Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Resumo de textos da área de Ciências Humanas

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP12 : Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

EF69LP14 : Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

EF08LP13 : Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.

EF08LP14 : Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.

EF69LP26 : Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).

EF69LP32 : Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

EF69LP33 : Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.

EF69LP34 : Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e

EF69LP35 : Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

EF69LP36 : Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

EF69LP38 : Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.

EF69LP07 : Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

EF69LP40 : Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.

EF69LP41 : Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.

EF08LP04 : Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.

Plano 01 de 15

Apresentação e leitura de resumos em textos da área de Ciênc...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Ana Cangemi Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Apresentação e leitura de resumos em textos da área de Ciências Humanas F...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP32

Plano 02 de 15

Análise de estratégias de leitura para a construção de um es...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Ana Cangemi Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Análise de estratégias de leitura para a construção de um esquema Finali...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP33

Plano 03 de 15

Estratégias de Leitura para a construção de um resumo: subli...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Ana Cangemi Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Estratégias de Leitura para a construção de um resumo: sublinhar Finalidade da ...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP34

Plano 04 de 15

Exposição oral: corpo que fala!

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Ana Cangemi Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Exposição oral: corpo que fala! Finalidade da aula: Analisar o comportamento corp...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP40

EF69LP41

Plano 05 de 15

Exposição oral: a importância das ferramentas de apoio!

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Ana Cangemi Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Exposição oral: a importância das ferramentas de apoio! Finalidade da aula: ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP40

EF69LP41

Plano 06 de 15

Exposição oral: construção composicional

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Ana Cangemi Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Exposição oral: construção composicional Finalidade da aula: Perceb...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP40

EF69LP41

Plano 07 de 15

Articuladores textuais no gênero resumo: coesão referencial

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Carolina Alecrim BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Articuladores textuais no gênero resumo: coesão referencial Finalidade da aula: Reconhecer ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF08LP13

EF08LP14

EF08LP04

Plano 08 de 15

A impessoalidade no resumo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Carolina Alecrim BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A impessoalidade no resumo Finalidade da aula: Identificar estratégias de impessoalizaç&at...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF08LP13

EF08LP14

EF08LP04

Plano 09 de 15

Coesão sequencial: efeitos de sentido

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Carolina Alecrim BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Coesão sequencial: efeitos de sentido. Finalidade da aula: Perceber efeitos de sentido decorrente...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF08LP13

EF08LP14

EF08LP04

Plano 10 de 15

O ato de anotar: registrar a fala em uma apresentação oral.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: O ato de anotar: registrar a fala em uma apresentação oral. Finalidade da aula: Anotar informaç&otil...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP26

Plano 11 de 15

O preparo de uma apresentação oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Benzoni Mentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: O preparo de uma apresentação oral Finalidade da aula: Analisar, dentre as informações previ...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP38

Plano 12 de 15

Produção oral: apresentação e avaliação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produção oral: apresentação e avaliação. Finalidade da aula: Anotar informa&cce...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP12

EF69LP14

Plano 13 de 15

Produção de resumos: a leitura e construção de repertório

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produção de resumos: a leitura e construção de repertório Finalidade da aula: Pesquisa...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP07

Plano 14 de 15

Produção de resumos: a organização do repertório

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produção de resumos: a organização do repertório Finalidade da aula: Produz...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP35

EF69LP36

Plano 15 de 15

Produção de resumos: a revisão do texto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produção de resumos: a revisão do texto Finalidade da aula: Revisar e editar um resumo so...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP35

EF69LP36