de-contextualizacao.pdf
- Fonte de mídia que conta um pouco sobre a eletricidade e a lâmpada : #Episódio 4 - A Eletricidade e a Lâmpada Elétrica | A Mansão Maluca do Professor Ambrósio - https://www.youtube.com/watch?v=pqpVONj4wmY . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Fonte de mídia que retrata as lembranças de uma pessoa sobre a falta de energia elétrica em sua comunidade: Quem não corresse ficava no escuro: http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/video/quem-nao-corresse-ficava-no-escuro-81403 . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Fonte de mídia que retrata as lembranças de pessoas sobre a falta de energia elétrica em sua comunidade: CN Notícias: Famílias que vivem sem energia elétrica - 15/01/13 https://www.youtube.com/watch?v=7vAg8b9sh0s . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Problematização: HIS2_09UND05 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tr6XcJm87UpP62JKDY6AW2uxrHQTkgmtmQ2TndUT43bD2ev6DS8drBqRWz2Z/his2-09und05-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento que disponibiliza imagens de objetos antigos e novos que têm relação com a energia elétrica: HIS2_09UND05 - Objetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PESw7TaSFuNxgtAAbGfTqgnn5sbBmvDEhJx6ZzFSDhAC67GZMXeX93RKzQfb/his2-09und05-objetos.pdf
- Documento que disponibiliza um formato para a atividade proposta na Sistematização: - HIS2_09UND05 - Atividade de Sistematização : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cVb74P65j7bjfBcZMfakGgpxt3zHs4C5p8SSfnwCFerQRPbcbY5qXQZJM8PU/his2-09und05-atividade-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre a trajetória da humanidade com base na descoberta e utilização da eletricidade, para você se preparar para a aula:
- A trajetória do homem com a luz. Disponível em: https://sites.unicentro.br/jornalagora/a-trajetoria-do-homem-com-a-luz/ Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Eletricidade. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/eletricidade.htm. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Energia: um bem indispensável. Disponível em: http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/video/energia-um-bem-indispensavel-116719 . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Como vivíamos antes da eletricidade. Disponível em: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/como-viviamos-antes-da-eletricidade.phtml. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- A história da iluminação. Disponível em: http://jmc.com.br/a-historia-da-iluminacao/ . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- O mundo sem energia elétrica. Disponível em: https://koutroularis.wordpress.com/2017/07/05/o-mundo-sem-energia-eletrica/. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- A história da eletricidade. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/a-historia-eletricidade.htm. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- A história da eletricidade: cientistas que mudaram o mundo. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/122576-historia-eletricidade-cientistas-mudaram-mundo-video.htm. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
- Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Ferro de passar roupas à carvão - Acervo Pessoal de Alessandra Bremm. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Lampião - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/bf/Lamparina_%289851953916%29.jpg . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Lamparina indiana - Cid Costa Neto - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6292194 . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Antigo candeeiro de iluminação - Graça/Lisboa - CorreiaPM - Obra do próprio, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5404371 . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- “Balneário” em Guiné - A. Marques Lopes - Luís Graça & Camaradas da Guiné: Guiné 63/74, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=69730486 . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Ferro de passar roupa - Li-sung - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=213604 . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Geladeira elétrica - Birmingham Museums Trust - Birmingham Museums Trust, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=39737350 . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Para iniciar esta aula, você deverá deixar sua sala de aula o mais escura possível. Afaste todas as carteiras, deixando um espaço bem aberto para que os alunos possam se sentar assim que entrarem.
- Caso você, ou sua escola, possua algum objeto antigo (como lampião, lamparina, ferro de passar roupa a carvão ou outros objetos que eram usados sem o uso da energia elétrica e que hoje foram substituídos) leve para a sala de aula e mostre aos alunos.
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Leve seus alunos para brincarem um pouco em um espaço onde esteja bem iluminado, claro.
- Retorne à sala de aula e diga aos alunos que hoje eles passarão por uma experiência bem diferente.
- À medida que os alunos entrarem na sala de aula peça que eles procurem uma forma cuidadosa de se locomover e se sentarem no chão.
- Quando todos estiverem sentados, peça que tentem identificar o que estão sentindo. Deixem que verbalizem os sentimentos.
- Apresente o slide e ainda no escuro conte aos alunos que muito antigamente, lá no passado, não havia energia elétrica. As pessoas viviam e faziam suas tarefas de uma forma totalmente diferente de hoje. As pessoas que moravam nas cavernas utilizavam fogueiras e tochas para iluminar seus espaços, para se aquecerem e espantarem os animais. Com o passar do tempo o homem foi inventando instrumentos para fazer com que o ambiente em que vivia permanecesse iluminado: vela, lamparina, lampião, lâmpada.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS2_09UND05 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gWub87mzvc2CWyuUUPZcpCr6MfUahG5R2cz2tpMBk8UdRvxA9MXncUEbKCmt/his2-09und05-slide-de-contextualizacao.pdf
- Assista com os alunos a fonte de mídia que conta um pouco sobre a eletricidade e a lâmpada : #Episódio 4 - A Eletricidade e a Lâmpada Elétrica | A Mansão Maluca do Professor Ambrósio - https://www.youtube.com/watch?v=pqpVONj4wmY . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Comente com os alunos que o Professor Ambrósio do desenho fez a seguinte pergunta: “Vocês conseguem imaginar o mundo sem lâmpadas?”. Questione-os sobre como eles responderiam à pergunta do professor.
- Deixe que os alunos levantem suas hipóteses.
Fonte das imagens:
Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Acenda as luzes da sua sala ou abra as cortinas.
- Diga aos alunos que apesar desta importante invenção ter acontecido há muito tempo, muitas pessoas, no dias de hoje, ainda não possuem energia elétrica em suas casas.
- Faça uma lista, de forma coletiva, escrevendo no quadro nomes de objetos que usamos diariamente e que necessitam da energia elétrica para funcionarem.
- Nesse momento, apresente o slide para as crianças. (Se você possuir outros objetos antigos apresente também.) Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS2_09UND05 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tr6XcJm87UpP62JKDY6AW2uxrHQTkgmtmQ2TndUT43bD2ev6DS8drBqRWz2Z/his2-09und05-slide-da-problematizacao.pdf
- Diga que se trata de um ferro de passar roupa que utiliza brasas para ficar quente e poder ser usado. Ele é feito de ferro e é muito pesado. Levante hipóteses, juntamente com as crianças, sobre:
- Onde podemos encontrá-lo?
- Alguém ainda usa esse ferro?
- Como é o ferro de passar roupas usado hoje em dia?
- Diga que antigamente não havia os eletrodomésticos que possuímos hoje e que eles citaram.
- Questione:
- Todas as pessoas, em todos os lugares, utilizam aparelhos que usam eletricidade?
- Como as pessoas faziam, ou fazem, sem geladeira, sem TV, sem lâmpadas?
- Que objetos eram usados antigamente e são usados atualmente, no lugar desses que usam eletricidade?
- Como eles funcionavam (ou funcionam)?
- Será que conseguiríamos viver sem ter a eletricidade nos dias atuais?
- Usamos a energia elétrica de forma sustentável?
- Quais as atitudes devemos ter para usarmos a energia elétrica de forma consciente?
- Faça a impressão do documento que contém imagens de objetos antigos e novos que têm relação com a energia elétrica: HIS2_09UND05 - Objetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PESw7TaSFuNxgtAAbGfTqgnn5sbBmvDEhJx6ZzFSDhAC67GZMXeX93RKzQfb/his2-09und05-objetos.pdf e mostre aos alunos.
- Juntamente com os alunos, faça comentários sobre estes objetos.
É importante que os alunos possam compreender que a utilização e a comodidade que a eletricidade proporciona é também um elemento cultural, sendo vivido e compreendido de diferentes formas a partir da cultura de cada povo. No caso dos indígenas, por exemplo, a eletricidade pode ser considerada dispensável, pois estes vivem de acordo com o tempo e fenômenos da natureza. Já as comunidades que se encontram distantes dos grandes centros urbanos e que não têm o serviço de eletricidade buscaram adaptar suas tarefas e vida a esta condição.
Para você saber mais:
Caso você ache pertinente e tenha tempo hábil, utilize-se das fontes de mídia abaixo que retratam depoimentos de pessoas sobre a falta de energia elétrica em suas vidas:
- Quem não corresse ficava no escuro: http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/video/quem-nao-corresse-ficava-no-escuro-81403 e/ou
CN Notícias: Famílias que vivem sem energia elétrica - 15/01/13 https://www.youtube.com/watch?v=7vAg8b9sh0s . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Ferro de passar roupas à carvão - Acervo Pessoal de Alessandra Bremm. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Proponha a construção de um texto coletivo sobre a importância e utilização da energia elétrica pelo homem: pontos positivos e negativos.
- Seja o escriba e instigue os alunos relembrando-os do que foi dito durante toda a aula.
- Após a construção do texto entregue aos alunos uma folha sulfite para que eles desenhem um utensílio doméstico antes e depois da eletricidade. Caso deseje utilize o documento que contém um formato para esta atividade: - HIS2_09UND05 - Atividade de Sistematização : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cVb74P65j7bjfBcZMfakGgpxt3zHs4C5p8SSfnwCFerQRPbcbY5qXQZJM8PU/his2-09und05-atividade-da-sistematizacao.pdf
- Afixe as imagens do documento HIS2_09UND05 - Objetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PESw7TaSFuNxgtAAbGfTqgnn5sbBmvDEhJx6ZzFSDhAC67GZMXeX93RKzQfb/his2-09und05-objetos.pdf (que você fez a impressão) para que os alunos tenham referências para fazerem seus desenhos.
- Monte um mural com os desenhos e a produção de texto.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Google View e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é comparar o uso da energia no passado e no presente. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Compartilhe com os estudantes o vídeo “A eletricidade e lâmpada elétrica”. Caso não seja possível que os alunos assistam ao vídeo, grave um áudio contando um pouco da história que ele traz. Na sequência, compartilhe com os estudantes o seguinte questionamento:
- Vocês conseguem imaginar o mundo sem lâmpadas?
Dê um tempo para que os estudantes possam pensar e solicite que gravem um vídeo com as respostas.
Problematização
Peça que os estudantes reflitam sobre o uso da eletricidade em nosso contexto, incluindo a importância dela para a mediação da nossa interação durante a pandemia. Compare com outros tempos e diga que nem sempre as pessoas tiveram acesso a energia elétrica. Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização. Diga que se trata de um ferro de passar roupa que utiliza brasas para ficar quente e ser usado. Mande os seguintes questionamentos:
- Onde podemos encontrá-lo?
- Alguém ainda usa esse ferro?
- Como é o ferro de passar roupas usado hoje em dia?
Peça que os alunos reflitam sobre as perguntas e comentem sobre elas em um arquivo de áudio de, no máximo, 1 minuto. Após enviarem as respostas, mande para eles um arquivo com imagens sobre outros objetos antigos e novos. Mande um áudio dizendo que antigamente não havia os eletrodomésticos que possuímos hoje e que eles citaram. Após, questione:
- Que objetos eram usados antigamente, ou usados atualmente, no lugar desses que usam eletricidade?
- Como eles funcionavam (ou funcionam)?
- Será que conseguiríamos viver sem ter a eletricidade nos dias atuais?
Se a aula for realizada em momento assíncrono, as respostas devem ser escritas no caderno e compartilhadas através de fotografias das atividades. Caso não sejam alfabetizados, os estudantes podem compartilhar áudios com as respostas. Caso seja realizada em momento síncrono, peça que os estudantes compartilhem as respostas e faça a mediação do debate on-line.
Sistematização
Peça que os estudantes respondam o arquivo de sistematização ou o compartilhe, via texto escrito no Whatsapp ou áudio. Com base nas análises da etapa anterior, peça que respondam as questões escrevendo no caderno ou respondendo por áudio. Dê retorno das atividades aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo “Eletricidade” e “A história da eletricidade”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI06 e habilidades conexas entre outros componentes EF15LP01, EF15AR03, EF15AR04, EF15AR05, EF15AR06, EF15AR07 e EF15AR08.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As formas de registrar as experiências da comunidade.
Objeto (s) de conhecimento: As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
Palavras-Chave: Luz; Eletricidade; Evolução dos objetos elétricos; Passado; Presente; Antigo; Memória histórica.