GEO2_10UND4 - Burrinho e seu rabo com molde
Plano de Aula
Plano de aula: Orientação espacial: a localização a partir de pistas
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de estudos de lateralidade e localização espacial
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10 que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para a execução destas atividades organize a classe em círculo permitindo aos alunos mobilidade para se movimentar no momento da ação propositiva.
Materiais necessários: Conto de João e Maria, fichas impressas do slide 4 “Qual é a localização”, imagem de um burrinho e seu rabinho, fita adesiva.
Material complementar:
GEO2_10UND4 - Qual é a localização?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EVUa66u4jzJgvN9HQKdJDXa49Nn8BbRPm3qeBuUuGF7yuDWbuJm6hA2SmAcp/geo2-10und4-qual-e-a-localizacao.pdf
GEO2_10UND4 - Burrinho e seu rabo com molde:
Conto de João e Maria:
ABREU, Ana Rosa (et. al.). Alfabetização: livro do aluno. Brasília: FUNDESCOLA/SEF-MEC: 2000, 3v. pp.15-18. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000589.pdf>. Acesso em: 25 mar 2019.
ou em vídeo no endereço:
João e Maria: história infantil completa. 2015. (4min15seg) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YgImu01S11o>. Acesso em: 25 mar 2019.
Para você saber mais:
Plano de aula “Lateralidade: noções espaciais” disponível no site da Revista Nova Escola: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4991/lateralidade-e-esquema-corporal>. Acesso em: 25 mar 2019.
Contextos prévios: Para a realização deste plano é necessário que os alunos possuam noções espaciais e o vocabulário apropriado para expressar os princípios de localização como, por exemplo, em cima, embaixo, direita, esquerda, etc. Se desejar trabalhe previamente os conteúdos do plano “Lateralidade: noções espaciais”, indicado acima.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos leiam e caso necessário ajude-os.
Pergunte se em algum momento já estiveram perdidos e se já se perguntaram “Para onde eu vou?”. Escolha um aluno que respondeu positivamente ao questionamento e peça para relatar como fez para se localizar. Ouça atentamente a estratégia narrada e diga aos demais alunos que este será o tema da aula de hoje.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA