Plano de Aula

Plano de aula: Orientação espacial: a localização a partir de pistas

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de estudos de lateralidade e localização espacial

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10 que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para a execução destas atividades organize a classe em círculo permitindo aos alunos mobilidade para se movimentar no momento da ação propositiva.

Materiais necessários: Conto de João e Maria, fichas impressas do slide 4 “Qual é a localização”, imagem de um burrinho e seu rabinho, fita adesiva.

Material complementar:

GEO2_10UND4 - Qual é a localização?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EVUa66u4jzJgvN9HQKdJDXa49Nn8BbRPm3qeBuUuGF7yuDWbuJm6hA2SmAcp/geo2-10und4-qual-e-a-localizacao.pdf

GEO2_10UND4 - Burrinho e seu rabo com molde:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SbqFhnA5SMe9Zwp9fWjmnBGQ5EmyVHNNBxJ3x7mBgJZhj7ZYQVH4nz2gwrcW/geo2-10und4-burrinho-e-seu-rabo-com-molde.pdf

Conto de João e Maria:

ABREU, Ana Rosa (et. al.). Alfabetização: livro do aluno. Brasília: FUNDESCOLA/SEF-MEC: 2000, 3v. pp.15-18. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000589.pdf>. Acesso em: 25 mar 2019.

ou em vídeo no endereço:

João e Maria: história infantil completa. 2015. (4min15seg) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YgImu01S11o>. Acesso em: 25 mar 2019.

Para você saber mais:

Plano de aula “Lateralidade: noções espaciais” disponível no site da Revista Nova Escola: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4991/lateralidade-e-esquema-corporal>. Acesso em: 25 mar 2019.

Contextos prévios: Para a realização deste plano é necessário que os alunos possuam noções espaciais e o vocabulário apropriado para expressar os princípios de localização como, por exemplo, em cima, embaixo, direita, esquerda, etc. Se desejar trabalhe previamente os conteúdos do plano “Lateralidade: noções espaciais”, indicado acima.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos leiam e caso necessário ajude-os.

Pergunte se em algum momento já estiveram perdidos e se já se perguntaram “Para onde eu vou?”. Escolha um aluno que respondeu positivamente ao questionamento e peça para relatar como fez para se localizar. Ouça atentamente a estratégia narrada e diga aos demais alunos que este será o tema da aula de hoje.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA