Plano de aula: E a escrita! Como vai?

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Preservação de objetos e documentos

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

• Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, impressão da atividade para a Problematização, alfinete, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.
  • Caso você ou sua escola possuírem objetos de escrita e para escrita antigos (canetas, lápis, cadernos, cadernetas, mata-borrão, caneta-tinteiro, dentre outros objetos) leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos .

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre a origem e a evolução da escrita para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

• Banco de Imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
  • Wikimedia: Disponível em: www.wikimedia.org . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
  • Acervo pessoal de Alessandra Bremm. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Orientações:

• Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa informando que todas as coisas, ou quase todas, possuem uma ordem de invenção e evolução, a qual se dá o nome de ordem cronológica.
  • Diga que nesta aula eles irão conhecer um pouco sobre a invenção e evolução da escrita.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA