Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Clarice Fernandes
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campo de Experiência: Escuta, fala , pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base:
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).
Abordagem didática:
Como as palavras são escritas? Sons iguais têm a mesma escrita? Investigar é um ato extremamente lúdico e natural para as crianças. Elas querem saber sobre tudo, e não é diferente quando se trata da composição das palavras. Por meio de situações brincantes os pequenos comparam sons, descobrem regularidades da escrita, divertem-se com as rimas, compõem palavras, enfim, aproximam-se do sistema alfabético de maneira prazerosa, tornando a linguagem escrita mais uma fonte de interesse e de aprendizagem.