Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Carta de reclamação

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF15LP10 : Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

EF15LP12 : Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

EF35LP01 : Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

EF35LP04 : Inferir informações implícitas nos textos lidos.

EF04LP05 : Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.

EF15LP16 : Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

EF35LP06 : Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

EF35LP07 : Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

EF35LP08 : Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF35LP09 : Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

EF04LP10 : Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

EF04LP11 : Planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

EF35LP16 : Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

Plano 01 de 15

A carta na História e a história da carta

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Alexandre Carvalho Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão  Título da aula: A carta na História e a história da carta Finalidade da aula: Com...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

EF15LP02

Plano 02 de 15

Cartas, para quê elas servem?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Alexandre Carvalho Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Cartas, para quê elas servem? Finalidade da aula: Ler e compreender dois dif...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP16

EF15LP02

EF15LP03

EF04LP10

EF35LP01

Plano 03 de 15

Carta de reclamação: uma carta argumentativa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Alexandre Carvalho Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Carta de reclamação: uma carta argumentativa Finalidade da aula: Ler...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF35LP04

EF35LP06

EF15LP02

EF15LP03

EF04LP10

Plano 04 de 15

Cartas de reclamação publicadas em jornais e sites especiali...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Alexandre Carvalho  Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Cartas de reclamação publicadas em jornais e sites especializados. ...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP16

Plano 05 de 15

Recompondo Carta de reclamação publicada em jornal com coesã...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Alexandre Carvalho  Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Recompondo Carta de reclamação publicada em jornal com coesão e co...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP16

Plano 06 de 15

O que está faltando nessa carta?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Alexandre Carvalho  Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: O que está faltando nessa carta? Finalidade da aula: Analisar as partes fa...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP16

Plano 07 de 15

Identificando sinais de pontuação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Alexandre CArvalho Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Identificando sinais de pontuação Finalidade da aula: Identificar e u...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP05

Plano 08 de 15

Quem bagunçou os sinais de pontuação?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Alexandre Carvalho Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Quem bagunçou os sinais de pontuação? Finalidade da aula: Ava...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP05

Plano 09 de 15

O sumiço dos sinais de pontuação!

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Alexandre Carvalho Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: O sumiço dos sinais de pontuação! Finalidade da aula: Empregar...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP05

Plano 10 de 15

Falando sobre reclamações: cartas de reclamação televisionad...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Alexandre Carvalho Mentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Falando sobre reclamações: cartas de reclamação televisionadas Fina...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP10

EF15LP12

Plano 11 de 15

Planejando um quadro de programa de TV sobre reclamações dos...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Alexandre Carvalho Mentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Planejando um quadro de programa de TV sobre reclamações dos telespectadores Fina...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP13

Plano 12 de 15

Um dia de apresentador: cartas de reclamação na televisão

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Alexandre Carvalho Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Um dia de apresentador: cartas de reclamação na televisão Finalidad...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP13

Plano 13 de 15

Planejando uma carta de reclamação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Alexandre CarvalhoMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Planejando uma carta de reclamação Finalidade da aula: Planejar a escrita de uma c...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP05

EF04LP11

Plano 14 de 15

Escrevendo uma carta de reclamação em dupla

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Alexandre CarvalhoMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Escrevendo uma carta de reclamação em dupla Finalidade da aula: Produzir, em dupla...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF35LP07

EF35LP08

EF35LP09

EF04LP11

Plano 15 de 15

Aprimorando nossa carta de reclamação: vamos revisar!

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Alexandre CarvalhoMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Aprimorando nossa carta de reclamação: vamos revisar! Finalidade da aula: Revisar ...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP07