17051
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS FAMILIARES

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS FAMILIARES

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Marina Kowalski

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva.

Material complementar:

Impresso para a sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Cex9NYpSVypqnJUWnBHfYjhp39V8nreCu2n2jH482PNEsJFkcU3maHPGUA7/his1-07und07-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

É importante que você tenha conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Pergunte às crianças quais as características físicas e se estas são semelhantes às de algum familiar. Questione se elas já ouviram alguém dizer que elas se parecem com algum membro da família e as razões pelas quais isto ocorre. Faça um registro das hipóteses levantadas pelo grupo. Esta percepção de que existe uma grande diversidade entre os sujeitos estimula o pensamento crítico e a formação para a cidadania.

Para você saber mais:

Sobre a influência do povo africano na formação e miscigenação do povo brasileiro

http://revistapesquisa.fapesp.br/2007/04/01/a-africa-nos-genes-do-povo-brasileiro/ (Acesso em 3 de abril de 2019)

https://historiahoje.com/historia-e-memoria-afrodescendente/ (Acesso em 3 de abril de 2019)

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o vídeo “Menina bonita do laço de fita” que é um curta metragem produzido com base no livro de mesmo título da autora Ana Maria Machado e está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=UhR8SXhQv6s (Acesso em 3 de abril de 2019)

A partir da apreciação do vídeo, proponha uma conversa sobre a história fazendo um reconto oral e levantando questões sobre a observação das famílias e suas características:

“As famílias são todas iguais?”

“Os membros da família são os mesmos em todas as famílias?”

“Os membros das famílias sempre têm a mesma aparência?”

“Os membros das famílias sempre têm a mesmo tipo de comportamento?”

“As pessoas da mesma família podem ser parecidas?”

“Também podem ser diferentes?”

“Em quais características podemos observar semelhanças e diferenças nas pessoas?”

“Na sua família, as pessoas se parecem? Quem se parece com quem? Em que se parecem?”

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Retome a história com as crianças solicitando e pergunte se agora é possível chegar à uma explicação para a mãe da menina atribuir seu tom de pele a ”artes de uma avó preta”. Com base na história, poderão concluir que se deve às influências genéticas de seus parentes, ressaltando, neste caso a afrodescendência e sua influência na formação do povo brasileiro. Peça que a turma pense nas características físicas ou não que podem ter sido herdadas de seus familiares a partir das questões:

Quais as características que herdamos de nossos familiares?

Como são os meus olhos?

Com quem me acho parecido?

Alguém comenta que sou muito parecido ou diferente da família?

O fato de ser assim diferente faz com que eu não seja da família?

O que me faz muito parecido com a minha família?

Existe algo que todos gostam de fazer?

Existe algo que eu gosto e outra pessoa não gosta de fazer?

Registre num slide, no quadro ou num cartaz a resposta de cada criança. Por exemplo, Lucas tem os olhos puxados como o pai, Camila tem um sorriso largo como a avó, Luciana é teimosa como sua tia Letícia, e assim sucessivamente.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Como o trabalho com poemas e rimas é bastante recorrente nesta etapa da escolaridade por contribuir com a alfabetização no que tange à sonoridade das palavras, proponha para a turma a construção de um poema com base nas anotações já registradas anteriormente por você.

Coletivamente pensem em como escrever de modo poético a característica de cada um, tendo você como escriba.

Após a finalização, digite o poema da turma e entregue para cada criança ilustrar e socializar com as famílias. Exponha num painel o poema produzido e solicite que cada criança desenhe seu autorretrato e o retrato da pessoa da sua família que foi citada no poema.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva.

Material complementar:

Impresso para a sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Cex9NYpSVypqnJUWnBHfYjhp39V8nreCu2n2jH482PNEsJFkcU3maHPGUA7/his1-07und07-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

É importante que você tenha conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Pergunte às crianças quais as características físicas e se estas são semelhantes às de algum familiar. Questione se elas já ouviram alguém dizer que elas se parecem com algum membro da família e as razões pelas quais isto ocorre. Faça um registro das hipóteses levantadas pelo grupo. Esta percepção de que existe uma grande diversidade entre os sujeitos estimula o pensamento crítico e a formação para a cidadania.

Para você saber mais:

Sobre a influência do povo africano na formação e miscigenação do povo brasileiro

http://revistapesquisa.fapesp.br/2007/04/01/a-africa-nos-genes-do-povo-brasileiro/ (Acesso em 3 de abril de 2019)

https://historiahoje.com/historia-e-memoria-afrodescendente/ (Acesso em 3 de abril de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o vídeo “Menina bonita do laço de fita” que é um curta metragem produzido com base no livro de mesmo título da autora Ana Maria Machado e está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=UhR8SXhQv6s (Acesso em 3 de abril de 2019)

A partir da apreciação do vídeo, proponha uma conversa sobre a história fazendo um reconto oral e levantando questões sobre a observação das famílias e suas características:

“As famílias são todas iguais?”

“Os membros da família são os mesmos em todas as famílias?”

“Os membros das famílias sempre têm a mesma aparência?”

“Os membros das famílias sempre têm a mesmo tipo de comportamento?”

“As pessoas da mesma família podem ser parecidas?”

“Também podem ser diferentes?”

“Em quais características podemos observar semelhanças e diferenças nas pessoas?”

“Na sua família, as pessoas se parecem? Quem se parece com quem? Em que se parecem?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Retome a história com as crianças solicitando e pergunte se agora é possível chegar à uma explicação para a mãe da menina atribuir seu tom de pele a ”artes de uma avó preta”. Com base na história, poderão concluir que se deve às influências genéticas de seus parentes, ressaltando, neste caso a afrodescendência e sua influência na formação do povo brasileiro. Peça que a turma pense nas características físicas ou não que podem ter sido herdadas de seus familiares a partir das questões:

Quais as características que herdamos de nossos familiares?

Como são os meus olhos?

Com quem me acho parecido?

Alguém comenta que sou muito parecido ou diferente da família?

O fato de ser assim diferente faz com que eu não seja da família?

O que me faz muito parecido com a minha família?

Existe algo que todos gostam de fazer?

Existe algo que eu gosto e outra pessoa não gosta de fazer?

Registre num slide, no quadro ou num cartaz a resposta de cada criança. Por exemplo, Lucas tem os olhos puxados como o pai, Camila tem um sorriso largo como a avó, Luciana é teimosa como sua tia Letícia, e assim sucessivamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Como o trabalho com poemas e rimas é bastante recorrente nesta etapa da escolaridade por contribuir com a alfabetização no que tange à sonoridade das palavras, proponha para a turma a construção de um poema com base nas anotações já registradas anteriormente por você.

Coletivamente pensem em como escrever de modo poético a característica de cada um, tendo você como escriba.

Após a finalização, digite o poema da turma e entregue para cada criança ilustrar e socializar com as famílias. Exponha num painel o poema produzido e solicite que cada criança desenhe seu autorretrato e o retrato da pessoa da sua família que foi citada no poema.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano