Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. O objetivo dessa aula é fazer com que os alunos consigam relacionar de maneira eficaz a adição e subtração de números inteiros, por meio de estratégias pessoais ou convencionais.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Anote no quadro essas adições. Converse com os alunos sobre a resolução e se há alguma diferença entre elas. Peça que resolvam em seus cadernos as duas somas e observe as estratégias. O resultado deve ser 24.
Propósito: Relembrar a soma de números inteiros para aplicar em um jogo.
Discuta com a turma:
- Os parênteses são importantes?
- É necessário resolver as operações na ordem em que aparecem?
- Há diferentes estratégias de resolução?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)
Orientação: Você pode projetar, imprimir ou ler as regras para os alunos. Recorte o tabuleiro e as fichas que estão no anexo do arquivo para impressão dessa atividade. Espalhe os números e a estrela aleatoriamente pelo tabuleiro. Reúna-se em duplas e jogue algumas partidas. O jogo deve ser realizado em duplas, para que os alunos tenham mais fichas em suas mãos. Caso seja necessário um trio, algumas adaptações podem ser sugeridas, como, por exemplo: o terceiro jogador anota os resultados e joga com o vencedor; o terceiro jogador também participa do jogo, respeitando a ordem de cada um jogar.
Dê as orientações, leia as regras e tenha certeza que todos entenderam. Se necessário, passe de mesa em mesa verificando. O jogo é uma adaptação do jogo Matix, sugerido nos Cadernos do Mathema - Jogos de Matemática de 6o ao 9o ano, Kátia Smole e outros.
Propósito: Fazer com que os alunos criem estratégias mentais para o jogo.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)
Orientação: Você pode projetar, imprimir ou ler as regras para os alunos. Recorte o tabuleiro e as fichas que estão no anexo do arquivo para impressão dessa atividade. Espalhe os números e a estrela aleatoriamente pelo tabuleiro. Reúna-se em duplas e jogue algumas partidas. O jogo deve ser realizado em duplas, para que os alunos tenham mais fichas em suas mãos. Caso seja necessário um trio, algumas adaptações podem ser sugeridas, como, por exemplo: o terceiro jogador anota os resultados e joga com o vencedor; o terceiro jogador também participa do jogo, respeitando a ordem de cada um jogar.
Dê as orientações, leia as regras e tenha certeza que todos entenderam. Se necessário, passe de mesa em mesa verificando. O jogo é uma adaptação do jogo Matix, sugerido nos Cadernos do Mathema - Jogos de Matemática de 6o ao 9o ano, Kátia Smole e outros.
Propósito: Fazer com que os alunos criem estratégias mentais para o jogo.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)
Orientação: Você pode projetar, imprimir ou ler as regras para os alunos. Recorte o tabuleiro e as fichas que estão no anexo do arquivo para impressão dessa atividade. Espalhe os números e a estrela aleatoriamente pelo tabuleiro. Reúna-se em duplas e jogue algumas partidas. O jogo deve ser realizado em duplas, para que os alunos tenham mais fichas em suas mãos. Caso seja necessário um trio, algumas adaptações podem ser sugeridas, como, por exemplo: o terceiro jogador anota os resultados e joga com o vencedor; o terceiro jogador também participa do jogo, respeitando a ordem de cada um jogar.
Dê as orientações, leia as regras e tenha certeza que todos entenderam. Se necessário, passe de mesa em mesa verificando. O jogo é uma adaptação do jogo Matix, sugerido nos Cadernos do Mathema - Jogos de Matemática de 6o ao 9o ano, Kátia Smole e outros.
Propósito: Fazer com que os alunos criem estratégias mentais para o jogo.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)
Orientação: Você pode projetar, imprimir ou ler as regras para os alunos. Recorte o tabuleiro e as fichas que estão no anexo do arquivo para impressão dessa atividade. Espalhe os números e a estrela aleatoriamente pelo tabuleiro. Reúna-se em duplas e jogue algumas partidas. O jogo deve ser realizado em duplas, para que os alunos tenham mais fichas em suas mãos. Caso seja necessário um trio, algumas adaptações podem ser sugeridas, como, por exemplo: o terceiro jogador anota os resultados e joga com o vencedor; o terceiro jogador também participa do jogo, respeitando a ordem de cada um jogar.
Dê as orientações, leia as regras e tenha certeza que todos entenderam. Se necessário, passe de mesa em mesa verificando. O jogo é uma adaptação do jogo Matix, sugerido nos Cadernos do Mathema - Jogos de Matemática de 6o ao 9o ano, Kátia Smole e outros.
Propósito: Fazer com que os alunos criem estratégias mentais para o jogo.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 e 9)
Orientação:
Item a) Converse sobre as resoluções de alguns jogadores. Anote na lousa se necessário.
Item b) Relacionado com o item a, pode ser aproveitado com os mesmos alunos que apresentaram a primeira solução.
Item c) Pode ser realizada uma subtração entre o resultado do jogador vencedor menos o resultado do jogador perdedor.
Propósito: Perceber se os alunos conseguiram realizar as somas de forma adequada e as suas representações.
Discuta com a turma
- Que estratégia vocês utilizaram para facilitar a vitória?
- Como vocês calcularam a soma das fichas, para saber quem venceu?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 e 9)
Orientação:
Item a) Converse sobre as resoluções de alguns jogadores. Anote na lousa se necessário.
Item b) Relacionado com o item a, pode ser aproveitado com os mesmos alunos que apresentaram a primeira solução.
Item c) Pode ser realizada uma subtração entre o resultado do jogador vencedor menos o resultado do jogador perdedor.
Propósito: Perceber se os alunos conseguiram realizar as somas de forma adequada e as suas representações.
Discuta com a turma
- Que estratégia vocês utilizaram para facilitar a vitória?
- Como vocês calcularam a soma das fichas, para saber quem venceu?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Comente com os aluno sobre o jogo e no que ele nos auxilia no cálculo com números inteiros. Destaque as estratégias citadas pelos alunos e as percepções do mesmo sobre a aula.
Propósito: Finalizar a aula com comentários dos alunos sobre o que compreenderam do jogo “Mais ou Menos”.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Essa atividade será realizada individualmente. Os alunos irão calcular a quantidade de pontos de cada jogador e definir quem é o vencedor. As estratégias para o cálculo devem ser registradas. Assim você pode observar se estão utilizando a melhor estratégia.