Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.
Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula e material complementar.
Material complementar:
Reportagem da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aw97B5zFe2fWvtgZzs5cdPQaCKxrYDAkxrsyuNJyhZeWaVCWcPMkEa7cM7rn/geo4-06und10-reportagem-da-contextualizacao.pdf
Texto fatiado da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K4rrdX8DSeqjdWeb7BVPNG4dVCynS2q6NzYW6GrjjFGNjGNJndZybHaszfGZ/geo4-06und10-texto-fatiado-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Sobre as comunidades ribeirinhas do Amazonas: https://www.youtube.com/watch?v=sRfoNmwJ9H8
Sobre outras comunidades ribeirinhas: https://reporterbrasil.org.br/comunidadestradicionais/ribeirinhos-de-montanha-e-mangabal/
Sobre comunidades ribeirinhas: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1053:ribeirinhos&catid=52:letra-r
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Explique que nessa aula eles conhecerão as comunidades ribeirinhas do rio Amazonas e a relação delas com o território onde vivem. Converse com os alunos sobre o fato de a comunidade ribeirinha ser considerada como tradicional, assim como outros grupos como os caiçaras, indígenas, quilombolas, seringueiros. As comunidades tradicionais, reconhecidas pelo Decreto Presidencial 6.040 de 2007, são assim consideradas por possuírem formas diferenciadas de uso do território, de organização social, cultural, religiosa e que mantém ligação com o modo de vida de seus antepassados e, assim, se diferenciam das populações que vivem em seu entorno. Os ribeirinhos moram nas proximidades de rios e vivem da pesca artesanal, caça, artesanato e extrativismo.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia com a turma a reportagem sugerida no Material Complementar (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aw97B5zFe2fWvtgZzs5cdPQaCKxrYDAkxrsyuNJyhZeWaVCWcPMkEa7cM7rn/geo4-06und10-reportagem-da-contextualizacao.pdf). Vá fazendo pausas durante a leitura para discussão ou explicação de ideias e termos desconhecidos pelas crianças.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia para a turma a pergunta do slide e peça que as crianças expliquem como acham que as comunidades ribeirinhas do rio Amazonas se relacionam com o território onde vivem. Estimule que todos participem da conversa expondo suas hipóteses e ideias para responder à questão.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Divida a turma em duplas. Entregue para cada dupla a cópia de uma tirinha em branco disponível para impressão nos materiais complementares https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UZUJk5crKC2yQkajWbGnnHdaV4u8AcbuGYCHG9uJUVFyBZJtR6WUGbm7xema/geo4-06und10-tirinha-da-acao-propositiva.pdf).
Peça que as duplas desenhem em cada um dos quadrinhos uma maneira como as comunidades ribeirinhas do rio Amazonas se relacionam com o território onde vivem ou com a natureza.
Terminado o trabalho, peça que todas as duplas compartilhem com a turma seus desenhos, ideias e pensamentos. Aproveite esse momento para incluir ideias novas nas quais as crianças não pensaram e para falar sobre a importância da natureza e do território para a manutenção da vida e das tradições das comunidades ribeirinhas do Amazonas.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Entregue para cada dupla uma cópia do texto fatiado sugerido nos Materiais Complementares já recortado nos locais indicados (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K4rrdX8DSeqjdWeb7BVPNG4dVCynS2q6NzYW6GrjjFGNjGNJndZybHaszfGZ/geo4-06und10-texto-fatiado-da-sistematizacao.pdf).
Peça que cada dupla organize o texto da forma como achar mais apropriado. Ao final leia o texto completo com a turma sistematizando as ideias da aula.
Esse texto pode ser usado, posteriormente como registro e material de consulta.