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Plano de aula > Educação Empreendedora > 1º ano > Unidade

Plano de aula - Baú da infância/adolescência

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 1 sobre Discutir sobre o que é ser criança/adolescente, com base nas experiências vividas. Refletir sobre as transformações, desenvolvimentos e aprendizagens que os alunos realizaram na vida.

Plano 01 de 4 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cíntia Diógenes,

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: nessa sequência, os alunos deverão refletir sobre a ideia de infância/adolescência, partindo do pressuposto de que o tema pode ter diferentes concepções, que podem ser baseadas nas vivências e experiências de cada indivíduo e em aspectos que são semelhantes para todos. Ao fim, eles produzirão e apresentarão um projeto sobre o que é ser criança (ou adolescente) para a comunidade escolar. A proposta dessa sequência está organizada em 4 planos de aula, sendo os dois primeiros para uma aula de 50 minutos e o terceiro e quarto planos para aulas duplas com previsão de 100 minutos de trabalho.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de uma aula (totalizando 50 minutos), esse plano de aula propõe uma reflexão sobre o que é ser criança/adolescente, a partir de experiências vivenciadas pelos alunos. Eles vão analisar imagens de objetos e situações e discutir como tais imagens os remetem à própria infância/adolescência. Depois, cada aluno apresentará um objeto trazido de casa que tenha algum significado para a própria infância/adolescência, explicando o porquê. Após discussão sobre a ideia de infância/adolescência que cada um possui, eles deverão começar a planejar um projeto sobre o que é ser criança/adolescente, para ser apresentado para a comunidade escolar ao fim dessa sequência.

Esse plano de aula aborda aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF35LP20, EF15LP09, EF15LP11 e EF05HI05, contemplando as áreas de conhecimento de Língua Portuguesa e História que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC:

8 - Autoconhecimento e autocuidado - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar da saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo as próprias emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9 - Empatia e cooperação - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, de saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Como adequar à sua realidade: há uma variação no modo como os estudantes se percebem e percebem aos outros nessas faixas etárias. Os mais velhos, que já se aproximam do Ensino Fundamental II, podem não se ver mais como crianças, mas, sim, adolescentes. Nesse sentido, adapte a atividade ao contexto em que atua e à concepção que seus estudantes têm de si. Uma opção é trabalhar a partir de perguntas como: "O que é ser criança e o que é ser adolescente?", "em que momento da vida vocês se encontram? ", "qual é a importância desse momento de vida?" Cuide das imagens a serem apresentadas no slide 2, que devem estar de acordo com a faixa etária e o perfil dos alunos que vivenciarão esse plano de aula. Uma opção é trabalhar com fotografias, caso não encontre imagens mais pertinentes.

Organização das aulas: essa sequência, que contempla 4 planos de aula, pode acontecer no contexto de um único componente ou combinar encontros de dois ou três deles. O primeiro e o segundo planos podem ser realizados em aulas separadas. Já as aulas 3 e 4 e as 5 e 6 podem ser sequenciadas no mesmo dia. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e as especificidades da sequência.

Ação prévia: solicite que os alunos tragam de casa objetos/fotos/brinquedos que remetam à infância ou adolescência de cada um. Peça que os coloquem dentro do “Baú da infância/adolescência”. Solicite que tenham uma conversa com os pais ou algum responsável adulto sobre como era a infância ou adolescência deles, como se divertiam, o que costumavam fazer, como se dedicavam aos estudos. Oriente que os alunos registrem a conversa por escrito, através de um texto ou de palavras-chave para serem compartilhadas no decorrer dessa aula.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência propõe a criação e o desenvolvimento de um projeto. No processo, cria oportunidades para o desenvolvimento da autonomia, da colaboração e da iniciativa, já que os estudantes vão encabeçar as ações de pesquisa e criação. O protagonismo se constrói, sobretudo, no convite feito aos estudantes para que se afirmem e se posicionem enquanto crianças/adolescentes. Há também momentos de planejamento e organização de recursos. A discussão sobre o que é ser criança ou adolescente também se relaciona ao desenvolvimento do pensamento crítico e do autoconhecimento.

Materiais necessários: objetos trazidos pelas crianças/adolescentes que remetam à etapa da vida que elas estão vivendo; imagens de objetos/situações que fazem refletir sobre infância ou adolescência (disponível nos materiais complementares desse plano), um baú ou cesta para guardar os objetos que as crianças/adolescentes irão trazer.

Material complementar:

  • Banco de imagens sobre infância. Disponível nos materiais complementares. Acesso em: 29 abr. 2020.

