GEO2_1OUND02 - MOLDE DADO
Plano de Aula
Plano de aula: Pontos de vista frontal, oblíquo, vertical e a observação do espaço
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de estudos de lateralidade e localização espacial
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10 - Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para a execução destas atividades organize a classe em círculo permitindo aos alunos mobilidades para se movimentar no momento da observação dos objetos da sala de aula.
Materiais necessários: 1 Dado (tamanho 15cm x 15 cm em diante, caso não possua poderá imprimir e montar no material complementar) Blocos lógicos e/ou sólidos geométricos, ou blocos para montagem (caso não possua poderá imprimir e montar no material complementar ou usar outros objetos que os represente), folhas sulfite.
Material complementar:
Arquivos com sólidos geométricos para impressão e montagem. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nG33msEmkHErrPz3B84ZnYHxMFvmxMQzBCmbvZsyvtUGsUKJegUkawmgxT9Z/geo2-10und2-moldes-solidos-geometricos.pdf
Arquivo para impressão do dado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jwcrWTmNMQrJdB8auz2bBzafrHfuqcpzGwGbHBu6dkGsxJYK8UPFwjNXCtxf/geo2-1ound02-molde-dado.pdf
Para você saber mais: Caso deseje mais atividades relacionadas ao tema você poderá acessar o plano de aula “ Explorando objetos em diferentes pontos de vista”, disponível em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/765/explorando-objetos-em-diferentes-pontos-de-vista
Site com jogo relacionado ao tema: http://www.editoradobrasil.com.br/jimboe/oed/geografia/2ano/DIFERENTES-PONTOS-DE-VISTA/index.html
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Dê um tempo para que leiam. Pergunte a eles o que entendem sobre esta temática, a que ela se refere, se já escutaram essa expressão em algum momento. Relate que esse assunto se relaciona às temáticas de Geografia e Geometria (Matemática) e que os auxilia na observação do espaço em que vivem e em como representá-lo.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Posicione os alunos em círculo, solicite que alguns se sentem e outros fiquem em pé. Lance no centro do círculo um dado e solicite que os alunos observem de seus lugares e posições este objeto. Feito isso, questione-os:
- Qual (is) número(s) você enxergou?
Retire o dado do centro do círculo e em seguida solicite que todos permaneçam como estão (alguns sentados outros em pé) para dar prosseguimento a próxima atividade.
Caso não possua um dado de tamanho médio a grande (tamanho 15cm x 15 cm em diante) imprima o molde em nosso material complementar e monte-o.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete este slide a turma ou se desejar escreva o comando no quadro. Permita que leiam a indagação e diga que ela será discutida ao longo da atividade. Reproduza com blocos lógicos, peças de montar ou sólidos geométricos um “castelo” semelhante ao do slide. Não se esqueça de variar as cores e formas no momento da construção. Neste momento, questione:
- Alunos dispostos do lado esquerdo: Quais formas e cores você enxergou?
- Alunos dispostos do lado direito: Quais formas e cores você enxergou?
- Alunos dispostos em pé (permita que eles se posicionem bem acima das peças): Quais formas e cores você enxergou?
- Alunos dispostos sentados: Quais formas e cores você enxergou?
Apenas registre as informações ou peça para que façam isso no caderno.
Retire os sólidos geométricos do centro do círculo e solicite aos alunos que retornem aos seus lugares.
Caso não possua blocos de montar, sólidos geométricos ou blocos lógicos imprima o molde em nosso material complementar e pinte-os da cor que desejar.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Nesta etapa você irá incentivar o olhar e a percepção dos alunos sobre os diferentes pontos de vista dos objetos presentes na realidade escolar. É importante que neste momento se amplie o vocabulário dos alunos nos momentos das comandas, que serão:
1º Divida a classe em cinco grupos.
2º Cada grupo deverá observar um objeto presente em sala de aula. Aqui sugerimos a lixeirinha, cadeira, mesa, lápis de cor, caderno/livro, mas você poderá determinar quais serão os objetos partindo de sua realidade.
3 º Solicite que cada grupo observe o material a ele designado e os represente em forma de desenho a partir das diferentes formas que os enxerga. Os desenhos deverão ser realizados em meia folha sulfite (divida cada folha e corte-as ao meio) e socializados primeiramente no grupo.
Percorra a sala de aula no momento da atividade, auxilie os grupos com dificuldades lançando questionamentos em relação a posição do corpo (do campo de visão) no momento de cada análise de ponto de vista, ou seja reforce que para observar um objeto pela vista frontal é necessário o posicionamento de frente ao objeto e assim por diante.
Terminada esta etapa divida o quadro em três colunas: Visão frontal, Visão oblíqua e Visão vertical. Permita que os grupos de alunos apresentem os desenhos realizados demonstrando a posição do corpo em relação ao objeto no momento de cada desenho respeitando o ponto de vista a ele designado. Faça intervenções se julgar necessário.
Terminada esta etapa retire os desenhos do quadro e solicite que os colem no caderno.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete este slide, imprima-o ou escreva o questionamento no quadro. Permita que os alunos leiam a indagação e em uma roda de conversa levante as ideias que foram fixadas sobre a temática.
O ideal é que os alunos já tenham relacionado que a posição em que estão no espaço interferem na maneira como o percebem e como representam os objetos. Apresente neste momento os três diferentes tipos de visões: de frente (vista frontal), do alto (vista oblíqua) e de cima para baixo (vista vertical) com o uso de diferentes objetos e de um mesmo objetos sendo visto de maneira frontal, oblíqua e vertical. Verifique se compreenderam a relação entre elas e o posicionamento do campo de visão.
Para você saber mais:
Estas atividades são exercícios prévios para o entendimento da representação do espaço através de mapas, maquetes, croquis, etc. Se desejar saber mais acesse:
Leitura dos mapas. Escola Kids. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/leitura-dos-mapas.htm>. Acesso em: 10 abr 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom e YouTube
Valores trabalhados
- Cidadania
- Participação
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é promover a percepção de objetos a partir dos pontos de vistas frontal, oblíquo e vertical. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie o slide do plano original por meio de uma foto. Na apresentação do tema, grave um vídeo e pergunte o que os alunos entendem sobre essa temática, a que ela se refere, se já escutaram essa expressão em algum momento. Relate que esse assunto se relaciona à Geografia e à Geometria (Matemática) e que os auxilia na observação do espaço em que vivem e em como representá-lo. As respostas poderão ser enviadas no grupo de WhatsApp da turma, assim como a apresentação da aula.
Contextualização (20 minutos)
Envie o slide do plano original aos estudantes e grave e envie uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Pergunte se eles têm um dado em casa. Caso não, envie o modelo disponível aqui.
Peça que eles se posicionem em algum lugar de suas moradias, lancem o dado sobre uma mesa e observem de seus lugares o objeto. Feito isso, oriente que eles anotem em seus cadernos quais os números conseguiram visualizar da posição em que estavam.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Encaminhe as imagens do plano original utilizando alguma das ferramentas sugeridas no início do plano. Reproduza com blocos lógicos, peças de montar ou sólidos geométricos um “castelo” semelhante ao do slide. Não se esqueça de variar as cores e formas. O molde está disponível aqui.
Peça que os estudantes reproduzam um castelo, como o que consta no plano original, e que enviem fotografias das suas produções no grupo de WhatsApp da turma.
Ação propositiva (60 minutos- assincronamente)
Nesta etapa você irá incentivar o olhar e a percepção dos alunos sobre os diferentes pontos de vista. É importante que neste momento se amplie o vocabulário nos momentos das comandas, que serão:
- 1º: cada aluno deverá observar um objeto presente em sua moradia. De repente, você pode delimitar que seja o cômodo do quarto das crianças
- 2º: organize uma lista de possíveis materiais de observação em suas moradias e solicite que observem o material a ele designado e os representem em forma de desenho a partir das diferentes formas que os enxergam. Os desenhos deverão ser realizados em meia folha sulfite
Terminada esta etapa, organize uma tabela com três colunas: visão frontal, visão oblíqua e visão vertical. Separe os desenhos em cada coluna. Faça um vídeo ou envie fotos para que eles possam observar.
Sistematização (60 minutos)
Envie o slide do plano original. O ideal, neste momento, é que os alunos já tenham relacionado que a posição em que estão no espaço interfere na maneira como percebem e como representam os objetos. Apresente, neste momento, os três diferentes tipos de visões: de frente (vista frontal), do alto (vista oblíqua) e de cima para baixo (vista vertical). Verifique se compreenderam a relação entre eles e o posicionamento do campo de visão.
Este momento pode ser realizado de forma síncrona ou por videoaula. As respostas dos estudantes devem ser anotadas em um caderno ou enviadas por mensagens de texto ou áudio.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças aos vídeos sobre pontos de vista: visão frontal, vertical e oblíqua. Os objetos, paisagens, pessoas e tudo a nossa volta podem ser observados e representados de diversos pontos de vista. O vídeo está disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline P. Ramirez Barbosa
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Promover a percepção de objetos a partir de diferentes pontos de vistas: frontal, oblíqua e vertical
Habilidade (s) da Base: (EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.