Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Carta de reclamação

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF15LP10 : Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

EF15LP12 : Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

EF35LP01 : Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

EF35LP04 : Inferir informações implícitas nos textos lidos.

EF04LP05 : Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.

EF15LP16 : Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

EF35LP06 : Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

EF35LP07 : Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

EF35LP08 : Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF35LP09 : Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

EF04LP10 : Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

EF04LP11 : Planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

EF35LP16 : Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

Plano 01 de 15

A carta na História e a história da carta

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Alexandre Carvalho Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão  Título da aula: A carta na História e a história da carta Finalidade da aula: Com...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

EF15LP02

Plano 02 de 15

Cartas, para quê elas servem?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Alexandre Carvalho Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Cartas, para quê elas servem? Finalidade da aula: Ler e compreender dois dif...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF15LP16

EF15LP02

EF15LP03

EF04LP10

EF35LP01

Plano 03 de 15

Carta de reclamação: uma carta argumentativa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Alexandre Carvalho Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Carta de reclamação: uma carta argumentativa Finalidade da aula: Ler...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP04

EF35LP06

EF15LP02

EF15LP03

EF04LP10

Plano 04 de 15

Cartas de reclamação publicadas em jornais e sites especiali...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Alexandre Carvalho  Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Cartas de reclamação publicadas em jornais e sites especializados. ...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP16

Plano 05 de 15

Recompondo Carta de reclamação publicada em jornal com coesã...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Alexandre Carvalho  Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Recompondo Carta de reclamação publicada em jornal com coesão e co...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP16

Plano 06 de 15

O que está faltando nessa carta?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Alexandre Carvalho  Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: O que está faltando nessa carta? Finalidade da aula: Analisar as partes fa...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP16

Plano 07 de 15

Identificando sinais de pontuação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Alexandre CArvalho Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Identificando sinais de pontuação Finalidade da aula: Identificar e u...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP05

Plano 08 de 15

Quem bagunçou os sinais de pontuação?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Alexandre Carvalho Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Quem bagunçou os sinais de pontuação? Finalidade da aula: Ava...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP05

Plano 09 de 15

O sumiço dos sinais de pontuação!

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Alexandre Carvalho Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: O sumiço dos sinais de pontuação! Finalidade da aula: Empregar...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP05

Plano 10 de 15

Falando sobre reclamações: cartas de reclamação televisionad...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Alexandre Carvalho Mentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Falando sobre reclamações: cartas de reclamação televisionadas Fina...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP10

EF15LP12

Plano 11 de 15

Planejando um quadro de programa de TV sobre reclamações dos...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Alexandre Carvalho Mentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Planejando um quadro de programa de TV sobre reclamações dos telespectadores Fina...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP13

Plano 12 de 15

Um dia de apresentador: cartas de reclamação na televisão

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Alexandre Carvalho Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Um dia de apresentador: cartas de reclamação na televisão Finalidad...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP13

Plano 13 de 15

Planejando uma carta de reclamação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Alexandre CarvalhoMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Planejando uma carta de reclamação Finalidade da aula: Planejar a escrita de uma c...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF15LP05

EF04LP11

Plano 14 de 15

Escrevendo uma carta de reclamação em dupla

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Alexandre CarvalhoMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Escrevendo uma carta de reclamação em dupla Finalidade da aula: Produzir, em dupla...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP07

EF35LP08

EF35LP09

EF04LP11

Plano 15 de 15

Aprimorando nossa carta de reclamação: vamos revisar!

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Alexandre CarvalhoMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Aprimorando nossa carta de reclamação: vamos revisar! Finalidade da aula: Revisar ...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP07