Plano de Aula

Plano de aula: Orientação espacial: a localização a partir de pistas

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de estudos de lateralidade e localização espacial

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10 que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para a execução destas atividades organize a classe em círculo permitindo aos alunos mobilidade para se movimentar no momento da ação propositiva.

Materiais necessários: Conto de João e Maria, fichas impressas do slide 4 “Qual é a localização”, imagem de um burrinho e seu rabinho, fita adesiva.

Material complementar:

GEO2_10UND4 - Qual é a localização?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EVUa66u4jzJgvN9HQKdJDXa49Nn8BbRPm3qeBuUuGF7yuDWbuJm6hA2SmAcp/geo2-10und4-qual-e-a-localizacao.pdf

GEO2_10UND4 - Burrinho e seu rabo com molde:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SbqFhnA5SMe9Zwp9fWjmnBGQ5EmyVHNNBxJ3x7mBgJZhj7ZYQVH4nz2gwrcW/geo2-10und4-burrinho-e-seu-rabo-com-molde.pdf

Conto de João e Maria:

ABREU, Ana Rosa (et. al.). Alfabetização: livro do aluno. Brasília: FUNDESCOLA/SEF-MEC: 2000, 3v. pp.15-18. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000589.pdf>. Acesso em: 25 mar 2019.

ou em vídeo no endereço:

João e Maria: história infantil completa. 2015. (4min15seg) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YgImu01S11o>. Acesso em: 25 mar 2019.

Para você saber mais:

Plano de aula “Lateralidade: noções espaciais” disponível no site da Revista Nova Escola: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4991/lateralidade-e-esquema-corporal>. Acesso em: 25 mar 2019.

Contextos prévios: Para a realização deste plano é necessário que os alunos possuam noções espaciais e o vocabulário apropriado para expressar os princípios de localização como, por exemplo, em cima, embaixo, direita, esquerda, etc. Se desejar trabalhe previamente os conteúdos do plano “Lateralidade: noções espaciais”, indicado acima.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos leiam e caso necessário ajude-os.

Pergunte se em algum momento já estiveram perdidos e se já se perguntaram “Para onde eu vou?”. Escolha um aluno que respondeu positivamente ao questionamento e peça para relatar como fez para se localizar. Ouça atentamente a estratégia narrada e diga aos demais alunos que este será o tema da aula de hoje.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA