Slide da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Os objetos têm história
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Preservação de objetos e documentos
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a impressão da atividade para a Problematização e impressão das etiquetas que serão usadas para a exposição dos objetos levados para a sala de aula.
Material complementar:
- Documento contendo o slide da Contextualização: HIS2_09UND01 - Slide da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gmaPDbwT3bKG6jcawVEJgQsA2RbCGjFAYMsf8EpgJRKtPrTSH3w5PRdPsDcS/his2-09und01-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento contendo o slide da Problematização: HIS2_09UND01 - Slide da Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/szVZeSUUC6cDcQfYw2GcQxRYQqYBszAHaym49GeqHd6eTebWFAkbS77F6FZt/his2-09und01-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento contendo imagens de objetos antigos: HIS2_09UND01 - Objetos antigos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HcGnpb3wMMvBRmqg9CHqSUj3VTUfAknV4AZDwr8EYJY4wYR8fQcgWPdw3tX4/his2-09und01-objetos-antigos.pdf
- Documento contendo informações básicas sobre as imagens dos objetos apresentados na Problematização: HIS2_09UND01 Informações básicas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vwxwnXe7qpty2WrFJDTdPT2eP8ezpnWzX29NzyMdX6VejrydEUysKfaQ6zCY/his2-09und01-informacoes-basicas.pdf
- Documento contendo as etiquetas para a exposição: HIS2_09UND01 - Exposição: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yQdXU57px6gGns7NjxwBXbWbxgv2ZAEy8ne2JgdGFTNku6fQknjSujVSr7T5/his2-09und01-exposicao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre a importância do estudo de objetos antigos (e do cotidiano) e das fontes históricas para se preparar para a aula:
- História do cotidiano: https://novaescola.org.br/conteudo/2042/historia-do-cotidiano . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Isabel Barca fala sobre o ensino de História: https://novaescola.org.br/conteudo/930/isabel-barca-fala-sobre-o-ensino-de-historia . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- A história dos objetos e dos costumes de nossos antepassados: https://novaescola.org.br/conteudo/3852/historia-dos-objetos-e-dos-costumes-de-nossos-antepassados . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de História para o Fundamenta 1 - teoria e prática. São Paulo. Contexto. 2014.
Fonte das imagens:
- Banco de Imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Acervo pessoal de Alessandra Bremm. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
- Solicite anteriormente aos alunos que tragam de casa um objeto que gostem muito ou que tenha um valor sentimental (de preferência, que não seja brinquedo). Será com este objeto que você iniciará esta aula.
- Peça aos pais dos alunos que escrevam, na agenda ou no próprio caderno, as seguintes informações sobre o objeto que será enviado para a escola: quem deu o objeto; data de quando foi recebido o objeto; nome do objeto (se tratar de brinquedo); curiosidade sobre o objeto.
- Será interessante que você apresente um objeto também.
Alfabetizador, facilite sua Sondagem
Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma
ACESSAR AGORA