17169
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - O bullying e seu impacto na vida em sociedade

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre O bullying e seu impacto na vida em sociedade

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: texto impresso, papel colorido, papelão, 2 dados, pecinhas para servir como peão no jogo, canetas hidrográficas, projetor, computador.

Material complementar:

Para você saber mais:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: projete o objetivo para os alunos e faça a leitura dando ênfase na palavra bullying e depois no termo pré-conceito. O enfoque nessas duas palavras é para reforçar a proposta da aula. Após a leitura, ler o sentido dos termos reforçados.

  • Bullying: é uma situação caracterizada por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. (NOVA ESCOLA, 2009).

Para você saber mais:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: forme um círculo com os alunos. Projete o slide e peça que cada um faça a leitura silenciosa das frases. Depois faça a leitura com entonação de voz agressiva e pergunta para os alunos: qual seria a sensação de ouvir isso de um colega?

Exiba o vídeo: Projeto define os oito tipos de bullying que devem ser evitados na escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=psieH5qBIpk. Acesso em 21 de março de 2019. (Para não correr riscos com a conexão ruim na escola, baixe o vídeo antes. No próprio Youtube há tutoriais de como fazer isso).

Esse vídeo é uma animação do Senado Federal que explica e mostra quais os tipos de bullying que entraram no projeto de lei que qualifica as agressões como crime.

Após a exibição do vídeo, oriente um pequeno debate sobre quais as sensações que eles tiveram sobre a animação, e se eles já presenciaram, foram vítimas ou já fizeram bullying com alguém.

Como adequar à sua realidade: as frases de ofensa podem ter sentidos diferentes em cada região do país, seria uma boa ideia se os alunos pudessem acessar à internet e pesquisar sobre termos agressivos nas diferentes regiões brasileiras.

Para você saber mais:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: projete a imagem para os alunos e peça que eles prestem atenção na data de publicação da imagem.

A imagem faz parte de uma matéria sobre como a gordura exagerada pode causar desconforto nas pessoas diante de uma sociedade que adota padrões estéticos tão rígidos. A reflexão é para ser focada no ano de publicação - 1942 - para enfatizar que o fenômeno dos comentários pejorativos não é recente na história, e que por muito tempo não foi considerado com um fator desencadeante de comportamentos depressivos.

Para você saber mais:

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos fazendo a relação do termo com a língua inglesa.

O outro ponto do slide refere-se aos danos causados pelo bullying, que de maneira geral afeta a todos: a vítima (que se sente ridicularizada), o autor (que mesmo sendo o agressor sofre por causa de outros conflitos) e o espectador (que em muitas situações sofre tanto com as agressões e com o medo de denunciar o agressor).

Retome a questão do vídeo: como os alunos perceberam os três agentes do bullying na animação?

Para você saber mais:

Problematização - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos. Entregue o material impresso para os alunos.

História do bullying, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jV6ct2dcS2TDx8pj4rVATenCrPk2274fwa3zWb3whpPAX8QzdmsFdSmXT5wq/his5-09und01-historia-do-bullying.pdf

Organiza a turma em pequenos grupos ou em uma roda de conversa para que seja realizada a leitura e a discussão do texto.

A proposta é mostrar aos alunos que as agressões que hoje são conhecidas como bullying não são um fenômeno recente nos ambientes escolares. E relativamente a pouco tempo é que professores começaram a se preocupar com o tom das brincadeiras e ofensas escolares.

Para você saber mais:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: os alunos irão produzir o jogo sobre bullying tendo essa imagem como parâmetro para construção do Jogo, ou ainda é possível optar por construir o jogo e trazer para a sala de aula para que os alunos sistematizem o aprendizado.

É possível produzir o tabuleiro no computador utilizando o programa Microsoft PowerPoint, é uma ótima alternativa se a escola tiver laboratório de informática com acesso a internet.

Para você saber mais:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: texto impresso, papel colorido, papelão, 2 dados, pecinhas para servir como peão no jogo, canetas hidrográficas, projetor, computador.

Material complementar:

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: projete o objetivo para os alunos e faça a leitura dando ênfase na palavra bullying e depois no termo pré-conceito. O enfoque nessas duas palavras é para reforçar a proposta da aula. Após a leitura, ler o sentido dos termos reforçados.

  • Bullying: é uma situação caracterizada por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. (NOVA ESCOLA, 2009).

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: forme um círculo com os alunos. Projete o slide e peça que cada um faça a leitura silenciosa das frases. Depois faça a leitura com entonação de voz agressiva e pergunta para os alunos: qual seria a sensação de ouvir isso de um colega?

Exiba o vídeo: Projeto define os oito tipos de bullying que devem ser evitados na escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=psieH5qBIpk. Acesso em 21 de março de 2019. (Para não correr riscos com a conexão ruim na escola, baixe o vídeo antes. No próprio Youtube há tutoriais de como fazer isso).

Esse vídeo é uma animação do Senado Federal que explica e mostra quais os tipos de bullying que entraram no projeto de lei que qualifica as agressões como crime.

Após a exibição do vídeo, oriente um pequeno debate sobre quais as sensações que eles tiveram sobre a animação, e se eles já presenciaram, foram vítimas ou já fizeram bullying com alguém.

Como adequar à sua realidade: as frases de ofensa podem ter sentidos diferentes em cada região do país, seria uma boa ideia se os alunos pudessem acessar à internet e pesquisar sobre termos agressivos nas diferentes regiões brasileiras.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Orientações: projete a imagem para os alunos e peça que eles prestem atenção na data de publicação da imagem.

A imagem faz parte de uma matéria sobre como a gordura exagerada pode causar desconforto nas pessoas diante de uma sociedade que adota padrões estéticos tão rígidos. A reflexão é para ser focada no ano de publicação - 1942 - para enfatizar que o fenômeno dos comentários pejorativos não é recente na história, e que por muito tempo não foi considerado com um fator desencadeante de comportamentos depressivos.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos fazendo a relação do termo com a língua inglesa.

O outro ponto do slide refere-se aos danos causados pelo bullying, que de maneira geral afeta a todos: a vítima (que se sente ridicularizada), o autor (que mesmo sendo o agressor sofre por causa de outros conflitos) e o espectador (que em muitas situações sofre tanto com as agressões e com o medo de denunciar o agressor).

Retome a questão do vídeo: como os alunos perceberam os três agentes do bullying na animação?

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos. Entregue o material impresso para os alunos.

História do bullying, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jV6ct2dcS2TDx8pj4rVATenCrPk2274fwa3zWb3whpPAX8QzdmsFdSmXT5wq/his5-09und01-historia-do-bullying.pdf

Organiza a turma em pequenos grupos ou em uma roda de conversa para que seja realizada a leitura e a discussão do texto.

A proposta é mostrar aos alunos que as agressões que hoje são conhecidas como bullying não são um fenômeno recente nos ambientes escolares. E relativamente a pouco tempo é que professores começaram a se preocupar com o tom das brincadeiras e ofensas escolares.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: os alunos irão produzir o jogo sobre bullying tendo essa imagem como parâmetro para construção do Jogo, ou ainda é possível optar por construir o jogo e trazer para a sala de aula para que os alunos sistematizem o aprendizado.

É possível produzir o tabuleiro no computador utilizando o programa Microsoft PowerPoint, é uma ótima alternativa se a escola tiver laboratório de informática com acesso a internet.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano