Plano de Aula
Plano de aula: Percurso com colchões
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percurso simples
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Oportunize situações de explorações prévias dos materiais sugeridos nesta proposta, bem como do local onde será realizada a vivência (que pode ser dentro ou fora da sala). Tenha o cuidado de escolher um espaço significativo para os bebês.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
1. Percurso com tiras de papel (link)
2. Percurso com túnel e bolinhas coloridas (link)
3. Percurso com colchões (link)
4. Percurso inclinado (link)
5. Percurso e muitos desafios motores (link)
Materiais:
Colchões, materiais de largo alcance (tecidos coloridos e potes, por exemplo), filmadora ou câmera fotográfica para registrar a experiência (se pos?ivel, pode usar o seu celular).
Espaços:
Disponha os colchões pelo ambiente estrategicamente, de forma a favorecer a pesquisa exploratória motora por parte dos bebês: engatinhar, andar, escalar, descer, escorregar, passar para o outro lado, ir e vir.
Coloque um colchão, em seguida dois (um sobre o outro), e na sequência três (empilhados um sobre os outros), de forma a proporcionar desafios que visam ampliar as habilidades motoras dos pequenos. Organize o espaço potencializando o que os bebês já sabem e proponha movimentos corporais que ampliem o repertório motor deles de forma segura.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 50 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Os movimentos corporais propiciam diversas experiências, possibilidades de exploração e ampliação de pesquisa por parte dos bebês. Como utilizam seus próprios corpos nessa proposta?
2. Os interesses dos bebês proporcionam ao professor identificar quais podem ser os próximos desafios a serem oferecidos de forma significativa. Quais materiais despertaram mais os interesses dos bebês, ampliando suas possibilidades motoras?
3. Os bebês relacionam-se com os adultos, seus pares e com o meio que os cerca de muitas maneiras. Observe como funciona essa tríade, de que maneira ocorre essa interação durante a proposta?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Convide os bebês e incentive a participação de todos. Propicie um espaço com segurança aos bebês que ainda não se locomovem com autonomia. Esteja disponível e perto deles para que possam avançar quando bem desejarem. Narre o que está acontecendo e faça com que seu corpo sirva de suporte para os movimentos deles e, também, para acolhê-los quando for necessário.
O que fazer durante?
1
Converse com o grupo todo de bebês sobre a proposta. É muito importante que todas as ações e situações sejam explicadas aos bebês previamente. Comece oferecendo os materiais de largo alcance, tirando e colocando os tecidos coloridos nos potes, por exemplo. Deixe que explorem livremente e que tenham iniciativa própria. Depois, retome as orientações nos pequenos grupos, conforme forem participando do percurso.
2
Nesta proposta será necessária a colaboração de mais de um adulto presente. Convide um pequeno grupo para iniciar a exploração do percurso. Oportunize aos bebês ficarem descalços para uma efetiva estabilidade e para uma maior relação corpo, espaço e objeto. Esteja atento, disponível e recíproco a eles. Incentive a participação de todos, oferecendo apoio quando necessário e conversando com os bebês, para que sintam segurança e iniciem o percurso. Leve no colo os que ainda não andam até os colchões, para que eles possam fazer as explorações dentro de suas possibilidades motoras, potencializando descobertas, a fim de ampliar seu repertório. Faça esse percurso junto com eles, observando os momentos de maior interesse.
Possíveis falas do professor neste momento: Você está ajudando o seu amigo, isso é ótimo! Vamos! Nos encontramos logo à frente!
3
Reserve esse tempo para que explorem o percurso.Observe atentamente o que fazem, apoie a iniciativa deles, evitando ao máximo dirigir suas ações. Impulsione-as tomando por base as habilidades motoras já adquiridas e identifique quais novas foram adquiridas. Potencialize as conquistas, incentivando-os a superar os obstáculos propostos e a descobrir seus limites corporais. Proponha uma exploração individualou em dupla. Fotografe, faça pequenos vídeos ou breves anotações durante a atividade e termine o registro escrito após a finalização da proposta. Atente-se, em seguida, ao grupo de bebêsque está chegando ao final do trajeto, observando suas reações, por exemplo: o bebê que bate palma, balbucia e sorri ao passar pelo último obstáculo.
Possíveis ações das crianças neste momento: O bebê passa para o outro lado do colchão, balbucia e demonstra satisfação em ter conseguido.
Para finalizar:
Com a aproximação da finalização da proposta, fale para os bebês que irão começar a organizar o espaço. Para ajudar na localização temporal, avise-os qual será o próximo acontecimento do dia, garantindo uma predição do que irá acontecer. Informe o quanto é importante organizar o espaço antes de seguir para a próxima experiência. Valorize e encoraje as iniciativas dos bebês neste momento.