GEO2_10UND4 - Burrinho e seu rabo com molde
Plano de Aula
Plano de aula: Orientação espacial: a localização a partir de pistas
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de estudos de lateralidade e localização espacial
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10 que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para a execução destas atividades organize a classe em círculo permitindo aos alunos mobilidade para se movimentar no momento da ação propositiva.
Materiais necessários: Conto de João e Maria, fichas impressas do slide 4 “Qual é a localização”, imagem de um burrinho e seu rabinho, fita adesiva.
Material complementar:
GEO2_10UND4 - Qual é a localização?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EVUa66u4jzJgvN9HQKdJDXa49Nn8BbRPm3qeBuUuGF7yuDWbuJm6hA2SmAcp/geo2-10und4-qual-e-a-localizacao.pdf
GEO2_10UND4 - Burrinho e seu rabo com molde:
Conto de João e Maria:
ABREU, Ana Rosa (et. al.). Alfabetização: livro do aluno. Brasília: FUNDESCOLA/SEF-MEC: 2000, 3v. pp.15-18. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000589.pdf>. Acesso em: 25 mar 2019.
ou em vídeo no endereço:
João e Maria: história infantil completa. 2015. (4min15seg) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YgImu01S11o>. Acesso em: 25 mar 2019.
Para você saber mais:
Plano de aula “Lateralidade: noções espaciais” disponível no site da Revista Nova Escola: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4991/lateralidade-e-esquema-corporal>. Acesso em: 25 mar 2019.
Contextos prévios: Para a realização deste plano é necessário que os alunos possuam noções espaciais e o vocabulário apropriado para expressar os princípios de localização como, por exemplo, em cima, embaixo, direita, esquerda, etc. Se desejar trabalhe previamente os conteúdos do plano “Lateralidade: noções espaciais”, indicado acima.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos leiam e caso necessário ajude-os.
Pergunte se em algum momento já estiveram perdidos e se já se perguntaram “Para onde eu vou?”. Escolha um aluno que respondeu positivamente ao questionamento e peça para relatar como fez para se localizar. Ouça atentamente a estratégia narrada e diga aos demais alunos que este será o tema da aula de hoje.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente este slide ou escreva o nome da história no quadro. Solicite que neste momento os alunos fiquem em silêncio e aguardem as observações sobre a leitura para o seu término. Narre a história com entonações diferentes interpretando os sentimentos vividos pelos personagens. Caso opte você poderá passar o vídeo da história (disponível abaixo). Ao término do vídeo ou da contação questione os alunos:
- Vocês acharam que as estratégias utilizadas por João para não se perder na mata foram as melhores? Por que?
Permita que os alunos se expressem. Não antecipe respostas. Elas serão construídas ao longo do plano.
João e Maria: história infantil completa. 2015. (4min15seg) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YgImu01S11o>. Acesso em: 25 mar 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Oriente os alunos que neste momento eles realizarão a próxima atividade em duplas. Como já estão dispostos em círculos solicite que trabalhem com o parceiro da direita, caso alguém fique sem par permita que fiquem em trio.
Projete este slide, ou escreva o comando no quadro. Oriente-os a conversarem sobre a pergunta e ajude-os a problematizar: Como podemos indicar caminhos para encontrar lugares e pessoas?
Permita que levantem hipóteses e anote no quadro suas indicações. Ajude-os a construir a ideia de referências e de localização. Feito isso, projete o slide que indicará a atividade “Qual é a localização?” e entregue uma folha para cada dupla. Diga aos mesmos que você dará alguns comandos e que a dupla deverá apontar como dedo qual figura corresponde aos comandos cantados: castelo, prédio, casa ou campo de futebol.
Oriente os alunos a não manifestarem suas respostas verbalmente, apenas aponte-as. Diga que você percorrerá a sala para verificar os apontamentos realizados por eles e sinaliza se estiver correta ou não.
- Comando 1: Esta figura está localizada na linha D, coluna 3. Está próxima do castelo e distante do prédio. A figura é ….
- Comando 2: Esta figura está localizada na última linha e coluna. A figura é ….
- Comando 3: Para encontrar esta figura saia do campo de futebol, ande duas casas para cima, pare, vire à esquerda e ande duas casas. A figura é….
Realizada as etapas acima, pergunte:
- Qual dos comandos vocês tiveram mais dificuldades para localizar? Por que?
Ouça as respostas. Provavelmente os alunos apresentarão mais dificuldades nos comandos 2 e 3, pois fornecem menos elementos que favoreçam a localização, como ponto de referência, detalhamento de linha coluna, etc. Relate que assim também acontece quando queremos nos localizar em nossa escola, bairro, cidade, etc., quanto mais elementos tivermos, ou seja mais pistas, mais fácil de nos encontrarmos.
GEO2_10UND4 - Qual é a localização?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EVUa66u4jzJgvN9HQKdJDXa49Nn8BbRPm3qeBuUuGF7yuDWbuJm6hA2SmAcp/geo2-10und4-qual-e-a-localizacao.pdf
Problematização
Orientações: Oriente os alunos que neste momento eles realizarão a próxima atividade em duplas. Como já estão dispostos em círculos solicite que trabalhem com o parceiro da direita, caso alguém fique sem par permita que fiquem em trio.
Projete este slide, ou escreva o comando no quadro. Oriente-os a conversarem sobre a pergunta e ajude-os a problematizar: Como podemos indicar caminhos para encontrar lugares e pessoas?
Permita que levantem hipóteses e anote no quadro suas indicações. Ajude-os a construir a ideia de referências e de localização. Feito isso, projete o slide que indicará a atividade “Qual é a localização?” e entregue uma folha para cada dupla. Diga aos mesmos que você dará alguns comandos e que a dupla deverá apontar como dedo qual figura corresponde aos comandos cantados: castelo, prédio, casa ou campo de futebol.
Oriente os alunos a não manifestarem suas respostas verbalmente, apenas aponte-as. Diga que você percorrerá a sala para verificar os apontamentos realizados por eles e sinaliza se estiver correta ou não.
- Comando 1: Esta figura está localizada na linha D, coluna 3. Está próxima do castelo e distante do prédio. A figura é ….
- Comando 2: Esta figura está localizada na última linha e coluna. A figura é ….
- Comando 3: Para encontrar esta figura saia do campo de futebol, ande duas casas para cima, pare, vire à esquerda e ande duas casas. A figura é….
Realizada as etapas acima, pergunte:
- Qual dos comandos vocês tiveram mais dificuldades para localizar? Por que?
Ouça as respostas. Provavelmente os alunos apresentarão mais dificuldades nos comandos 2 e 3, pois fornecem menos elementos que favoreçam a localização, como ponto de referência, detalhamento de linha coluna, etc. Relate que assim também acontece quando queremos nos localizar em nossa escola, bairro, cidade, etc., quanto mais elementos tivermos, ou seja mais pistas, mais fácil de nos encontrarmos.
GEO2_10UND4 - Qual é a localização?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EVUa66u4jzJgvN9HQKdJDXa49Nn8BbRPm3qeBuUuGF7yuDWbuJm6hA2SmAcp/geo2-10und4-qual-e-a-localizacao.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Dando prosseguimento à aula, informe os alunos que agora eles participarão de uma brincadeira em que as estratégias de localização deverão ser utilizadas. A brincadeira será realizada com a mesma dupla da atividade anterior. Trata-se da brincadeira folclórica chamada “Prendendo o rabo do burrinho”. Mostre a imagem do burrinho aos alunos e o rabinho solto que ele perdeu ao passear, uma dica é fazer o rabo em um material durável, ou plastificar, pois será manuseado por toda a turma. Na ponta do rabinho coloque fita adesiva e no ponto do burrinho destinado a colocar o rabinho também.
Diga aos alunos que um componente da dupla ficará vendado e o outro dará os comando visando que seu parceiro consiga colocar o rabo no burrinho no tempo destinado, que será de 1 minuto. Esses comandos deverão seguir os vocabulários necessários para nos localizarmos: direita, esquerda, em cima, embaixo, para frente, para trá, etc.
Informe que assim que o componente da dupla for vendado você prenderá a imagem do burrinho em alguma parte do quadro. Todos os alunos sairão do mesmo ponto da sala de aula e deverão seguir os comandos do parceiro até encontrarem o local correto ou aproximado para colarem o rabo do burrinho.
Assim que findar o tempo, verifique em qual local a criança colou o rabo e escreva o nome da dupla.
Quando todos concluírem vocês poderão observar quem mais se aproximou do local exato e quem mais se distanciou (com um giz/caneta marque onde estava o ponto a ser colado o rabinho e com giz/caneta de outra cor marque onde as duplas o colaram). Finalize esta etapa ouvindo as dificuldades que os alunos demonstraram com a atividade.
Você poderá imprimir a imagem do burrinho e do rabo disponível em nosso material complementar, mas caso deseje seguindo esta imagem poderá confeccionar o burrinho e seu rabinho com um material durável, podendo desenvolver a brincadeira em outros momentos, mudando as duplas e funções, por exemplo. O molde do burrinho e do rabinho também está disponível em nosso material complementar.
GEO2_10UND4 - Burrinho e seu rabo com molde:
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que retornem aos seus lugares. Retome os momentos da aula e relembre a estratégia utilizada por João na história para se localizar e encontrar o caminho de volta na mata. Pergunte aos mesmos:
- O que João e a irmã poderiam ter feito de diferente em relação a sua localização?
A intenção é que eles demonstrem a importância em perceber pontos de referência, memorizar e saber utilizar a linguagem adequada, como por exemplo, andar 10 passos à direita, virar à esquerda, etc.
Retome a atividade do slide 4, pergunte se após vivenciarem a atividade do burrinho foi mais fácil compreender os comandos e se conseguiriam criar outros.
Finalize permitindo que cada um complete a frase oralmente: Para me localizar nos lugares eu preciso __________________.
Se desejar anote as respostas no quadro e solicitem que realizem o registro no caderno.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo
- Optativas: Google Classroom, Google Formulários
Valores trabalhados
- Cidadania
- Participação
Apresentação do tema da aula (25 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os alunos vivenciem situações em que a orientação espacial esteja presente. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie o slide do plano original. Na apresentação do tema, grave um vídeo e pergunte se em algum momento já estiveram perdidos e se já se questionaram: “para onde eu vou?”. As respostas poderão ser enviadas no grupo de WhatsApp da turma, assim como a apresentação da aula.
Contextualização (40 minutos)
Envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Solicite que os alunos fiquem em silêncio e aguardem as observações sobre a leitura para o seu término. Narre a história com entonações diferentes interpretando os sentimentos vividos pelos personagens. A história se encontra disponível aqui. Caso prefira, você poderá passar o vídeo da história, disponível aqui.
Ao término do vídeo ou da contação, questione os alunos:
- Vocês acharam que as estratégias utilizadas por João para não se perder na mata foram as melhores? Por quê?
Permita que eles se expressem por mensagens de texto ou áudio. Não antecipe respostas. Elas serão construídas ao longo do plano.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Encaminhe o slide do plano original. Oriente-os a conversarem sobre a pergunta, no grupo de WhatsApp, e ajude-os a problematizar: como podemos indicar caminhos para encontrar lugares e pessoas?
Permita que os alunos levantem hipóteses e as anote em uma tabela no Google Docs. Ajude-os a construir a ideia de referências e de localização. Feito isso, projete o slide que indica a atividade “Qual é a localização?” e peça que com uma folha de papel sulfite, eles a desenvolvam.
Diga que você dará alguns comandos e que eles deverão encontrar as figuras correspondentes em vídeo que você irá elaborar: castelo, prédio, casa ou campo de futebol.
- Comando 1: Esta figura está localizada na linha D, coluna 3. Está próxima do castelo e distante do prédio. A figura é...
- Comando 2: Esta figura está localizada na última linha e coluna. A figura é...
- Comando 3: Para encontrar esta figura saia do campo de futebol, ande duas casas para cima, pare, vire à esquerda e ande duas casas. A figura é...
Realizada as etapas acima, pergunte:
- Qual dos comandos vocês tiveram mais dificuldades para localizar? Por quê?
Ouça as respostas, que deverão ser encaminhadas por áudio. Provavelmente os alunos apresentarão mais dificuldades nos comandos dois e três, pois eles fornecem menos elementos que favoreçam a localização. Relate que assim também acontece quando queremos nos localizar em nossa escola, bairro ou cidade: quanto mais elementos tivermos, ou seja, mais pistas, mais fácil de nos encontrarmos.
A atividade sobre localização que deve ser encaminhada aos alunos encontra-se disponível aqui.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Nesta etapa as famílias deverão brincar com as crianças. Grave um vídeo orientando o passo a passo. Trata-se da brincadeira folclórica chamada “Prendendo o rabo do burrinho”. Mostre a imagem do burrinho aos alunos no vídeo que você irá gravar e o rabinho solto que ele perdeu ao passear. Uma dica é fazer o rabo em um material durável ou plastificar. Na ponta, coloque fita adesiva e no ponto do animal destinado a ele também.
Diga aos alunos que um componente da família deverá ficará vendado e que o outro dará comandos para seu parceiro colocar o rabo no burro no tempo destinado, que será de um minuto. Esses comandos deverão seguir os vocabulários necessários para nos localizarmos: direita, esquerda, em cima, embaixo, para frente, para trás. Sugira que eles sejam os vendados e que o familiar repasse os comandos.
Você deve enviar as imagens da brincadeira disponível aqui para as crianças para que, com a ajuda de um adulto, elas possam reproduzi-la.
Sistematização (60 minutos)
Retome os momentos da aula e relembre a estratégia utilizada por João na história para se localizar e encontrar o caminho de volta na mata. Pergunte:
- O que João e a irmã poderiam ter feito de diferente em relação a sua localização?
A intenção é que eles demonstrem a importância em perceber pontos de referência, memorizar e saber utilizar a linguagem adequada, como, por exemplo, andar 10 passos à direita, virar à esquerda e etc. Retome a atividade do slide quatro, pergunte se após vivenciarem a brincadeira do burrinho foi mais fácil compreender os comandos e se conseguiriam criar outros.
Finalize permitindo que cada um complete a frase:
- “Para me localizar nos lugares eu preciso ____________________________________”
As respostas podem ser enviadas por mensagens de texto ou áudio. Sugere-se que você utilize o Google Formulários para essa sistematização. O tutorial para acessar e usar a ferramenta está disponível aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias participem deste plano por meio da brincadeira com as crianças na etapa da ação propositiva.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline P. Ramirez Barbosa
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Vivenciar situações em que a orientação espacial esteja presente
Habilidade (s) da Base: (EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.