Para você saber mais: aqui disponibilizamos materiais de embasamento e aprofundamento para que o professor possa utilizar para conhecimento próprio ou, caso julgue interessante, com a turma. Para essa aula, há 3 planos de aula NOVA ESCOLA, um sobre a evolução dos direitos das crianças, outro sobre as etapas da vida e, por fim, um sobre as etapas de desenvolvimento humano.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: solicite que os alunos vejam as imagens do slide. Caso não disponha de meios para projetar as imagens, imprima-as utilizando o material complementar dessa aula. Levante os seguintes questionamentos para a turma, baseados nos conhecimentos prévios e na conversa que tiveram com os pais ou responsáveis em um momento anterior a essa aula.

- Quem aparece nas imagens?

- Você se identifica com alguma dessas imagens? Por quê?

- Há alguma imagem que você não se identifique? Por quê?

- Como as crianças/adolescentes estão se divertindo nas imagens? Você se diverte da mesma forma?

- O que você acha que as duas meninas estão escrevendo? Você acha que isso que elas fazem também faz parte da infância? Por quê?

- Será que a infância/adolescência dos pais de vocês foi igual à de vocês? O que teria de igual? E de diferente?

- Os pais de vocês costumavam brincar com eletrônicos quando eram crianças/adolescentes? Se sim, como eram as brincadeiras eletrônicas na época deles?

- Que outras imagens poderiam aparecer aqui que façam referência à infância/adolescência?

Partindo dessas perguntas e de outras que podem ser levantadas a seu critério, leve os alunos a refletirem sobre a ideia de que a infância/adolescência pode ter diferentes significados, dependendo das vivências e experiências que trazem consigo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos

Orientações: dê continuidade à discussão, agora focando o conceito de infância ou adolescência para cada criança/adolescente. Levante mais algumas questões:

- Vocês são, hoje, as mesmas crianças que eram quando entraram no Ensino Fundamental? Por quê?

- Ser criança/adolescente é uma experiência igual para todas as pessoas? Por quê?

- Quais as principais alterações no corpo que vocês perceberam, ao longo dos anos?

- Você gosta das mesmas coisas que gostava quando entrou no Ensino Fundamental? Cite algumas que você gostava e não gosta mais e aquelas que permanece gostando até hoje.

- Você possui sentimentos diferentes de quando era mais novo? Quais sentimentos são esses? Como lida com eles?

- O que aprenderam de mais importante para se tornarem quem são hoje?

- O que mais gostariam de saber sobre a infância/adolescência?

- Quais assuntos mais interessa a você?

Medeie a discussão, valorizando a fala e estimulando a participação de todos os alunos. Realize uma tempestade de ideias na lousa, escrevendo palavras-chave que expressem o que é ser criança para a turma. Por fim, resuma o que foi falado até aqui em uma frase que explique o que é ser criança/adolescente para a turma. Diga que, durante as próximas aulas, a turma vai explorar mais sobre esse tema e, ao final da sequência, será apresentado para a comunidade escolar um projeto sobre o que é ser criança/adolescente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: peça que os alunos sentem em roda e mostre o “Baú (ou cesta) da infância/adolescência”. Dentro dele, coloque os objetos que os alunos trouxeram (ver atividade prévia nas orientações do primeiro slide), que remetem à infância/adolescência. Pegue, aleatoriamente, um objeto de cada vez e solicite que o dono de cada objeto relate brevemente o significado. Medeie a apresentação por meio dos seguintes questionamentos:

- O que esse objeto representa para você?

- Por que ele remete à sua infância/adolescência?

- Com quantos anos você ganhou esse objeto?

- Quem lhe deu?

- Você acha que todas as crianças/adolescentes têm a oportunidade de ter esse objeto? Por quê?

- O que as crianças/adolescentes que não possuem esse objeto devem pensar sobre o que é ser criança/adolescente?

- Esse objeto significa a mesma coisa que significava quando você o ganhou?

A mediação desse momento deve ser realizada a fim de que os alunos não percam os focos na apresentação e comuniquem claramente a relação que os objetos têm com as infâncias deles.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: após as apresentações, peça que os estudantes troquem de objetos entre si. Em seguida, oriente que se imaginem em uma situação na qual utilizariam o objeto do colega. Indague os alunos:

- O que vocês acharam de interessante nos objetos de seus colegas?

- Teve algum objeto original, que nenhum de vocês também tenha tido?

- O que será que as crianças fazem em outras partes do Brasil e do mundo? De quais brincadeiras gostam?

- Quais as diferenças de ser criança/adolescente que encontramos em nossa turma?

- Existem outras formas de ser criança/adolescente na sociedade? Por exemplo, crianças que trabalham, que não estudam, que se vestem diferente...

- O que seus pais pensam sobre ser criança/adolescente é exatamente igual ao que vocês pensam? Quais as diferenças e por que elas existem?

Apresente outros questionamentos de acordo com a abordagem e com o caminho que a discussão apresentar.

Para encerrar, realize uma rápida devolutiva para os alunos sobre a participação deles na aula, o compromisso que tiveram com as atividades, com o trazer do objeto de casa etc. Retome com a turma o objetivo da sequência e diga que, na próxima aula, será aprofundada ainda mais essa temática.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: nessa sequência, os alunos deverão refletir sobre a ideia de infância/adolescência, partindo do pressuposto de que o tema pode ter diferentes concepções, que podem ser baseadas nas vivências e experiências de cada indivíduo e em aspectos que são semelhantes para todos. Ao fim, eles produzirão e apresentarão um projeto sobre o que é ser criança (ou adolescente) para a comunidade escolar. A proposta dessa sequência está organizada em 4 planos de aula, sendo os dois primeiros para uma aula de 50 minutos e o terceiro e quarto planos para aulas duplas com previsão de 100 minutos de trabalho.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de uma aula (totalizando 50 minutos), esse plano de aula propõe uma reflexão sobre o que é ser criança/adolescente, a partir de experiências vivenciadas pelos alunos. Eles vão analisar imagens de objetos e situações e discutir como tais imagens os remetem à própria infância/adolescência. Depois, cada aluno apresentará um objeto trazido de casa que tenha algum significado para a própria infância/adolescência, explicando o porquê. Após discussão sobre a ideia de infância/adolescência que cada um possui, eles deverão começar a planejar um projeto sobre o que é ser criança/adolescente, para ser apresentado para a comunidade escolar ao fim dessa sequência.

Esse plano de aula aborda aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF35LP20, EF15LP09, EF15LP11 e EF05HI05, contemplando as áreas de conhecimento de Língua Portuguesa e História que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC:

8 - Autoconhecimento e autocuidado - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar da saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo as próprias emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9 - Empatia e cooperação - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, de saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Como adequar à sua realidade: há uma variação no modo como os estudantes se percebem e percebem aos outros nessas faixas etárias. Os mais velhos, que já se aproximam do Ensino Fundamental II, podem não se ver mais como crianças, mas, sim, adolescentes. Nesse sentido, adapte a atividade ao contexto em que atua e à concepção que seus estudantes têm de si. Uma opção é trabalhar a partir de perguntas como: "O que é ser criança e o que é ser adolescente?", "em que momento da vida vocês se encontram? ", "qual é a importância desse momento de vida?" Cuide das imagens a serem apresentadas no slide 2, que devem estar de acordo com a faixa etária e o perfil dos alunos que vivenciarão esse plano de aula. Uma opção é trabalhar com fotografias, caso não encontre imagens mais pertinentes.

Organização das aulas: essa sequência, que contempla 4 planos de aula, pode acontecer no contexto de um único componente ou combinar encontros de dois ou três deles. O primeiro e o segundo planos podem ser realizados em aulas separadas. Já as aulas 3 e 4 e as 5 e 6 podem ser sequenciadas no mesmo dia. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e as especificidades da sequência.

Ação prévia: solicite que os alunos tragam de casa objetos/fotos/brinquedos que remetam à infância ou adolescência de cada um. Peça que os coloquem dentro do “Baú da infância/adolescência”. Solicite que tenham uma conversa com os pais ou algum responsável adulto sobre como era a infância ou adolescência deles, como se divertiam, o que costumavam fazer, como se dedicavam aos estudos. Oriente que os alunos registrem a conversa por escrito, através de um texto ou de palavras-chave para serem compartilhadas no decorrer dessa aula.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência propõe a criação e o desenvolvimento de um projeto. No processo, cria oportunidades para o desenvolvimento da autonomia, da colaboração e da iniciativa, já que os estudantes vão encabeçar as ações de pesquisa e criação. O protagonismo se constrói, sobretudo, no convite feito aos estudantes para que se afirmem e se posicionem enquanto crianças/adolescentes. Há também momentos de planejamento e organização de recursos. A discussão sobre o que é ser criança ou adolescente também se relaciona ao desenvolvimento do pensamento crítico e do autoconhecimento.

Materiais necessários: objetos trazidos pelas crianças/adolescentes que remetam à etapa da vida que elas estão vivendo; imagens de objetos/situações que fazem refletir sobre infância ou adolescência (disponível nos materiais complementares desse plano), um baú ou cesta para guardar os objetos que as crianças/adolescentes irão trazer.

Material complementar:

  • Banco de imagens sobre infância. Disponível nos materiais complementares. Acesso em: 29 abr. 2020.

Para você saber mais: aqui disponibilizamos materiais de embasamento e aprofundamento para que o professor possa utilizar para conhecimento próprio ou, caso julgue interessante, com a turma. Para essa aula, há 3 planos de aula NOVA ESCOLA, um sobre a evolução dos direitos das crianças, outro sobre as etapas da vida e, por fim, um sobre as etapas de desenvolvimento humano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: solicite que os alunos vejam as imagens do slide. Caso não disponha de meios para projetar as imagens, imprima-as utilizando o material complementar dessa aula. Levante os seguintes questionamentos para a turma, baseados nos conhecimentos prévios e na conversa que tiveram com os pais ou responsáveis em um momento anterior a essa aula.

- Quem aparece nas imagens?

- Você se identifica com alguma dessas imagens? Por quê?

- Há alguma imagem que você não se identifique? Por quê?

- Como as crianças/adolescentes estão se divertindo nas imagens? Você se diverte da mesma forma?

- O que você acha que as duas meninas estão escrevendo? Você acha que isso que elas fazem também faz parte da infância? Por quê?

- Será que a infância/adolescência dos pais de vocês foi igual à de vocês? O que teria de igual? E de diferente?

- Os pais de vocês costumavam brincar com eletrônicos quando eram crianças/adolescentes? Se sim, como eram as brincadeiras eletrônicas na época deles?

- Que outras imagens poderiam aparecer aqui que façam referência à infância/adolescência?

Partindo dessas perguntas e de outras que podem ser levantadas a seu critério, leve os alunos a refletirem sobre a ideia de que a infância/adolescência pode ter diferentes significados, dependendo das vivências e experiências que trazem consigo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos

Orientações: dê continuidade à discussão, agora focando o conceito de infância ou adolescência para cada criança/adolescente. Levante mais algumas questões:

- Vocês são, hoje, as mesmas crianças que eram quando entraram no Ensino Fundamental? Por quê?

- Ser criança/adolescente é uma experiência igual para todas as pessoas? Por quê?

- Quais as principais alterações no corpo que vocês perceberam, ao longo dos anos?

- Você gosta das mesmas coisas que gostava quando entrou no Ensino Fundamental? Cite algumas que você gostava e não gosta mais e aquelas que permanece gostando até hoje.

- Você possui sentimentos diferentes de quando era mais novo? Quais sentimentos são esses? Como lida com eles?

- O que aprenderam de mais importante para se tornarem quem são hoje?

- O que mais gostariam de saber sobre a infância/adolescência?

- Quais assuntos mais interessa a você?

Medeie a discussão, valorizando a fala e estimulando a participação de todos os alunos. Realize uma tempestade de ideias na lousa, escrevendo palavras-chave que expressem o que é ser criança para a turma. Por fim, resuma o que foi falado até aqui em uma frase que explique o que é ser criança/adolescente para a turma. Diga que, durante as próximas aulas, a turma vai explorar mais sobre esse tema e, ao final da sequência, será apresentado para a comunidade escolar um projeto sobre o que é ser criança/adolescente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: peça que os alunos sentem em roda e mostre o “Baú (ou cesta) da infância/adolescência”. Dentro dele, coloque os objetos que os alunos trouxeram (ver atividade prévia nas orientações do primeiro slide), que remetem à infância/adolescência. Pegue, aleatoriamente, um objeto de cada vez e solicite que o dono de cada objeto relate brevemente o significado. Medeie a apresentação por meio dos seguintes questionamentos:

- O que esse objeto representa para você?

- Por que ele remete à sua infância/adolescência?

- Com quantos anos você ganhou esse objeto?

- Quem lhe deu?

- Você acha que todas as crianças/adolescentes têm a oportunidade de ter esse objeto? Por quê?

- O que as crianças/adolescentes que não possuem esse objeto devem pensar sobre o que é ser criança/adolescente?

- Esse objeto significa a mesma coisa que significava quando você o ganhou?

A mediação desse momento deve ser realizada a fim de que os alunos não percam os focos na apresentação e comuniquem claramente a relação que os objetos têm com as infâncias deles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: após as apresentações, peça que os estudantes troquem de objetos entre si. Em seguida, oriente que se imaginem em uma situação na qual utilizariam o objeto do colega. Indague os alunos:

- O que vocês acharam de interessante nos objetos de seus colegas?

- Teve algum objeto original, que nenhum de vocês também tenha tido?

- O que será que as crianças fazem em outras partes do Brasil e do mundo? De quais brincadeiras gostam?

- Quais as diferenças de ser criança/adolescente que encontramos em nossa turma?

- Existem outras formas de ser criança/adolescente na sociedade? Por exemplo, crianças que trabalham, que não estudam, que se vestem diferente...

- O que seus pais pensam sobre ser criança/adolescente é exatamente igual ao que vocês pensam? Quais as diferenças e por que elas existem?

Apresente outros questionamentos de acordo com a abordagem e com o caminho que a discussão apresentar.

Para encerrar, realize uma rápida devolutiva para os alunos sobre a participação deles na aula, o compromisso que tiveram com as atividades, com o trazer do objeto de casa etc. Retome com a turma o objetivo da sequência e diga que, na próxima aula, será aprofundada ainda mais essa temática.

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