Slide da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Os objetos têm história
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Preservação de objetos e documentos
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a impressão da atividade para a Problematização e impressão das etiquetas que serão usadas para a exposição dos objetos levados para a sala de aula.
Material complementar:
- Documento contendo o slide da Contextualização: HIS2_09UND01 - Slide da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gmaPDbwT3bKG6jcawVEJgQsA2RbCGjFAYMsf8EpgJRKtPrTSH3w5PRdPsDcS/his2-09und01-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento contendo o slide da Problematização: HIS2_09UND01 - Slide da Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/szVZeSUUC6cDcQfYw2GcQxRYQqYBszAHaym49GeqHd6eTebWFAkbS77F6FZt/his2-09und01-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento contendo imagens de objetos antigos: HIS2_09UND01 - Objetos antigos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HcGnpb3wMMvBRmqg9CHqSUj3VTUfAknV4AZDwr8EYJY4wYR8fQcgWPdw3tX4/his2-09und01-objetos-antigos.pdf
- Documento contendo informações básicas sobre as imagens dos objetos apresentados na Problematização: HIS2_09UND01 Informações básicas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vwxwnXe7qpty2WrFJDTdPT2eP8ezpnWzX29NzyMdX6VejrydEUysKfaQ6zCY/his2-09und01-informacoes-basicas.pdf
- Documento contendo as etiquetas para a exposição: HIS2_09UND01 - Exposição: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yQdXU57px6gGns7NjxwBXbWbxgv2ZAEy8ne2JgdGFTNku6fQknjSujVSr7T5/his2-09und01-exposicao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre a importância do estudo de objetos antigos (e do cotidiano) e das fontes históricas para se preparar para a aula:
- História do cotidiano: https://novaescola.org.br/conteudo/2042/historia-do-cotidiano . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Isabel Barca fala sobre o ensino de História: https://novaescola.org.br/conteudo/930/isabel-barca-fala-sobre-o-ensino-de-historia . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- A história dos objetos e dos costumes de nossos antepassados: https://novaescola.org.br/conteudo/3852/historia-dos-objetos-e-dos-costumes-de-nossos-antepassados . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de História para o Fundamenta 1 - teoria e prática. São Paulo. Contexto. 2014.
Fonte das imagens:
- Banco de Imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Acervo pessoal de Alessandra Bremm. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
- Solicite anteriormente aos alunos que tragam de casa um objeto que gostem muito ou que tenha um valor sentimental (de preferência, que não seja brinquedo). Será com este objeto que você iniciará esta aula.
- Peça aos pais dos alunos que escrevam, na agenda ou no próprio caderno, as seguintes informações sobre o objeto que será enviado para a escola: quem deu o objeto; data de quando foi recebido o objeto; nome do objeto (se tratar de brinquedo); curiosidade sobre o objeto.
- Será interessante que você apresente um objeto também.
Contexto
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Organize a turma sentados no chão em roda.
- Cada aluno colocará o objeto que trouxe à sua frente.
- Apresente o slide à turma. Caso não seja possível apresentar o slide utilize o documento que contém esta imagem: HIS2_09UND01 - Slide da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gmaPDbwT3bKG6jcawVEJgQsA2RbCGjFAYMsf8EpgJRKtPrTSH3w5PRdPsDcS/his2-09und01-slide-da-contextualizacao.pdf
- Diga aos alunos que a aula de hoje será sobre objetos que contam um pouco da história de cada um.
- Comece descrevendo o objeto que você levou. Isto dará segurança e direcionamento às crianças.
- A medida que os alunos apresentem os objetos, você poderá fazer alguns dos questionamentos abaixo para que eles consigam descrever os objetos que levaram:
- Qual o nome do seu objeto?
- Como você conseguiu este objeto?
- Há quanto tempo você tem este objeto?
- O que este objeto representa para você?
- De que é feito este objeto?
- Para que ele serve?
- Você sabe quando ele foi feito? (Se não, como fazer para descobrir?)
- De que material ele é feito?
- Ele foi feito por máquinas ou manualmente?
Para você saber mais:
“Partir da realidade do aluno para ensinar História significa tomar o cotidiano dos alunos como a primeira referência.
[...] É ajudar as crianças a reconhecer que cada uma delas também tem uma história e que esta história está relacionada com a de outras pessoas: a sua, a de seus pais, a de sua família, de sua comunidade, cidade, estado, país e mundo.
[...] Desta forma, estará ajudando os alunos a organizar repertórios culturais que possibilitam a compreensão do tempo e do espaço nos quais estão inseridos [...]” (Fonte: FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de História para o Fundamental 1 - teoria e prática. São Paulo. Contexto. 2014 . Acesso em: 21 de outubro de 2018.)
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Diga que durante a evolução da sociedade muitos objetos foram criados, mas que com o tempo foram sendo substituídos por versões mais modernas ou pela invenção de outros objetos mais eficientes.
- Apresente o slide e pergunte aos alunos se eles sabem o que aquelas imagens representam.
- Caso não seja possível apresentar o slide, utilize o documento que contém esta imagem: HIS2_09UND01 - Slide da Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/szVZeSUUC6cDcQfYw2GcQxRYQqYBszAHaym49GeqHd6eTebWFAkbS77F6FZt/his2-09und01-slide-da-problematizacao.pdf
- Escreva no quadro as hipóteses levantadas pelos alunos.
- Após as falas dos alunos, faça as intervenções necessárias para situar corretamente as informações sobre as imagens.
- Faça a impressão do documento HIS2_09UND01 - Objetos antigos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HcGnpb3wMMvBRmqg9CHqSUj3VTUfAknV4AZDwr8EYJY4wYR8fQcgWPdw3tX4/his2-09und01-objetos-antigos.pdf , para que os objetos de estudo sejam mostrados aos alunos.
- Para cada imagem apresentada faça os seguintes questionamentos:
- Vocês conhecem este objeto?
- Alguém tem em casa?
- Sabem como funciona?
- Este é um objeto usado nos dias atuais?
- Por que ele foi substituído?
Como adequar à sua realidade:
- Caso sua escola possua uma máquina de escrever ou outro objeto antigo apresente-os para que as crianças possam observá-los e fazer perguntas sobre os mesmos.
- Existindo a oportunidade de apresentar às crianças uma máquina de escrever, deixe-as explorarem o objeto e datilografar o nome do objeto que trouxeram de casa, formando uma lista de palavras que pode ser usada posteriormente.
- Caso você possua objetos antigos, leve-os para a sala e faça os mesmos questionamentos do item 5.
Para você saber mais:
Para informações básicas sobre as imagens dos objetos descritos para esta etapa da aula, acesse o documento HIS2_09UND01 Informações básicas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vwxwnXe7qpty2WrFJDTdPT2eP8ezpnWzX29NzyMdX6VejrydEUysKfaQ6zCY/his2-09und01-informacoes-basicas.pdf .
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Apresente o tema deste momento aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma.
- Após a apresentação e explicações sobre os objetos antigos, diga aos alunos que da mesma forma que estes objetos fizeram parte do dia a dia de muitas pessoas e que agora pertencem ao passado, pois se tornaram objetos da nossa história, os objetos que eles levaram para sala também contam uma história: a deles!
- Proponha fazer uma exposição com os objetos levados por eles e apresentá-los para todos da escola.
- Para esta exposição faça a impressão do documento que contém as etiquetas para o registro dos dados dos objetos de cada aluno: HIS2_09UND01 - Exposição: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yQdXU57px6gGns7NjxwBXbWbxgv2ZAEy8ne2JgdGFTNku6fQknjSujVSr7T5/his2-09und01-exposicao.pdf (uma etiqueta para cada aluno).
- Faça o acompanhamento das escritas dos alunos e as intervenções que se fizerem necessárias. Neste momento utilize-se das informações enviadas pelos familiares (solicitação feita à família antes desta aula acontecer).
- Após todos terem feito as etiquetas, escolha um local na escola e faça a disposição dos objetos da forma mais convidativa possível: use toalhas coloridas sobre as mesas (ou apoiadores) onde estarão os objetos; crie uma faixa nomeando a exposição (você poderá criar este nome juntamente com os alunos); acrescente possíveis objetos antigos que a escola possuir (neste caso, crie as respectivas etiquetas); crie cartazes convidando as outras turmas a verem a exposição; crie um comunicado para convidar os pais e familiares dos alunos, dentre outras formas.
Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de reconhecerem que os objetos usados pela sociedade são marcas que contam a sua história e se houve apropriação das noções trabalhadas: marcas do passado, objetos (fontes) históricos, história, memória, importância histórica.
Como adequar à sua realidade:
- Caso os familiares de algum aluno não tenham enviado as informações ajude a criança a fazer o registro das informações sobre o objeto que tenha levado.
- Caso algum aluno não tenha levado o objeto peça-o que te ajude a construir a etiqueta para o seu objeto ou para algum objeto antigo da escola.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais: Whatsapp e PDF.
Optativas: Google Meet, Google Docs, Google Classroom Google View, Print e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer marcas do passado em objetos usados pela sociedade. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Solicite antecipadamente que os alunos separem em casa um objeto que gostem muito ou que tenha um valor sentimental (de preferência, que não seja brinquedo). Será com este objeto que você iniciará esta aula. Peça aos estudantes que gravem um vídeo de 1 minuto mostrando o objeto que escolheram e respondendo as seguintes questões:
- Qual o nome do seu objeto?
- Como você o conseguiu?
- Há quanto tempo você tem este objeto?
- O que ele representa para você?
- De que é feito este objeto?
- Para que ele serve?
Peça que enviem o vídeo para o grupo da escola.
Problematização
Apresente o arquivo de problematização ou mande prints das imagens. Na sequência, encaminhe os seguintes questionamentos:
- Vocês conhecem este objeto?
- Alguém tem ele em casa? Sabem como funciona?
- Este é um objeto usado nos dias atuais?
- Por que ele foi substituído?
Dê um tempo para que a turma responda as questões. Solicite que socializem no grupo da escola, via arquivo de áudio ou escrito no caderno.
Sistematização
Produza uma nuvem de palavras (uma possibilidade é usar a extensão Pollev para o navegador Chrome - veja o Pollevery aqui) com as impressões dos estudantes ao observarem a imagem dos objetos antigos compartilhadas na etapa anterior. Peça que enviem para o grupo da turma uma palavra que estabelece o que eles percebem ao ver os objetos antigos. Após, realize um levantamento para observar as palavras que mais aparecem. Você pode organizar o resultado manualmente, listando as palavras que aparecem mais e as que aparecem menos, em ordem decrescente, e escrever em uma folha de papel em tamanho maior as que aparecem mais e diminuindo o tamanho das que aparecem menos. Você pode compartilhar um arquivo do Google Docs e solicitar que os próprios estudantes realizem essa produção, caso tenham acesso (veja aqui com fazer uma nuvem de palavras no Google Docs). Dê retorno das atividades aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Loja de antiguidade de Alfenas”, “Objetos antigos - Museu do Cariri” e “Tv Votorantim - Objetos antigos particulares”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI06 e habilidades conexas entre outros componentes EF15LP01, EF15AR03, EF15AR04, EF15AR05, EF15AR06, EF15AR07 e EF15AR08.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As formas de registrar as experiências da comunidade.
Objeto (s) de conhecimento: As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
Palavras-Chave: Marcas do passado; Objetos (fontes) históricos; História; Memória; Importância histórica.