Plano de Aula

Plano de aula: Representando os trajetos escolares a partir do mapa mental (desenho)

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de estudos de lateralidade e localização espacial

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia, EF02GE10 - Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula deverá ser realizada na sala de aula e nos demais espaços da escola.

Materiais necessários: Data show e materiais de uso do aluno: lápis de cor, lápis de escrever e borracha

Material complementar:

Labirintos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2KzZNnrahZjyjtMSfmgkK7TxqkuavYW85NSesz6SrTmuQdyP9wSKcq388dC/geo2-10und03-labirintos.pdf

Para você saber mais:

ARCHELA, Rosely Sampaio; GRATÃO, Lucia Helena; TROSTDORF, Maria A.S. O lugar dos mapas mentais na representação do lugar. Disponível em: < http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/7.pdf>. Acesso em: 10 abr 2019.

O estudo do lugar a partir do mapa mental. Disponível em:

https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240448/31730. Acesso em: 15 abr 2019.

Ambos abordam e exemplificam o conceito de mapa mental em situações de ensino e aprendizagem.

Contextos prévios: Para realização desta atividade é importante que o aluno já tenha noção de pontos de referência de pessoas e lugares, bem como o conhecimento do vocabulário necessário para referências espaciais: frente, atrás, direita, esquerda, etc. Sobre o último assunto, caso deseje atividades relacionadas ao tema, você poderá acessar o plano de aula denominado “Lateralidade: noções espaciais” presentes no site da Revista Nova Escola.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro. Permita que leiam a temática auxiliando-os se necessário. Indague se já escutaram em algum momento o termo “trajeto (s)” e em que situação estavam. Não dê nenhuma definição, o conceito será discutido ao longo da aula.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA