10626
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Jogo “Mais ou Menos”

Plano de aula de Matemática com atividades para 7ºano do Fundamental sobre Adição de números inteiros; Resolução de problemas; Estratégias e cálculo mental.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danilo Pires de Azevedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Danilo Pires de Azevedo

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

  1. Criar estratégias para o jogo “Mais ou Menos”, relacionando as fichas escolhidas com a sua soma.
  2. Realizar somas envolvendo números inteiros.
  3. Refletir sobre o jogo.

Conceito-chave

Adição de números inteiros; Resolução de problemas; Estratégias e cálculo mental.

Recursos necessários

Lápis, borracha, folha impressa com o tabuleiro e fichas recortadas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. O objetivo dessa aula é fazer com que os alunos consigam relacionar de maneira eficaz a adição e subtração de números inteiros, por meio de estratégias pessoais ou convencionais.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Anote no quadro essas adições. Converse com os alunos sobre a resolução e se há alguma diferença entre elas. Peça que resolvam em seus cadernos as duas somas e observe as estratégias. O resultado deve ser 24.

Propósito: Relembrar a soma de números inteiros para aplicar em um jogo.

Discuta com a turma:

  • Os parênteses são importantes?
  • É necessário resolver as operações na ordem em que aparecem?
  • Há diferentes estratégias de resolução?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Você pode projetar, imprimir ou ler as regras para os alunos. Recorte o tabuleiro e as fichas que estão no anexo do arquivo para impressão dessa atividade. Espalhe os números e a estrela aleatoriamente pelo tabuleiro. Reúna-se em duplas e jogue algumas partidas. O jogo deve ser realizado em duplas, para que os alunos tenham mais fichas em suas mãos. Caso seja necessário um trio, algumas adaptações podem ser sugeridas, como, por exemplo: o terceiro jogador anota os resultados e joga com o vencedor; o terceiro jogador também participa do jogo, respeitando a ordem de cada um jogar.

Dê as orientações, leia as regras e tenha certeza que todos entenderam. Se necessário, passe de mesa em mesa verificando. O jogo é uma adaptação do jogo Matix, sugerido nos Cadernos do Mathema - Jogos de Matemática de 6o ao 9o ano, Kátia Smole e outros.

Propósito: Fazer com que os alunos criem estratégias mentais para o jogo.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Você pode projetar, imprimir ou ler as regras para os alunos. Recorte o tabuleiro e as fichas que estão no anexo do arquivo para impressão dessa atividade. Espalhe os números e a estrela aleatoriamente pelo tabuleiro. Reúna-se em duplas e jogue algumas partidas. O jogo deve ser realizado em duplas, para que os alunos tenham mais fichas em suas mãos. Caso seja necessário um trio, algumas adaptações podem ser sugeridas, como, por exemplo: o terceiro jogador anota os resultados e joga com o vencedor; o terceiro jogador também participa do jogo, respeitando a ordem de cada um jogar.

Dê as orientações, leia as regras e tenha certeza que todos entenderam. Se necessário, passe de mesa em mesa verificando. O jogo é uma adaptação do jogo Matix, sugerido nos Cadernos do Mathema - Jogos de Matemática de 6o ao 9o ano, Kátia Smole e outros.

Propósito: Fazer com que os alunos criem estratégias mentais para o jogo.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Você pode projetar, imprimir ou ler as regras para os alunos. Recorte o tabuleiro e as fichas que estão no anexo do arquivo para impressão dessa atividade. Espalhe os números e a estrela aleatoriamente pelo tabuleiro. Reúna-se em duplas e jogue algumas partidas. O jogo deve ser realizado em duplas, para que os alunos tenham mais fichas em suas mãos. Caso seja necessário um trio, algumas adaptações podem ser sugeridas, como, por exemplo: o terceiro jogador anota os resultados e joga com o vencedor; o terceiro jogador também participa do jogo, respeitando a ordem de cada um jogar.

Dê as orientações, leia as regras e tenha certeza que todos entenderam. Se necessário, passe de mesa em mesa verificando. O jogo é uma adaptação do jogo Matix, sugerido nos Cadernos do Mathema - Jogos de Matemática de 6o ao 9o ano, Kátia Smole e outros.

Propósito: Fazer com que os alunos criem estratégias mentais para o jogo.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Você pode projetar, imprimir ou ler as regras para os alunos. Recorte o tabuleiro e as fichas que estão no anexo do arquivo para impressão dessa atividade. Espalhe os números e a estrela aleatoriamente pelo tabuleiro. Reúna-se em duplas e jogue algumas partidas. O jogo deve ser realizado em duplas, para que os alunos tenham mais fichas em suas mãos. Caso seja necessário um trio, algumas adaptações podem ser sugeridas, como, por exemplo: o terceiro jogador anota os resultados e joga com o vencedor; o terceiro jogador também participa do jogo, respeitando a ordem de cada um jogar.

Dê as orientações, leia as regras e tenha certeza que todos entenderam. Se necessário, passe de mesa em mesa verificando. O jogo é uma adaptação do jogo Matix, sugerido nos Cadernos do Mathema - Jogos de Matemática de 6o ao 9o ano, Kátia Smole e outros.

Propósito: Fazer com que os alunos criem estratégias mentais para o jogo.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 e 9)

Orientação:

Item a) Converse sobre as resoluções de alguns jogadores. Anote na lousa se necessário.

Item b) Relacionado com o item a, pode ser aproveitado com os mesmos alunos que apresentaram a primeira solução.

Item c) Pode ser realizada uma subtração entre o resultado do jogador vencedor menos o resultado do jogador perdedor.

Propósito: Perceber se os alunos conseguiram realizar as somas de forma adequada e as suas representações.

Discuta com a turma

  • Que estratégia vocês utilizaram para facilitar a vitória?
  • Como vocês calcularam a soma das fichas, para saber quem venceu?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 e 9)

Orientação:

Item a) Converse sobre as resoluções de alguns jogadores. Anote na lousa se necessário.

Item b) Relacionado com o item a, pode ser aproveitado com os mesmos alunos que apresentaram a primeira solução.

Item c) Pode ser realizada uma subtração entre o resultado do jogador vencedor menos o resultado do jogador perdedor.

Propósito: Perceber se os alunos conseguiram realizar as somas de forma adequada e as suas representações.

Discuta com a turma

  • Que estratégia vocês utilizaram para facilitar a vitória?
  • Como vocês calcularam a soma das fichas, para saber quem venceu?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Comente com os aluno sobre o jogo e no que ele nos auxilia no cálculo com números inteiros. Destaque as estratégias citadas pelos alunos e as percepções do mesmo sobre a aula.

Propósito: Finalizar a aula com comentários dos alunos sobre o que compreenderam do jogo “Mais ou Menos”.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Essa atividade será realizada individualmente. Os alunos irão calcular a quantidade de pontos de cada jogador e definir quem é o vencedor. As estratégias para o cálculo devem ser registradas. Assim você pode observar se estão utilizando a melhor estratégia.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Essa atividade será realizada individualmente. Os alunos irão calcular a quantidade de pontos de cada jogador e definir quem é o vencedor. As estratégias para o cálculo devem ser registradas. Assim você pode observar se estão utilizando a melhor estratégia.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. O objetivo dessa aula é fazer com que os alunos consigam relacionar de maneira eficaz a adição e subtração de números inteiros, por meio de estratégias pessoais ou convencionais.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Danilo Pires de Azevedo

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

  1. Criar estratégias para o jogo “Mais ou Menos”, relacionando as fichas escolhidas com a sua soma.
  2. Realizar somas envolvendo números inteiros.
  3. Refletir sobre o jogo.

Conceito-chave

Adição de números inteiros; Resolução de problemas; Estratégias e cálculo mental.

Recursos necessários

Lápis, borracha, folha impressa com o tabuleiro e fichas recortadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Anote no quadro essas adições. Converse com os alunos sobre a resolução e se há alguma diferença entre elas. Peça que resolvam em seus cadernos as duas somas e observe as estratégias. O resultado deve ser 24.

Propósito: Relembrar a soma de números inteiros para aplicar em um jogo.

Discuta com a turma:

  • Os parênteses são importantes?
  • É necessário resolver as operações na ordem em que aparecem?
  • Há diferentes estratégias de resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Você pode projetar, imprimir ou ler as regras para os alunos. Recorte o tabuleiro e as fichas que estão no anexo do arquivo para impressão dessa atividade. Espalhe os números e a estrela aleatoriamente pelo tabuleiro. Reúna-se em duplas e jogue algumas partidas. O jogo deve ser realizado em duplas, para que os alunos tenham mais fichas em suas mãos. Caso seja necessário um trio, algumas adaptações podem ser sugeridas, como, por exemplo: o terceiro jogador anota os resultados e joga com o vencedor; o terceiro jogador também participa do jogo, respeitando a ordem de cada um jogar.

Dê as orientações, leia as regras e tenha certeza que todos entenderam. Se necessário, passe de mesa em mesa verificando. O jogo é uma adaptação do jogo Matix, sugerido nos Cadernos do Mathema - Jogos de Matemática de 6o ao 9o ano, Kátia Smole e outros.

Propósito: Fazer com que os alunos criem estratégias mentais para o jogo.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Você pode projetar, imprimir ou ler as regras para os alunos. Recorte o tabuleiro e as fichas que estão no anexo do arquivo para impressão dessa atividade. Espalhe os números e a estrela aleatoriamente pelo tabuleiro. Reúna-se em duplas e jogue algumas partidas. O jogo deve ser realizado em duplas, para que os alunos tenham mais fichas em suas mãos. Caso seja necessário um trio, algumas adaptações podem ser sugeridas, como, por exemplo: o terceiro jogador anota os resultados e joga com o vencedor; o terceiro jogador também participa do jogo, respeitando a ordem de cada um jogar.

Dê as orientações, leia as regras e tenha certeza que todos entenderam. Se necessário, passe de mesa em mesa verificando. O jogo é uma adaptação do jogo Matix, sugerido nos Cadernos do Mathema - Jogos de Matemática de 6o ao 9o ano, Kátia Smole e outros.

Propósito: Fazer com que os alunos criem estratégias mentais para o jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Você pode projetar, imprimir ou ler as regras para os alunos. Recorte o tabuleiro e as fichas que estão no anexo do arquivo para impressão dessa atividade. Espalhe os números e a estrela aleatoriamente pelo tabuleiro. Reúna-se em duplas e jogue algumas partidas. O jogo deve ser realizado em duplas, para que os alunos tenham mais fichas em suas mãos. Caso seja necessário um trio, algumas adaptações podem ser sugeridas, como, por exemplo: o terceiro jogador anota os resultados e joga com o vencedor; o terceiro jogador também participa do jogo, respeitando a ordem de cada um jogar.

Dê as orientações, leia as regras e tenha certeza que todos entenderam. Se necessário, passe de mesa em mesa verificando. O jogo é uma adaptação do jogo Matix, sugerido nos Cadernos do Mathema - Jogos de Matemática de 6o ao 9o ano, Kátia Smole e outros.

Propósito: Fazer com que os alunos criem estratégias mentais para o jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Você pode projetar, imprimir ou ler as regras para os alunos. Recorte o tabuleiro e as fichas que estão no anexo do arquivo para impressão dessa atividade. Espalhe os números e a estrela aleatoriamente pelo tabuleiro. Reúna-se em duplas e jogue algumas partidas. O jogo deve ser realizado em duplas, para que os alunos tenham mais fichas em suas mãos. Caso seja necessário um trio, algumas adaptações podem ser sugeridas, como, por exemplo: o terceiro jogador anota os resultados e joga com o vencedor; o terceiro jogador também participa do jogo, respeitando a ordem de cada um jogar.

Dê as orientações, leia as regras e tenha certeza que todos entenderam. Se necessário, passe de mesa em mesa verificando. O jogo é uma adaptação do jogo Matix, sugerido nos Cadernos do Mathema - Jogos de Matemática de 6o ao 9o ano, Kátia Smole e outros.

Propósito: Fazer com que os alunos criem estratégias mentais para o jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 e 9)

Orientação:

Item a) Converse sobre as resoluções de alguns jogadores. Anote na lousa se necessário.

Item b) Relacionado com o item a, pode ser aproveitado com os mesmos alunos que apresentaram a primeira solução.

Item c) Pode ser realizada uma subtração entre o resultado do jogador vencedor menos o resultado do jogador perdedor.

Propósito: Perceber se os alunos conseguiram realizar as somas de forma adequada e as suas representações.

Discuta com a turma

  • Que estratégia vocês utilizaram para facilitar a vitória?
  • Como vocês calcularam a soma das fichas, para saber quem venceu?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 e 9)

Orientação:

Item a) Converse sobre as resoluções de alguns jogadores. Anote na lousa se necessário.

Item b) Relacionado com o item a, pode ser aproveitado com os mesmos alunos que apresentaram a primeira solução.

Item c) Pode ser realizada uma subtração entre o resultado do jogador vencedor menos o resultado do jogador perdedor.

Propósito: Perceber se os alunos conseguiram realizar as somas de forma adequada e as suas representações.

Discuta com a turma

  • Que estratégia vocês utilizaram para facilitar a vitória?
  • Como vocês calcularam a soma das fichas, para saber quem venceu?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Comente com os aluno sobre o jogo e no que ele nos auxilia no cálculo com números inteiros. Destaque as estratégias citadas pelos alunos e as percepções do mesmo sobre a aula.

Propósito: Finalizar a aula com comentários dos alunos sobre o que compreenderam do jogo “Mais ou Menos”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Essa atividade será realizada individualmente. Os alunos irão calcular a quantidade de pontos de cada jogador e definir quem é o vencedor. As estratégias para o cálculo devem ser registradas. Assim você pode observar se estão utilizando a melhor estratégia.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Essa atividade será realizada individualmente. Os alunos irão calcular a quantidade de pontos de cada jogador e definir quem é o vencedor. As estratégias para o cálculo devem ser registradas. Assim você pode observar se estão utilizando a melhor estratégia.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano