Atividade para impressão - Modelos de fichas de jogos preenchidas - EDI2_11UND02
Plano de Aula
Plano de aula: Escolha dos jogos preferidos
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Jogos com regras simples
O que fazer antes?
Contextos prévios:
As crianças deverão escolher entre os jogos listados na atividade “Sondagem dos jogos conhecidos pelas crianças” ao menos dois que consideram como preferidos para jogarem nesta atividade. Retome a lista que vocês fizeram mostrando no livro que vocês estão criando os nomes dos jogos, as fotografias e desenhos. Contem com elas quantos jogos vocês listaram e quantos precisam escolher. Fique atento às falas e gestos para reconhecer o que elas querem expressar e apoie que negociem essa escolha. Se vocês não fizeram a atividade do plano anterior, procure relembrar os jogos que vocês conhecem, escolhendo ao menos dois. Tentem se lembrar de, ao menos, um que envolva movimentos corporais.Para se inspirar, leia o texto “Traga notícias do mundo”, do Instituto Avisa lá (link).
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Sondagem dos jogos conhecidos pelas crianças
Construção de um jogo de percurso
Ampliação de repertório: os jogos das famílias
Materiais:
Para os jogos: vão variar de acordo com o que for escolhido nos contextos prévios. Alguns exemplos são: bolas, cordas, bambolês, caixas, giz, blocos de madeira, cartas impressas com desenhos, fitas e coletes de cores diferentes (para separação de times). Atente-se para que haja quantidade suficiente de materiais para que todas brinquem, que não sejam pequenos a ponto de serem engolidos, que não tenham formas e pontas que possam machucá-las ou oferecer outro risco. Caso esteja seguindo a sequência de planos, a sugestão de materiais para o livro é: tenha em mãos, ou no computador, uma Ficha de jogo que deverá ser preenchida com as crianças; modelos de Fichas de jogos já preenchidas; demais materiais para confecção, como papel canson A3 ou outro grande e grosso; caneta, canetas hidrocor, gizes, cola, tesoura, tintas etc.
Para demais registros: aparelho fotográfico e de gravação de vídeo e áudio.
Espaços:
As crianças serão reunidas na sala, ou outro local confortável para conversarem sobre o que vão fazer. Depois, se dividirão entre os jogos que escolheram jogar em um local espaçoso que permita tanto a movimentação livre quanto a possibilidade de ficar mais confortáveis em mesas, forros de chão, cadeiras, bancos, almofadas etc. Por fim, retornarão ao local inicial para a elaboração do livro.
Tempo sugerido:
Cerca de 1 hora.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Ao jogarem os jogos e tentarem compreender suas regras, quais atitudes demonstram que as crianças levam em consideração sua orientação e a das demais crianças?
2. Em quais momentos as crianças demonstram estar gostando dos jogos? Quais gestos, falas e emoções são percebidas durante as interações nas brincadeiras (como ao fazer uma boa jogada, dar dicas, perder e ganhar)?
3. Ao manusear materiais, acompanhar os turnos dos jogos e verificar a quantidade de jogos e jogadores, quais gestos e falas demonstram que as crianças estão estabelecendo conexões entre essas situações, a contagem e registro de números?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Selecione materiais suficientes para todas e em variedade de composição, formas, tamanhos, cores e texturas, para garantir que as crianças os percebam por suas diferentes características. Atentem-se para que os jogos escolhidos para a atividade sejam possíveis de serem jogados por todas. Se necessário, definam coletivamente alterações nas regras, espaços e materiais, para que todas possam aproveitar e se divertir.
O que fazer durante?

1
Reúna todo o grupo em sala e conte que vocês irão jogar os jogos preferidos da turma. Retome a lista que as crianças construíram de jogos preferidos na atividade anterior e mostre que o professor disponibilizou os materiais necessários para jogarem. Explique que, antes de jogar, irão fazer uma brincadeira de adivinhação. Explique que essa brincadeira consistirá em ouvir a leitura da ficha das regras e, então, tentar descobrir de qual jogo se trata. Leia a ficha de um deles sem avisar qual é o jogo em questão. Utilize as fichas já preenchidas como modelo para elaborar a sua. Após a leitura, pergunte para as crianças se elas sabem qual é esse jogo que vão jogar.
Possíveis ações da criança neste momento: Adivinhar, ou não, qual é o jogo. Contar que se lembram do dia em que a turma escolheu esse jogo. Contar que a regra está “errada” ou que conhecem um jogo diferente com o mesmo nome. Fazer gestos imitando os movimentos e regras do jogo. Repetir o que você fala e seus gestos enquanto lê.
2
No espaço planejado para a brincadeira, disponibilize os materiais dos demais jogos escolhidos e, sem contar as regras, proponha que as crianças joguem com autonomia. Permita que escolham o que querem jogar e se dividamem pequenos grupos, escolhendo seus pares.
3
Observe quais estratégias as crianças elaboram e as desafie a relembrarem sozinhas como jogar os jogos. Oriente-as, caso solicitem seu apoio ou se houver conflitos, auxiliando a contar quantas podem jogar cada jogo, a relembrar uma parte da regra, a se distribuir no espaço e a revezar quando as partidas terminarem. Faça registros fotográficos ou em vídeo para vocês revisitarem posteriormente ou para complementar a confecção do livro.
Possíveis ações da criança neste momento: Ficar animada ao fazer uma boa jogada. Ficar irritada, triste ou empolgada a jogar novamente ou ao perder uma partida. Demonstrar tensão, reflexão e alegria. Gostar de seguir as regras e respeitar a vez das outras crianças. Mudar a forma de jogar ao perceber que fez algo “errado” ou que poderia ser melhorado.
4
Quando uma criança ou pequeno grupo descobrir como se joga um jogo, encoraje-as a colaborarem com as demais mostrando como jogar e fazendo convites para que participem. Converse individualmente com as crianças que não estiverem jogando, apresentando as opções de jogos disponíveis e respeitando se elas não quiserem brincar.
5
Algumas crianças poderão mudar as regras dos jogos criando outros contextos com os materiais, imaginando diferentes cenários, criando personagens ou partindo de um ponto de referência particular delas e que as outras crianças não conhecem. Assim, proponha que converse e negocie com as demais, perguntando se elas aceitam jogar o jogo dessa forma diferente, se as regras "funcionam" e parecem justas. Jogue junto com elas, fazendo observações sobre as partes difíceis ou divertidas do jogo. Fique atento caso surjam conflitos, essas alterações das regras podem ser propostas para benefício próprio.
Possíveis falas do professor neste momento: Podemos entrar na próxima partida desse jogo? Você consegue nos explicar como jogá-lo? Essa jogada foi muito boa! Como você planejou ela? Por que vocês acham que essa jogada não deu certo? Eu percebi que você ficou chateado, mas podemos tentar outra vez de uma forma diferente. O que acha?
6
Quando uma criança ou grupo terminar um jogo, questione se elas querem jogar outro jogo ou se preferem brincar no espaço livremente enquanto aguardam as demais.
Possíveis falas do professor neste momento: Eu percebi que você gostou dessa parte do jogo e aquele outro também tem algo parecido com isso. Vamos tentar jogá-lo? A gente ainda tem tempo de jogar aquele jogo que é bem diferente por tal motivo. Vamos tentar?
7
Quando terminar o tempo de jogar ou se as crianças finalizarem os jogos, diga para elas colaborarem na organização do espaço e materiais. Vocês podem cantar uma música para deixar este momento mais divertido. Depois, retornem para a sala.
Para finalizar:
Reúna todo o grupo. Conte que essa é a última parte da atividade e que vocês vão continuar ou iniciar a construção do livro coletivo da turma. Proponha que as crianças: (1) contem quantos e quais são os jogos preferidos da turma; (2) expressem com gestos e falas, o porquê gostam desses jogos; (3) expliquem para as pessoas que vão ler o livro como jogar os jogos. Apoie a troca de ideias e seja o escriba do que elas falam. Para isso, primeiro leia uma ficha modelo, depois ajude a escolher dentre os jogos que as crianças acabaram de jogar quais terão as informações preenchidas nas fichas. Na hora de escrever, siga os tópicos da ficha e escreva uma frase ou parágrafo para cada tópico. Ao final, escreva porque gostam deste jogo. Avise que os textos serão revisados posteriormente. Procure respeitar a forma como as crianças se expressam, elaborando o texto com as falas originais delas. Incentive que acompanhem o que você escreve no computador com projetor ou em uma folha colada como um cartaz. Grave o áudio da conversa para conferir, posteriormente, o que foi falado e o que foi escrito. Avise ao grupo que continuarão esta descrição em outra oportunidade e que farão o mesmo para os demais jogos escolhidos para compor o livro.
Desdobramentos
Dê continuidade à atividade em outro momento não muito distante. Preencha a ficha de jogo sugerida, ou elabore a ficha de vocês, colocando nela o que consideram que não pode faltar para as pessoas que vão ler o livro entenderem como jogar os jogos. Considere a escrita coletiva que fizeram nesta atividade. Garanta que a visualização do cartaz ou arquivo seja acessível a todos. Faça a leitura do que foi escrito para elas verificarem se está tudo bem ou se é necessário fazer correções. Organize a escrita das fichas de todos os jogos escolhidos, podendo fazê-la em pequenos grupos, sendo cada um responsável por um jogo. É pertinente retomar a construção do livro em outros momentos da rotina, complementando com fotos e desenhos das crianças sobre seus jogos preferidos ou sobre o planejamento. Pergunte se existem outros jogos da lista que elas gostariam de jogar e proponha que brinquem com eles em outros dias. É interessante registrar esses momentos com fotos e/ou vídeos. Perceba se elas demonstram mudar de preferência ao longo das brincadeiras e como alteram as regras e acordos dos jogos com o passar dos dias.
Engajando as famílias
Como é possível que esta atividade se desdobre em uma sequência de cinco planos, compartilhe registros com as famílias e solicite a participação delas em diferentes momentos. Para esta atividade, elabore um cartaz informando quais foram os jogos que as crianças escolheram como preferidos e o disponha em um local acessível a todas. No cartaz, peça para as famílias preencherem se este é o jogo preferido das crianças em casa. Se não for, proponha que elas conversem com as crianças e preencham qual jogo é o preferido em casa e, se for possível, jogá-lo também na escola.
Atividades para impressão
Apresente a proposta
Grave um vídeo e envie para as famílias, por WhatsApp ou outra plataforma utilizada pela rede, falando com as crianças sobre os jogos com regras simples que elas conhecem. Relembre alguns que vocês já jogaram na escola e diga que elas poderão jogar alguns desses e outros mais com os seus familiares. Depois, por áudio ou vídeo, explique às famílias que enviará mais orientações para as outras atividades.
Adaptações necessárias
Para desenvolver esta sequência, informe às famílias que poderão utilizar jogos que tenham em casa ou construí-los com alguns materiais, como papelão, cola e papéis comuns.
Sugira às famílias
Convide as famílias a ouvir as preferências e interesses das crianças sobre os jogos, apoiando suas falas e ideias, e participando com elas das brincadeiras.
1) Sondagem dos jogos conhecidos pelas crianças e Escolha dos jogos preferidos — Convide os familiares a separar os jogos com regras que possuem em casa, deixando-os acessíveis à criança. Caso a família não tenha jogos disponíveis em casa, sugira que possam lembrar os nomes dos que já jogaram. Sugira que conversem sobre os jogos, identificando-os pelo nome e relembrando as regras. Diga para que se recordem também dos jogos corporais praticados pelas crianças no dia a dia que envolvem movimentos como correr, pular, pegar etc. Mostre aos familiares que é importante valorizar as observações trazidas pelas criança, ressaltando suas opiniões, imaginação e formas de se expressar, e relacionando-as com seus conhecimentos. Depois da conversa sobre os jogos, oriente aos familiares que façam uma lista com os nomes dos jogos preferidos da criança e, em seguida, a incentivem a escolher um ou dois deles para jogarem juntos. Oriente que observem que estratégias a crianças elabora e a desafiem a relembrar sozinha como jogar os jogos.
2) Jogando um jogo novo e Ampliação de repertório: os jogos das famílias — Convide as famílias a conversar com a criança sobre os jogos que ela ainda não conhece, lembrando que, dentre os jogos, podem haver os que envolvem movimentos corporais. Oriente que os familiares conversem sobre os jogos que a criança ainda não conhece dizendo seus nomes e levantando hipóteses sobre as regras. Depois, sugira que disponibilizem à criança os novos jogos ou os materiais para que os construam. Enquanto a criança brinca, oriente os familiares a manterem a escuta atenta, observando-a e percebendo como ela interage com os jogos e os materiais, que ideias surgem e como argumentam diante do levantamento de hipóteses dos adultos. Além disso, mostre que é importante que os familiares possam se envolver com a criança durante o jogo, validando suas ações e descobertas.
3) Construção de um jogo de percurso — Oriente às famílias que sugiram à criança a construção de um jogo de percurso, aquele em que as crianças precisam avançar casas de acordo com os números tirados no dado. Para isso, oriente que possam lembrar com a criança se já brincaram de um jogo desse tipo. Caso os familiares ainda não tenham brincado desse tipo de jogo com a criança, sugira alguns jogos de regras simples, como uma corrida de carrinhos (usando os próprios carrinhos como peões), um tesouro que será encontrado por piratas etc. Mostre às famílias que existe uma variedade de configurações possíveis para a pista que será o tabuleiro – quadriculada, ziguezague, espiral, tortuosa etc. Os familiares podem confeccionar com as crianças as pistas e os desenhos que serão temas dos jogos. Combinar as armadilhas também faz parte desta proposta. Oriente aos familiares que procurem construir o jogo em um lugar espaçoso, que permita a livre movimentação da criança e que os materiais estejam acessíveis para que ela tenha liberdade e independência durante a escolha.
Para compartilhar com o grupo
Sugira às famílias que, à medida que realizarem as atividades com os jogos com regras, registrem em fotografias a criança em ação. Ao final das vivências, peça que a família escolha uma das fotos de que mais gostou e faça um relato oral ou escrito, compartilhando como foram as experiências para a crianças. Agradeça o envio do relato e parabenize os familiares pelos investimentos junto à criança durante as atividades. Guarde os relatos e as fotos, e, no retorno às aulas, imprima-os para montar um mural e expô-los para a comunidade escolar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriana Mitiko do Nascimento Takeuti
Mentora: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência:
O EU, O OUTRO E O NÓS
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Objetivos e códigos da Base
(EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).
Abordagem didática: Propor jogos é uma maneira das crianças brincarem e, por meio de gestos e movimentos, aprenderem sobre si mesmas. A atividade pode servir para conhecer os jogos de cada família e aproveitar para conversar sobre diferenças e preferências. Também é um recurso para ampliar a troca de ideias e oferecer um contato significativo com a linguagem escrita por meio da confecção de um livro com os jogos preferidos do grupo, o que envolve a construção de textos orais (das crianças) para serem escritos pelo professor e ilustrado por todos.