Modelo para sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Espaços de sociabilidade, grupos sociais e interesses comuns
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Espaços de sociabilidade
Por: Deise Silva Sousa
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: papel e lápis grafite, e se possível um dispositivo que permita a gravação em áudio (um celular, por exemplo)
Outros materiais: modelo disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ckcmWWZtUSAewXCq5CXb3BFmAAFvq4uhfRg9NsFpR9VcazeKpaRs9wem782H/his2-01und04-modelo-para-sistematizacao.pdf
Previamente: entre em contato com os outros professores e membros da comunidade do bairro onde fica a escola e localize grupos de pessoas com atividades em comum. Pode ser um sindicato, um movimento social, um grupo de leitura, um grupo vinculado a alguma atividade da cultura popular (como dança, música e arte), um grupo de esportistas (jogadores de futebol amador, ciclistas ou corredores), um grupo cultural de idosos, e por aí vai…
Convide pelo menos três membros de dois grupos distintos para participarem da aula como colaboradores, eles serão entrevistados pelos alunos a respeito de suas participações nesses grupos.
É crucial que os horários sejam combinados e os convidados sejam identificados com antecedência, junto a equipe administrativa e operacional da escola, para que não ocorram imprevistos.
Para você saber mais:
Sobre identidade, grupos sociais, processos de socialização e relações de sociabilidade na contemporaneidade e na educação:
- CICCHINELLI, Vincenzo. Plural e comum: sociologia de um mundo cosmopolita. Tradução: ZAVAGLIA, Adriana. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=BVyGDwAAQBAJ&lpg=PT435&ots=dYTrwP7w3Z&dq=grupos%20sociais%20conceitos%20sociol%C3%B3gicos&lr&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q&f=false
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4135505/mod_resource/content/1/A%20Identidade%20Cultural%20na%20P%C3%B3s-Modernidade%20-%20Stuart%20Hall.pdf
- BAUMAN, Zygmunt. As duas fontes do comunitarismo. In:_____ Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2003. p. 56-68
- BRANCALEONE, Cassio. Comunidade, sociedade e sociabilidade: revisitando Ferdinand Tönnies. Revista de Ciências Sociais. v. 39. n. 1. 2008. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/899/1/2008_art_CBRANCALEONE.pdf
- BENTO, Maria Aparecida Silva (Org.). Educação infantil, igualdade racial e diversidade : aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11283-educa-infantis-conceituais&Itemid=30192
- LIMA, Jailma Maria. Divisões territoriais, comemorações e identidades locais: os sentidos políticos do espaço geográfico (RN-1935-1945). Mneme - Revista de Humanidades, v. 16, n. 37, p. 162-181, 3 fev. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/6943
Sobre a elaboração de entrevistas sob o método da história oral:
- ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV. ed. 3. 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=KPJjDwAAQBAJ&lpg=PP1&dq=hist%C3%B3ria%20oral&hl=pt-BR&pg=PT8#v=onepage&q&f=false
- AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes (Orgs.). Usos e abusos da história oral. (8ª edição) Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=3xOHCgAAQBAJ&lpg=PP1&dq=hist%C3%B3ria%20oral&hl=pt-BR&pg=PT2#v=onepage&q&f=false
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA