17304
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - As comunidades ribeirinhas do rio Amazonas e o território

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula e material complementar.

Material complementar:

Reportagem da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aw97B5zFe2fWvtgZzs5cdPQaCKxrYDAkxrsyuNJyhZeWaVCWcPMkEa7cM7rn/geo4-06und10-reportagem-da-contextualizacao.pdf

Texto fatiado da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K4rrdX8DSeqjdWeb7BVPNG4dVCynS2q6NzYW6GrjjFGNjGNJndZybHaszfGZ/geo4-06und10-texto-fatiado-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Sobre as comunidades ribeirinhas do Amazonas: https://www.youtube.com/watch?v=sRfoNmwJ9H8

Sobre outras comunidades ribeirinhas: https://reporterbrasil.org.br/comunidadestradicionais/ribeirinhos-de-montanha-e-mangabal/

Sobre comunidades ribeirinhas: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1053:ribeirinhos&catid=52:letra-r

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Explique que nessa aula eles conhecerão as comunidades ribeirinhas do rio Amazonas e a relação delas com o território onde vivem. Converse com os alunos sobre o fato de a comunidade ribeirinha ser considerada como tradicional, assim como outros grupos como os caiçaras, indígenas, quilombolas, seringueiros. As comunidades tradicionais, reconhecidas pelo Decreto Presidencial 6.040 de 2007, são assim consideradas por possuírem formas diferenciadas de uso do território, de organização social, cultural, religiosa e que mantém ligação com o modo de vida de seus antepassados e, assim, se diferenciam das populações que vivem em seu entorno. Os ribeirinhos moram nas proximidades de rios e vivem da pesca artesanal, caça, artesanato e extrativismo.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia com a turma a reportagem sugerida no Material Complementar (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aw97B5zFe2fWvtgZzs5cdPQaCKxrYDAkxrsyuNJyhZeWaVCWcPMkEa7cM7rn/geo4-06und10-reportagem-da-contextualizacao.pdf). Vá fazendo pausas durante a leitura para discussão ou explicação de ideias e termos desconhecidos pelas crianças.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia para a turma a pergunta do slide e peça que as crianças expliquem como acham que as comunidades ribeirinhas do rio Amazonas se relacionam com o território onde vivem. Estimule que todos participem da conversa expondo suas hipóteses e ideias para responder à questão.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Divida a turma em duplas. Entregue para cada dupla a cópia de uma tirinha em branco disponível para impressão nos materiais complementares https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UZUJk5crKC2yQkajWbGnnHdaV4u8AcbuGYCHG9uJUVFyBZJtR6WUGbm7xema/geo4-06und10-tirinha-da-acao-propositiva.pdf).

Peça que as duplas desenhem em cada um dos quadrinhos uma maneira como as comunidades ribeirinhas do rio Amazonas se relacionam com o território onde vivem ou com a natureza.

Terminado o trabalho, peça que todas as duplas compartilhem com a turma seus desenhos, ideias e pensamentos. Aproveite esse momento para incluir ideias novas nas quais as crianças não pensaram e para falar sobre a importância da natureza e do território para a manutenção da vida e das tradições das comunidades ribeirinhas do Amazonas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Entregue para cada dupla uma cópia do texto fatiado sugerido nos Materiais Complementares já recortado nos locais indicados (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K4rrdX8DSeqjdWeb7BVPNG4dVCynS2q6NzYW6GrjjFGNjGNJndZybHaszfGZ/geo4-06und10-texto-fatiado-da-sistematizacao.pdf).

Peça que cada dupla organize o texto da forma como achar mais apropriado. Ao final leia o texto completo com a turma sistematizando as ideias da aula.

Esse texto pode ser usado, posteriormente como registro e material de consulta.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula e material complementar.

Material complementar:

Reportagem da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aw97B5zFe2fWvtgZzs5cdPQaCKxrYDAkxrsyuNJyhZeWaVCWcPMkEa7cM7rn/geo4-06und10-reportagem-da-contextualizacao.pdf

Texto fatiado da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K4rrdX8DSeqjdWeb7BVPNG4dVCynS2q6NzYW6GrjjFGNjGNJndZybHaszfGZ/geo4-06und10-texto-fatiado-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Sobre as comunidades ribeirinhas do Amazonas: https://www.youtube.com/watch?v=sRfoNmwJ9H8

Sobre outras comunidades ribeirinhas: https://reporterbrasil.org.br/comunidadestradicionais/ribeirinhos-de-montanha-e-mangabal/

Sobre comunidades ribeirinhas: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1053:ribeirinhos&catid=52:letra-r

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Explique que nessa aula eles conhecerão as comunidades ribeirinhas do rio Amazonas e a relação delas com o território onde vivem. Converse com os alunos sobre o fato de a comunidade ribeirinha ser considerada como tradicional, assim como outros grupos como os caiçaras, indígenas, quilombolas, seringueiros. As comunidades tradicionais, reconhecidas pelo Decreto Presidencial 6.040 de 2007, são assim consideradas por possuírem formas diferenciadas de uso do território, de organização social, cultural, religiosa e que mantém ligação com o modo de vida de seus antepassados e, assim, se diferenciam das populações que vivem em seu entorno. Os ribeirinhos moram nas proximidades de rios e vivem da pesca artesanal, caça, artesanato e extrativismo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia com a turma a reportagem sugerida no Material Complementar (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aw97B5zFe2fWvtgZzs5cdPQaCKxrYDAkxrsyuNJyhZeWaVCWcPMkEa7cM7rn/geo4-06und10-reportagem-da-contextualizacao.pdf). Vá fazendo pausas durante a leitura para discussão ou explicação de ideias e termos desconhecidos pelas crianças.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia para a turma a pergunta do slide e peça que as crianças expliquem como acham que as comunidades ribeirinhas do rio Amazonas se relacionam com o território onde vivem. Estimule que todos participem da conversa expondo suas hipóteses e ideias para responder à questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Divida a turma em duplas. Entregue para cada dupla a cópia de uma tirinha em branco disponível para impressão nos materiais complementares https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UZUJk5crKC2yQkajWbGnnHdaV4u8AcbuGYCHG9uJUVFyBZJtR6WUGbm7xema/geo4-06und10-tirinha-da-acao-propositiva.pdf).

Peça que as duplas desenhem em cada um dos quadrinhos uma maneira como as comunidades ribeirinhas do rio Amazonas se relacionam com o território onde vivem ou com a natureza.

Terminado o trabalho, peça que todas as duplas compartilhem com a turma seus desenhos, ideias e pensamentos. Aproveite esse momento para incluir ideias novas nas quais as crianças não pensaram e para falar sobre a importância da natureza e do território para a manutenção da vida e das tradições das comunidades ribeirinhas do Amazonas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Entregue para cada dupla uma cópia do texto fatiado sugerido nos Materiais Complementares já recortado nos locais indicados (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K4rrdX8DSeqjdWeb7BVPNG4dVCynS2q6NzYW6GrjjFGNjGNJndZybHaszfGZ/geo4-06und10-texto-fatiado-da-sistematizacao.pdf).

Peça que cada dupla organize o texto da forma como achar mais apropriado. Ao final leia o texto completo com a turma sistematizando as ideias da aula.

Esse texto pode ser usado, posteriormente como registro e material de consulta.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano