Plano de Aula

Plano de aula: Representando os trajetos escolares a partir do mapa mental (desenho)

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de estudos de lateralidade e localização espacial

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia, EF02GE10 - Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula deverá ser realizada na sala de aula e nos demais espaços da escola.

Materiais necessários: Data show e materiais de uso do aluno: lápis de cor, lápis de escrever e borracha

Material complementar:

Labirintos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2KzZNnrahZjyjtMSfmgkK7TxqkuavYW85NSesz6SrTmuQdyP9wSKcq388dC/geo2-10und03-labirintos.pdf

Para você saber mais:

ARCHELA, Rosely Sampaio; GRATÃO, Lucia Helena; TROSTDORF, Maria A.S. O lugar dos mapas mentais na representação do lugar. Disponível em: < http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/7.pdf>. Acesso em: 10 abr 2019.

O estudo do lugar a partir do mapa mental. Disponível em:

https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240448/31730. Acesso em: 15 abr 2019.

Ambos abordam e exemplificam o conceito de mapa mental em situações de ensino e aprendizagem.

Contextos prévios: Para realização desta atividade é importante que o aluno já tenha noção de pontos de referência de pessoas e lugares, bem como o conhecimento do vocabulário necessário para referências espaciais: frente, atrás, direita, esquerda, etc. Sobre o último assunto, caso deseje atividades relacionadas ao tema, você poderá acessar o plano de aula denominado “Lateralidade: noções espaciais” presentes no site da Revista Nova Escola.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro. Permita que leiam a temática auxiliando-os se necessário. Indague se já escutaram em algum momento o termo “trajeto (s)” e em que situação estavam. Não dê nenhuma definição, o conceito será discutido ao longo da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA