Plano de Aula

Plano de aula: Exploração de massas coloridas com bebês

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Massas e argilas

mais ações

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Prepare previamente massinha caseira utilizando farinha de trigo, água, sal e óleo. Use gelatina ou suco de cores primárias para que a massa fique colorida. Encha vários potes transparentes com a massa colorida. Esses potes podem ser embalagens reutilizáveis transparentes. Sugestão de música para o momento: "Coloridos" Palavra Cantada.

Materiais:

Para a realização da atividade você precisará de:

Massa colorida. Para cada cor de massinha, você precisará de:1 xícara de farinha de trigo; 1 xícara de água quente; 2 colherinhas de sal; 2 colherinhas de cremor tártaro;

2 colherinhas de óleo; 1 pacote de gelatina de 85 gramas. Em uma panela pequena,misture todos os ingredientes. Evite grãos na massa. Para garantir a homogeneidade na textura, você pode optar por usar uma batedeira para a mistura. Cozinhe todos os ingredientes em fogo médioaté que a massa comece a formar. Mexa para que nada fique grudado no fundo da panela. Uma vez que a massa estiver cozida, coloque-a sobre uma superfície coberta de farinha de trigo e deixe esfriar. Depois de esfriar, comece a amassar, adicionando um pouco de farinha de trigo. Amasse até que a massinha deixe de grudar nas mãos. (receita retirada do site Receita de Massinha de modelar). Dê preferência às cores primárias (azul, amarelo e vermelho), pois, com as mistura dessas cores, poderá surgir novas cores. Você precisará ainda de potes transparentes(recipientes reutilizáveis de maionese, requeijão, doces etc.), um para cada bebê, de vários tamanhos e que varie em textura, peso e volume.

Espaços:

Em ambiente interno, forre o chão com plástico ou toalha, a fim de que os bebês possam se acomodar nesse espaço. Coloque próximo ao plástico ou toalha os potes transparentes contendo a massa colorida. Organize de maneira atrativa aos olhos dos bebês. Coloque uma música ambiente para o momento da exploração.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40min.

Perguntas para guiar suas observações:

Que gestos e olhares os bebês expressam ao descobrir e explorar as propriedades da massa colorida (odor, cor, sabor, temperatura)?

Como os bebês reconhecem seu corpo e expressam suas sensac?o?es frente ao desafio de tirar e colocar a massa nos potes?

Como ocorre a exploração das relac?o?es de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover) durante a brincadeira com a massinha colorida?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que um bebê ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada bebê ou do grupo. Garanta que todos os bebês se sintam seguros e confortáveis para a exploração da massa e para o contato com a textura. Respeite o tempo, interesse e necessidade de cada bebê para a exploração com a massa.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Em roda, ou da maneira que entender ser mais confortável aos bebês, dialogue com o grande grupo sobre a proposta de atividade. Chame a atenção dos bebês para os potes com massas coloridas. Pegue os potes individualmente e fale com entusiasmo o nome das cores contempladas. Para garantir que todos participem ativamente da proposta, assim como meio de facilitar a observação e o registro, organize a turma empequenos grupos de cinco bebês e garanta um pote de massinha para cada um. Convide-os a se aproximarem para tocarem nos potes.

Possíveis ações dos bebês: Os bebês se aproximam e tocam nos potes. Observam suas cores e formatos. Selecionam o que querem explorar. Seguram com firmeza, batem no chão, tentam retirar a massa do interior do pote.


2

Assegure que os bebês tenham o direito de escolher a cor do pote que querem manipular primeiro. Fale para que iniciem a exploração da massinha tirando-a dos potes, sentindo a textura, cheiro, temperatura e até mesmo sabor. Eles podem apertam, tentar retirar da mão, amassar sobre a toalha ou plástico e investigar cada nova sensação experimentada pela exploração a fim de novas descobertas. Busque auxiliar os bebês que se sentem desconfortáveis com a nova textura ficando próximo e, vagarosamente, aproximando-os da massa para poder explorá-la. Toque no material e brinque com a massa provocando o jogo imitativo.Facilite a ação quando necessário e conduza para que os bebês possam fazer descobertas diante da proposta de atividade.

Possíveis ações dos bebês neste momento: Ao perceberem a massa colorida, ficam curiosos para tocá-la, se expressam sorrindo, balbuciando e pegam o pote. Ao tocarem na massa, descobrem textura e cheiro, começam a explorá-la ainda dentro do pote.

Possíveis falas do professor neste momento: Nossa, o que temos aqui? Que massa linda! O que sentimos quando tocamos nela? Vejam, tem várias cores. Cante com os bebês: "Coloridos" Palavra Cantada


3

Os bebês brincam com a massinha colorida e os potes, colocando e retirando, criando impressões com a parte externa, misturando as cores, trocando de potes. Nos pequenos grupos, brinque com eles de retirar e colocar a massa no pote para que os bebês possam observar seus movimentos e imitar. Pode ser que o ato de tirar e colocar a massa nos potes seja o foco principal da brincadeira, então possibilite o tempo necessário para que eles explorem essa ação. Converse com os bebês sobre evitar colocar a massa à boca. Mesmo comestível, a massa pode vir a causar desconforto aos bebês, se ingerida.

Possível ação do bebê nesse momento: o bebê leva a massa colorida à boca. Quer experimentar!

Possível fala/ação do professor nesse momento: Oriente-o a experimentar com o corpo, tocando, sentindo, cheirando, mas conduza para que evitem colocar na boca.

O que podemos criar com essa massa colorida? Que tal usarmos as mãos para manipulá-la? Veja, posso fazer o formato do meu pé se pressioná-la com ele. Que tal usarmos o corpo todo para fazer novos formatos? Sinta o cheiro! O gosto pode ser desagradável, é melhor não comer essa massinha.


4

Os bebês misturam a massa e novas cores começam a surgir. Chame a atenção deles para essa nova possibilidade de descoberta. Registre com imagens e vídeos. Faça com que essas imagens captem as diversas expressões dos bebês nos mais variados momentos de exploração propostos pela atividade. Provoque-os a manipular a massa colorida livremente. Nesse momento, os bebês amassam, cheiram, tocam, enrolam, misturam as cores e exploram a massa. Se expressam com gestos, gritos e balbucios.

Participe ativamente do momento brincando com eles e garanta que suas ações sejam percebidas e imitadas.


Para finalizar:

Procure respeitar cada bebê em sua individualidade. Ao perceber que eles se dispersaram no envolvimento com a atividade, proponha aos que tiverem acabado a exploração que explorem uma caixa com brinquedos da própria turma. Doga para que brinquem com autonomia enquanto os demais estão envolvidos com a exploração.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS