Plano de Aula
Plano de aula: Exploração de massas coloridas com bebês
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Massas e argilas
Por: Nataly Gomes Ovando
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Prepare previamente massinha caseira utilizando farinha de trigo, água, sal e óleo. Use gelatina ou suco de cores primárias para que a massa fique colorida. Encha vários potes transparentes com a massa colorida. Esses potes podem ser embalagens reutilizáveis transparentes. Sugestão de música para o momento: "Coloridos" Palavra Cantada.
Materiais:
Para a realização da atividade você precisará de:
Massa colorida. Para cada cor de massinha, você precisará de:1 xícara de farinha de trigo; 1 xícara de água quente; 2 colherinhas de sal; 2 colherinhas de cremor tártaro;
2 colherinhas de óleo; 1 pacote de gelatina de 85 gramas. Em uma panela pequena,misture todos os ingredientes. Evite grãos na massa. Para garantir a homogeneidade na textura, você pode optar por usar uma batedeira para a mistura. Cozinhe todos os ingredientes em fogo médioaté que a massa comece a formar. Mexa para que nada fique grudado no fundo da panela. Uma vez que a massa estiver cozida, coloque-a sobre uma superfície coberta de farinha de trigo e deixe esfriar. Depois de esfriar, comece a amassar, adicionando um pouco de farinha de trigo. Amasse até que a massinha deixe de grudar nas mãos. (receita retirada do site Receita de Massinha de modelar). Dê preferência às cores primárias (azul, amarelo e vermelho), pois, com as mistura dessas cores, poderá surgir novas cores. Você precisará ainda de potes transparentes(recipientes reutilizáveis de maionese, requeijão, doces etc.), um para cada bebê, de vários tamanhos e que varie em textura, peso e volume.
Espaços:
Em ambiente interno, forre o chão com plástico ou toalha, a fim de que os bebês possam se acomodar nesse espaço. Coloque próximo ao plástico ou toalha os potes transparentes contendo a massa colorida. Organize de maneira atrativa aos olhos dos bebês. Coloque uma música ambiente para o momento da exploração.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40min.
Perguntas para guiar suas observações:
Que gestos e olhares os bebês expressam ao descobrir e explorar as propriedades da massa colorida (odor, cor, sabor, temperatura)?
Como os bebês reconhecem seu corpo e expressam suas sensac?o?es frente ao desafio de tirar e colocar a massa nos potes?
Como ocorre a exploração das relac?o?es de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover) durante a brincadeira com a massinha colorida?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que um bebê ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada bebê ou do grupo. Garanta que todos os bebês se sintam seguros e confortáveis para a exploração da massa e para o contato com a textura. Respeite o tempo, interesse e necessidade de cada bebê para a exploração com a massa.
O que fazer durante?

1
Em roda, ou da maneira que entender ser mais confortável aos bebês, dialogue com o grande grupo sobre a proposta de atividade. Chame a atenção dos bebês para os potes com massas coloridas. Pegue os potes individualmente e fale com entusiasmo o nome das cores contempladas. Para garantir que todos participem ativamente da proposta, assim como meio de facilitar a observação e o registro, organize a turma empequenos grupos de cinco bebês e garanta um pote de massinha para cada um. Convide-os a se aproximarem para tocarem nos potes.
Possíveis ações dos bebês: Os bebês se aproximam e tocam nos potes. Observam suas cores e formatos. Selecionam o que querem explorar. Seguram com firmeza, batem no chão, tentam retirar a massa do interior do pote.
2
Assegure que os bebês tenham o direito de escolher a cor do pote que querem manipular primeiro. Fale para que iniciem a exploração da massinha tirando-a dos potes, sentindo a textura, cheiro, temperatura e até mesmo sabor. Eles podem apertam, tentar retirar da mão, amassar sobre a toalha ou plástico e investigar cada nova sensação experimentada pela exploração a fim de novas descobertas. Busque auxiliar os bebês que se sentem desconfortáveis com a nova textura ficando próximo e, vagarosamente, aproximando-os da massa para poder explorá-la. Toque no material e brinque com a massa provocando o jogo imitativo.Facilite a ação quando necessário e conduza para que os bebês possam fazer descobertas diante da proposta de atividade.
Possíveis ações dos bebês neste momento: Ao perceberem a massa colorida, ficam curiosos para tocá-la, se expressam sorrindo, balbuciando e pegam o pote. Ao tocarem na massa, descobrem textura e cheiro, começam a explorá-la ainda dentro do pote.
Possíveis falas do professor neste momento: Nossa, o que temos aqui? Que massa linda! O que sentimos quando tocamos nela? Vejam, tem várias cores. Cante com os bebês: "Coloridos" Palavra Cantada
3
Os bebês brincam com a massinha colorida e os potes, colocando e retirando, criando impressões com a parte externa, misturando as cores, trocando de potes. Nos pequenos grupos, brinque com eles de retirar e colocar a massa no pote para que os bebês possam observar seus movimentos e imitar. Pode ser que o ato de tirar e colocar a massa nos potes seja o foco principal da brincadeira, então possibilite o tempo necessário para que eles explorem essa ação. Converse com os bebês sobre evitar colocar a massa à boca. Mesmo comestível, a massa pode vir a causar desconforto aos bebês, se ingerida.
Possível ação do bebê nesse momento: o bebê leva a massa colorida à boca. Quer experimentar!
Possível fala/ação do professor nesse momento: Oriente-o a experimentar com o corpo, tocando, sentindo, cheirando, mas conduza para que evitem colocar na boca.
O que podemos criar com essa massa colorida? Que tal usarmos as mãos para manipulá-la? Veja, posso fazer o formato do meu pé se pressioná-la com ele. Que tal usarmos o corpo todo para fazer novos formatos? Sinta o cheiro! O gosto pode ser desagradável, é melhor não comer essa massinha.
4
Os bebês misturam a massa e novas cores começam a surgir. Chame a atenção deles para essa nova possibilidade de descoberta. Registre com imagens e vídeos. Faça com que essas imagens captem as diversas expressões dos bebês nos mais variados momentos de exploração propostos pela atividade. Provoque-os a manipular a massa colorida livremente. Nesse momento, os bebês amassam, cheiram, tocam, enrolam, misturam as cores e exploram a massa. Se expressam com gestos, gritos e balbucios.
Participe ativamente do momento brincando com eles e garanta que suas ações sejam percebidas e imitadas.
Para finalizar:
Procure respeitar cada bebê em sua individualidade. Ao perceber que eles se dispersaram no envolvimento com a atividade, proponha aos que tiverem acabado a exploração que explorem uma caixa com brinquedos da própria turma. Doga para que brinquem com autonomia enquanto os demais estão envolvidos com a exploração.
Desdobramentos
Organize para que a exploração de massas aconteça em outros momentos com o grupo de bebês. Utilize objetos de marcação gráfica como raiz, pedras, galhos, palitos e outros materiais de largo alcance, para que a brincadeira com a massa se torne ainda mais desafiadora e divertida. Essa possibilidade permitirá cada vez mais familiaridade com os elementos e novas descobertas.
Engajando as famílias
Monte um painel próximo a sala dos bebês em uma altura que permita que crianças e adultos visualizem. Selecione as imagens em sequência de fatos, desde a roda de conversa à manipulação e exploração das massas coloridas, a fim de que as famílias possam acompanhar todo o processo do momento vivido pelos bebês. Crie legendas com texto escrito e explicativo logo abaixo das fotos e de cada registro de imagem, de modo que as famílias possam sentir como foi importante e desafiador cada contato do bebê com o novo experimento, os sentimentos e descobertas vivenciados.
Exploração de massas coloridas com bebês
Apresente a proposta
Envie pela plataforma que sua rede esteja usando ou por Whatsapp, fotos de crianças explorando massas caseiras bem coloridas e com materiais diversificados. Faça um convite:
- Que tal selecionarmos materiais assim para brincar com massinha, de forma divertida agora aí em casa?
Envie, junto das orientações, a receita do plano, ou adapte de acordo com a sua região. A Nova Escola preparou um guia com diversas receitas (disponível aqui).
Adaptações necessárias
A atividade sugere exploração de massinhas comestíveis coloridas. Para favorecerem descobertas e ampliarem possibilidades, oriente as famílias para que incluam materiais diversificados a partir do que tiverem em casa, como: embalagens diversas, garrafas plásticas, potes, caixas, colher, prato etc.
Reforce a recomendação para que acompanhem os bebês durante toda proposta, para garantir a segurança deles. Se possível, enquanto estão envolvidos na atividade, sugira que outra pessoa registre com fotos ou pequenos vídeos.
Sugira às famílias
Convide as famílias para interagirem com os bebês durante toda proposta, permitindo que explorem livremente os materiais disponíveis. Proponha que descubram as sensações ao tocar, cheirar, bater e ouvir o som que faz e até degustar. Proponha momentos divertidos, como: ao amassar e depois fazerem bolinhas coloridas para dançar ao som da música “Coloridos” (disponível aqui). Desta forma, a interação familiar, além de encantamento, aproximará os membros envolvidos estreitando os elos de carinho e confiança.
Para compartilhar com o grupo
Peça para as famílias enviarem os registros e compartilhe com toda a turma, para que todos se sintam estimulados a participarem. Quando o período de isolamento social terminar, reveja esse material com os bebês e organize uma exposição para toda comunidade escolar, da forma que costumam fazer na sua escola.
Você poderá propor uma exposição interativa onde as famílias sejam convidadas a experimentarem essa vivência na escola, ao produzirem a massa comestível, manipularem e brincarem com as crianças na entrada e saída. Assim, esse material se tornará um potente recurso ao evocar memórias afetivas de casa e fazendo conexão direta com uma vivência na escola, apoiando o processo de retomada do convívio com os envolvidos e firmando de forma concreta a parceria família/escola.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Nataly Gomes Ovando
Mentor: Elisiane Andreia Lippi
Especialista do subgrupo etário: Ana Tereza Gavião
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base:
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
(EI01ET02) Explorar relac?o?es de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interac?a?o com o mundo fi?sico.
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensac?o?es em momentos de alimentac?a?o, higiene, brincadeira e descanso.
Abordagem didática: As massas e argilas são materiais interessantes para as crianças tocarem, explorarem, mexerem, amassarem, dividirem, juntarem, enrolarem...
É muito significativo que os bebês brinquem com materiais que se transformam a partir da manipulação de suas mãos, observando sua capacidade de atuação sobre as coisas.
Ademais, as propostas com massas e argilas possibilitam que as crianças experimentem e brinquem com as noções de forma, volume e peso
As habilidades motoras (mexer, amassar, juntar...)vivenciadas corporalmente podem contribuir para o desenvolvimento de atos mentais (como agrupar, seriar, associar...).)