16005
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Publicação de um vídeo das descobertas da turma

Nesta atividade, as crianças publicam online um vídeo elaborado por elas mas, antes, decidem coletivamente o título que será dado a ele

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Leiry Kelly Silva Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para a execução desta atividade, é necessário que as crianças estejam engajadas em um projeto de produção de vídeo que objetive compartilhar descobertas realizadas no ambiente escolar. É essencial que elas já tenham refletido sobre plataformas de vídeos digitais, como youtube, e sobre a produção desse conteúdo audiovisual por meio de elaboração de roteiro, filmagem e edição do vídeo. Observe que, para a publicação do vídeo, é necessário que você siga as orientações legais de autorização de uso de imagem vigente em sua comunidade escolar.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

1.Compartilhando descobertas em vídeo

2. Construindo um roteiro.

3. Filmando descobertas.

4. Editando um vídeo em pequenos grupos.

5. Publicação de um vídeo das descobertas da turma.

Espaços:

Prepare um espaço apropriado para a grande roda a ser realizada durante a atividade. Procure se certificar de que todas as crianças visualizarão adequadamente o dispositivo eletrônico no qual você exibirá o vídeo e mostrará o processo de publicação. Essa visualização será facilitada caso você faça uso de um projetor de imagem, garantindo a qualidade de acompanhamento visual para o grupo.

Materiais:

Preveja um equipamento eletrônico para exibição do vídeo e um com acesso à internet para publicação da produção das crianças, como um notebook ou um smartphone. Caso seja possível, preveja um projetor de imagem para a exibição do processo. Preveja um suporte para a escrita das possíveis plataformas e títulos para o vídeo, além do registro do voto das crianças. Esse suporte poderá ser uma cartolina, outro papel de grande dimensão ou até mesmo o quadro.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças reagiram à exibição do vídeo? Como apreciaram relembrarem o processo das etapas de produção? Expressaram satisfação com o resultado? Opinaram sobre mudanças?

2. De que forma as crianças expuseram suas opiniões a respeito do título e da plataforma para publicação do vídeo? Como lidaram com opiniões diversas e com o resultado da votação?

3. Quais linguagens foram utilizadas pelas crianças durante a atividade? Falaram suas sugestões? Se dispuseram a escrever algum título ou voto de forma espontânea? Recorreram a imagem ou logo da plataforma para dizerem suas sugestões?


<inicio-h1>

Para incluir todos:

<fim-h1>

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Assegure-se de que todas as crianças visualizarão bem o vídeo e a escrita da votação para o título e plataforma.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Chame as crianças para sentar com você na grande roda e inicie lendo a agenda de produção iniciada no plano Compartilhando descobertas em vídeo. Parabenize as crianças pelo progresso nas etapas de produção do vídeo. Conte que você exibirá o vídeo para que todas vejam como ficou o resultado final. Exiba-o e estimule as crianças a compartilharem as aprendizagens e descobertas realizadas ao longo do projeto.

Possíveis falas do professor neste momento: Crianças, agora que assistimos ao vídeo que produzimos, eu gostaria de saber como vocês se sentiram ao assistí-lo? Gostaram? Alguém acha que poderíamos mudar alguma coisa?

2

Rememore com elas o principal objetivo da criação do vídeo: compartilhar descobertas. Instigue-as a refletirem se o vídeo cumpre o propósito de compartilhar aprendizagens e descobertas que fizeram ao longo do projeto para diversas pessoas. Perceba se as crianças consideram que a mensagem está clara e o vídeo pronto para ser compartilhado.


3

Diga-lhes que, para chamar atenção e convidar as pessoas para acessarem o vídeo, é importante que a turma escolha um título. Ele precisa refletir seu conteúdo e atrair as pessoas para assistí-lo. Explique que para decidirem vocês conversarão e elencarão algumas sugestões e, ao final das sugestões, irão fazer uma votação para ver qual título será escolhido. Acorde com as crianças de que forma elas darão as sugestões, levando em consideração características próprias de seu grupo, como tamanho e faixa etária: as crianças dirão um sugestão e a professora será escriba, anotando as sugestões, ou cada criança poderá registrar sua sugestão de forma autônoma. Ao fim da listagem de possíveis títulos, faça a leitura das sugestões e inicie a votação. Atente-se a importância de que, ao votar, a criança apresente seu pensamento e defesa de voto, como: “eu voto em tal nome porque que combina mais com o vídeo e é um nome engraçado”.


4

Após a escolha do título do vídeo, converse com elas sobre as plataformas de compartilhamento de vídeos online que já foram exploradas. Diga que hoje vocês irão escolher de forma democrática, assim como o título, em qual plataforma irão publicar o vídeo. Você poderá demonstrar novamente as funcionalidades das plataformas e, de forma dialógica, por votação ou análise, decidirem juntos em qual delas o vídeo deverá ser publicado. Exemplifique o que cada uma das plataformas oferece e como essas ferramentas potencializam ou interferem no acesso ao vídeo, qual delas possui mais usuários, entre outras características.


Para finalizar:

Com o título e a plataforma de publicação escolhidas, chegou a hora do grupo disponibilizar o vídeo online. Siga junto com as crianças o passo a passo para a publicação do vídeo de acordo com a plataforma escolhida. Por fim, assistam ao vídeo publicado na plataforma, para se certificarem de que a publicação foi realizada com sucesso.

Desdobramentos

Diga às crianças que, uma vez publicado o vídeo, é necessário criar estratégias para divulgá-lo e fazer com que mais pessoas se interessem em assistí-lo. Conte-lhes que uma dessas estratégias são imagens com algumas informações sobre o vídeo ou filme. Essas imagens podem ser divulgadas nos espaços na forma de cartazes ou virtualmente, em uma ou várias plataformas digitais. Escolha com as crianças algumas imagens do vídeo ou fotografias de making off. Criem uma hashtag e escrevam juntos um pequeno texto informativo, contendo data de estréia do vídeo e onde ele pode ser assistido, a fim de divulgá-lo nas redes sociais mais acessadas pela comunidade.

Engajando as famílias

Prepare um evento de estréia do vídeo em parceria com a comunidade escolar. Planeje-o junto às crianças, prevendo e elaborando a forma de convite, os equipamentos para exibição do vídeo, a disposição do espaço para receber os convidados e a instalação de um mural contendo fotos dos bastidores do filme, making off, e roteiros originais elaborados pelas crianças.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano