Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Campo artístico-literário

Material para trabalhar as habilidades:

EF89LP37 : Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

EF69LP44 : Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

EF69LP50 : Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.

EF69LP51 : Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

EF69LP52 : Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação.

EF69LP54 : Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

EF89LP32 : Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.

EF69LP55 : Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

EF89LP34 : Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme etc.

Plano 01 de 15

Apresentar a origem do teatro, comparada às formas atuais de...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Carolina Silva Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Finalidade da aula: Apresentar a origem do teatro, comparada às formas atuais de encenaç...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP44

EF89LP34

Plano 02 de 15

A comédia de costumes no Brasil e a construção do texto dram...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Carolina Silva Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A comédia de costumes no Brasil e a construção do texto dram&a...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP44

EF89LP32

EF89LP34

Plano 03 de 15

A estrutura do texto dramático: a composição narrativa e as ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Carolina Silva Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A estrutura do texto dramático: a composição narrativa e as se...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP44

EF89LP34

Plano 04 de 15

Texto dramático: um arranjo linguístico característico

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Carolina Silva Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Texto dramático: um arranjo linguístico característico Finalid...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP34

Plano 05 de 15

A construção do perfil das personagens e a comédia dramática

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Carolina Silva Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A construção do perfil das personagens e a comédia dramá...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP34

Plano 06 de 15

O texto dramático e a construção da encenação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Carolina Silva Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: O texto dramático e a construção da encenação Fi...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP34

Plano 07 de 15

A linguagem que constrói o humor: os recursos linguísticos n...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Carolina Silva Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A linguagem que constrói o humor: os recursos linguísticos na cr&ocir...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP37

EF69LP54

EF69LP55

Plano 08 de 15

A adaptação de textos: da crônica ao gênero dramático

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Carolina Silva Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A adaptação de textos: da crônica ao gênero dramát...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP37

EF69LP54

EF69LP55

Plano 09 de 15

A adaptação de textos: correção textual

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Carolina Silva Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A adaptação de textos: correção textual Finalidade da a...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP37

EF69LP54

EF69LP55

Plano 10 de 15

Exercícios de oralidade com trechos de textos dramáticos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina SilvaMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Exercícios de oralidade com trechos de textos dramáticos Finalidade da aula: Estimular a...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP52

Plano 11 de 15

A prática da oralidade por meio de ensaio de texto dramático

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina SilvaMentor:  Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A prática da oralidade por meio de ensaio de texto dramático Finalidade da au...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP52

Plano 12 de 15

A prática da oralidade na encenação de esquetes em aula

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina SilvaMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A prática da oralidade na encenação de esquetes em aula Finalidade da aula:...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP52

Plano 13 de 15

Planejamento e produção do texto dramático: a composição da ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina SilvaMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Planejamento e produção do texto dramático: a composição da com&eac...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP50

EF69LP51

Plano 14 de 15

Trabalho com o texto: a revisão das comédias dramáticas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina SilvaMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Trabalho com o texto: a revisão das comédias dramáticas Finalidade da aula: Traba...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP50

EF69LP51

Plano 15 de 15

A formação do grupo teatral: uma construção do trabalho em e...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina SilvaMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A formação do grupo teatral: uma construção do trabalho em equipe Finalida...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP50

EF69LP51